sábado, 14 de setembro de 2013

Mostra de Cinema de Gostoso, em novembro, vai incluir cidade no calendário cultural do Nordeste



Por Emanuel Neri
Está tudo praticamente pronto para que São Miguel do Gostoso tenha, a partir de novembro deste ano, um dos maiores acontecimentos da sua história cultural. Trata-se da 1ª Mostra de Cinema de Gostoso, que será realizada na cidade entre os dias 22 e 26 de novembro.
A Mostra de Cinema é uma realização da Heco Produções, de São Paulo, e do CDHEC (Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania), de São Miguel do Gostoso. A Mostra vai passar a integrar o calendário cultural e turístico da cidade.
A Heco acaba de lançar o site da Mostra de Cinema (veja abaixo). Também abriu as inscrições para os filmes, de produção nacional, que queiram participar da Mostra. O  prazo de inscrição vai de 13 de setembro a 9 de outubro. Haverá premiação de filmes.
O principal ponto da Mostra de Cinema será na Praia do Maceió, em São Miguel do Gotoso, onde haverá uma enorme tela ao ar livre, para a exibição dos filmes. Mas também haverá sessões em ambiente fechado, seguido de debates sobre cada filme.
A Mostra de Cinema trará a São Miguel do Gostoso diretores e atores de filmes. Eles participarão de debates, com a população, para falar sobre seus filmes. O evento atrairá pessoas para a cidade e terá grande exposição na mídia nacional e regional.
A população e os visitantes votarão na escolha do melhor filme longa metragem e o melhor curta metragem. Ambos os filmes serão premiados e receberão o troféu Câmara Cascudo – potiguar que foi o maior folclorista e historiador do Brasil.
O principal patrocinador da Mostra de Cinema é a Cosern, mas a Prefeitura local e outras empresas também estão colaborando com o evento, como a Serveng. Outro importante aliado é o Iasnin (Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri).
Além da Mostra, outro ponto alto deste evento são os cursos de formação técnica e audiovisual, que estão sendo dados para 40 jovens de São Miguel do Gostoso e de distritos. Estes jovens serão preparados também para trabalharem durante o evento.
Os cursos para estes jovens já foram iniciados e irão ate a Mostra. Têm o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do Cineduc (Cinema e Educação) e do IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) do Rio Grande do Norte.
Estes 40 jovens que estão fazendo o curso da Mostra de Cinema receberão formação técnica e audiovisual, com abordagem em linguagem, cultura e prática de cinema.
Os jovens aprenderão ainda a filmar curtas metragens para serem exibidos na Mostra.
O site da Mostra de Cinema, que vocês poderão ver abaixo, é de excelente qualidade. Além de falar da Mostra de Cinema, o site também dá informações sobre São Miguel do Gostoso e indica locais onde os visitantes podem se hospedar e comer.
A ideia é que o festival seja realizado todos os anos, sempre no mês de novembro. Depois do quarto ano, a Mostra de Cinema de Gostoso passará a exibir também filmes estrangeiros. O objetivo é transformá-lo em um das maiores festivais de cinema do Nordeste.
A Heco Produções é do cineasta Eugênio Puppo, que dirigiu o filme” São Miguel do Gostoso” – exibido na cidade e em mostras de cinema, e sempre muito elogiado. Esta semana o filme passou na TV Brasil – foi visto por milhares de pessoas em todo o país.
Pousadas e restaurantes de São Miguel do Gostoso já estão apoiando a Mostra de Cinema. É importante que mais pousadas e restaurantes se aliem a este evento, que trará muitos visitante para a cidade, com benefícios  para todo o setor turístico.
Não há dúvidas de que a Mostra de Cinema de Gostoso vai inserir a cidade no calendário cultural e turístico do Nordeste, trazendo muitos benefícios para São Miguel do Gostoso.
Veja, abaixo, link para acessar mais notícias sobre a Mostra de Cinema de Gostoso. Para maiores informações, inclusive sobre o curso de formação de jovens, você poderá ligar para: (084)-81272403.

14 comentários:

  1. EU SEI QUE A VITORIA AINDA VAI CHEGAR!!!!

    ResponderExcluir
  2. a reforma da estrada começaria dia 15, alguém sabe me dizer se já começou?

