quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Jornalista escreve no "Impressoes Digitais" sobre "Os Sorrisos Gostosos das gentes de Sao Miguel"


O noBalacobaco criou um setor para pessoas que visitam Sao Miguel do Gostoso e querem escrever sobre a cidade. Chama-se "Impressoes Digitais". Desta vez, quem escreveu é o jornalista Fernando Salgado, fluminense que mora e trabalha em Sao Paulo.
Fernando esteve em Sao Miguel do Gostoso (foto) há duas semanas e ficou quase dez dias na cidade. Gostou muito e escreveu, de forma apaixonada, sobre tudo o que viu. Veja abaixo seu artigo.
Por motivo de férias do autor deste blog, o noBalacobaco nao está atualizando seus posts regularmente, como sempre ocorreu. Estao sendo baixados apenas comentários que nao contém ofensas. Os posts voltarao a ter seu ritmo regularizado a partir do dia 22/8.
A seguir, o artigo do jornalista Fernando Salgado.
"O cartão de apresentação de São Miguel do Gostoso é o sorriso de seus moradores. É isto que salta aos olhos de quem chega à pequena cidade no litoral norte do Rio Grande do Norte, a 100 Km de Natal.
É um sorriso leve, fraterno, de quem está dizendo ao visitante que ali ele é muito bem recebido. Não é um sorriso profissionalizado, artificial, como das grandes cidades com seus hipersistemas bem estabelecidos para atender aos milhões de turistas que anualmente por ali passam.
É um sorriso de coração, de quem verdadeiramente está feliz de receber o outro, de conversar, de atender, de conhecer e que, ao final das contas, traduz o elemento mais importante da cidade: este ser chamado “gente”, o qual em São Miguel ganha uma dimensão que já não nos lembrávamos mais neste mundo cada vez mais impessoal, padronizado e corporativo.
Pois é esta mesma gente que gostosamente conversa em frente às casinhas multicoloridas ou que relaxa em suas cadeiras de balanço sem se preocupar com o tempo, seguindo apenas o ritmo do fortíssimo calor que vai das 11h às 15h.
Esta mesma gente que vai e vem nas duas principais vias da cidade, como que sempre a confabular algo prazeroso que desperta a curiosidade. Que é a mesma gente idosa que ralha das janelas de suas portas com a criançada que teima em brincar na calçada noite adentro. E que é a mesma jovem e saudável gente que corre na praia ao final do dia cheia de disposição depois de um dia de batente nas oficinas de carro, no comércio, nas pousadas, na pescaria.
O correr na praia em São Miguel ao final da tarde é como se misturar a um quadro impressionista ou expressionista. Sim, pois há momentos em que o azul do céu com suas nuvens borradas sobre o mar indefinido parece um quadro de Monet.
Logo em seguida, o sol mergulha no mar provocando uma explosão de cores laranja, rosa, vermelhos sobre o horizonte e sobre estas mesmas nuvens, o que nos engole num quadro de qualquer exacerbado pintor expressionista.
Na sequencia, então, não mais que em minutos, sobe uma enorme lua redonda derramando azul prateado sobre as mesmas águas do mar que já haviam recebido tantas outras tonalidades. 
Bem, aí nem "Lucy in the Sky with Diamonds", dos Beatles, poderia imaginar uma viagem tão lisérgica estando assim totalmente careta.
Os cenários de São Miguel são musicais. Sim, nos evocam, do nada, sem nada previamente pensado, Caetanos e Jobins com seus Trens das Cores, suas casas tão verde e rosa que vão passando ao nos ver passar, suas gentes que são feitas para brilhar, suas águas de março, seus paus, suas pedras, seus recantos, suas naturezas inaudíveis.
É musical porque há música em toda a cidade. Dos elaborados jazz, fussion, rock, blues do Dr. Wind, à MPB de primeiríssima categoria do Jack Sparrow, ao indefinido lounge do Gênesis, passando pelos José Augustos em alto e bom romântico som no meio da praça, aos Robertos além do horizonte e que chegou em frente ao portão no Bar do Tico, dos Rauls revolucionando tudo em algum alto falante, dos forrós alucinados e das dramaticíssimas canções de traição e lamúria que ecoam pelas casas e carros.

São Miguel do Gostoso é saboroso, no que faz questão de ser redundante. Sim, comer, ou melhor, apreciar o que se come na cidade é mágico.
Da Sioba ao molho de manga com curry e salada do Gênesis; passando pelo crepe com recheio de filé e molho funghi, acompanhado de uma caipirosca de caju do Madame Chita; indo ao robalo fresco na redução de vinho e açúcar com purê de maçã verde do Hibiscus; ou ao escondidinho de bacalhau do Esquina Brasil; o cavala fresco do Bar do Tico ou concluindo com o caldo de peixe e pirão do Mar de Estrelas, tudo é gostoso em Gostoso, seja a preferência que se tenha.
E tudo se torna ainda mais saboroso com o sorriso e o bate-papo, sempre eles, das gentes Edna, Fabi, Rô, Silvinha, Dedé do Tico, Dona Maristela, Robson, Leide, Paolo, Cristiele, Lucileide, o espanhol e sua esposa do Jack Sparrow, Antônio Manuel, Cristiano, Maicon, Iara,Brena, Felipe, Ualisson, Lucci........porque gente é o lugar, gente é muito bom, gente deve ser o bom.

4 comentários:

  1. é o povo de gostoso é maravilhoso porem a muito tempo estao sendo maltratados por gestoes que deixam o povo sem segurança e sem saúde quanto ao sorriso desse povo é um sorriso de esperança por uma cidade melhor com mais saude e segurança precisamos de dias melhores pra sermos mais felizes.

    ResponderExcluir
  2. é maravilhoso pra passear mas pra morar ainda deixa a desejar a nao ser que voce tenha um plano de saude e vigia 24 horas em sua residencia pois se precisar de medicos nao terá .

    ResponderExcluir
  3. Esse(a) jornalista deve ter visitado outra cidade de sua imaginação fértil onde só se ver maravilhas, paisagens, pessoas com sorrisos no rosto e etc. São Miguel do Gostoso não se iludam minha gente, têm problemas seríssimos como qualquer outra cidade brasileira sob má administração. falta infra-estrutura,segurança,educação e principalmente emprego e renda para essa população sofrida e esquecida. uma cidade turística traz muitos benefícios mas devemos salientar que também traz malefícios como o tráfico eo consumo constante de drogas na cidade para atender essa demanda que vem de fora procurar o paraíso tropical e liberal para seus atos ilícitos. para se fazer um texto desse procure conhecer o outro lado obscuro da situação e nem sempre olhe para um sorriso no rosto para ter certeza da felicidade se o brilho nos olhos não vier acompanhado.

    ResponderExcluir
  4. Esse(a) jornalista deve ter visitado outra cidade de sua imaginação fértil onde só se ver maravilhas, paisagens, pessoas com sorrisos no rosto e etc. São Miguel do Gostoso não se iludam minha gente, têm problemas seríssimos como qualquer outra cidade brasileira sob má administração. falta infra-estrutura,segurança,educação e principalmente emprego e renda para essa população sofrida e esquecida. uma cidade turística traz muitos benefícios mas devemos salientar que também traz malefícios como o tráfico eo consumo constante de drogas na cidade para atender essa demanda que vem de fora procurar o paraíso tropical e liberal para seus atos ilícitos. para se fazer um texto desse procure conhecer o outro lado obscuro da situação e nem sempre olhe para um sorriso no rosto para ter certeza da felicidade se o brilho nos olhos não vier acompanhado.

    ResponderExcluir