quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Risco com trânsito na praia continua, principalmente de quadricilos e bugues. Prefeitura esquece bloqueios



Por Emanuel Neri
Seria bem melhor se as agências que trabalham com aluguel de quadriciclos e bugues colaborassem para evitar o trânsito desses veículos na orla urbana de São Miguel do Gostoso. Estes veículos, junto com motos, são vistos frequentemente nas praias.
Bastaria uma dose de boa vontade dessas agências para que o trânsito desses veículos nas praias urbanas da cidade fosse evitado - ou melhorasse muito. Nos domingos e feriados, diminuiu o fluxo de  veículos nas praias. Mas ainda tem muitos quadriciclos, bugues e motos em toda a orla.
No caso dos quadriciclos (foto), trata-se de uma dupla irregularidade. Este tipo de veículo é fabricado para atividade agrícola, permitindo-se sua circulação apenas em áreas internas de fazendas. Por isso, o quadriciclo, ao contrário de outros veículos, não é emplacado.
Na última audiência sobre segurança pública de São Miguel do Gostoso, há um mês, o comando da Polícia Rodoviária do Rio Grande do Norte advertiu sobre a ilegalidade do intenso tráfego de quadriciclos em ruas e praias de São Miguel do Gostoso.
Segundo o comando da Polícia Rodoviária, este tráfego pode ser proibido, bastando para isso que a prefeitura local solicite a ação do policiamento na cidade. Se isso acontecer, os quadriciclos não só deixarão as praias como sairão de circulação.
Vai haver, neste caso, uma enxurrada de reclamações, dizendo que a prefeitura está prejudicando uma atividade econômica e tirando o emprego das pessoas. Ocorre que as próprias agências não têm colaborado com a proibição do trânsito nas praias.
Quando um turista aluga um quadriciclo, não há a menor orientação para que ele não trafegue na orla urbana. Muitas vezes há crianças e adolescentes, sem carteira de habilitação, dirigindo este tipo de veículo. E se alguém for atropelado, como fica?
O mesmo vale para as agências que alugam bugues. Embora esses veículos sejam legalizados, também não há uma preocupação com o tráfego na orla urbana. É  comum ver bugues em altíssima velocidade nas praias, pondo em risco a vida das pessoas.
Descaso da prefeitura
O trânsito de veículos motorizados nas paias urbanas de São Miguel do Gostoso está proibido. Projeto do vereador José Jubenick (PT) foi aprovado. Faltam agora ações concretas da prefeitura para que este perigoso tráfego nas praias seja definitivamente vetado.
Já está passando do tempo de a prefeitura adotar medidas para proibir este trânsito. Fátima Dantas foi eleita prometendo acabar com o trânsito de veículos nas praias. Até agora, só no último Carnaval adotou medidas eficazes para disciplinar este tráfego.
E foi um sucesso. Moradores e turistas conseguiram frequentar as praias sem o risco de serem atropelados. A iniciativa foi bastante elogiada. Mas, de lá para cá, a prefeitura voltou a fechar os olhos e não fez nada para proibir o trânsito na orla. Qual o motivo do descaso?
Uma das iniciativas que a prefeitura tem que adotar é o bloqueio dos trechos da cidade que dão acesso às praias. Bastaria isso para diminuir esse trânsito de forma significativa. No entanto, a decisão fica rolando entre secretarias e nada é feito.
Fechar os acessos é uma iniciativa que cabe às secretaria de Obras e a de Administração. Mas uma fica empurrando a decisão para a outra, sem nenhuma ação. Mas o que falta mesmo é vontade política da prefeita para que esta decisão seja adotada.
O pior é que o verão está chegando e a tendência é aumentar o fluxo de veículos que chegam à cidade. Se a prefeitura não adotar medidas para proibir o trânsito nas praias, vai voltar o inferno de antes, quando muita gente teme frequentar as praias.
O trânsito nas praias é agravado por motoristas que dirigem embriagados. Já houve vários riscos de atropelamento. A população teme acidentes – e por isso muitos evitam as praias em dias de muito movimento, como finais de semana e feriados.
Senhora prefeita, a praia não é local adequado para o tráfego de veículos, mas sim para banhistas. Chegou a hora de agir. A população quer praias mais seguras - livre de trânsito e de veículos, que põem em risco a vida de todos -, para frequentá-las, com tranquilidade.  
É obrigação da prefeituraaté pelo fato de já existir uma lei aprovada pela Câmara Municipal - fechar imediatamente os acessos às praias para todos os tipos de veículos motorizados e adotar outras medidas eficazes para afastar definitivamente este perigo.

