sábado, 31 de agosto de 2013

PIB cresce 1,5% (3,3% no ano),surpreende analistas e muda discurso daqueles que apostavam no "pibinho"



Por Emanuel Neri
O Brasil é um país que sempre surpreende. Quando os principais especialistas  econômicos – incluindo analistas de jornais e TVs – apontavam na direção do que eles chamam pejorativamente de “pibinho”, a economia brasileira cresce de forma surpreendente.
Segundo dados divulgados na sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o PIB (Produto Interno Público) cresceu 1,5% no último trimestre de 2013, o que levou analistas a reverem previsões para o PIB de 2013, em torno de 3%.
Com esta recuperação, o Brasil cresceu mais do que todos os países desenvolvidos – incluindo os Estados Unidos e os da Europa – e superou também os países em desenvolvimento. Ficou atrás apenas da China, o país que mais cresce no mundo.
Só para se ter uma ideia, enquanto o Brasil cresceu 1,5% no segundo trimestre, o crescimento dos Estados Unidos foi de 0,6%, enquanto a Alemanha foi de 0,7%. Países como Holanda, Espanha, Itália e México tiveram crescimentos negativos no período.
Para que se tenha ideia da importância deste índice de 1,5%, foi o maior já registrado no Brasil desde o primeiro trimestre de 2010. Com isso, o Brasil alcança um crescimento 3,3% no acumulado dos últimos 12 meses.  Resultado bem positivo.
O PIB mede o crescimento do país. Durante os dois primeiros anos do governo Dilma, o crescimento foi menor do que no de Lula. Foi o suficiente para que as previsões de analistas apontassem para quadro bastante negativo. Parecia até o começo do fim do mundo.
Apesar de indicadores econômicos bastante favoráveis – como é o caso do nível de emprego e do volume de investimentos -, existe uma maré de pessimismo rondando o país. Parece até que analistas torcem para que tudo dê errado - ou seja: quanto pior, melhor.
Outro indicador que analistas estavam bombardeando antes era a inflação. Parecia até que o governo tinha perdido o controle e que os preços estavam disparando em todo o país. Não era verdade. Os últimos índices dizem que tudo está sob controle.
A inflação acumulada nos últimos doze meses está em 6,27% - índice abaixo do teto da meta estabelecido pelo governo (Banco Central), que é de 6,5%. Mas se você houve um analisa falando na TV parece que a inflação está fora de controle no país.
A oposição no Brasil precisa de dados negativos para poder rechear seu discurso para a disputa pela presidência da República, em 2014. A eleição será disputada também pela atual presidenta, Dilma Rousseff (foto). Por isso, oposição e analistas apostam no pior.
O crescimento do PIB chega em um momento em que a popularidade da presidenta Dilma está em recuperação - sua aprovação havia caído após as manifestações de rua em junho. Mas este índice já chega aos 43%, segundo pesquisas, e isso dificulta o caminho da oposição.
É por isso que os últimos dados sobre o crescimento do PIB abalaram a torcida negativa da oposição. O resultado trouxe otimismo para o governo, que vê nestes dados a retomada do crescimento da economia para 2013. Mas a oposição quer mais é que tudo dê errado.
Veja, abaixo, links para mais informações sobre o crescimento do PIB no último trimestre:

11 comentários:

  1. Emanuel te admiro muito pois vejo que voce é muito preocupado com a melhoria em nossa cidade porem , a falta de segurança continua aterrorizando nós moradores. gostaria que voce publicasse em seu blog uma materia exigindo da policia militar mais desempenho na caça a esses bandidos que estao tirando nossa tranquilidade ontem dia 31 foram arrombadas 3 casas no bairro do maceió isso é um absurdo voce precisa nos ajudar pois estamos sem saber como fazer para termos tranquilidade te agradeço e sei que podemos contar com esse blog que é um excelente veiculo de comunicaçao um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc é muito desinformada mesmo... procure a nossa querida governadora e exija dela soluções para esse problema de insegurança. A polícia já trabalha no limite de suas condições. Marcos.

