quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Pesquisas apontam amplo favoritismo de Dilma para reeleição em 2014; vitória pode ser no primeiro turno



Por Emanuel Neri
A menos de um ano da eleição presidencial de 2014, a presidenta Dilma Rousseff (PT) caminha para a reeleição – provavelmente no primeiro turno. Pelo menos é este o cenário indicado por todas as pesquisas eleitorais que estão sendo feitas no Brasil.
É claro que este cenário ainda pode mudar. Mas, para que isso ocorra, seria necessário haver uma enorme crise no país - econômica, social ou política -, que abalasse duramente a imagem  da presidenta. Mas dificilmente haveria alguma crise capaz de abalar a performance de Dilma.
A mais recente pesquisa para a presidência da República em 2014 foi divulgada pelo Ibope na tarde desta quinta-feira (24/10), feita para a Rede Globo e o jornal “O Estado de S. Paulo”. Em todos os cenários pesquisados, Dilma (foto) deve se reeleger no primeiro turno.
No cenário mais provável para 2014 – em que Dilma disputa a eleição contra Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) – a presidenta tem 41% das intenções de votos, contra 14% de Aécio, ex-governador mineiro, e 10% de Campos, que é governador de Pernambuco.
O Ibope também pesquisou um cenário em que, no lugar de Eduardo Campos, o PSB seria representado pela ex-senadora Marina da Silva. Neste caso, Dilma teria 39%, contra 21% de Marina e 13% de Aécio. Mas este cenário é mais difícil de acontecer.
É que Marina, que foi senadora pelo PT e ministra do Meio Ambiente no governo Lula, não conseguiu estruturar seu partido, o Rede Solidariedade, e se filiou ao PSB. Mas o candidato do PSB deve ser Eduardo Campos – Maria seria no máximo candidata a vice.
Em todos estes cenários, há em torno de 20% dos eleitores que dizem que pretendem votar nulo ou em branco e outros, em menor parcela, que ainda não sabem em quem votar ou preferem não responder. A pesquisa foi realizada entre 17 e 21 de outubro.
O único em cenário, difícil de acontecer, em que haveria alguma margem de risco de Dilma não se eleger no primeiro turno é aquele em que ela disputa com Marina, pelo PSB, e José Serra, pelo PSDB. Dilma teria 39%, contra 21% de Marina Silva e 16% de José Serra.
Em todos os cenários de segundo turno, Dilma também vence seus adversários com folga. Contra Marina, a presidenta tem 42%, contra 29% da adversária. Contra Aécio, Dilma chega a 47%, contra 19% do tucano. Contra Eduardo Campos, ganha de 45% contra 18%.
A presidenta também venceria fácil se seu adversário, em um segundo turno, fosse o ex-governador paulista José Serra (PSDB), derrotado por ela na eleição de 2010. Neste caso, Dilma sairia vencedora com 44% dos votos, contra 23% do candidato tucano.
A pesquisa Ibope é boa para Dilma em todos os sentidos. Seu governo é considerado ótimo ou bom por 38% dos brasileiros – outros 35% consideram regular e 26% ruim ou péssimo. Já a maneira como Dilma administra o país tem 53% de aprovação.
Outras pesquisas também comprovam o favoritismo de Dilma na eleição de 2014. A do DataFolha, do Jornal “Folha de S. Paulo”, divulgada recentemente, diz que Dilma teria 42% das intenções de voto, contra 21% de Aécio Neves e 15% de Eduardo Campos.
Pesquisas realizadas pela CNT e Vox Populi também comprovam o bom desempenho da presidenta da República. No caso da Vox Populi, Dilma teria 38%, contra 19% de Marina –na época ainda não estava no PSB- 13% de Aécio Neves e 4% de Eduardo Campos.
Veja, abaixo, a última pesquisa do Ibope para presidente em 2014, divulgada nesta quinta-feira, bem como resultados de pesquisas anteriores, como DataFolha, CNT e Vox Populi.

29 comentários:

  1. senhora secretaria de ação social e a senhora prefeita cuidado com os nossos idosos, para a secretária de ação social se ainda não aprendeu como lhe dá com os idosos peça sugestão para a gestão passada, pois esses idosos precisa ser respeitado quando for convidado a viajarem o mínimo que voces precisam fazer e da um almoço digno mas não levarem eles para almoçar no restaurante bariga cheia que custa um real por pessoa, cuidado secretária a maioria desses idosos são hipertenso diabético entre outros problemas, precisam de alimentação saudável e isso não aconteceu uma verdura se quer acompanhava o almoço.

