quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Jornal "Valor Econômico" diz que São Miguel do Gostoso é "pacato", "autêntico" e tem muito charme



Por Emanuel Neri
O jornal Valor Econômico, principal jornal econômico do Brasil, publicou nesta quarta-feira (dia 21), ampla reportagem sobre São Miguel do Gostoso. É um dos mais importantes destaques já dados à cidade por um jornal da chamada grande imprensa brasileira.
O Valor Econômico tem um perfil de leitor bem especial. Além dos principais empresários do país, que é seu principal público leitor, o jornal é lido por importantes setores de governos – federal e estaduais -, por políticos e por uma elite intelectual do país.
O titulo da reportagem é “Um Brasil pacato que se mantém autêntico”. Há várias fotos de praias, pousadas e restaurantes. O jornal dedicou uma página inteira do seu caderno "Cultura & Estilo" para tratar do charme do turismo de São Miguel do Gostoso.  
A reportagem é de autoria da jornalista Cristina Ramalho, que esteve em São Miguel do Gostoso há dois meses. Ela se hospedou na Pousada dos Ponteiros, mas também circulou por muitas outras pousadas da cidade, além de bares e restaurantes. Seu relato cita estes locais.
É importante que São Miguel do Gostoso (foto) mereça o reconhecimento de um jornal do porte do Valor Econômico. Isso contribui para qualificar ainda mais o turismo local como um dos mais interessantes e atraentes destinos turísticos do Nordeste.
Veja, a seguir, a reportagem publicada pelo Valor Econômico:
 
