domingo, 13 de outubro de 2013

Prefeitura de São Miguel do Gostoso fecha os olhos e "forrozão" da festa do padroeiro só termina de manhã



Por Emanuel Neri
A prefeitura de São Miguel do Gostoso errou feio ao permitir que o “forrozão” da festa do padroeiro da cidade, São Miguel Arcanjo, fosse realizada com som altíssimo, jamais visto na cidade, e que se prolongasse até 7hs da manhã deste domingo (13/3). Ninguém conseguiu dormir.
Foi um som daqueles de lascar, como se chama por aqui, capaz de deixar grande parte da cidade sem dormir. Até os cachorros ficaram agitados – parecia aquele incômodo que este tipo de animal sofre quando ouve estampido de rojões por perto.
O “forrozão” já começou tarde por causa do leilão e da barraca com venda de bebidas e comidas que antecederam o “bailão”.  Além do som, absolutamente incômodo para quem não vai à festa e impróprio para o ouvido humano, o “forrozão” deveria ter terminado às 3h, como sempre acontece.
Mas o “forrozão” se prolongou por mais quatro horas, só terminando às 7hs deste domingo. Lamentável que a prefeitura permita este abuso com a população e com turistas que visitam a cidade em busca de sossego. Sinal de descaso da prefeitura.
É o pior é que o “forrozão”, além de um som enlouquecedor, era de péssima qualidade. As músicas, a maioria com conteúdo chulo, é até contraditório com a origem religiosa da festa. A grande maioria das músicas tinha insinuação sexual.
É bom dizer que o tal “forrozão” não é pago pela Prefeitura. Quem organiza o “barulhaço” é um vereador da cidade, que pega “carona” na festa do padroeiro. Mas conta com apoio da prefeitura. Cabe à Prefeitura disciplinar este tipo de festa.
É papel da prefeitura determinar horário de início e encerramento da festa. Em gestões anteriores, incluindo a de Miguel Teixeira, este tipo de evento terminava religiosamente às 3hs, mesmo contrariando quem queria festa até mais tarde.
Em relação ao planejamento e disciplinamento de festas, a administração de Fátima Dantas dá um péssimo exemplo. A população de São Miguel do Gostoso tem todo o direito de ter suas festas. Mas isso tem que ocorrer sem prejuízo de outras pessoas.
É provável que, ontem, as caixas de som estivessem voltadas para o Maceió, onde o vento ajuda a trazer o som para as residências e pousadas localizadas neste bairro. Havia acordo antes para que as caixas de som fossem voltadas em direção ao mar.
Com esta posição das caixas, o barulho incomoda, mas não na mesma intensidade com o que ocorre quando elas estão voltadas para o lado do Maceió, a favor do vento. Mas lamentavelmente nada disso estar sendo cumprido pela gestão atual.
É importante ressaltar que este tipo de som sem limite prejudica tanto o turista como a população, que não estar na festa, e que quer descansar. Este blog falou hoje com vários moradores que não conseguiram dormir por causa da festa. Isso é normal?
Embora se preocupe com o desenvolvimento turístico da cidade, a atual prefeita “mela” a imagem do turismo local ao permitir este tipo de som maluco. Quem vem para São Miguel do Gostoso procura um ambiente mais tranquilo  e menos agitado.
Infelizmente, festas como a desta madrugada detonam o turismo de São Miguel do Gostoso. Quem vem praticar esportes ou atividades de lazer, incluindo repouso e um bom sono à noite, sai desta cidade decepcionado depois de uma noite sem dormir.
A impressão que se tem é que a Prefeitura não está movendo nenhuma palha para controlar este problema. Na noite da mesma festa do padroeiro, havia paredões de som em várias ruas da cidade, sempre com som altíssimo e músicas de péssimo gosto.
Um bar tradicional da cidade – o Jack Sparrows, na Ponta do Santo Cristo – fez festa com uma banda de rock, que também tocava altíssimo. Com certeza os vizinhos também não gostaram. Será que a prefeitura concedeu alvará para esta festa?
Se quiser que o turismo continue se desenvolvendo – e gerando emprego e renda na cidade -, a atual administração precisa pensar, imediatamente, em um local alternativo – de preferência afastado da cidade – para realizar este tipo de festa.
Na gestão anterior, a Câmara Municipal aprovou projeto para que houvesse um local adequado para estas festas. Mas nem o ex-prefeito Miguel Teixeira nem Fátima Dantas, a prefeita atual, fizeram absolutamente nada para cumprir a determinação.
Há outra iniciativa na Câmara Municipal, articulada por Otoniel Baracho, que dirige uma ONG na cidade, para que seja regulamentado o som em São Miguel do Gostoso, incluindo festas e cultos evangélicos. Mas não há apoio oficial para o projeto andar.
Depois de uma festa como a da madrugada deste domingo, qual é a moral que a prefeitura vai ter para controlar o abuso dos paredões de som na cidade? Se a prefeitura faz, porque os outros não fazem? E a polícia, como agir para proibir isso?
Sem se preocupar com o barulho de paredões de som, cultos de igrejas evangélicas e festas noturnas como a realizada nesta madrugada de domingo, a Prefeitura emite um péssimo sinal, que é o de que seu cuidado com o turismo é apenas superficial.
Com uma cidade barulhenta que não respeita o sossego de ninguém, incluindo o de  moradores, o turismo de São Miguel do Gostoso tende a naufragar.  Este tipo de festa sem controle público arranha de forma irrecuperável a boa imagem do turismo local.

