segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Conheça a história de superação de Janaína, de São Miguel do Gostoso, que encantou a presidenta Dilma



Por Emanuel Neri
Uma interessante história de crescimento e superação. Maria Janaína Cardoso da Silva (foto), 28 anos, casada, dois filhos, trabalhou, desde os 13 anos, como empregada doméstica e babá. Depois, atuou como cozinheira em pousadas e restaurantes de São Miguel do Gostoso.
No último dia 2 de outubro, a história de Janaína encantou a presidenta Dilma Dilma Rousseff. Ao discursar em visita ao Rio Grande do Norte, Dilma citou Janaína como exemplo de pessoa que realizou cursos disponibilizados pelo governo federal para poder se superar pessoalmente e crescer profissionalmente.
Janaína fez inicialmente o curso do Pronatec de auxiliar de cozinha. Depois, fez um segundo curso, de empreendedorismo individual, par abrir seu próprio restaurante, o JXepas,  na praia da Xepa, em São Miguel do Gostoso. O restaurante de Janaína serve comida deliciosa e já pode ser considerado um sucesso comercial.
Além de elogiar Janaína, Dilma também elogiou São Miguel do Gostoso e prometeu tirar férias para conhecer a cidade, “que todo mundo comenta e diz que é um dos lugares mais bonitos do Brasil”. Janaína ainda está emocionada com os elogios da presidenta.
Depois da fala de Dilma, Janaína não para de dar entrevistas para TVs e jornais. Nas ruas de São Miguel do Gostoso, as pessoas vêm cumprimentá-la e dizer que a viram na televisão. Seu restaurante melhorou o movimento depois da citação de Dilma.
“Na hora que a Dilma começou a falar de mim, meu coração disparou”, disse Janaína, no último domingo (6/10), em seu restaurante. “Levantei e acenei para a presidenta. Todas as autoridades presentes e jornalistas começaram a me olhar. Tremi de emoção”.
Agora, Janaína, que votou em Dima em 2010, e promete repetir o voto na presidenta em 2014, “com muito prazer”, aguarda as prometidas férias de Dilma em São Miguel do Gostoso. Se Dilma vier mesmo, Janaína tem certeza que ela vai a seu restaurante.
Janaína até já escolheu um dos seus pratos prediletos para servir à presidenta. “Vou servir um peixe ao molho de camarão ou uma peixada típica da nossa praia”, diz.  Enquanto isso não acontece, Janaína quer continuar crescendo profissionalmente. 
Quer terminar o segundo grau e fazer vestibular para a faculdade de Administração. Antes disso, pretende aprimorar a gestão de seu restaurante, fazendo novos cursos do Pronatec. O restaurante de Janaina é uma microempresa e tem um empregado.
Janaína já utilizou o Bolsa Família para criar seus filhos. Na medida em que foi melhorando de vida, abriu mão desta ajuda do governo federal “para que outra família também tivesse oportunidade de, num momento difícil, como o que eu passei, superar suas dificuldades”.
A historia de Janaína tem fatos muito interessantes. Depois de trabalhar como babá e empregada doméstica, casou aos 15 anos e teve dois filhos. Seu marido ganhava pouco como pescador e ela resolveu trabalhar para ajudar no orçamento doméstico.
Seu primeiro passo foi trabalhar como cozinheira e camareira em uma pousada de São Miguel do Gostoso. Depois, trabalhou como cozinheira em um restaurante, das 6hs às 2hs da manha seguinte. Foi aí que resolveu montar seu próprio negócio.
Para poder realizar seu sonho, vendeu a casa em que morava, por R$ 40 mil. Com o dinheiro, reformou a casa em que sua sogra morava e montou seu restaurante. Seu cardápio é variado, à base de frutos do mar. Mas o que conta muito é sua simpatia.
Janaína se reveza entre a cozinha e o atendimento no restaurante. É difícil parar no JXepas e não querer provar as delícias feitas por ela. Principalmente agora, que ela se tornou famosa, ao ser citada como exemplo de superação no discurso de Dilma.
Veja, abaixo, links do noBalacobaco citando o discurso em que Dilma elogiou Janaína e São Miguel do Gostoso, e a íntegra do discurso da presidenta, no site do Palácio do Planalto.

10 comentários:

  1. É isso aí Janaína var em frente, quem busca um dia consegue, e você com certeza já é exemplo disso.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a policia de Touros mais uma mega operação ontem nas ruas de Touros prendendo motos com canos alterados, São Miguel ta precisando urgente de uma operação dessas mais as autoridades não se meche

    ResponderExcluir
  3. Emanuel concerteza a Dilma vem visitar São Miguel do Gostoso, e já sei até o mês, é em Setembro de 2014, Pois é gente, é ano de camapanha politica, ela aproveita o embalo e vem parar aqui, e do geito que politico é, é bem capaz mesmo dela e a tropa ir no restaurante da Janaina, para fazer uma foto comendo lá, se fazer que é do povo.
    Parabéns Janaina, você merece, é uma batalhadora, mas não sonhe com Dilma, e nem com outros politicos, pois a única coisa do pobre que interessa a um politico é o voto.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Janaína, por sua força de vontade de viver e trabalhar para melhorar sua qualidade de vida.
    Mais gostaria que houvesse mais apoio da administração com relação á esses cursos, e mais divulgação.
    Gostaria de saber também, onde me escrevo nesses cursos do pronatec???
    grata!!!
    isabela.

    ResponderExcluir
  5. Menos uma pra ficar pedindo ajuda na porta da prefeitura!!!! parabéns Maria janaina..
    vc é uma pessoa inteligente!! coisa que aqui em Gostoso o povo faz questão de não ser.

    ResponderExcluir
  6. Mude de assunto, mas com certeza em breve será feito esse trabalho aqui em Gostoso.

    ResponderExcluir
  7. Vê agora Emanuel, como é fácil queimar a cidade colocando a Dilma pra falar sobre Gostoso no Programa do Ratinho. Ela poderia ter falado sobre isso na Itália para o Papa em rede intercontinental, na Globo. Entende agora porque deve-se sempre investir no melhor profissional? Isso é pra você não dar as costas para alguém que está falando. Vou adorar ver o dono da pastelaria mais rico que você, a não ser que você tenha alguma habilidade em fritar pastel.

    ResponderExcluir
  8. já tá vendendo chalezinho pelo "Minha casa, minha vida"? Cuidado que construtora eólica dá com uma mão e toma com a outra...

    ResponderExcluir
  9. Quem Quiser Ver O Vídeo Da Presidente Dilma.. O Link: http://www.youtube.com/watch?v=VLTk4tiqMvk&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3DVLTk4tiqMvk&app=desktop

    ResponderExcluir
  10. Janaína é exemplo de superação e ética. Essa menina vai longe. Estive em São Miguel e fui conhecê-la pessoalmente. Na oportunidade almocei em seu restaurante e a presidente Dilma não sabe o que está perdendo.
    Uma delícia.
    Um abraço Janaína.
    Maria de Lourdes Matos
    Montes Claros - MG

    ResponderExcluir