sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Pronatec prepara jovens de São Miguel do Gostoso para trabalharem em pousadas e restaurantes



Por Emanuel Neri
No Brasil de hoje, só fica sem qualificação profissional aquele que não quer mudar de vida. São muitas as oportunidades que o governo federal disponibiliza para quem quer aprender um ofício e ampliar suas chances no mercado de trabalho.
Na noite da última quinta-feira (19/9), 36 auxiliares de cozinha e 23 garçons de São Miguel do Gostoso provaram que uma boa capacitação profissional abre caminho para quem quer trabalhar e melhorar de vida.
De origem muito pobre, aqueles jovens deram uma verdadeira aula prática do seu aprendizado. Os auxiliares de cozinha prepararam um jantar de ótima qualidade. Os garçons serviram às mesas com eficiência. Quase cem pessoas estavam presentes.
Além da prefeita e secretários de São Miguel do Gostoso, estavam presentes responsáveis pelo treinamento e proprietários de pousadas e restaurantes. São eles que poderão contratar estes profissionais para trabalhar em seus estabelecimentos.
Este tipo de curso é organizado pelo Pronatec, braço do governo federal de treinamento para o mercado de trabalho. O principal foco destes cursos é preparar  pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família para entrarem no mercado de trabalho.
Estes cursos são feitos em parcerias com governos estaduais e prefeituras.
O objetivo destes cursos é sempre o mercado de trabalho local. No caso São Miguel do Gostoso, o foco é o treinamento de pessoas para trabalhar como o turismo.
Três turmas que já passaram por este treinamento em São Miguel do Gostoso. Além de auxiliares de cozinha e garçons, foram treinados recepcionistas, computação, vigilantes e cabeleireiro. Agora virão cursos de idiomas –como c inglês e espanhol.
Trata-se de uma excelente oportunidade para que as pessoas – em especial os jovens – se preparem para o mercado de trabalho.  Muitas dos que foram treinados nestes cursos já estão trabalham em São Miguel do Gostoso ou em outras cidades da região.
São Miguel do Gostoso tem excelente aproveitamento nos cursos do Pronatec. Segundo o Senac, que organiza estes cursos na cidade, a evasão de alunos inscritos para o treinamento é baixíssimo. Praticamente todos os inscritos concluem o curso.
Está é uma excelente oportunidade para quem quer escolher uma profissão e entrar no mercado de trabalho. Os interessados podem procurar a Secretaria do Trabalho e Assistência Social de São Miguel do Gostoso, pelo telefone (084)-32634256.
Também podem ligar para este mesmo número, pousadas e restaurantes que queiram contratar os profissionais que já passaram por estes cursos.
Pelo que eles demonstram na aula prática da última quinta-feira, são excelentes profissionais, que estão prontos para entrar no mercado de trabalho.
No link abaixo, mais informações sobre o Pronatec.

7 comentários:

  1. porque não divulgaram que estaria aberta as vagas para professor do pronatec, estão omitindo informação para colocar pessoas não capacitados so por causa da política, isso e uma vergonha para são miguel do gostoso investiguem para saber quem estava a frente.

    ResponderExcluir
  2. anonimo acima... os editais para professor do pronatec é divulgado na internet no site da ufrn ou escola agricola jundiai, vc que procure se informar melhor, pois vc ja recebeu algum comunicado pelos correios de concursos abertos? leia mais...assista tv, procure se informa....ok....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Politicos e seus seguidores fazem o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. Assim, ao invés de rebelar-se contra o sistema econômico, o individuo se auto-desvalida e culpa-se, o que gera um estado depressivo do qual um dos seus efeitos é a inibição da sua ação. E, sem ação, não há revolução!

      Excluir
  3. Atenção Quinca Marciano.< ajeita o maio e a par de bico e a inchada já foi dada a ordem de serviço para ajeitar a estrada, São Miguel BR 101 >

    ResponderExcluir
  4. vamos ver quem serão os professores do pronatec, tem certeza que tem alguem da prefeitura por trás, se não tiver venho e elogio mas caso contrario tenho todo direito de reclamar.

    ResponderExcluir
  5. atenção Quinca Marciano..prepara os instrumento..HERMANO MORAIS O NOVO SANTO DE GOSTOSO FALOU DIA 10 E PRA VALER...ESTRADA DE GOSTOSO A BR 101.

    ResponderExcluir
  6. Ao anônimo acima que cita o nome de Quinca, eu te digo pelo menos ele é um cara trabalhador, agora você poderia se importar com a sua vida que é melhor.

    ResponderExcluir