42 comentários:

  1. Sinceramente não vejo a necessidade da sua colocação referente à preocupação com o "povo" já que está claramente explicito a sua preocupação tão somente para os turistas. Estou absurdamente enjoada com suas matérias sobre esse assunto, não pense o senhor que enganas os seus leitores com esses argumentos infantis e mal colocados... Sou uma jovem de 17 anos e como o senhor não gosto das musicas tocadas nesses tipos de eventos mais fui educada para respeitar e entender as tradições de um lugar de um povo. Seu argumento de finalidade a relacionar o evento com a religião já virou clichê, essa festa é tradicional uma vez por ano e cabe aos turistas compreenderem esse fato. É preciso entender que os nativos vem em primeiro lugar, além de que, vejo vários turistas juntamente com os nativos nesses eventos. Moro perto do local da festa e não achei tão perturbador como comenta em sua matéria, em questão ao horário só está voltando ao normal, uma vez que foi modificado por pessoas que compartilham de sua opinião. Surge então a seguinte questão porque se importar com a opinião de poucos quando se há toda uma população para se dedicar? Não concordo com muitas atitudes da prefeita Fátima Dantas, no entanto, concordo que volte a atender a cultura e as tradições do seu povo, que compreendo que seja o mais importante a se fazer!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta bobagem esta pessoa aí de cima escreve. Quer dizer que o meu interesse é só com os turistas e com as pousadas que os hospedam? Quer dizer que só esta pessoa aí de cima consegue estar sintonizada com o que a população pensa? Antes de dizer isso, meu caro (ou minha cara), veja os comentários que estão sendo feitos, aqui neste blog, reprovando o altíssimo volume do som do "forrozão" na madrugada do domingo e a extensão da festa até 7hs da manhã. Com que direito estas pessoas acham que só elas têm direito - e são donas da razão? Quer dizer que o cidadão ou cidadã que está em casa, sem dormir, por causa do barulho ensurdecedor da festa, não tem o direito de reclamar? Trata-se de uma visão enviesada - e unilateral - sobre o que esta pessoa acha que é seu direito (barulho durante toda a noite, altíssimo, capaz de enlouquecer qualquer um que não esteja na festa). Ah, tem mais. Se esta pessoa está "enjoada", como ela diz sobre o conteúdo do noBalacobaco, há um remedinho fácil fácil para superar esta doença: basta não ler mais o blog. Fácil, não? Garanto que você vai se curar rapdidamente.



      Excluir
    2. Nossa, Emanuel Neri, quanta magoa...

      Excluir
    3. ENTAO VA AS RUA E PERGUNTE SE AS PESSOAS QUEREM ACABAR COM AS FESTAS!
      SIMPLES ASSIM!!!!
      VC SO SE PREOCUPA COM SEU UMBIGO!

      Excluir
  2. Só posso dizer que concordo com tudo isso acima, infelizmente esse não é GOSTOSO que queremos. Novamente parabenizo voce Emanel de ter essa coragem essa tranparencia essa lisura, tanto a de elogiar quando é devido, quanto o de publicar uma ignorancia sem tamahno ocorrido neste dia. que seria de nossa sen aparecida e parece brincadeira dias das crianças, essa é a geração queremos, nobre vereador, nobre gestão. ainda tem tem pegue a rédea

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Emanoel por mais essa coragem de enfrentar esta barbaridade de baixo nivel em que a cidade se torna nestas datas festivas.Agora mesmo (19 hs de domingo) no Sto Cristo atrás do posto também tem um som insuportável num restaurante de nível duvidoso que eu não entendo como as pessoas que moram em volta ainda não chamaram a policia!!é o nosso direito de povo que paga seus impostos exigir das autoridades de uma vez por todas fechar um estabelecimento como esse,será que ele tem alvará para funcionar???Aloooooooooooo Prefeitura!!!!!!



    Senhora Idosa que quer sossego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem alvra concedido pela Ilma. Sra. Prefeitura...

      Excluir
  4. a festa estava ótima tudo muito tranquilo as pessoas se divertindo de maneira normal com alegria e graças a Deus sem nenhuma violençia parabens a todos os organizadores dessa festa ao pessoal da igreja ,que por sinal as comidas estavam ótimas e todos que colaboraram com esse evento que foi muito agradavel

    ResponderExcluir
  5. primeira vez q concordo com a prefeita .... por fzr a vontade do povo nativo e naum deixar fugir dos costumes da cidade. pois jah virou tradição e nao eh de agora!!!! enquanto a vc Sr Emanuel, quer sussego???? vai pra são paulo onde passa a maioria do seu tempo..constroii uma pousada lah pow!!! ah... quer musicas de bom gosto?? vai lah pra madame chita!!



    T.S

    ResponderExcluir
  6. agora a festa de padroeiro de sao miguel vai ser feita com o som de celulares por causa do Sr Emanuel!!