    ResponderExcluir
  2. A gestão passada também não fez nada pelos idosos, agora sinceramente alimentação para os idosos tem que ser diferenciada, colocar em certos restaurantes é simplesmente uma falta de respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim? Você estava em que planeta que não viu nada? Pergunte aos próprios idosos o que foi feito para eles na gestão passada. Não tente tapar o sol com a peneira, pois não se faz um bom trabalho só com boa vontade. É preciso saber gerir os recursos, estudar e compreender a questão do envelhecimento. Ah...quer saber de uma coisa? Vá perguntar a eles se gostaram da gestão passada!

      Excluir
  3. Eita lasqueira kkkkkkkkk Assim mata os velhinhos. Kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Assim não dá no barriga cheia é mala, agora pense quando eles se reúnem na Capital do nosso Estado, é no farol bar, tabua de carne, sol e brasa e em todos os outros melhores de Natal, e pensem quem paga a conta.

    ResponderExcluir
  5. Caro Emanoel, qual a sua critica sobre a falta de médicos nas equipes do PSF que tenhe hoje na cidade 4 equipes e só 1 médicos, pois ainda sabemos que é um medico por cada equipe. sem fala na urgência.
    já que você teve a ousadia de critica os funcionários, tenha essa mesma em reconhecer pois se não fosse nós, essa saúde já teria uma paralisia.

    ResponderExcluir
  6. Muito estranho essa forma de se fazer jornalismo do Sr. Emanoel, se o comentário for descendo a lenha na Gestão passada e elogiando a atual é será publicado, entretanto, se for ao contrário, ele não aceita. Cadê a imparcialidade? Cadê a Credibilidade do site?

    ResponderExcluir
  7. a nossa saúde e brincadeira precisou-se de fazer uma remoção de um paciente que estava passando mal na pousada e não tinha nem sequer uma ambulância e brincadeira onde estar a prefeita dessa cidade, ela deve ter carro propio e nem hospital da cidade aparece sem contar que falta medicos constatemente nos finais de semana, gente aqui também e Brasil apesar de ser uma cidade linda precisa de apoio aos turistas.

    ResponderExcluir
  8. O blog a o qual irei fazer esse comentário e de suma importância na cidade, quando o dono do blog e participativo com os problemas da comunidade, pois por ser um veiculo de comunicação deveria ser usado a favor dos problemas da comunidade e não defender ou emitir comentários a respeito da sua cunhada por não estar fazendo um bom trabalho a frente da prefeitura o q aconteceu com os idosos e brincadeira sem falar na falta de médicos na cidade,seja mais critico independente de ser sua cunhada não esconda a verdade dessa população pois estamos falando da prefeita não da pessoa fafa.

    ResponderExcluir
  9. sr. Emanoel não se esconda atrás de um computador divulgue os problemas da nossa cidade q são muitos faça isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você pode ate se esconder atrás de um computador e ainda não divulga as postagem mais um dia estaremos frente a frente ai quero ver se você e bom mesmo em matéria.

      Excluir
  10. Peço desculpa ao Sr. Bloguista e a todos pois o tema abordado não é esse, mas preciso deixar aqui esse comentário.