“Um Brasil pacato que se mantém autêntico
   
Por Cristina Ramalho | Para o Valor, de São Miguel do Gostoso (RN)
A pequena baía de Tourinhos, em Gostoso, tem águas calmas e areia que parece talco
Sabe aquele estalo que nos faz querer inverter tudo? Quando as aflições vão se misturando com os desejos e vem aquela contradição - quem mora na cidade grande diz que sonha com o sossego da cabana na praia, e quem mora numa cabana pensa que talvez uma agitação na metrópole traga um sopro novo.
Uma vez em São Miguel do Gostoso (110 km ao norte de Natal, no Rio Grande do Norte), depois do mergulho, uma cervejinha e um peixinho frito no Sheik's, fica difícil não escolher para sempre a cabana na praia. Tanto que muita gente ali fez isso mesmo: a Rosana saiu de São Paulo para abrir sua charmosíssima creperia Madame Chita, servindo caipirinhas e dando risadas - uma história atrás da outra contada com a voz rouca, o jeito gozador. Nunca mais deixou Gostoso. A Diovana e o Rogério vieram do Sul, abriram o bar Seridó, em frente à praia, e ali entre as panelas em que preparam ótimos pratos mexicanos e o kitesurf com o cabelo ao vento, criam quatro filhos loirinhos, lindos. Para quê outra vida?
Uma ida de férias e a vontade é de dar uma "banana" para o patrão e montar um negócio à beira-mar. Assim foram moradores de São Paulo, do Rio, da Bahia, Itália, França e vários outros lugares e abriram docerias, bares, pousadas, escolas de windsurfe e kitesurfe no pequeno vilarejo. Os roteiros se repetem mais ou menos como aconteceu com tantos outros pontos deslumbrantes do nosso mapa, como Trancoso, Jericoacoara e Pipa.
A diferença dessa pequenina cidade que fica a uma hora e meia ao Norte de Natal é que ela ficou na dela.
O silêncio e a tranquilidade imperam. Em praias como a Xepa, o pôr do sol é para ser apreciado com calma
São Miguel do Gostoso não se abriu para turistas que chegam em bandos. Nem sinal de resorts com drinques coloridos, baladas lotadas, flyers de festas. Também não virou exclusiva para jet set, com "starlets" sorridentes de pé na areia e biquíni de grife. Em Gostoso, os bares e restaurantes estão quase camuflados entre as casinhas dos nativos, e é só dar uma voltinha na rua principal para você já se sentir um local.
"O que me pegou aqui foi a atmosfera do lugar, essa coisa de cadeira na calçada. Todo mundo se conhece, conversa. Tem o clima de cidadezinha de interior", diz Cacau Torroni, diretora de marketing em moda, uma brasileira que mora em Milão há 20 anos com o marido italiano e dois filhos, e tem uma casa aberta, linda, junto à praia Ponta de Santo Cristo. Ela vem todos os anos para São Miguel do Gostoso, nem que seja por uma semana, para ter a sensação de um Brasil pacato.
E é assim mesmo: cadeirinhas na frente das casas à beira da calçada da rua principal, onde também se enfileiram alguns bares, boa parte das pousadas, o mercado, o salão de beleza da Dola, mototáxis e a tapioca. As poucas ruas têm nomes do mar: Enseada das Baleias, Cavalo-Marinho, Ostras - ideia de Leonardo, do restaurante La Brisa, que faz um risoto de polvo que vou te contar. O próprio nome da cidade surgiu espontaneamente a partir das histórias de dois moradores: um comerciante, que se curou depois de uma promessa a São Miguel Arcanjo e construiu a igreja onde quase todo mundo se encontra, e um sujeito boa-praça que ria gostoso contando anedotas - o que, mais tarde, daria duplo sentido ao slogan da cidade: "Aqui se faz Gostoso". Deus e a malícia, os amores dos brasileiros.
Em Gostoso, há espaço para pescadores e escolas que ensinam a prática de windsurfe e kitesurfe; à dir., recifes na praia de Tourinhos. O ritmo calmo, paisagens deslumbrantes e ótima comida fazem da cidade um refúgio para quem está cansado da agitação
Esse clima de gente rindo à toa, no espírito "senta aí", com porta sempre aberta, acaba seduzindo quase tanto quanto a beleza do mar. Sim, claro, o mar. Aqui em Gostoso ele é aberto, azulzão, cristalino, com a faixa de areia larga e um vento que sopra muito o ano todo. É parada essencial de praticantes de kitesurf. São só quatro praias: Ponta do Santo Cristo, Cardeiro, Xepa e Maceió. A bordo de um buggy ou mesmo a pé, para quem se anima, chega-se à encantadora Tourinhos, a 6 km dali, uma baíazinha com o melhor dos dois mundos: tem um único restaurante de um italiano que faz peixe fresco, camarão divino, salada de rúcula estalando e um pudim de capim-santo sensacional - comida que poderia estar numa prainha de Capri. E tem o silêncio. Sem barracas, quase ninguém por perto, tem a areia de talco e a água tranquila, boa de nadar.
Se pintar algum zum-zum-zum é de alguns turistas que param ali para ver o pôr do sol de Tourinhos, o mais bonito do pedaço. Nada de aplausos, é só para sentar e se maravilhar. Dali para frente pode-se seguir uma rota de vilarejos com praias ainda mais intocadas, todas lindas, umas com história, como a praia do Marco, onde historiadores acreditam que Cabral deve ter mesmo chegado antes de tudo, porque os ventos o trariam primeiro para cá, e não para Porto Seguro. Outras têm geografia caprichadíssima, como Galinhos, uma vila de pescadores ainda mais bonita e deserta, porque é difícil de chegar.
Toda essa simplicidade, porém, não impede o charme de Gostoso. Come-se bem: pães de um rapaz que trabalhou na francesa Le Vin, de São Paulo; pratos delicados e bem pensados no belo Hibisco, que serve peixe com gergelim e risoto, e bons vinhos. Há restaurantes tailandeses, argentinos, a moqueca da Maristela e até a pizza tem encantos. Dorme-se muito bem na Pousada dos Ponteiros, de chalés amplos, com dossel, flores frescas e delicadeza nos detalhes. A pousada é do jornalista Emanuel Neri, o principal a divulgar Gostoso na mídia, e também um dos convictos a dizer não para excursões, hotéis e aparatos de turistas de massa. Há outras pousadas e restaurantes para todos os estilos. E a noite é boa para bebericar, com poucos lugares para dançar. A palavra aqui é conversar, sem pressa. A maioria não dorme tarde.
Como Gostoso faz a gente ter vontade de deixar tudo para trás parece meio difícil de escrever. Talvez porque um lugar assim é mais do que bonito. É um estado de espírito. É estar lá e não sentir falta de mais nada.”
Para ler a reportagem na íntegra, inclusive ver as fotos e outros textos publicados na reportagem, acesse o link  abaixo  e cadastra-se gratuitamente no portal do jornal Valor Econômico.