    ResponderExcluir
  7. Como são chatos esses empresários que só visam o turismo! Bastam ser contrariados em seus interesses para acusar as pessoas de agir de forma errada. Lembrem-se essa é uma festa tradicional, portanto as pessoas tem todo o direito de se divertir até mais tarde. Por favor deixem de querer interferir nas vidas das pessoas.
    Ainda se houvesse esse tipo de festa todo fim de amena ou todo mês, tudo bem, incomoda mesmo! Mas uma vez por ano! Tenha paciência!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Caro senhor blogueiro, primeiro essa festa ocorre apenas 1 vez ao ano. Segundo, eu fui dormir e ouvia o som vindo da festa. Som este que não impediu meu sono, após chegar em casa.
    Por ultimo, a constituição protege as manifestações culturais, e a comemoração, as festas locais, fazem parte da cultura do povo de São Miguel, e quem vem a gostoso vem também pelo ambiente da localidade, pela alegria, irreverência, receptividade e peculiaridade de seu povo. Praias bonitas há milhares no mundo, até mais belas que gostoso.
    Um dos atrativos daqui é o clima regional, de uma ex-vila de pescadores que se desenvolveu, mas que guarda seus costumes e tradições.
    O turista vem, alem das nossas belas praias, para conhecer nossa cultura, costumes e festas, e entre elas, as comemorações, religiosas ou laicas, do dia do padroeiro. Da mesma forma quem decide morar em gostoso tem se adequar os costumes e hábitos locais, não o inverso. Já diz o ditado: "em Roma, como os romanos". E isso não é um absurdo ou um suposto provincianismo, mas sim a afirmação da identidade do povo. Não conheço que os parisienses, v.e., mudem seu jeito de ser e de viver pra "agradar" turistas e investidores.
    Gostoso não está para ser COLONIZADA por quem vem residir aqui.
    Vejo que sua principal preocupação não é com a população, mas com seus negócios, com a sensibilidade dos seus clientes, hospedados em sua pousada. Cabe ao senhor, como empresário, ante a tanta sensibilidade de seus clientes, investir e promover o isolamento acústico dos quartos do seus estabelecimento.
    Portanto, não disfarce sua defesa de interesses pessoais e financeiros, travestindo-os em uma suposta defesa do interesse da comunidade.
    Temos que deixar claro que todos que aqui chegarem serão sempre bem-vindos e recebidos com nossa natural acolhida. Os que vierem para se integrar a nossa comunidade, para somar a nossa cultura e enriquecer nossa identidade, será abraçado por ela. Quanto aqueles que vierem e não aceitarem nossa identidade, e iniciarem uma campanha, ainda que velada, para tentar IMPOR seu modo de vida, tentando nos ACULTURAR, bem... Como disse há outra lindas praias para irem, e boa viagem e boa sorte em outras terras.

    ResponderExcluir
  9. Então Sr. Emanuel, como tocou no assunto, a festa que rolou no Jack Sparrows foi até as 02:30hs e o Sr. que estava presente se divertiu muito por lá.

    ResponderExcluir
  10. Eu queria agradecer aqui ´a polícia que prontamente atendeu ao meu pedido de socorro hoje e logo vieram acabar com o som altissimo do restaurante atrás do posto,estão trabalhando e fazendo a parte deles.Obrigada!

    Quanto ao Anônimo que diz que agora as festas acontecerão ao som de celulares,acho ótimo também e de preferência com os seus respectivos headfones no ultimo volume para ficarem surdos de vez com essas músicas de péssima qualidade.

    Senhora Idosa que precisa de sossego

    ResponderExcluir
  11. Só posso dizer que eu e meu filho dormimos ate meia a noite e depois não deu mais ate as 7 da manha. Isto e sofrimento especificamente para uma criança de 4 anos.
    Depois te tanta conversa do ano passado para chegar num acordo saudável e de bom senso a prefeita atual e o primeiro ¨damo¨ não mostraram um mínimo respeito a população. Esquece por um instante os turistas estou falando o cidadão que merece seu sono e respeita suas crianças!!!
    Parece que a atual prefeita queria puxa saco das pessoa sem bom senso!
    QUE PENA !!!!

    ResponderExcluir
  12. Emanuel deixe a gestão passada de lado, fale do presente quem vive de passado é museu, voce quer esconder os erros do presente citando o passado, paciência.

    ResponderExcluir
  13. A cidade toda estava em festa, grande parte dos funcionários da prefeitura também. Cheio de turistas. Tinha turista de Touros, Macaé, Natal, Pedra Grande, Parnamirim, etc. Não é porque não paga a diária da sua pousada que não é turista. É muita perniciosidade sua achar que a classe turistica existe só para o nível A, ainda mais depois da divulgação no Programa do Ratinho... Péssima gestão, administração e escolha de Media Path. NOTA ZERO para você por essa crítica, nota zero para a prefeitura, nota zero à secretaria de turismo que não sabe fazer nem um RP descente. NOTA MIL à festa popular de Gostoso, que apesar de nao ter a melhor estrutura e música, não segrega ninguém. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plac, plac, plac, plac!

