sábado, 24 de agosto de 2013

São Miguel do Gostoso inclui queixas contra posto de combustível e construções em sua pauta ecológica



Por Emanuel Neri
A agenda ecológica está presente hoje em qualquer discussão que se faça sobre o futuro das cidades – e dos países. Como não poderia deixar de ser, o tema também está inserido fortemente no debate sobre os passos futuros que a população quer para São Miguel do Gostoso.
Este blog tem recebido uma série de apelos para incluir questões ecológicas em sua pauta de publicação de artigos. Há reclamações sobre lixo, água, trânsito na praia, som alto, queimadas e invasões indevidas de áreas de preservação ambiental.
Nos últimos dias, têm chegado várias reclamações sobre um posto de combustível que está sendo construído na entrada de São Miguel do Gostoso, próximo á lagoa do Cardeiro (foto). Segundo moradores, há risco de vazamento e de contaminação da lagoa.
Além de ser um dos principais cartões postais da cidade, a lagoa do Cardeiro é também o principal santuário ecológico de São Miguel do Gostoso. Grande quantidade de peixes e aves vivem nesta lagoa, que tem também uma vegetação exuberante.
De fato, há riscos caso não sejam tomadas medidas preventivas para evitar acidentes com vazamento do combustível. Outro risco é a contaminação do lençol freático. Este blog tentou falar hoje (24) com o dono do posto, mas seu telefone não atendeu.  
A Prefeitura de São Miguel do Gostoso acredita que a obra tem o aval do Idema, o órgão que controla o meio ambiente no Rio Grande do Norte. Segundo a Prefeitura, a atual legislação exige que somente postos de fibra sejam usados neste tipo de obra.
Ao contrário de tanques de ferro, usados antes e nos quais havia possibilidade enferrujamento, os de fibra não têm este risco. Quem tiver dúvida sobre isso –inclusive sobre a licença da obra –deve consultar o Idema (telefone 84-32321980).
Mas não é só o posto de combustível da entrada de São Miguel do Gostoso que está na pauta dos ambientalistas locais. Construções estão sendo feitas em áreas de preservação - uma delas, na entrada do Santo Cristo, foi embargada pelo Idema.
Este foi um dos temas tratados na reunião do Comitê Orla, realizada na última quarta-feira (21/8), na cidade. O curioso é que ainda há pessoas – inclusive alguns moradores recentes da cidade - que foram à reunião para defender esta construção.
Esta construção está sendo feita praticamente dentro da lagoa do Cardeiro. Se não bastasse esta irregularidade, há outras suspeitas de elaboração de documentação falsa para a liberação da construção. O Idema já está apurando esta irregularidade.
Outro problema muito comum em São Miguel do Gostoso é o de cercas de residências e pousadas que avançam sobre a área de preservação da lagoa do Cardeiro. A Prefeitura diz ter obrigado alguns destes proprietários a recuarem com as cercas.
Na reunião do Comitê Orla do dia 21 - com participação da Prefeitura, associações e ONGs ambientalistas -, todas estas irregularidades ambientais foram discutidas. Construções irregulares feitas dentro da cidade também foram abordadas.
Além do Idema, a Secretaria do Patrimônio da União também estava presente. Estes são os órgãos responsáveis, junto com o Ibama, pela preservação ambiental e respeito aos limites determinados pela legislação do país e ao patrimônio da união.
A decisão do Comitê Orla foi agir duramente contra todas estas irregularidades. É importante que a população esteja atenta a estes problemas. Toda irregularidade tem que ser imediatamente denunciada ao Idema, Ibama e Patrimônio da União.
Abaixo, links para que o leitor possa fazer reclamações de irregularidades ambientais ao Idema, Ibama e Patrimônio da União.

19 comentários:

  1. Boa Noite, o comite Orla tem a coordenação da Prefeitura através de Rubens, existe a mais de 4 anos, e vem junto com a população e seus representantes, como associações, sociedade civil e entidades como IDEMA Patrimonio da União, Ibama, Capitania dos POrtos , Camara de Vereadores como parceiros. no dia 21 de agosto foi discutido algumas pautas, e dentre elas foi a lei que proibe o acesso e transito na praia, tambem foi discutido a questão do posto de gasolina, e o IDEMA pronunciou essa questão, que o posto teve sua licença liberada para a construção e que a coordenadora de liberação para postos de gasolina ficou com o compromisso para nos entregar todo o processo de documentação da liberação da construção deste posto, sobre as contruções em torno da lagoa do cardeiro foi colocado que uma casa que si encontra lá para quem vai para a praia do santo cristo, se encontra embargad tanto pela SPU IDEMA e pela prefeitura, com procedimentos de possível derrubamento através do patrimonio e idema. enfim estamos trabalhando. Outrossim gostaria muito que todos participassem desta reuniões que são bimestrais é muito importante para o desenvolvimento do município. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. quem pode dar uma bela explicação sobre o posto de gasolina que está sendo construído próximo a lagoa e o senhor Miguel Teixeira que está BEM a par do empreendimento.

    ResponderExcluir
  3. Quais saos os DONOS do Posto de gasolina que tà to mundo comentando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARCOS CHIMBINHA E LUCIANA FARIAS







      Excluir
    2. NÃO E OS DONOS E SIM O DONO.. MARCOS CHIMBINHA

      Excluir
    3. Adivinha só... Tchan, tchan, tchan-tchan...!!!

