domingo, 29 de setembro de 2013

PT da região do Mato Grande se reúne em São Miguel do Gostoso e traça planos para eleições de 2014 e 2016



Por Emanuel Neri
O PT do Mato Grande se reuniu ontem (28/9) em São Miguel do Gostoso para tratar dos próximos passos políticos do partido na região e debater o processo de eleições diretas para seus diretórios (municipais, estaduais e nacional).
Durante todo o dia, na Câmara Municipal, o PT discutiu também proposta de desenvolvimento rural sustentável para o Mato Grande – região que São Miguel do Gostoso faz parte – e tratou da organização do partido para a participação nas eleições de 2014 (nacional e estaduais) e a de 2016 (municipais).
O PT tem um nível de organização muito forte. É por isso que é o partido que mais cresce hoje no país. Tem 1,7 milhão de filiados, comanda o governo central há dez anos e ocupa importantes governos estaduais e municipais em vários Estados brasileiros.
No Rio Grande do Norte, o PT não tem o mesmo peso do partido em outros Estados do Nordeste, como Pernambuco, Bahia e Ceará. Mas é um partido organizado em praticamente todo o RN. Tem deputada federal, estadual, prefeitos e vereadores.
Na região do Mato Grande, o PT dirige a prefeitura de Pureza e tem a vice-prefeita de Parazinho. Apesar de ainda pequeno, o partido tem crescido na região. Saiu de um vereador eleito em 2008, para sete em 2012, além de uma prefeita e uma vice.
As previsões de crescimento do PT no Rio Grande do Norte, especialmente na região do Mato Grande, foram discutidas na reunião de ontem, em São Miguel do Gostoso. A principal meta do partido é eleger para o Senado a deputada federal Fátima Bezerra (foto).
Fátima Bezerra está em seu terceiro mandato como deputada federal. Na última eleição, teve a maior votação no Estado para a Câmara dos Deputados. Com sólida atuação e forte trabalho de base em todo o Estado, tem boas chances de se tornar senadora.
Embora a eleição seja daqui a um ano – em outubro de 2014 -, a deputada Fátima Bezerra lidera pesquisas para a disputa do Senado. O partido também tem chance de manter sua vaga na Câmara dos Deputados e eleger mais de um deputado estadual.
No Mato Grande, o PT também quer crescer – tanto em 2014 (eleição estadual e nacional), como na de 2016, para prefeitos e vereadores. Em São Miguel do Gostoso, o PT tem um vereador, José Jubenick, e faz parte do governo de Fátima Dantas.
O PT também ocupa, em São Miguel do Gostoso, a secretaria de Agricultura e Pesca, com Hildemar Peixoto, e ocupa outros cargos na administração de Fátima Dantas. Mas há quem diga que o sonho do PT é disputar a eleição para prefeito em 2016.
A direção do PT local nega a candidatura em 2016. Para os petistas, o partido quer continuar na base aliada do governo local. A prefeita Fátima Dantas compareceu ontem ao evento do PT. Também estavam presentes os prefeitos de Pureza, Parazinho e Taipu.
Havia representações do PT de praticamente todos os 16 municípios da região do Mato Grande. Também participaram lideranças sindicais que integram o partido. Todos eles fizeram avaliações sobre a situação do partido em seus municípios.
Mas a grande atração foi mesmo a deputada Fatima Bezerra. Com um discurso forte, muito aplaudido pelos petistas, fez avaliações sobre o cenário eleitoral no Rio Grande do Norte e no Brasil. O maior foco do PT está na reeleição de Dilma Rousseff.
“Nossa prioridade é o palanque da Dilma, em 2014, mas também é nossa prioridade o crescimento do PT no Rio Grande do Norte”, afirmou Fátima. Ela convocou os petistas a participarem da visita que Dilma fará ao Estado na próxima quarta-feira.
Dilma visitará Ceará Mirim, próximo a Natal, para inaugurar três unidades do Instituto Federal de Educação - as outras cidades são Canguaretama e São Paulo do Potengi. Fátima Bezerra foi responsável pela implantação de pelo menos 17 destas escolas no RN.
Touros, a pouco mais de 20km de São Miguel do Gostoso, também vai receber, nos próximos anos, um Instituto de Educação federal. A implantação do IFRN em Touros beneficiará estudantes de São Miguel do Gostoso e de toda a região.
Atualmente, o IFRN mais próximo de São Miguel do Gostoso é de João Câmara, a 70km da cidade. Os Institutos Federais de Educação são considerados escolas modelos no país. Sua grade curricular é adaptada à economia da região, para que seus alunos tenham maior oportunidade de emprego.

