terça-feira, 15 de outubro de 2013

"Impressões Digitais". Jornalista Hilneth Correia visita São Miguel do Gostoso e se encanta com tudo que viu



Por Emanuel Neri
A jornalista Hilneth Correia tem uma concorridíssima coluna no jornal Tribuna do Norte, de Natal. Além disso, tem um blog, chamamado "Na Hora H", e é plugadíssima nas redes sociais, circulando pelo Facebook, Instagran e Twitter.
No último final de semana, Hilneth esteve em São Miguel do Gostoso (foto). Adorou tudo o que viu e escreveu um belo relato sobre a cidade, em seu blog "Na Hora H". O noBalacobaco aproveita o texto de Hilneth para repassar aos seus leitores, na sessão "Impressões Digitais", deste blog.
Veja abaixo o relato da jornalista Hilneth Correia:
 
"Em 1500, o Brasil foi descoberto por Pedro Alvares Cabral aqui no nosso litoral e não na Bahia. E a chegada foi na Praia do Marco, em São Miguel do Gostoso... Eu descobri os encantos de São Miguel do Gostoso, neste último final de semana! Pelo menos descobri!!!
Acho que me apaixonei, assim como os amigos Emanuel Neri, que lá tem uma casa super charmosa e duas pousadas; o advogado Frederico Mesquita e o arquiteto Renato Teles, ambos com casas igualmente charmosas e acolhedoras. Esta foi a minha segunda visita ao local, sendo que na primeira ficamos em São José do Gostoso e apenas circulamos na cidade.
Desta vez foi intenso. Hospedada no Mi Secreto, que é um sonho, pousada chique de uma médica espanhola que se divide aqui e lá. São apenas 09 suítes, amplas, uma visão do mar maravilhosa, piscina, lounges, redes nos jardins de um gramado verdíssimo. Adorei...
De lá fui "resgatada" pelo meu amigo Emanuel Neri e fui conhecer o seu "latifúndio": sua casa com ares mexicanos, muitas obras de arte em suas paredes e nos jardins. Depois fui conhecer a Pousada dos Ponteiros, com seus chalés tipo "hospedagem familiar" e as suítes frente para o mar. A profusão de cores nos enche a vista e alegra a alma. O restaurante tem uma cozinha maravilhosa. Em cada cantinho da pousada, os "garimpos" de arte de Emanuel por esse mundo afora.
Ah! ele está ampliando e até novembro inaugura 4 chalés masters com jardim interno, jacuzi e sala reservada. Quem sabe abrigará a presidenta Dilma, que está divulgando São Miguel do Gostoso como o próximo destino de suas férias. É digno...
Mas, voltando ao relato, o domingo foi de histórias da cidade, dos muitos restaurantes que misturam sabores da Espanha, México, Tailândia, Itália, França com os nossos. Fiquei maravilhada com a Boulangerie et Pâtisserie, que foi trazida pelo responsável da padaria do Bistrô Le Vin, dos Jardins em S.Paulo.
Para gostar de São Miguel é preciso saber mais coisas. Simplesmente ao passar na rua principal você não vê nada. Passa mesmo é "batido". Você tem que saber que ela é dividida em nichos e cada uma com a sua peculiaridade. E o povo de São Miguel quer preserva-la com as suas características, respeitando a natureza e o meio ambiente.
Com o seu vento forte, é lá a pratica do kitesurf e windsurf, e o SUP. As "guarderias" estão sempre movimentadas de gente do mundo inteiro. São as "garagens" dos brinquedinhos do mar. Uma festa para os olhos.
Claro que vou voltar mais vezes. Mas, confiram as belezas e as duas pousadas por onde passei. Quero dizer que o pôr do sol é deslumbrante e eu que pensava que o nosso Fred Mesquita (Pepeta) estava inventando ao postar no Instagram. Existe mesmo!!!
Quero registrar o mural na entrada da casa do jornalista Emanuel Neri, uma obra de arte produzida pelo tempo, restos de sucata que era usada na casa de dois pescadores. Uma beleza abstrata produzida pelo tempo!
Aguardem um próximo capítulo”.
Abaixo, link para você ver São Miguel do Gostoso no blog “Na Hora H”, de Hilneth Correira, inclusive com muitas fotos da cidade:
http://www.nahorah.net/noticia.php?n=64681#comentario
http://www.nahorah.net/noticia.php?n=64681#comentario

5 comentários:

  1. Que estória é essa de São José do Gostoso. Isso engana muito turista e pessoas que confundem os nomes. Acho um absurdo e a nossa São Miguel do Gostoso é única.

    ResponderExcluir
  2. A jornalista fala que da primeira vez ficou hospedada em "São José do Gostoso". Está mais do que na hora de a prefeitura, ou mesmo a AEGostoso, se movimentar para patentear o nome do "do Gostoso" para utilização exclusiva do nosso município. Todos sabemos que jamais existiu "São José do Gostoso", isso foi invenção do dono de uma pousada do distrito de São José, município de Touros, que quis pegar carona no charme e fama do nome de nossa cidade. Agora, um condomínio que está sendo construído em São José também usa do mesmo artifício, enganando os compradores e utilizando indevidamente o nome "do Gostoso". A preservação do nosso nome, impedindo que outras pessoas com fins exclusivamente comerciais o utilizem, protege nossa história e cultura, pois o "do Gostoso" não surgiu ao acaso.

    ResponderExcluir
  3. Não se pode admitir que o poder Público da nossa vizinha cidade de Touros, queira tumultuar em nosso Município, o IBGE falhou e feio na divisão do território das duas cidades, não se pode aceitar que a Sede do nosso Município, seja uma parte de Touros e outra de Gostoso, é muita cara de pau de certas autoridades da cidade de Touros permitam que os seus funcionários venham a nossa terra querendo cobrar impostos, chega gente caiam na real, procurem se desenvolver o Turismo, na pesca, na agricultura ou em outros áreas, porque o Município de Touros ainda é um dos maiores do nosso Estado, agora deixem o Município de Gostoso se desenvolver em paz, porque aqui existe belas pousadas que são muitas, praias limpas e espaço para o Turismo a cada dia aumentar muito mais ainda, se estão com inveja que se mudem para Gostoso, porque a cidade de Touros nunca irá competir com a nossa, e deixo aqui o meu recado a um povo tão bom da cidade de Touros e que os mesmos não tem culpa de nada de nada disso, a muitos e muitos anos que Touros parou, tudo por causa de certos administradores que se passaram por gente boa, mas que na verdade nunca fizeram nada para que Touros crescesse principalmente no Turismo, e que só se beneficiaram do dinheiro Público como se fossem seus, isso é coisa muito feia, viva a nossa São Miguel do Gostoso que a cada dia chega mais gente, e consequentemente se desenvolve muito mais, vamos em frente nossa querida São Miguel do Gostoso, Gostoso é aqui, estão querendo pegar carona com nossa história e cultura, mas "Gostoso" só quem tem somos nós.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir