terça-feira, 24 de setembro de 2013

Está tudo errado com a obra na entrada de São Miguel do Gostoso. Há falhas graves no contrato e no projeto



Por Emanuel Neri
Está tudo errado na obra da entrada de São Miguel do Gostoso. Na arde desta segunda-feira (23/9), o projetista da obra, Aroldo Queiroga, prestou depoimento na Câmara Municipal. A Prefeitura também compareceu para prestar esclarecimentos.
A obra na entrada da cidade (foto) foi iniciada na administração anterior. A conclusão deste debate é que tudo foi feito às pressas, sem o menor planejamento, e sem projeto e contrato adequados. O resultado é que a obra não foi concluída e praticamente tudo agora terá que ser refeito.
Com isso, dificilmente a obra será concluída antes do final deste ano – ou seja, a temporada de verão acontecerá sem que a entrada da cidade esteja pronta. Será um enorme prejuízo para a população e para o turismo. Todos perdem com isso.
Há erros graves entre a elaboração do projeto e o contrato para a construção da obra. Veja abaixo os principais problemas desta obra:
1)Um dos problemas é que a administração anterior, do ex-prefeito Miguel Teixeira, aparentemente iniciou a obra sem um projeto adequado. Sequer estava prevista a terraplenagem para que o trecho da via pudesse ser pavimentado.
2)A empresa contratada para a obra, Galvão Marinho, se recusou a dar continuidade à obra quando houve a troca no comando da prefeitura. Com isso, o contrato anterior está sendo anulado e haverá readequação do projeto e nova licitação para a obra.  
3)No projeto anterior, há uma quantidade enorme de postes – em torno de 20 metros entre um e outro quando o correto seria 45 metros - e o canteiro em que eles estão fixados tem uma largura inferior a um metro. O exigido neste caso são três metros.
4)O canteiro estreito pode provocar acidentes. Um carro pode se chocar com um destes postes e ele pode cair sobre outros veículos, provocando acidentes graves. Por isso, a legislação exige canteiro central em torno de três metros de largura.
5)O paisagismo do local é inadequado. Plantou-se palmeira imperial no canteiro central. Ocorre que a circunferência de uma palmeira deste tipo, em idade adulta, chega a quase um metro - e não caberia no canteiro central que foi construído.
6)Segundo o projetista Aroldo Saboia, o projeto não previa a plantação de palmeiras imperiais, mas o ex-prefeito exigiu que se plantasse este tipo de árvore, por achá-las  bonitas. A conclusão é que estas palmeiras estão morrendo e serão retiradas do local.
7)Devido a tantos erros no projeto e contrato originais, há necessidade de readequação do projeto e uma nova licitação para que outra construtora seja contratada para concluir a obra. Esta é uma exigência da lei.
8)A administração atual acredita que levará pelo menos três meses para fazer a readequação do projeto e a nova licitação. Com isso, dificilmente a obra será concluída antes do final deste ano.
9)A prefeitura pretende adotar soluções provisórias para amenizar os problemas com a obra, em especial os buracos na pista e a poeira provocada pelo piso atual – uma parte com o asfalto antigo e outra com “piçarra”. Areia branca diminuiria a poeira.
10)O governo federal liberou, via Caixa Econômica, dinheiro para a obra. Mas este dinheiro, que continua na Caixa, só pode ser liberado mediante a execução e conclusão da obra. Por isso, há a necessidade de licitação para um novo contrato.
11)Segundo a atual administração, apenas 16% do valor previsto na obra – orçado em cerca de R$ 700 mil – foi pago pela gestão anterior. A prefeita atual suspendeu os pagamentos seguintes pelo fato de a empresa contratada não ter concluído a obra.
12)Também houve problema com o sistema elétrico dos postes. Provavelmente a readequação do projeto obrigue a se fazer um canteiro central maior, para evitar acidentes. Outra solução será a transferência dos postes para as laterais da pista.
Diante de todos estes problemas, a conclusão é que está tudo errado com este projeto. Vereadores – e pessoas presentes à sessão da segunda-feira na Câmara Municipal  – ficaram perplexas com o amadorismo adotado na  gestão anterior.
A administração de Miguel Teixeira deixou mesmo muito a desejar no planejamento e execução desta obra. Praticamente nada foi feito de forma correta para que a obra fosse iniciada e concluída sem problemas em sua execução e no prazo previsto.
Agora é a população e o turismo da cidade quem sofrem prejuízos com esta falta de planejamento. Além de problemas com os buracos na pista, residências e pousadas na região reclamam muito da poeira levantada por carros que passam pelo local.
Mas, infelizmente, devido a todos estes problemas na elaboração do projeto e na execução da obra, São Miguel do Gostoso ainda vai demorar algum tempo para ver a entrada cidade pronta e bonita. Por enquanto, tudo ali vai continuar feio e esburacado.

25 comentários:

  1. "Trabalho e Compromisso", esse era o tema da administração passada, do Ex- Prefeito Miguel Teixeira, quando o mesmo não fez nada pela nossa cidade, assim mesmo iniciou a obra da entrada da cidade sem um projeto adequado, e vejam que ele também deixou a obra do Centro de Saúde inacabado, por mais de 80% para a atual administração concluir, com um projeto arquitetônico muito mal feito e mal elaborado, isso demostra o amadorismo da administração passada, com certeza a população e o Turismo irão sofrer prejuízos com a falta de planejamento, e que agora para o momento a atual administração não tem as mínimas condições de executar essas pendências deixadas pela administração passada, e vejam que ele saiu dizendo que deixava tudo as mil maravilhas, será que foi mesmo?, agora ele poderia pelo menos visitar a nossa cidade e ver a boniteza que ele deixou logo na entrada da nossa cidade, que é de se fazer vergonha, por isso gente muitas vezes agente assisti em noticiários os descasos que são feitos com o dinheiro Público, e muitas vezes até pensamos que tudo isso só acontece bem distante da gente, em outros países porque no nosso país não existe nada disso, kákáká, é quando se enganamos minha gente aqui bem pertinho da gente também acontece do mesmo jeito, e muitas vezes esses mal feitores ainda querem continuar na política, chega passou a tua vez, iremos torcer que a atual administração conclua essas obras inacabadas, que por sinal vem causando um prejuízo enorme ao Município, e consequentemente a todos nós moradores do Município de São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
  2. obras do santo miguel teixeira....eu sabia que a mascara dele um dia ia cair :)

    ResponderExcluir
  3. E ele sumiu, poderia visitar a nossa cidade para para matar a saudade da bonita obra que ele deixou, essa foi demais que vergonha.

    ResponderExcluir
  4. Foi só Trabalho e Compromisso, é piada, imagine se tivesse feito alguma coisa, deixou o nosso Município abandonado.

    ResponderExcluir
  5. E ainda tem babão que pensa que ele vai ser Prefeito novamente, que Deus nos acuda, o povo te espera mais é para te grande surra nas urnas kákákáká.

    ResponderExcluir
  6. por isso que eu sempre achei essa entrada muito feia ficaria melhor se derrubasse tudo e fizesse uma outra obra nós moradores de Gostoso bem que merecemos.

    ResponderExcluir
  7. E pensar que o dinheiro jogado no lixo sai do bolso dos pobres de Gostoso, para quem é pobre esse dinheiro faz falta. Que vergonha !! Será que ele vai ter a cara de voltar à Gostoso. E a vergonha que causou à sua família?

    ResponderExcluir
  8. espero que nas proxímas eleições entre alguem serio com perfil de juventude capacidade e determinação e não se deixe levar por politicagem, alguem q pelo menos não se negue a atender o telefone.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade e adeus aos coronéis!