    ResponderExcluir
  3. É um absurdo. A cidade está um verdadeiro colapso e a preocupação agora é a Mostra de Cinema de Gostoso. Até quando viveremos nessa eterna hipocrisia? Isso que é feito com a população é uma verdadeira manipulação: também conhecido como "a política do pão e circo". Estamos vivendo dias difíceis onde não temos saúde, educação e principalmente segurança. Os bandidos têm a cada dia tomado de conta de nossa cidade e ninguém faz nada. A polícia não tem efetivo, nem viaturas suficientes para trabalhar, e não vejo a preocupação de ninguém em mudar essa realidade. Vale lembrar que algumas pessoas até falam: vamos fazer isso, ou aquilo. Mas, só falar é muito fácil, temos que fazer acontecer.
    Concordo que é um evento muito importante, mas já foi pensado que é preciso uma demanda bem maior de policiais para esse evento do que o necessário? Ou acham que apenas dois Pms darão conta de tudo isso. A cidade mais uma vez ficará a mercê dos bandidos e não vamos poder fazer nada. E como legado para nós, ficará apenas a vergonha de termos os turistas e nativos fazendo BO na delegacia.
    Porque não injetam todo esse investimento na cidade de uma forma que todos possamos ver o que está sendo feito? Ao invés de fazer um evento onde apenas poucos serão beneficiados. A população de Gostoso precisa de respostas e ações que sejam urgentes. Chega de Bla Bla Bla...
    Não somos tão ingênuos quanto parece. Queremos ver os resultados já! Exemplos: A Av. dos Arrecifes terminada, uma iluminação de vergonha na cidade, saúde segurança e educação de qualidade, ruas limpas, empregos para o povo, e etc... Mauro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, não sei si sinto o que voce esta sentindo, sei que é um pouco de cada coisa, um pouco de revolta pela estra e outras coisas, não tiro sua razão, devemos respeitar a opinião. Mas uma coisa é estrada outra coisa é o circo (no qual vos fala) outra coisa é essa mostra de cinema, que eu acho no meu parecer uma ótima coisa para a nossa cidade, nen tanto para o físico, mas pelo humanpo, pela integração e tudo mais que eu e voce sabe, outra coisa é uma mostra de cinema e houve já aqui em gostoso onde mais de 2000mil pessoas estiveram presentes, e não houve uma ocorrencia policial, ok, si é necessário pm é, mas para a mostro claro que não. Um grande abraço tambem me acovar detras do anonimato. mas não ligue não vamos a luta.

      Excluir
  4. O QUE MAIS SE VER E FOTOS DE AÇÕES E MAIS AÇÕES.. QUEM SEMPRE SAI NA FOTO É TIQUINHO. AFINAL QUEM E O SECRETARIO DE AÇÃO SOCIAL E ELE???

    ResponderExcluir
  5. Falta informação para o leitor que se manifestou acima. Em primeiro lugar, é importante dizer que a 1a Mostra de Cinema de Gostoso vai ser realizada com o apoio da iniciativa privada. A maior patrocinadora da Mostra é a Cosern, seguida de outras empresas, com investimentos menores. Pousadas e restaurantes de São Miguel do Gostoso também estão apoiando o evento. O apoio da Prefeitura é mais na questão da infra-estrutura e isso não significa que dinheiro público vai deixar de ser aplicado em serviços públicos para ser destinado à Mostra de Cinema. Do ponto de vista econômico, não há dúvidas de que a Mostra de Cinema será um grande acontecimento para a cidade, pois vai incrementar o turismo, movimentando pousadas, restaurantes e o comércio em geral. Mas o mais importante da Mostra de Cinema é o lucro cultural que o conteúdo deste evento trará para a cidade. Imagine a população de São Miguel do Gostoso tendo acesso ao que existe de melhor na produção de cinema nacional (na parte inicial do festival) e internacional (na sequência do festival). Trata-se de um enorme salto cultural e uma grande conquista para a população de São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuel acompanho sempre o seu blog, muitas vezes concordo com suas publicações e muitas vezes não. neste momento estou discordando, sabe por que? Voce esta justificando algo para quem não existe, vamos fazer o seguinte sei que voce é imparcial transparente etc eetc, mas deixa este anonimo na covardia do esconderijo dele, como eu faço neste momento. um abraço

      Excluir
  6. De forma nebhuma me falta informação. Apenas vejo as coisas numa ótica diferente de vocês. Essa história de lucro cultural para cidade é pura fantazia do mundo encantado em que vocês querem transformar Gostoso. O povo anseia por acontecimentos reais, e não coisas abstratas que não mudarão suas vidas em nada.
    Queremos mais segurança em nossa cidade, melhorias em nossa saúde, educação, etc... Isso sim é algo real que atenderá o desejo de todos. Depois podemos pensar em diversão, cultura, lazer, e outras coisas mais... Mauro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que você quer para Gostoso todo brasileiro quer para sua cidade. Essa é a realidade de cada município brasileiro. Quem sabe cinema diverte o povo que vive no Alice, país das maravilhas?
      A realidade brasileira é muito triste.

      Excluir
    2. Nada de Alice no país das maravilhas. Esta uma visão equivocada sobre a Mostra de Cinema de Gostoso, que vai ser um grande acontecimento na cidade. Os Titãs têm uma música que explica muito bem esta situação. "A gente não quer só comida/a gente quer comida, diversão e arte". Deu para entender?

      Excluir
    3. Um grande acontecimento pra quem? Eu continuo ser ter direito aos grandes pilares que movem a sociedade: saúde, segurança e educação. Mauro

      Excluir
  7. cader a estrada q liga sao m.gostoso a touros...q ia comerçar dia 15 de setembro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ta bem pertinho,comerça,a estrada q ligar gostoso a touros, dia 15 de setembro de 2014...kkkkk

      Excluir
  8. Vai ser importante essa mostra de cinema em Gostoso, mas o que mais nos interessa seria melhor saúde, educação e segurança para todos nós.

    ResponderExcluir