    Gostaria que as autoridades vissem com melhores olhos quando o assunto é "som alto", existe pessoas que são totalmente contra a isso, principalmente quando se aproxima a festividades do padroeiro e do carnaval em nossa cidade, quando as mesmas beneficiam várias famílias de baixa renda que colocam suas barracas para ganhar o seu dinheirinho durante aquela noite, isso aí gente não é permitido porque certos empresários da nossa cidade não aceitam que essas festividades toquem a noite toda, e vejam que o local dessas festividades acontece na praia, agora quero deixar aqui a minha reclamação e que seja aceita por este canal de informações que é o balacobaco e que por sinal faz um grande trabalho ao nosso Município, neste final de semana agora passado quando ouve uma festa no espaço mix, aqui bem no centro de nossa cidade, onde perturbou o silêncio de várias famílias que residem nas proximidades daquele local, o som estava bastante alto e funcionou até de manhâ, após terminar ainda ficou enorme barulho de pessoas falando ou até mesmo gritando muito alto, consequentemente tirando a sossego e o sono dos moradores mais próximos, e vejam que de muito longe dava para escutar, agora se a lei existe que possa impedir festividades em certas datas como por exemplo festa do padroeiro e carnaval que toquem até as 03 ou 04 horas da manhâ, porque também não é proibido que funcione a noite toda a festa de algum particular, e que esse som não venha a atrapalhar o silêncio e o sono dos moradores que moram nas proximidades do espaço mix, que tocou até o amanhecer do dia e que depois ainda ficou a maior algazarra de pessoas falando muito alto, que se existe lei que seja cumprida a todos e que as providências deveriam ser tomadas pelas autoridades do nosso Município.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, pois moro um pouco distante do espaço mix e tbm tive meu sono perturbado pelo som alto da festa realizada. Emanoel, pq vc ñ fez uma matéria sobre o som alto do espaço mix e o horário em q terminou a festa, assim como fez com a festa do padroeiro? O seu "jornalismo" é um tanto intrigante.

      Excluir
    2. adorei caro amigo anonimo!!!!por que será que não criticou o spaço mix que só começou a tocar o som a 1 am????Imagine quem veio para descansar?Tá na hora de distribuir o tapador de ouvidos na chegada dos turistas e dizer:atenção,cidade barulhenta ,se proteja!!!

      Rosicléia Andrade

      Excluir
  11. FOI VERDADE ACHO QUE O PROPRIETÁRIO ESTRAPOLOU O HORÁRIO, COMO TAMBÉM O SOM QUE ESTAVA MUITO ALTO FUI UMA ZUEIRA DANADA.

    ResponderExcluir
  12. Já entendi este blog. Só são publicados comentários sobre o volume do som. Tudo bem gente, que tal algum jornalista interessado criar um blog onde possam ser postados outros assuntos? Vamos lá minha gente, quem se habilita? Estão todos com medo de retaliação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, pois quando queremos saber noticias da região temos q acessar os blogs de outros JORNALISTAS, q fazem um JORNALISMO mais informativo e menos sensacionalista.

      Excluir
  13. Os idosos de São Miguel do Gostoso viajaram para Exu Queimado no ônibus "amarelino". Alguém poderia avisar na prefeitura que estes ônibus devem ser utilizados para a educação! Aluguem uns ônibus mais confortáveis para os idosos para fazer duas coisas boas ao mesmo tempo: destinar os amarelinhos ao fim que lhes é cabido e principalmente atender os idosos com a dignidade que merecem. Dúvida: se em Exu Queimado não tem Barriga Cheia eles almoçaram aonde?

    ResponderExcluir
  14. Quero parabenizar ao professor Eduardo pelo trabalho maravilhoso que ele vem fazendo nas aula de hidroginástica ,hoje temos em Gostoso um espaço de muita alegria e diversao para quem se preocupa com a saúde e bem estar sao aulas maravilhosas e de muita qualidade que estao fazendo muito bem a nós que já passamos dos trinta e queremos envelhecer com saúde. PARABENS PROFESSOR VOCE È MUITO COMPETENTE .

    ResponderExcluir
  15. Eu quero ver quem abaixa o som do expaço mix vamos senhora prefeita ou senhor sub tenente ninguem consegue, seba faz o que quer.

    ResponderExcluir
  16. O promotor baixará esse som , assim ele permaneça como foi no final de semana passado, o povo é mais forte acho que o proprietário do espaço mix deve pensar seriamente e não chegue a tal ponto.