      Excluir
    2. O que passa eh que a senhora prefeita está desesperada para agradar ao povo pois sabe que sua popularidade decresce. Carolina Scheel também vem tentando sem êxito sua carrera política: sempre representando a prefeitura nas reuniões, mas zero autonomia... Gosta de dar a cara pra bater. E o povo adora dar porrada... Não gosto de forró, tampouco de som alto e acho a trilha da Madame Chita espetacular. Contudo, uma festa religiosa deveria seguir preceitos religiosos. E uma festa popular deveria seguir preceitos populares. Separado joio do trigo. Sim, Emanuel Neri, eh um contraditório inegável e sem jeito.
      A festa do Jack Sparrow foi lindíssima. Sou vizinha e dormi a noite inteira com belos sonhos, além disso, era a segunda opção para o turista e morador que odeia forró. Pepe, Janine, vocês arrasaram e as bruxas agradecem sobremaneira... Era tanta vassoura...

      Excluir
    3. Pobre Fátima Dantas! Não sabe mais como agradar o povo... O povo que elegeu pensando que ela se livraria do primeiro damo... Pobre de nós que nos iludimos... Ela estava na festa? Nunca participa de nada, nem reuniões, nem encontros, nem festas... Ausente e a palavra que a descreve....

      Excluir
    4. Respondendo aos comentários acima. Nada contra a festa do Jack Sparrows. Eu fui lá e gostei muito. A festa só foi citada por mim para indagar à prefeita se ela havia liberado o alvará para esta festa. É uma forma de saber se a prefeitura está acompanhando todas as festas, com os respectivos alvarás, de todas os eventos que ocorrem na cidade. A prefeitura precisa saber, e isso é exigido por lei, de tudo o que acontece na cidade. Repito: a festa do Jack Sparrows estava bacana, animada e muito bonita. Da mesma forma, também não estou questionando a festa do padroeiro. O que eu questiono é o barulho absurdo, que não respeita quem não está na festa e que prefere ficar em casa, descansando. Outro problema desta festa foi a extensão do horário de encerramento da festa até às 7 horas da manhã do dia seguinte. Isso é um exagero em qualquer lugar do mundo. Eu também estive na festa do padroeiro, com familiares e amigos. Fiquei na barraca, até depois da meia-noite - depois fui à festa do Jack Sparrows, para também prestigiar este evento. A festa do padroeiro - pelo menos a parte de barracas e leilão - estava bem animada, com a presença de muitos moradores e visitantes de outras cidades, inclusive autoridades do Estado. Em tempo: a prefeita Fátima Dantas também estava presente. Não entendo porque algumas pessoas insistem em questionar a ausência dela nesta festa.

      Excluir
    5. Simples demais: porque ela nunca participa de nada. Mas, claro, nada do que é importante. Festa, ela vai a todas.

      Excluir
  14. Pois eu digo nota 10 para você Emanuel e sua reportagem. Barulho é falta de respeito, eu sou daqui de Gostoso, e conheço muita gente daqui que não suporta barulho e muito menos essas festas. Não é só turista que não gosta de barulho e bagunça, tem muita gente daqui que não suporta.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns, Fátima Dantas! Sua permissividade é coerente com suas idéias e projetos. Quando candidata à prefeita fez propaganda eleitoral com carros de som, alto-falante e amplificadores incomodando com jingle chato desde 7 horas da manhã até o raiar do sol. Já eleita, nomeia como secretaria de turismo a quem dedica seu tempo a organizar e divulgar publicamente a "Festa Nativa do Halloween".
    Infelizmente, guiada pela inércia e o desgoverno, Fátima Dantas, dedicada quase exclusivamente a LOUVAR A DEUS pelas redes sociais e a choramingar pelas injustas críticas à atual gestão, deixa nas mãos de incompetentes o desenvolvimento turístico da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, convido você a vir até a Secretaria de Turismo conhecer os trabalhos que estão em andamento e dar as suas sugestões, já que imagino que as tenha em quantidade. Serão muito bem- vindas! Na mídia social, esclareço (através de meu e-mail e perfil particulares) divulgo o que eu bem entender, aniversários, festas de Halloween, eclipse lunar e o que mais me convier. Caso queira acompanhar algo do Município, acesse www.prefeituradogostoso.blogspot.com.br. Um abraço!

