sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Dia muito especial para São Miguel do Gostoso, com lançamento de livro e abertura da Mostra de Cinema



Por Emanuel Neri
Esta sexta-feira, 22, é um grande dia para São Miguel do Gostoso. A cidade receberá a 1ª Mostra de Cinema de Gostoso, a partir das 19h30, na Praia do Maceió. Antes, às 17h, o autor deste blog lançará o livro “Cabeças do Vento”, no Iasnin.
Estes dois acontecimentos são muito importantes para a história e a cultura de São Miguel do Gostoso. A Mostra de Cinema, com a exibição de 51 filmes, vai incluir a cidade no roteiro turístico do Nordeste. A seleção destes filmes é de excelente qualidade.
Já o livro “Cabeças do Vento” conta histórias de São Miguel do Gostoso sob o olhar da família Teixeira Neri – uma das pioneiras da cidade. O livro, com dez capítulos e cerca de 160 páginas, vem sendo qualificado como “crônica de costumes familiares”.
“Cabeças do Vento” é o primeiro livro a mergulhar mais a fundo na história da cidade, sempre a partir da sua relação com esta família. Jornais de Natal – Tribuna do Norte e Novo Jornal – deram ontem (21) destaque ao lançamento deste livro.
Já a Mostra de Cinema é seguramente o acontecimento cultural mais importante da história de São Miguel do Gostoso. Além da exibição dos filmes, a Mostra também trabalha com formação de jovens em técnica audiovisual e história do cinema.
O filme que abre a mostra, “O Contador de Causos”, foi dirigido e interpretado por estes jovens. O filme conta a história do surgimento de São Miguel do Gostoso. Em seguida, passa “De Menor”, filme que ganhou o festival do Rio e de San Sebastian (Espanha).
A Mostra de Cinema de Gostoso se divide em três partes. A Mostra Competitiva passa na Praia do Maceio, de hoje ao dia 26, com duas sessões diárias, à noite. No Iasnin (Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri) passa a chamada Mostra Panorâmica.
Esta mostra do Iasnin, no período da tarde, reúne filmes que não podem ser exibidos na praia do Maceió pelo fato de terem classificação etária acima de 14 anos. Já a Mostra Infantil, no Espaço Tear, sempre pela manhã, já começa a partir das 8h desta sexta.
A população de São Miguel do Gostoso não poderá perder a exibição destes filmes. São filmes selecionados com critério de qualidade rigoroso – muitos deles ainda não entraram em circuito comercial. A mostra atrairá pessoas de outras cidades, principalmente de Natal.
Autoridades e empresários também confirmaram presenças no lançamento do “Cabeças do Vento” e na abertura da Mostra de Cinema. A governadora Rosalba Ciarlini, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) e outros políticos estarão presentes.
A Mostra de Cinema vem obtendo grande exposição na mídia regional e nacional. A TV Cabugi, retransmissora da Rede Globo, tem feito reportagens quase diárias. Ao longo de sua programação, esta TV tem veiculado vinhetas convidando para a Mostra.
Pousadas e restaurantes de São Miguel do Gostoso apoiam a Mostra, disponibilizando hospedagens e refeições para organizadores e convidados – diretores e jornalistas – do evento. A Prefeitura da cidade também está apoiando a Mostra. A Cosern é a patrocinadora.
Veja abaixo mais notícias sobre a Mostra de Cinema de Gostoso, inclusive o site no qual você poderá ver toda a programação do festival:

4 comentários:

  1. parabens a Familia neri que só tem se preocupado com a IASNIN e está esquecendo dos principais problema de Gostoso estamos sem água, segurança ,e saúde e vivendo o politicagem absurda a começar pela educaçao .ontem o presidente do ministerio do trabalho deu uma entrevista ao RNTV e disse que todo trabalhor mesmo sendo contratado tem o direito de receber o Décimo terceiro salario espero que os prejudicados entrem na justiça e façam valer seus direitos porque isso é inconstitucional e devemos lembrar a quem teve essa idéia ridicula de vetar esse direito aqui em Gostoso que as leis devem ser respeitadas e honradas caso contrario sofrerao conseguencias

    ResponderExcluir
  2. Ridículo....Falta de respeito com tda população de nossa cidade! Enquanto eles se esbanjam em milhões o cidadão continua na mesma...Isso jah virou palhaçada!

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns SMG. Viva a democracia no Mundo Encantado de São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
  4. emanuel cara o spaço mix e tambem o tuk tuk estao deixando a avenida dos arrecifes podre nos finais de semana com restos de comida,so pra lembrar nos domingos nao tem coleta de lixo,eles sabem disso,esse chamado turismo sujo

    ResponderExcluir