    ResponderExcluir
  17. Emanuel Neri comenta. Os vizinhos do Spaço Mix, em São Miguel do Gostoso, estão reclamando muito (vejam comentários acima) do barulho da festa realizada naquele local, no último sábado (26/10). Queixam-se que o barulho da banda que tocou ali estava muito alto e que o baile/show só terminou às 4h30 da manhã - mesmo assim, continuou o barulho de pessoas que continuaram no bar até depois das 7hs. Estas pessoas têm todo o direito de reclamar - não dá para dormir com um barulho infernal, durante toda a noite. Eu estive nesta festa e estava animada - saí cedo, bem antes de ela terminar. Mas reconheço que o som estava muito alto e que incomodava os vizinhos. Uma pergunta. Há informações de que o secretário de Administração deu uma autorização para que a festa fosse até 4h30 da manhã. Por acaso a senhora prefeita tomou conhecimento desta autorização? Há uma determinação na cidade de que permissão para este tipo de festa, quando liberadas, deve limitar este tipo de evento até 3hs da manhã. O pior é que a própria prefeitura anda pisando na bola nesta questão. A festa do padroeiro, no início de outubro, só terminou às 7h30. Houve quem elogiasse, mas muita gente na cidade, que não conseguiu dormir durante toda a noite, reclamou do descaso da prefeitura. É claro que a juventude da cidade tem todo o direito a ter suas festas, sejam do padroeiro ou do Spaço Mix. Mas estas festas, principalmente as realizadas em espaço aberto, tem que ser feitas com horário definido para começar e para terminar. Se a isso não ocorrer, a cidade vira uma bagunça - e aí todos vãos se achar no direito de fazer festas até de manhã ou montar um paredões de som na porta de qualquer pessoas e mandar som alto, estourando os ouvidos de todos e deixando muita gente sem dormir. A prefeitura tem que disciplinar imediatamente estas festas. O ideal é que a prefeitura peça ao Ministério Público para criar um TAC (Termo de Ajuste de Conduta), disciplinando calendário e horário de festas, no qual todos os interessados em festas seriam obrigados a respeitar. A população agradeceria muito se a prefeitura tomasse esta iniciativa em lugar de ficar autorizando, sem o menor critério, que festas terminem só pela manhã, causando s´rios transtornos para quem quer descansar. Em tempo: os donos do Spaço Mix, que são pessoas batalhadoras, bem que poderiam criar um isolamento acústico de seu ambiente de festas para evitar as constantes reclamações dos vizinhos. Isso também vale para outros locais, como o Gostoso Casa Shows, que costumam fazer festas barulhentas na cidade.

    ResponderExcluir
  18. Procurem o Ministério Público em Touros. Se o proprietário do Spaço Mix não respeita os vizinhos, porque respeitá-lo? A população precisa aprender a cobrar com seriedade. Direito tem, quem direito anda...

    ResponderExcluir
  19. Se o secretário de Administração deu uma autorização para o espaço mix funcionar até as 4:30 da manhâ, ele está totalmente errado, e será que a Sra. Prefeita ou outras autoridades tomaram conhecimento disso?, ninguém sabe, está tudo errado, está tudo errado, como diz uma música, vamos lá autoridades do nosso Município, não vamos deixar virar bagunça em nossa cidade.

    ResponderExcluir
  20. O problema do povo de Gostoso é porque dao valor a certas pessoas que chegam por aqui esse tal de sebá tá causando muito problema com a vizinhança principalmente em dia de festa temos que fazer alguma coisa pra mostrar pra ele que quem manda aqui sao os nativos que ajudamos a construir esse paraiso chamado GOSTOSO

    ResponderExcluir
  21. Quem manda em Gostoso é a lei meu amigo. Você não é indio para mandar na reserva, você mora na cidade e na civilização. Lembrando que nossa Constituição trata todos os brasileiros iguais. Eu sou natalense e não me considero 'nativo' de Natal. Se você manda em Gostoso porque é nativo não vem dar pitaco aqui em Natal. Fica no teu 'paraíso'

    ResponderExcluir
  22. O espaço mix voltou a funcionar como antes, neste final de semana ouve festa e não perturbou o sono de ninguém, acho que o proprietário é uma boa pessoa e que usou o bom senso, quem sabe por falta de um descuido passou do limite naquele dia, mas tudo bem, ele fazendo sua parte, nós vizinhança reconhecemos.

    ResponderExcluir
  23. bora entao fala das coisas: festa na klesia vai ate que horas? festa no maria bonita? no forró da olga que foi até 3 meia? vizinho com caixa de som o final de semana todo infernizano? o maceió e o fim! carro de som do daniel? insaio da igreja catolica? culto da igreja de 3 horas no meio da rua? carro de som do venancio e da feira da segunda? festa da padroeira até de 7h30 da manhã? festa no jack sparows, festa em tudo que é canto....ou arruma tudo ou nada!! gente nao tao vendo que vao corta tudo daqui a pouco?? nao vai pode nada!!! meia noite vamo morre de tedio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meia noite vira a cidade fantasma kkkkkkkk. Para esse povo chato o melhor mesmo é se mudarem para a lua.

      Excluir