14 comentários:

  1. Sou moradora de São Miguel do Gostoso, e não tenho do que reclamar... Adoro esta cidade!!! o povo aqui reclama demais, não tem muita iniciativa de buscar trabalho, muito menos emprego. A maioria fica só esperando migalhas da prefeitura..( não são todos os moradores. Eu morava em um lugar onde todos os meses, praticamente eu era assaltada, matavam gente na minha rua,tinha trocas de tiro.... e eu morava em um dos melhores bairros de Sp. Mais o povo daqui, não sabe agradecer á Deus pela tranquilidade que temos aqui em Gostoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deve estar comendo da prefeitura!!!! parasita!!!!

      Excluir
    2. tam bem a senhora morava, na maior favela industrializada do Brasil q e SP..

      Excluir
  2. Só tem uma cidade que não existe problemas que é o Céu, o difícil é chegar até ela.

    ResponderExcluir
  3. CONHEÇO GOSTOSO , INVISTO LÁ E É MARAVILHOSO ,RIO E GOSTOSO , MINHAS DUAS PAIXÕES , QUEM NÃO CONEHECE SÓ FALA BESTEIRA .

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo, pergunta-se qual a cidade do nosso país que não está passando por tantos problemas?, cheguei aqui e acho que Gostoso hoje ainda é uma das cidades mais tranquilas de se viver, por isso pretendo continuar, não importa se existe pessoas que estejam gostando ou não, para os pessimistas é só irem visitar ou morar em outras cidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo e digo mais, OS INCOMODADOS Q MUDEM-SE.

      Excluir
    2. quem tem que se mudar sao esses forasteiros que vem sobreviver na nossa cidade o que nós nativos queremos é ter paz e saude no lugar que nascemos e ajudamos a construir e a se tornar independente de Touros mas aqui só quem tem razao sao esses turista que encontraram tudo pronto mas nao sabem e nem conhece nossas lutas queremos uma vida digna com saude e segurança para dormi em paz.

      Excluir
  5. Linda reportagem!,me emocionou e a jornalista conseguiu traduzir em palavras exatamente o que eu senti o dia em que decidi morar aqui e quando a Rosana(Mme Chita)pediu para me olhar no espelho e ver a saúde em minha pele após passar 3 dias de férias aqui.
    Ouvi os conselhos e sou feliz aqui após trocar a vida agitada pelo mundo por este contato com a natureza e com as pessoas.

    ResponderExcluir
  6. concordo com todos os elogios que estao fazendo a Gostoso mas moro aqui a 40 anos e devo dizer que já foi melhor principalmente no item segurança por varias vezes dormi na praia em dias de calor era maravilhoso nao tinha medo de nada era uma tranquilidade que aos poucos acabou e tenho certeza que foi com a chegada das drogas pois os bandidos roubam para pagar aos traficantes e esse está sendo nosso maior problema se a policia descobrir quem sao os grandes traficantes esse problema será resolvido é só investigar.

    ResponderExcluir
  7. muita boa a reportagem porem tem muitas fantasia porque Gostoso infelizmente nao está tao seguro ao ponto de deixarmos a porta aberta como era a 20 anos atrás tudo está mudado temos varios arrombadores que invadem nossas casas e levam o que compramos com o nosso suor e a prefeita e a policia fecha os olhos pra realidade nao temos segurança nem saude e sem essas duas coisas nao é possivel viver bem em lugar nenhum mesmo que esse lugar seja chamado GOSTOSO

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de pedir as autoridades locais que nao deixem um lugar tao lindo perder o sossego pois se a policia nao agir vamos ter muitos arrombamentos assaltos e o que era gostoso vai ficar desgostoso

    ResponderExcluir
  9. já estive em Gostoso e me hospedei na pousada dos ponteiros fui muito bem recebido parabens a todos que moram nessa cidade maravilhosa .mas um casal amigo meu foi mes passado por aí e ficou decepcionado com a estrada muito esburacada e disse que só volta quando recuperarem o asfalto espero que seja em breve porque eu e minha familia ainda estamos escolhendo o destino das ferias do fim do ano e com essa estrada esburacada nao sei se iremos a Gostoso pois nao temos saco pra estrada ruim

    ResponderExcluir
  10. A natureza se encarregou de acabar com a palhaçada que fizeram para tapar os buracos na rodovia que liga Gostoso a Touros nuca vi um serviço tao mal feito melhor seria ter colocado cimento porem a prefeitura nao quer gastar e fica fazendo esses paliativos vergonhosos .

    ResponderExcluir