28 comentários:

  1. Novamente esse assunto!? Tem mais nada pra falar não é? kkkk

    ResponderExcluir
  2. Difícil é sair do papel e ir para prática, aqui sempre é assim papel engavetado e nada mais, carros continuam transitando na praia e as providências não são tomadas.

    ResponderExcluir
  3. Lembro que por ocasião do Carnaval passado, houve muita pressão da sociedade e somente por esta razão, a Prefeitura fez a parte dela e o sucesso que você comenta no seu texto foi somente no período do Carnaval. A sociedade se acomodou e a Prefeitura voltou à inércia. O nosso grande problema é termos uma Prefeita que se esconde dos problemas que nossa cidade vivencia - ex. fornecimento de água, obras no início da cidade, recolhimento do lixo que só é feito com regularidade na rua principal de Gostoso, muros que são construídos na rua, pagamentos atrasados à fornecedores, trânsito na praia, motos com escape irregular, som abusivo, etc. etc. etc. Nos dá a impressão que não temos uma Prefeita competente para administrar Gostoso. Em suma, estamos ferrados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo isso e causado pela falta de colaboração das agencias de turismo da cidade, e ate os próprios donos dos estabelecimentos trafegam pela orla. Outro dia estava na praia com minhas filhas e passou um tal de felipe parente de renato da oficina, com tudo quase bate nelas, mas graças a deus que não aconteceu nada so um pouco de areia que bateu no rosto. Por favor senhora prefeita tome atitudes, queremos atitudes...

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkk.... É muito despeito de certas pessoas, quando você abrir a boca pra falar de alguém, primeiro, se identifique, e depois apresente provas concretas relatando tal fato. Se por ventura você me viu dirigindo ou pilotando na praia tenho a plena certeza de que não "atropelei" nem cheguei perto de "atropelar" qualquer um que seja, quanto mais as suas "filhas". E se você for homem de verdade ou mulher de verdade se identifique e venha falar diretamente a minha pessoa, antes de sair por ai difamando os outros, porque o que você fez se caracteriza como calunia e difamação e isso é crime. Passar bem!

      Excluir
  4. pessima administração causa esses absurdos, não podemos mais caminhar com tranquilidade na praia, são miguel não tem nada de gostoso, o q vejo é muita conversa e pouca atitude, o q faz essa prefeita nessa cidade alguem pode me dizer?

    ResponderExcluir
  5. isso não vai acabar se o marido da prefeita em quem mais anda transitando na praia, falta tudo nessa prefeita inclusive pulso firme para gonvernar essa cidade, alguem tome as providençias q a coisa ta seria minha gente,

    ResponderExcluir
  6. A prefeita dessa cidade ta de brincadeira com o turismo carros transitando livremente a beira mar sem fiscalização motos desgonvernadas sem contar q o proprio marido é um dos q transita na orla, educação cabe em qualquer lugar independente da classe social mais aqui isso não existe o nosso amigo blogueiro concorda?

    ResponderExcluir
  7. Você citou que falta mesmo é vontade política para que o transito na praia seja combatido, é verdade se existe uma lei por que não usa-la para sua finalidade, agora dizer que a Sra. Prefeita é muito acomodada é verdade, pois a mesma não toma decisões nenhuma, e em muitos assuntos ela manda os outros resolverem, aí fica difícil das coisas acontecerem, caia na real Prefeita, para isso o povo te elegeu.

    ResponderExcluir
  8. A prefeita não tem consideração com os idosos pois os levaram para comerem no barriga cheia, vai ligar com transito de carros e motos na orla, gosto das suas matérias caro Emanuel mais infelizmente não tem surtido efeito com a prefeita ela continua fazendo tudo errado, mais continui pois seu blog é de suma importância na cidade, parabéns pelo esforço.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, quando ouvi falar de São Miguel do Gostoso achei que tinha encontrado o paraíso, mais com o decorrer do tempo fui enxergando bem as coisas na cidade e tem muito a se melhorar, é uma cidade linda não resta duvida acolhedora não vi igual mais notei uma falta de comprometimento do poder publico com a cidade e seus moradores como também aos turistas que aqui chegam, prefeita faça algo para melhorar essa cidade pois o que vejo é muita reclamação no turismo na saúde e muitos moradores insatisfeito com sua administração ouvi falar que a senhora levou os idosos para almoçar num restaurante de R$ 1 que qualidade tem um restaurante desses idosos merecem tudo de bom pois estão na melhor idade senhora prefeita, na unidade de saúde falta médicos nos finais de semana onde já se viu uma cidade com tanta visibilidade turistica acontecer isso essa cidade precisar estar bem preparada para receber os turistas, a senhora é a responsável pela cidade obrigado blogueiro pelo espaço.