      Excluir
  16. Nada de barulho moro no centro da nossa cidade próximo ao local das festividades e deu para dormir a vontade, os visitantes adoraram o silêncio, e foi tudo normal, sem perturbação nenhuma, acho quem quiser ficar longe de qualquer barulho e só morar perto da fazenda nogueira.

    ResponderExcluir
  17. A PERGUNTA QUE NÃO QUER ME CALAR, QUEMVAI PAGAR A CONTA "BANDA" BTA BONECO? JÁ QU FOI DE GRAÇA. E QUE PAPELÃO ESSE BETO FEZ HEI???
    O PREJUIZO DEVETR SIDO PEQUENO NÃO?

    ResponderExcluir
  18. Outra boa pergunta que não quer calar: e a Banda Magníficos?

    ResponderExcluir
  19. bem amigos, eu sou nativo e acho o cumulo dos cumulos tirar a festa de São Miguel do Gostoso do mes setembro, pois ela sempre foi comemorada no mes citado, acho q estar na hora de alguem tomar as providencias, pois esta festa era organizada pelo pessoal da igreja e pelo grupo de jovens e era bem melhor q as de hoje, Izabel, Leandro pessoas essas citadas entres outras organizavam essa festa e sempre deu certo, não entregue mais esta festa a pessoas q não tem compromisso com nossa tradição por favor não entregue mais a Beto de Agostinho vcs são capazes de organizar e fazer melhor pois sei q vcs so querem o bem dessa linda e maravilhosa cidade. façam isso por nois nativos, obg.

    ResponderExcluir
  20. como essa festa era boa na epoca de montagem, e era organizada por pessoas de São Miguel mesmo, estão acabando com nossa festa.

    ResponderExcluir
  21. nos 90 esta festa era agurda pela população depois que foi passada para os politicos acabaram com a festa não e mais no mes de tradição, não tem mais brilho, entregarão a uma pessoa q não e da nossa cidade e so pensa em dinheiro e politicagem, fui integrante do grupo de jovens comandado por Izabel e faziamos esta festa por amor e eramos parabenizados pela população hoje so ouço protesto faça alguma coisa Izabel não permita que isso aconteça mais.

    ResponderExcluir
  22. concordo com esse comentario porque eles deixaram de organizar?era muito bem organizada e tinha a aceitação da população, agora e so reclamação.

    ResponderExcluir
  23. caro blogueiro a prefeitura não pode intervi em quem vai organizar a festa pois esse tal beto de agostinho esta acabando com a festa da cidade.

    ResponderExcluir
  24. Vcs que tanto falam de beto, ja se perguntaram se isabel leandro a igreja quer mesmo fazer esta festa,vcs no passado tinham uma estrutura como a que estava montada na praia. Tambem acho que era melhor beto so montar os equipamentos dele e a prefeitura bancar as bandas como as prefeituras vizinhas estão fazendo, pois se quizermos ter bandas de primeiro nivel tocando acredito que quem fazia as festas no passado não vão ter coragem de encarar não os tempos são outros.

    ResponderExcluir
  25. Todas as festas de padroeiro nas cidades do nosso Estado são bancadas pelas Prefeituras Municipais, acho que a única forma de resgatar a nossa festa como era antes, seria importante que o poder Público Municipal tomasse as providências e não deixasse que certas pessoas como aconteceu tomando certas decisões que só ele queria, outra coisa também a nossa festa não pode mudar de data, assim perde a tradição, vamos torcer que no próximo ano seja diferente, mas para melhor.