      Excluir
  2. Aproveita aí, camarada, e cobra do Secretário de Segurança Pública. O que mulesta a Polícia vai fazer com 40 litros de combustivel por dia, tendo que ir abastecer lá no Centro Administrativo na zona sul de Natal, 230 km pra ir e vir, os pneus da viatura lisos, sem manutenção, pms pagando gasolina do bolso deles pra não ficarem no prego na estrada. Dois pneus que estão lá, os melhores foi doação de um cidadão que se preocupou com a miséria a que chegou a segurança do seu município. Então para de falar besteira com quem não resolve nada, e cobra do secretário, manda ele vir aqui e resolver.

    ResponderExcluir
  3. moradores de gostoso estao mudando rotina por causa dos arrombamentos todos os dias uma casa ou mais sao invadidas por bandidos aqui em sao miguel do gostoso acho que a policia já devia ter resolvido esse caso pois o que falta é um trabalho investigativo da policia civil com a policia militar existe um garoto de aproximadamente 12 anos que faz parte de um grupo de arrombadores ele mora proxima academia e é criado por uma avó esse garoto está aterrorizando com os inumeros assaltos na cidade gostaria que a policia local tomasse uma providencia rápida e eficaz para provar aos bandidos que a policia é quem tem poder e nao esses bandidos safados que roubam nossos pertences.

    ResponderExcluir
  4. esse mesmo garoto furtou objetos de um hospede em um quiosque de uma pousada foi identificado mais continua aterrorizando moradores e turistas de nossa cidade

    ResponderExcluir
  5. Um garoto aterrorizando Gostoso. Para quem ele vende o roubo? Comprar objeto roubado é crime. Estão roubando casas de pescadores honestos, não é mais gringo não, eu sempre disse que isso ia acontecer, quem rouba gringo rouba qualquer um até um pobre e o mais grave ainda que minha mãe me ensinou é que 'quem rouba, mata' Como agora sabemos que eles roubam qualquer um devemos ficar de olho nos marginais porque serão futuros assassinos. Quem está encobrindo esses ladrões? são cumplices e para mim quem protege ladrão é cria do mesmo saco. Eu quando vejo alguém diferente na rua já saio e fico olhando sem contar que estou louco para gravar em video um marginal desses e entregar a policia. Vamos todos nos unir contra o mal!!!!!

    ResponderExcluir
  6. esses roubos com certeza vao para as bocas de fumo como forma de pagamento de divida das drogas que esses bandidos compram o que a policia tem que fazer e estourar essas bocas de fumo que temos aqui em sao miguel para que possamos ter sossego.

    ResponderExcluir
  7. Até que enfim uma boa notícia para nós Brasileiros que foi o crescimento do PIB, a outra minha gente vejam só, José Jesuíno quer se aposentar como político por invidez, kákákákákáká, esse fez parte do mensalão, e será que vai conseguir?.

    ResponderExcluir
  8. Ora não consegue, quem não consegue são os pobres que não tem mais condicoes de trabalhar e que vivem totalmente na miséria.

    ResponderExcluir
  9. É interessante como políticos idiotas torcem para que seus adversários tropecem nas suas administrações. E ainda vão para o palanque dizer que quer o bem do povo. A idiotice está por toda a parte. Um idiota que escolheu morar em São Miguel (nada contra que vem morar aqui) disse que não colocaria os filhos para estudar nas escolas de Gostoso porque tinha professor que falava "poblema", ao invés de problema. Olha é melhor você se informar antes de disparar besteiras contra os profissionais da educação.Sou professor formado e tenho mais duas pós-graduações em Universidades como a Unp e o IFRN. O quadro de professores das escolas da sede do município é todo formado por pessoas com nível superior. Não sou contra quem coloca seus filhos em escolas particulares. Alunos que estudam em Touros têm como professores os mesmos que dão aulas aqui. Nunca estudei em escolas particulares - sempre foi em escola pública e estou próximo de ingressar num mestrado. Acho que é você quem está com "poblema".

    ResponderExcluir