    ResponderExcluir
  10. o maior erro do ser humano é esse, leis são feitas e por falta de consciência da população tem que ser feita outras pra ver se eles se ligam , aff, o mesmo é a lei seca que foi feita, e ainda as pessoas que bebem dirigem, elas mesmo tem plena consciência e fazem parte dos 97% da sociedade que aprovam essa lei mas que dirigir bebado é errado ... ou seja, maior parte do erro esta na população que sabe que é errado mas não obedecem ,e por outra parte os desenformados que ai sabemos que não estão errados de não saberem o certo .

    ResponderExcluir
  11. por isso que eu nao vou a nenhuma reuniao porque só prometem e nao cumprem essa historia que vinha um guarda de transito e haveria fiscalizaçao no transito tudo isso é pura ilusao falta competencia na administraçao local e eu nao vou ser mas um bobo no meio de tantas promessa.

    ResponderExcluir
  12. Beleza...ótimo projeto!!
    Mas seria interessante se houvesse vias públicas para nos locomovermos.

    A cidade está um caos...a Avenida Arrecifes não existe mais na altura do Santo Cristo...já perdi um pneu rasgado pelos buracos, quase atropelei crianças várias vezes por não ter uma calçada para as mesmas brincarem e tentando desviar de buracos, quase matei vários cachorros novamente tentando desviar de buracos.

    Então meu caro, vou continuar andando sim pela praia...está bem mais seguro do que pela Avenida...até que possa ter uma via via pública descente para conduzir meu veículo vou andar pela praia...quem é que vai pagar pelo meu pneu? A Pousada dos Ponteiros? A prefeitura? E quem vai se responsabilizar se eu tentar desviar de um buraco e matar uma pessoa ou um animal?

    É muito fácil ficar falando de projetos. Projeto nada mais é que uma ideia que não sai do papel...falemos menos e façamos mais...e o senhor deveria parar de escrever besteiras e agir um pouco mais em prol da cidade.

    Afinal, sobrenome serve também para mostrar um pouco de atitude...escrever todos nós sabemos...quer dizer...quase todos porque com a "bela" educação das nossas escolas saber escrever é quase uma bênção!

    ResponderExcluir
  13. Os quadriciclos e os buggys fazem parte do turismo de são miguel do gostoso esses tem que continuar na praia n os motoqueiros loucos... Se tirar Os quadriciclos e pricipalmente os buggys como vai ficar o turismo? Os buggys vão andar na estrada de barro?

    ResponderExcluir
  14. Eu quero ver quando houver uma morte por atropelamento sendo mais grave o de uma criança a reação das pessoas. Viva o Brasil e vaia para os brasileiros. Lembrando meus amigos que sou brasileira e tenho auto critica.

    ResponderExcluir
  15. E as camaras?quando vão ser instaladas? vão colocar na praia também?

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, venho por meio deste fazer um apelo a prefeita dessa cidade que tome as providencias com relação a entrada da cidade, estar complicado trafegar de forma segura pois com os buracos e a areia que colocaram criou-se uma serie de obstáculos, onde carros já colidiram com motos e com animais, vcs não vão esperar acontecer uma colisão com pedestres não. ou vão, porque do jeito q a coisa estar isso estar preste a acontecer eu espero que as providencias sejam tomadas o mais rápido possível antes q aconteça uma trajedia e ai senhora prefeita a responsabilidade é sua. espero providencias o mais rápido possível obg pelo espaço.

    ResponderExcluir
  17. caros apreciadores desse blog, q por sinal e muito bom, me respondam a prefeita passa na entrada da cidade de carro moto ou será de avião?, porque não tem cabimento essa chegada em gostoso, população tomem uma providencia quem paga o salário da prefeita e dos vereadores são vocês, abram os olhos não deixem isso acontecer gostoso tem um nome a se preservar é uma bela cidade mais infelizmente a política estar acabando com a cidade, Sra prefeita tome as providencias pelo amor de Deus.

