domingo, 7 de julho de 2013

Trilhas Potiguares, da UFRN, faz parceria com Heco e prepara 50 jovens para Mostra de Cinema de Gostoso



Por Emanuel Neri
Começa neste domingo, dia 7 de julho, uma ótima oportunidade para os jovens de São Miguel do Gostoso. Trata-se do projeto Trilhas Potiguares, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Além do trabalho com a comunidade, iniciará preparação de 50 jovens para a Mostra de Cinema de Gostoso. 
O Trilhas Potiguares – até 13 de julho – atuará em parceria com a Heco Produções, do cineasta Eugênio Puppo. Serão realizadas oficinas com o objetivo de preparar estes jovens para atuarem na Mostra de Cinema, que ocorrerá em novembro deste ano, em São Miguel do Gostoso. 
Esta iniciativa da UFRN já esteve outras vezes na cidade. Além da parceria com a Heco Produções, o Trilha Potiguares também realizará trabalhos com a comunidade e desenvolverá atividades com foco em educação alimentar, terceira idade, cidadania e esportes.
A Prefeitura de São Miguel do Gostoso patrocina a vinda do Trilhas Potiguares à cidade.   
Os cursos doTrilhas Potiguares com vistas à Mostra de Cinema terão módulos terão módulos específicos para atividades ligadas à prática cinematográfica. A partir de agosto, as oficinas da Heco terão um foco com estes jovens ainda mais especial, em técnica audiovisual.
Estes 50 jovens foram selecionados pela Heco – de uma lista inicial de 228 inscritos - em São Miguel do Gostoso e praticamente todos os distritos do município. Ônibus da prefeitura trarão os jovens para participar das oficinas, no salão de Múltiplo Uso.
Nesta primeira fase do Trilhas Potiguares, os 50 jovens participarão de oficinas de fotografia, formação de novos comunicadores – ornalismo impresso, web jornalismo e rádio -, exposição midiática, segurança em mídias sociais e tecnologias para uso em salas de aula.
O Trilhas Potiguares, cujas oficinas são dadas por professores e alunos da UFRN, vem trabalhando há 20 anos em municípios do Rio Grande do Norte. Já desenvolveu anteriormente outros trabalhos com jovens e a comunidade de São Miguel do Gostoso.
Em agosto, as oficinas serão por conta da Heco e serão dadas por especialistas em audiovisual trazidos de outros Estados. Estes módulos terão como objetivo a preparação técnica destes 50 jovens para a Mostra de Cinema. Serão três anos de treinamento.
Ao longo deste período, os jovens terão uma sólida formação no campo de produção audiovisual, inclusive com a produção de filmes de curta metragem. Já a partir deste ano, a Mostra terá uma sessão especial para a exibição dos filmes destes jovens.
Veja os temas que serão abordados nas oficinas da Heco para o treinamento destes jovens:
1)Mágicas e técnicas de animação.
2)Introdução à linguagem audiovisual e crítica cinematográfica.
3)Introdução à História do Cinema Mundial e Brasileiro.
4)Oficinas de roteiro para cinema.
5)Introdução à produção audiovisual.
6)Oficinas de vídeo – nesta fase, já começa a produção de curtas.
Também haverá uma fase de oficinas dirigidas para professores de São Miguel do Gostoso. O objetivo é fazer com que estes educadores aprendam a usar o cinema como ferramenta para o melhor aprendizado dos alunos nas escolas públicas do município.
Se tudo der certo, São Miguel do Gostoso poderá se transformar em um importante polo de cinema no Nordeste. A Mostra de Cinema deve atrair diretores e atores para a cidade, além de pessoas que gostam e acompanham a produção cinematográfica.
Toda a cidade vai ganhar com esta iniciativa. Ganham estes 50 jovens que vão aprender a trabalhar com cinema, inclusive na organização da Mostra. O turismo local também ganhará com este projeto, pois receberá pessoas do país e exterior.
São Miguel do Gostoso pode alcançar outro patamar de seu desenvolvimento – especialmente no campo da cultura - com a realização destas oficinas para a formação de jovens em técnicas audiovisuais e, principalmente, com a Mostra de Cinema.
Abaixo, links do Trilhas Potiguares e da Heco Produções, incluindo trailer do filme “São Miguel do Gostoso”, dirigido por Eugênio Puppo, bem como post anterior do noBalacobaco sobre a Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso.

61 comentários:

  1. Caro senhor Emanuel Neri, desta forma o seu blog perderá a credibilidade na veracidade das informações, pois as trilhas potiguares já atuaram em nosso município, pois já fazem mais de 05 anos que o município aderiu as trilhas e todo mês de julho estes, desenvolvem diversas atividades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso é o reconhecimento dele(a)por nosso municipio!