      Excluir
    4. O DONO É O EX-SECRETARIO DE ARTICULAÇÃO POLITICA E EX-PRIMEIRO-DAMO DE TOUROS (MARCOS CHIMBINHA)

      Excluir
  4. Mais uma vez, se fala de ecologia como atividade-fim e nao como um meio ativo que nos leva a melhorar algo. Sao Miguel Do Gostoso, està se desvendando como uma sociedade de mercado entrando na globalizaçao. Quando leio no artigo acima: "na reunião do Comitê Orla do dia 21.08.13 - com participação da Prefeitura, associações e ONGs ambientalistas" me vem expontaneo pensar: com tanta gente trabalhando com boa vontade, e sem divisoes de interesses, os resultados concretos deveriam ser tao visiveis, quanto este novo Posto de Gasolina... como o exemplo das eolicas que enfeitam as fotos do por do sol... Depois uma vozinha interior responde: "onde tem tanta gente mandando, ninguem sabe a quem obedecer". Se è assim, è uma pena porque a cidade tem um potencial imenso e um povo maravilhoso.

    ResponderExcluir
  5. A Prefeitura tem que tomar as providências se existe perigo ao meio ambiente em particular a Lagoa do Cardeiro que é um cartão postal de nossa cidade, o senhor Marcos Chibinha que se diz proprietário da construção do posto de gasolina, se é mesmo, não está nem um pouco preocupado com o que venha a acontecer, que seja tomada as devidas providências.

    ResponderExcluir
  6. caro,amigo emanuel neri,essa cidade pareçer q nao tem delegado,sabe pq a noite,agente q morra no centro da cidade nao consegue dormi,com essas motos sem cano,fazendo barrulho,meu amigo isso e um disrepeito muito grande,a policia tinha q prende essas motos com canos inrregular,espero q nosso delegado faça algunha coisa,

    ResponderExcluir
  7. Esses motoqueiros andam em nossa cidade fazendo muito barulho e a polícia não toma as providências, vamos lá senhor Delegado tome as providências e prendam as motos desses bagunceiros, que principalmente a noite andam fazendo grande barulho em suas motos e prejudicando o sono de nossos moradores.

    ResponderExcluir
  8. Às vezes me pergunto qual o critério e a intenção do ilustre jornalista Emanuel Neri. Faz um matéria sobre responsabilidade ecológica e me vem com as reclamações por causa do barulho. Alguém sabe me dizer qual a relação? Por que não se protesta sobre um assunto, depois sobre outro?
    Acho uma bagunça esse blogue. E concordo com todos os incomodados com o barulho: de fato é insuportável... Mas a própria família do ilustre jornalista desfilava pela cidade aos berros com sua incrementada moto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo,vc e muito babaca,se vc esta se doendo e pq vc deve ser um desse bagunceiros de motos,amigo vivemos em um pais democratico..ok

      Excluir
    2. Pior que não. Meu carro é super silencioso, ecologicamente quase correto... Acho ridículo esse comportamento infantilizado e adolescente de fazer zoada em troco de nada. Não gosto de carro de som, motos barulhentas, bugres envenenados... Portanto, amigo, acho que sua reclamação é super relevante, só acho que não cabe nesta matéria.

      Excluir
  9. oI emanuel parabens pelo blog esse espaço que voce criou me faz lembrar que ainda temos uma país democratico pois atraves desse espaço podemos elogiar,criticar,e dá sugestoes para o desenvolvimento dessa cidade que é maravilhosa hoje a minha critica vai para a rodovia que liga Gostoso a Touros que está um absurdo para se dirigir é pena que dona Fatima Dantas nao tenha conseguido fazer o reparo necessario isso prova a falta de compromisso com a populaçao local,Outro fato que me impressiona é o grande numero de arrombamento na nossa cidade e a falta de compromisso da policia militar deixando a populaçao desamparada ,outro fato que me decpciona é ir ao posto de saúde e nao encontrar um medico que nos atenda tudo isso precisa ser estudado de forma respeitosa para que nós que ajudamos a eleger a dona fatima possamos ficar satisfeito com a escolha.peço a todas as autoridades desse municipio que tenha responsabilidade e faça valer o cargo que tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente tenta... Mas a força democrática é vertical, sabe?

      Excluir
  10. olho aberto: ESTOU QUERENDO SABER O NOME. DO ARQUITETO QUE FEZ O PROJETO DO NOVO POSTO DE SAÚDE.KKKKKK E CARA E MUITO BOM NÃO DEIXOU UM RALO PARA ESCOAMENTO DE AGUA DA ENFERMARIAS...KKKKK E A CAUSADA E FORA DO PADRÃO.KKKK ATENÇÃO TENHA MUITO CUIDADO, COM AS TAMPAS DAS FOSSAS. UMA A FUNDOU COM O PESO DE UM FIAT UNO.KKKKKKKK E OS VEREADORES EM VES DE FISCALIZAR FICAM ACHANDO BONITO.KKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  11. Esse blog já começa sem credibilidade quando o senhor Emanuel Nery aprova comentários anônimos, direcionados e as vezes ofensivos.uma pena!!!

    ResponderExcluir
  12. O ENGENHEIRO QUE TOMOU CONTA DA OBRA E O MESMO DA TA FAZENDO O SUPERMERCADO...ISSO SEM FALAR NAS ESCOLAS QUE ELE REFORMOU.... TODAS CAINDO....

    ResponderExcluir