    ResponderExcluir
  18. na audiencia publica foi dito pelo o chefe do detran do rn que, quadriciclos nao pode circular em vias publicas, foi feito para trafegar em propriedades particulares, e não nas vias publicas inclusive nas prais é um absurdo muito grande e falta de respeito com os praeiros.
    entao senhora prefeita tome as providencias foi feito audiencia publica pra ficar so no papael, faça valer esta reuniao que teve.

    ResponderExcluir
  19. No feriado do dia 7 de setembro, entre 12 da manha e 4 da tarde passaram 23 carros pela praia entre buggys, 4x4 e quadriciclos e contei mais cerca de 10 motos.Um deles , um veiculo 4x4 tentou entrar dentro da Lagoa do Cardeiro. E' ou nao è um absurdo ! Virou uma estrada , nao è mais uma praia. Ninguem tem coragem de se deitar para tomar sol, as maes ficam correndo atràs dos filhos com medo de serem atropelados, e quem esta jogando bola tem que parar para os carros passarem. E o projeto Orla ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu aprovo esse projeto, desdo dia em que minhas filhas iam sendo atropeladas por um buggy desgovernado, era FELIPE parente de renato da oficina... rapas tome cuidado com o que anda fazendo, a uma hora dessas vc poderia esta preso e eu sem um filho...

      Excluir
  20. Fiquem tranquilos a estrada já está sendo feita e de primeira qualidade, pois antes só era feito os tapas buracos, e dentro de pouco tempo estava tudo do mesmo jeito, agora está sendo diferente trabalho bem feito e que durará por vários anos, e melhor demorar um pouco e fazer bem feito, que fazer como as outras fezes e não prestar, só assim todos dirão que valeu a pena, e quem ainda não estiver gostando que ande de avião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cuidado não que quem vai andar nesses dias de avião e vc a companhado da prefeita, com esse paparico todo

      Excluir
  21. Quero saber o pq não colocam as anuncios que aqui postamos ontem postei um sobre a esposa de Ari e não foi pra o ar Pq??? SR, Emanoel????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog é de Emanuel, então ele só posta o que quer e seja coveniente. Simples assim. Kkkkkkkkkkk

      Excluir
  22. SOU CIDADA GOSTOSENSE, NAO TENHO PARTIDO NEM SOU BABAO DE PREFEITO NENHUM, MAS, O QUE VEMOS SAO RECLAMACOES A TOA. SABEMOS COMO E FACIL CRITICAR...TODO MUNDO RECLAMA DE TRANSITO E COISA E TAL. POREM QUANDO VEM O ORGAO COMPETENTE PRA AGILIZAR E TENTAR MINIMIZAR O PROBLEMA EM RELACAO AO TRANSITO, E NEGUINHO GRITANDO PRA TODO LADO, CULPANDO O PODER PUBLICO. ASSIM FICA DIFICIL DE ADMINISTRAR, CADA UM DEFENDENDO SEUS INTERESSES E NAO OS INTERESSES COLETIVOS. E QUAL E O PROBLEMA DA MULHER SE ARI...OUTRA BOBAGEM, SO PQ ESTAGIOU POR LIVRE E ESPONTANEA VONTADE E NAO PODE SER CONTRATATADA, E ESSE O PROBLEMA. GENTE COMO VCS SAO MEDIUCRES. ACHO QUE EXISTE OUTROS PROBLEMAS PARA VCS SE PREOCUPAREM E FAZER A SUA PARTE TAMBEM. UMA COISA MUITO ENGRASADA QUE PUDE PRESENCIAR FOI O VICE PREFEITO CHATEDO PQ A PREFEITA NAO CONTRATOU SEU FILHO. ENQUANTO A PREFEITA ESTA SE ORGANIZANDO TENTANDO DINUIR OS CUSTOS E ANTIPANDO O FIMDOS CONTRATOS ELE DANDO CHILIQUE PRA ENFIAR O O FILHO DELE. JUSTICA PRA SER BOA COMECA DE CASA. ESTOU AGUARDANDO PRA VER, SEREI O PRIMEIRO A ANUNCIAR.

    ResponderExcluir