      Excluir
    2. isso é quase impossível aqui em nossa cidade, uma vez q os politicozinhos candidatos a prefeito q temos ñ dão conta do recado, sem exceção.

      Excluir
  9. E com certeza a atual administração irá fazer outra obra, porque ficou tudo inacabado e mal feito.

    ResponderExcluir
  10. a volta de miguel é esperada por varias familia aqui de Gostoso principalmente quem ganhava dinheiro com a cara e quem só tinha o ensino medio e era coordenador achei ótimo Fafa ter cortado esses funcionarios fantasma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acordenadora cintia so tem o ensino médio e ainda e cordenadora. que mudou?

      Excluir
  11. Só tem uma meia dúzia de babão e outros que ganhavam sem trabalhar que dizem que a administração passada foi boa, agora pergunte ao resto da população que o povo diz a verdade, a gestão passada deixou o Município arrasado, e as consequências estão surgindo agora na atual, que poderia muito bem cumprir com muitos compromissos, mas foi prejudicada com obras inacabadas e restos á pagar que ficaram da administração passada.

    ResponderExcluir
  12. Olha para esses que ganhavam do dinheiro Público sem trabalharem na administração passada e agora estão revoltados, existe outro meio para ganhar dinheiro fácil, e só investir na telexfree, pense num negócio arretado para vocês, quando uma administração tenta fazer as coisas corretas, existe gente que não gosta, a esses que eram beneficiados de forma irregular, eu digo gente caiam na real, existia pessoas beneficiadas que não precisavam desse dinheiro para sobreviver, enquanto isso quantas pessoas do nosso Município tentam arranjar um simples trabalho e não conseguem, acho que o político e as pessoas que firmaram essa parceria de ganharem sem trabalhar, o que falta a eles é vergonha na cara, o nosso dinheiro Público tem que ser valorizado pelos nossos governantes e pelos empregados do Município, agora podem chorar que a mamada passou, esperem deitados por muito tempo, ou se levantem criem coragem e arrumem um emprego de verdade.

    ResponderExcluir
  13. Não entendo porque este blog não pede soluções do atual governo e não do que passou!

    ResponderExcluir
  14. tem grupos se formando para as proximas eleiçoes gente que está assumindo cargo comissionado e está contra Fafa espero que Fafa coloque essas pessoas no lugar certo pois sao traidores e nao merecem cargos comissionados sao os babao de Miguel que estao com saudade da mamada que tinham vamos acabar com isso e entregar esses traidores

    ResponderExcluir
  15. É VERDADE GOSTEI DISSE A VERDADE DOA EM QUEM DOER.

    ResponderExcluir
  16. Esse recado vai para o ex prefeito Miguel Teixeira, não fique triste por por algumas de suas palmeiras terem morridos, por falta de água ou por ter sido comidas pelos burros que vivem soltos em nossas belas ruas, e as que sobraram vão ser retiradas.
    Nesse Natal vou pedir para Papai Noel lever uma Palmeira Imperial de presente pra você. Prepare a schoorsteen pois a palmeira vai descer por ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fez bem anônimo vc falar sobre a água tem diversas bombas quebradas,a falta de agua é absurda. .por que isso vc ñ posta so sabem falar da administração passada né?

      Excluir
  17. querido amigo paulo PT. carregue uma aguinha as palmeiras estão morrendo.kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como que ele vai regar as palmeiras se ñ tem água?volta p escola inteligencia pura.kkkk

      Excluir
  18. Há é só buscar no mar, kkkkkkkk, água está ficando difícil, as bombas na administração passada ficaram todas quebradas, pense num trabalho e compromisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então va,e perca o seu tempo pois ñ vai adiantar,falta de conteudo vc tem vc ñ acha?

      Excluir
  19. vamos lutar para que o dinheiro gasto em vão seja devolvido ou pessoas corruptas va pra cadeia

    ResponderExcluir