16 comentários:

  1. o grupo que da mais trabalho a policia federal, quanta coisas estão sendo descorberta neste de\ anos. aqui em são Miguel PT não e diferente e so ir comprar uma DAP no SINTRAF kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Declaração de Aptidão ao PRONAF - DAP não se vende. É um documento que deve ser emitido gratuitamente. No SINTRAF Gostoso é assim.

      Acredito que o anônimo acima, tenha este pré-conceito com o trabalho realizado pelo SINTRAF no município devido a informações equivocadas a ele repassadas. Por isso, me coloco a disposição para qualquer esclarecimento sobre este ou outro assunto que o amigo tenha interesse em dialogar.

      Abraço,

      Jubenick DO PT

      Excluir
  2. o que mais me impressiona aqui em Gostoso é o numero de gente que puxa o saco da prefeita ela nao pode nem ir a uma missa que já tem um bando de bajuladores em volta dela isso é muito feio vamos deixar Fafa louvar ao senhor em paz parem de bajular e tenham mais educaçao se é pra garantir emprego de contrato sejam competentes no que fazem e parem de tanta babaçao isso tambem aborrece até a prefeita tira a privacidade dela

    ResponderExcluir
  3. ex.. gestores e a atual gestora, de São Miguel Do Gostoso.não realiza festa do padroeiro,São Miguel por falta de organização e pressão do Vereador BETO. O MANDATARIO DAS DATAS FESTIVAS DA CIDADE/// ATENÇÃO FAFA NA PROXIMA CAMPANHA NÃO PRECISA A SENHORA, PEDIR VOTOS AO POVO BASTA PEDIR A BETO/// O PODEROSO CHEFÃO E FIM DE PAPO.

    ResponderExcluir
  4. Realmente o PT cresceu muito, principalmente depois das alianças com Sarney, Collor, Maluf, Renan Calheiros, Romero Jucá e Henrique Alves.

    ResponderExcluir
  5. Meus companheiros do PT, passei aqui só para informa-los que com o meu nobre VOTO, nem um de VOCÊS será eleito nesse PAÍS.
    Para vocês companheiros desejo boa sorte.
    Mas meu voto NUNCA MAIS.

    ResponderExcluir
  6. fafa querida, vc ta criando cobra pra te morder. vc acha mesmo que ildemar e a diretora fantasma do olimpia não estão tramando? acorde queridinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUEM TEM BOCA FALA O QUE QUER. AGORA CONTRA FATOS NÃO ADIANTA VIM COM ARGUMENTOS, NEM MUITO MENOS INTRIGAS DE GENTE DESPEITADA QUE NÃO GOSTA DO OUTRO.
      TEM QUE RECONHECER. TODO MUNDO SABE QUE LULA FOI O MELHOR PRESIDENTE. E TODO MUNDO TÁ VENDO QUE SIMONE JÁ É A MELHOR DIRETORA, JUBENIK O MELHOR VERIADOR E HILDEMAR JÁ É O MELHOR SECRETÁRIO QUE GOSTOSO JÁ VIU. O RESTO É INTRIGA DA OPOSIÇÃO.

      Excluir
    2. Onde? Quando? Sou aluno e kase nunca vejo essa senhora.

