terça-feira, 17 de setembro de 2013

Dilma "fala grosso" com os Estados Unidos e cancela visita por causa de espionagem americana ao Brasil



Por Emanuel Neri
O cantor e compositor Chico Buarque usa uma ótima expressão para definir a diplomacia brasileira e as relações do Brasil com outros países, durante os governos Lula e Dilma (foto). “Sem falar grosso com a Bolívia, mas também sem falar fino com os Estados Unidos”, diz Chico.
Esta talvez seja uma ótima imagem para entender melhor a decisão anunciada hoje (17/9) por Dilma Rousseff, de cancelar a visita oficial, que teria honras de chefe de Estado, da presidenta do Brasil, em outubro próximo, aos Estados Unidos. Por trás desta decisão, está, sim, a soberania brasileira.
O motivo que levou à crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos – e que resultou no cancelamento da visita da presidenta brasileira aos EUA  – foi a espionagem que serviços secretos americanos fizeram sobre mensagens entre Dilma e seus principais assessores.
A denúncia sobre a “arapongagem” americana nas conversas da presidenta – a espionagem também incluiu a Petrobrás – foi revelada pelo jornalista americano Gleen Greenwald, no “Fantástico”. A notícia gerou um terremoto na relação dos dois países.
A fonte de Greenwald é Eduardo Snowden, ex-agente do serviço secreto americano. Atualmente Snowden está refugiado na Rússia. A pressão americana também atingiu David Miranda, namorado de Greenwald, preso em agosto quando passava por Londres.
Independentemente do cerco americano a Snowden e Greenwald, que mora no Brasil e trabalha para o jornal inglês “The Guardian”, que já publicou várias reportagens sobre espionagem dos EUA a outros países, a crise atingiu em cheio o Brasil.
O governo brasileiro diz que o alvo dos americanos em bisbilhotar conversas da presidenta Dilma e da Petrobrás era comercial. O Brasil fará brevemente leilão de exploração do campo de Libra, uma das maiores reservas petrolíferas do mundo.
A justificativa dos EUA para vasculhar informações de outros países, incluindo pessoas, é o combate ao terrorismo. Mas todos sabem que o Brasil não representa nenhum risco terrorista. Por trás da espionagem, há mesmo interesses comerciais.
Na reunião do G-20 – as 20 maiores potências econômicas do mundo -, no início de setembro, na Rússsia, Dilma Rousseff já tinha cobrado duramente explicações de Obama. Mas as justificativas dadas por Obama e pelos EUA não foram convincentes.
Na manhã de hoje, Dilma anunciou o que muita gente já esperava, inclusive Obama: a visita oficial aos EUA está cancelada. Obama ainda tentou salvar a visita, mas conseguiu apenas ajustar um comunicado de que a decisão foi tomada pelos dois países.
Dilma ia ser recebida por Obama com honras de chefe de Estado. Seria a primeira visita deste tipo aos Estados Unidos em 2013. Este tipo de visita é cheio de pompa, com jantar de gala na Casa Branca, parada militar e visita ao Congresso americano.
Quem conhece Dilma sabe que ela não leva desaforo para casa. Na última segunda-feira, Obama ainda telefonou para ela, para tentar convencê-la a manter a visita. Mas, sem dar explicações convincentes sobre as escutas, Dilma cancelou a visita.
Com esta decisão, Dilma entra para a história do país como a primeira chefe de governo brasileiro a cancelar uma visita estratégica aos EUA por discordar da espionagem que o governo americano fez ao Brasil. Foi uma decisão de estadista.
O Brasil não pode aceitar passivamente o desrespeito à soberania brasileira por parte dos Estados Unidos ao fazer escutas clandestinas das conversas da maior autoridade do país. Poucos países atingidos por este processo de escuta agiram dessa forma.
Ao cancelar a visita, Dilma também deu um tiro no chamado “complexo de vira-latas” com que o dramaturgo Nelson Rodrigues classificava o Brasil. Embora a origem do termo seja o futebol, a expressão também valia para a relação do Brasil com outros países.
A população brasileira já deu sinais de que apoia a decisão de Dilma. Enquete feita hoje pelo UOL, maior portal de notícias do Brasil, aponta que quase 70% da população aprovam a decisão da presidenta. Poucas decisões de Dilma têm tanto apoio.
Veja, abaixo, links sobre o cancelamento da visita da Dilma aos EUA e as principais repercussões. Você também poderá votar na enquete do UOL que quer saber a opinião da população sobre a decisão. Leia também sobre o “complexo de vira-latas”.

11 comentários:

  1. Queremos a estrada que liga São Miguel a Touros

    ResponderExcluir
  2. caro..emanuel neri..vc publicou no seu blog.q no dia 15 de setembro,comerçava a atampar os burracos de sao m.gostoso,a touros,so sendo promessa de politicos mesmo,viu..pq hoje já eh,18 de set..e a vereadora nenén de lalá .me falou q nao tem nem previsaó,de comerçar essa obra..isso e brincadeira..com a populaçaó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor. Este blog não tem obrigação de reconstruir estradas. Este blog, como qualquer veículo de comunicação, apenas retransmitiu informação dada pelo DER de que iniciaria o recapeamento da estrada no dia 15 de setembro. Seria melhor co~e cobrar ao DER, que é um órgão do governo estadual, pelo atraso na obra.

      Excluir
    2. cadê oa obra de capeamento da estrada Gostoso touros tiraram fotos pra dizer que foram ao DER porem nao foi feito nada só promessas nós já cobramos de Fafa ela é que tem de cobrar dos diretores do DER e da Governadora Rosalba pois de promessas já estamos saturados.

      Excluir
  3. Vai pedir a Dilma para ela fazer que é melhor kákáká.

    ResponderExcluir
  4. É ODEIO ESSE PT, MAS QUEM DIRIA QUE ESSE PAIS ENFRETASSE A MAIOR POTENCIA DO MUNDO, É DE TIRAR O CHAPÉU.

    ResponderExcluir
  5. Quer bem se promover politicamente com essa onde de espionagem dos Estados Unidos ao Governo Brasileiro, precisa-se fazer mudanças o custo de vida da população Brasileira da classe pequena e média a cada dia aumenta mais e o salário olha bem pequenininho, como dizia o saudoso Chico Anísio.

    ResponderExcluir
  6. concordo com o leitor acima queremos a estrada pois andamos em nossos carros e não em carro de prefeitura ou governo quando quebra e nos que pagamos. E por isso que as autoridades não liga em arrumar andam nos carros da prefeitura e do governo.

    ResponderExcluir
  7. Enfrentar nunca o Nosso País terá condições de enfrentar a maior potência do mundo.

    ResponderExcluir
  8. Fala grosso aonde, só se ela estivar com a garganta inflamada.

    ResponderExcluir
  9. Por quê vc censura os comentários contra o PT? Vc também faz parte da ditadura comunista atual?

    ResponderExcluir