    ResponderExcluir
  26. Sinceramente acho que a Prefeitura tem que fechar os olhos mesmos quanto a festa do padroeiro de São Miguel e deixar as bandas tocarem toda a noite, porque se antes era assim e agora não pode ser, será que esses empresários donos de pousadas não possam reconhecer isso, uma ou duas vezes ao ano, se eles tem o ano inteiro para faturarem do jeito que querem, gente caiam na real, o povo deste Município também gostam de festas e essa tradição da festa do padroeiro deve continuar, que alguém goste ou não, quantas famílias não são beneficiadas durante o período da festa do padroeiro e do carnaval, pois elas colocam suas barracas para faturarem alguma grana, e principalmente o comércio que é o mais favorecido, e ainda existe pessoas que são totalmente contra esses acontecimentos, ainda bem que todo mundo sabe que os grandes só verem o seu lado, e não o lado do pobre que muitas vezes por falta de emprego tentam sobreviver de uma maneira trabalhosa mais na honestidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      que pensamento mesquinho!Não tenho pousada mas acompanho o desenvolvimento da cidade e duvido que o Sr. não tenha um parente ou amigo trabalhando numa dessas pousadas que não têm o ano inteiro para faturarem que o Sr. na sua ignorância no assunto emite uma opinião sem saber os detalhes.
      Está acabando sim a tradição dessas festas barulhentas.Isso tudo já acabou mesmo e só o Sr. que ainda não percebeu,acordem!!!Eu tenho certeza que o Sr. só faz isso para irritar que trabalha duro e não depende de Bolsa Família e fica deitado na rede ou na calçada enquanto espera o mês virar.
      Vai trabalhar por favor!

      Mauricéia

      Excluir
  27. Muita gente falando que o povo de Gostoso gosta de barulho. Eu sou nacida aqui e não gosto de barulho dessas festas e outras coisa que eu já vir que dizem que faz parte de Gostoso. O que acontece é que nunca teve lei nessa cidade e o povo simples tinha medo de reclamar. Quantos evangélicos tem na cidade? Com certeza nenhum gosta dessas festas e muitos outros católicos e muita gente de bem. Vocês já contaram quantas pessoas estão nessas festas ? Pra dizer que metade de nòs gosta dessas festas tem que ter pelo menos 5 mil pessoas lá. Vamos contar na próxima vez e eu desafio qualquer um dizer que pelo menos metade da cidade gosta do barulho de festa. Ei, vamos usar a cabeça e matemática.

    ResponderExcluir
  28. o problema disso tudo e a politicagem acorda fafa estão acabando com vc se liga minha amiga, depois vc não tem nem cara de andar nas casas afinal vc deixou de fazer isso faz tempo.

    ResponderExcluir
  29. caro blogueiro vc e de acordo com os comentários sobre a festa de são miguel do gostoso ser no mes de setembro como sempre foi e e tradição? e quem realmente deveria organizar seria a igreja junto com o grupo de jovens? pois sempre fizeram e dava certo, o sr concorda?.

    ResponderExcluir
  30. Gente para se fazer a festa do padroeiro só vai com o investimento da Prefeitura, agora colocaria o pessoal da Igreja e o grupo de jovens para tomar conta, deixo aqui o meu recado a Sra. Mauricéia, olha não sou desempregado tenho o meu emprego e vivo muito bem, agora você poderia ser mais humilde, é claro existe pessoas que não gostam do barulho, eu também não gosto, mas respeito, porque existe pessoas que gostam e outras não, isso é muito relativo agora principalmente a juventude precisam de se divertirem, e poucas vezes essas festividades acontecem durante o ano, afinal hoje em dia quem quiser viver só no silêncio é só ir morar com os pebas nas matas se ainda existem.

    ResponderExcluir