      Excluir
  7. tem uma parte do grupo de MIGUEL TEXEIRA, DENTRO DO POSTO DE SAÚDE/ QUE VAI DESTRUIR FAFÁ; POR QUE ESTÃO REVOLTADAS/ AS QUAIS ESTAVAM A COSTUMADAS A GRITAR E TRATA MAL O POVO/ A GORA ESTÃO CUMPRINDO ORDEM/ PARABÉNS A DIRETORA DO POSTO PELO BELO TRABALHO QUE VEM REALIZANDO ( QUERO SÓ AVISAR A SENHORA TENHA MUITO CUIDADO, AI NESTE POSTO TEM UM NINHO DE COBRAS)

    ResponderExcluir
  8. Oligarquia? eu compro mais voto q os dois juntos. Altero urnas. Eu ganho essa eleição.

    ResponderExcluir
  9. PARABÉNS.A NOVA DIRETORA DO POSTO DE SAÚDE DE GOSTOSO, ELA ESTA COLOCANDO ORDEM NA CASA. COLOCANDO UM PONTO FINAL NA PANELINHA,FORMADA POR DEVOTAS DO MAL ATENDIMENTO E ALIADAS DA CARTA 23. ATENÇÃO DIRETORA OLHO ABERTO NA BAIXINHA PARUDA.ELA CONHECIDA COMO A DONA DO POSTO %%%###

    ResponderExcluir
  10. Caro Emanuel,

    Sobre a matéria em tela, gostaria de complementar algumas informações que revelam o alto grau de importância e representatividade do evento de sábado passado:
    1. Na parte da manhã, a reunião contou com 55 participantes de 09 municípios do Mato Grande: Gostoso, Pureza, Touros, Parazinho, Rio do Fogo, Pedra Grande, Caiçara, Jandaíra e João Câmara. Presentes: 01 prefeita, 07 vereadores, 02 secretárias de educação, 01 secretário de cultura, 01 chefe de gabinete. Dos nove municípios, 08 secretários de agricultura e/ou pesca participaram;
    2. Foi decidido que esse grupo continuará se reunindo uma vez por mês para discutir e elaborar um Projeto de Desenvolvimento Sustentável e Solidário para os municípios do Mato Grande, com foco na convivência com o semiárido e no fortalecimento da agricultura familiar: hortifrutigranjeiros, cajucultura, pesca/piscicultura, apicultura e artesanato;
    3. Na parte da tarde, contamos com as participações de 04 prefeitos/as: Pureza, Gostoso, Taipu e Parazinho; e mais a representação de outros gestores municipais: Touros, Pedra Grande, Caiçara e Jandaíra. Além de: 02 presidentes de Câmaras Municipais (Gostoso e Jandaíra) e 01 vice-prefeito (Gostoso)
    4. Nessa etapa do evento ficou decidido:
    4.1. Os oito gestores empenharão esforços para implementar, em forma de Consórcio Intermunicipal, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em cada município
    4.2. Até dezembro, cada município terá aprovado e sancionado sua Lei do SIM
    4.3. A constituição de um Grupo de Trabalho para elaboração dos documentos pertinentes ao Consórcio citado (um secretário de agricultura/pesca e um vereador de cada município)
    5. A implantação do SIM permitirá que nossas famílias de agricultores e pescadores possam produzir e vender produtos industrializados de maior valor agregado, criando empregos, aumentando a renda da população, gerando mais receitas para o município e circulando mais dinheiro na economia local/regional

    Um abraço,

    Hildemar Peixoto
    Sec. Munic. de Agricultura e Pesca de S. M. do Gostoso/RN

    ResponderExcluir
  11. Tá doidinho para sair candidato, será que o povo vai acreditar? kákákáká.

    ResponderExcluir
  12. ESTOU COM VOCE JUBENICK E NAO ABRO JÁ COM ESSA´PREFEITA, NAO ESTOU NAO, COM APRESIDENTE DA CAMARA SÓ APOSENTADORIA PARA ELA NAO FALA MAIS DE NIGUEM. JÁ ESTA TERMINANDO UM ANO VIU.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKKKK.

    ResponderExcluir
  13. Doar em quem Doer, mas o PT local dificilmente um dia fará um Prefeito em nosso Município, primeiro porque a aceitação do povo é muito fraca, vejam durante vários anos o PT na política de Gostoso, só conseguiu eleger um único Vereador, mas é isso mesmo sonhar é fácil, o difícil é um dia chegar ao poder.

    ResponderExcluir