segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Histórias sobre São Miguel do Gostoso estão no livro "Cabeças do Vento", escrito pelo autor deste blog



Por Emanuel Neri
Se você quer conhecer mais a historia de São Miguel do Gostoso, o livro “Cabeças do Vento”, de Emanuel Neri, autor deste blog, vai lhe ajudar nesta tarefa. O livro é uma mescla de inúmeras histórias da família Teixeira Neri com fatos do desenvolvimento e da história da cidade.
“Cabeças do Vento” será lançado na próxima sexta-feira, dia 22, a partir das 17h, na sede do Iasnin (Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri), na avenida dos Arrecifes, 1691, centro de São Miguel do Gostoso. Será um importante evento da cidade.
Toda a população de São Miguel do Gostoso está convidada para participar do lançamento do livro "Cabeças do Vento".
Além do autor do livro, que vai autografar a obra, também estará presente ao lançamento a matriarca da família Teixeira Neri, Isabel Neri, de quem partiu a ideia para a realização deste livro. Ela também vai autografar o livro para os presentes ao lançamento do dia 22.
Isabel Neri começou a rascunhar histórias para este livro depois da morte de seu marido, Nilo, em 2005. À mão, ela escreveu, em vários cadernos, relatos e memórias sobre os 54 anos em que viveu com seu o marido, além do esforço para criar os 15 filhos do casal.
O autor deste blog, que é jornalista, partiu destes rascunhos escritos por sua mãe para escrever “Cabeças do Vento”. Completou o trabalho com entrevistas de várias horas feitas com sua mãe, além de outros depoimentos  e pesquisas em livros, bibliotecas e Internet.
O resultado deste trabalho é um livro com aproximadamente 170 páginas recheadas de histórias da família e de São Miguel do Gostoso. É que as duas histórias se intercalam e se complementam em diversos momentos do livro, tornando a leitura interessante.
O livro fala da emancipação de São Miguel do Gostoso do município de Touros e das primeiras ações para disciplinar urbanisticamente a cidade e desenvolver o turismo local, transformando-o no terceiro maior polo turístico potiguar – atrás apenas de Natal e de Pipa.
“Cabeças do Vento” fala das três fases de desenvolvimento de São Miguel do Gostoso: o turismo de lazer, com as primeiras pousadas, o kitsurf e o windsurfe – a cidade é um dos melhores pontos do pais para este tipo de esporte – e finalmente a energia eólica.
A história da cidade está muito ligada ao vento – daí a escolha do nome do livro, “Cabeças do Vento”, por contar histórias de pessoas que nasceram em uma região que tem forte influência do vento. A própria cidade deve seu desenvolvimento ao vento.
“Cabeças do Vento” tem ainda inúmeras fotos da família e relatos de memórias de infância e da juventude contadas pelos 15 irmãos da família Teixeira Neri. São memórias carregadas de fortes emoções, que contribuíram muito para enriquecer o conteúdo do livro.
O editor do livro é o jornalista Paulo Araújo, com larga experiência no jornalismo de do Rio Grande do Norte e de São Paulo. O jornalista Xico Sá faz o prefácio do livro. Amigo do autor do livro, Xico Sá atua em vários programas de TV e é autor de pelo menos 11 livros.
Vejam dois trechos do prefácio de Xico Sá:
“São Miguel do Gostoso – como é bom repetir este nome – é mesmo um lugar vocacionado para o realismo e para a magia. O Gostoso que complementa o batismo do município chegou antes de São Miguel”.
“Emanuel Neri fez da coragem e da determinação maternas um grande livro. O ouvido de um documentarista que mergulha na sua própria origem e, com a lente do afeto, acaba narrando um capítulo da crônica histórica e cultural do Rio Grande do Norte, do Nordeste e do país”.
Veja, abaixo, link de texto do jornalista Paulo Araújo sobre o livro “Cabeças do Vento” e sobre a 1ª Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso, cujo abertura também será no dia 22 de novembro, logo após o lançamento do livro.

3 comentários:

  1. EMANOEL SEJA PROFICIONAL DIVULGUE OS COMENTARIOS QUE SÃO ENVIADOS

    ResponderExcluir
  2. VOCE NÃO SE ACHOU TÃO IMPORTANTE QUANDO TROUXE UMA PESSOA DO MEC PARA FALAR SOBRE MOBILIZAÇÃO SOCIAL OS COMENTARIOS QUE ESTÃO SENDO ENVIADOS PARA O SEU LINDO BLOG TAMBEM E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.OK ESTOU ESPERANDO JA QUE SOU UMA FÃ DO SEU BLOG.

    ResponderExcluir
  3. esse blog precisa ser mais critico e vibrante em defesa dos nativos, pois estão sofrendo com a falta de médicos educação e agua, onde estar a prefeita que não resolve estes problemas? a quem devemos recorrer? precisamos de vc blogueiro pois esse veiculo de comunicação e de estrema importância para nossa cidade, ajude-nos por favor.

    ResponderExcluir