      Excluir
  2. EMANUEL NERI, DEIXOU DE DIZER QUE O TRILHAS POTIGUARES VEM PARA O MUNICÍPIO POR INICIATIVA DA PREFEITURA QUE POR SINAL PAGA CARO PARA ISSO. A UNIVERSIDADE TRAS A EQUIPE MAS 100% DAS DESPESAS É DA PREFEITURA QUE TOMA A INICIATIVA DE FAZER A ADESÃO AO PROGRAMA. O PROGRAMA, POR SUA VEZ, TRAS AÇÕES, COMO NESTE ANO, VOLTADAS A ASSISTÊNCIA SOCIAL, EDUCAÇÃO, SAÚDE, ESPORTE E LAZER, TRABALHO E, ESTE ANO, DE COMUNICAÇÃO. SEMANA PASSADA MESMO TEVE UMA REUNIÃO COM A PREFEITA, SECRETÁRIOS E COMUNIDADE PARA SISTEMATIZAR TODA ESSA PROGRAMAÇÃO COM O COORDENADOR DO TRILHAS. O PÚBLICO DA HECO SERÁ BENEFECIADO, A PEDIDO DA HECO, APENAS PELAS OFICINAS DE COMUNICAÇÃO. E MAIS, ESSA NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE O TRILHAS POTIGUARES VEM A SÃO MIGUEL DO GOSTOSO. ESSE É O 7° ANO, EM SETE ANOS SEGUIDOS, QUE O TRILHAS POTIGUARES VEM PARA SÃO MIGUEL DO GOSTOSO. TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA VERDADEIRA DO TRILHAS EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO VOCÊS PODEM TER COM HELDENE SANTOS, RUBENS, RICARDO ANDRÉ, ENTRE OUTROS.

    ADRIANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAh sim! No sábado o cara da Heco Produções falou na rádio FM da cidade que o Trilhas tava vindo para São Miguel do Gostoso "especeficamente" para ministrar as oficinas da Mostra de cinema. Fiquei sem entender porque vimos um monte de medidas da prefeitura para aderir o projeto do trilhas e todos os anos vemos os trilhas aqui. E fica muito feio pra Heco com um projeto tão bonito ficar mentindo em público para engrandecer o seu projeto. E mais nesse momento que o povo tá de olho em tudo. Andrea

      Excluir
    2. E o Eugênio Puppo da Heco ontem dizendo na Rádio de Gostoso que a o Trilhas Potiguares, por causa do projeto, estava vindo especificamente para realizar as oficinas para a mostra. Enquanto isso os bobinhos da prefeitura tudo empolgados num domingo de chuva pra cima e pra baixo resolvendo as instalações do trilhas, que na verdade vai atuar em todas as áreas do municipio. Acho legal que a heco entre nessa atividade afinal vai ter jovens daqui mas pegar carona pra ganhar crédito é muito feio para um começo.

      Excluir
    3. Não acho que o jornalista esteja fugindo disso, exceto em dizer em dá a entender que é o 1º ano do trilhas... Feio mesmo é a Heco dá a entender em rádio que o trilhas vem especificamente para a capacitação da mostra. Mas eu não sou daqui mesmo. Se virem. hehe

      Excluir
  3. NA PRÓXIMA ELEIÇÃO NÃO VAI DAR PRA NINGUÉM, VAI DA MIGUEL TEIXEIRA E RENATO DE DOQUINHA, VAMOS DERRUBAR O PREFEITO JOÃO WILSON, JÁ QUE A PREFEITA NÃO RESOLVE NADA, SE VOCÊ TIVER QUE FALAR COM A PREFEITA, PRIMEIRO FALE COM O PREFEITO JOÃO WILSON.

    ResponderExcluir
  4. o bom seria que essa universidade UFRN fosse aberta para toda sociedade
    e não só para uma pequena massa . ainda vejo que o projeto trilhas potiguares não traz nada para são Miguel do gostoso.
    população de são Miguel do gostoso precisa que esse UFRN se estenda com projeto formação e graduações dando acessibilidade garantida na constituição para todos. e não esse projetos sem graça.

    ResponderExcluir
  5. O segundo anônimo só errou no tempo né. São 5 anos de trilhas potiguares em nossa cidade, mas o resto toda verdade.

    ResponderExcluir
  6. A Adriana só errou o tempo que na verdade são 5 anos mas quanto ao resto da informação, verdadeiríssima.

    ResponderExcluir
  7. Emanuel Neri, parabéns por reconhecer projetos na nossa comunidade. Mas é muito bom apurar as coisas porque tem tanta gente se esforçando para que o trilhas potiguares esteja no município todos os anos e agora você enche de crédito uma pessoa que apesar da boa ideia tá usando de má fé as informações. Assim seu blog vai ficando cada vez mais sem credibilidade.

    (Cacá)

    ResponderExcluir
  8. Gosto desse blog porque tudo vira uma confusão. kkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Emanuel Neri, verifique melhor essas informações. Parece até que o Trilhas Potiguares é um módulo do projeto da Heco. O Trilhas Potiguares vem para os municípios por iniciativa das Prefeituras. E em São Miguel do Gostoso já vem há 5 anos. Esse ano, com certeza, mais uma vez veio porque a Prefeitura tomou a iniciativa de fazer a adesão. A própria prefeita deve ter ido para reuniões e cerimônias de assinaturas de termos e etc. Se a Heco vai ter atenção de alguma oficina é uma outra situação.

    ResponderExcluir
  10. Caros Anonimos Voces Nao Sabem Ler !? No Texto Tem Um Trecho Que Fala O Seguinte "Esta iniciativa da UFRN já esteve
    outras vezes na cidade." Aonde Mulinga Voces Viram Que Foi So 1 Vez... ?

    ResponderExcluir
  11. Caros Anonimos Voces Nao Sabem Ler !? No Texto Tem Um Trecho Que Fala O Seguinte "Esta iniciativa da UFRN já esteve
    outras vezes na cidade." Aonde Mulinga Voces Viram Que Foi So 1 Vez... ?

    ResponderExcluir
  12. TA BOM DO SEU EMANUEL NERI E SEU EUGÊNIO PUPPO IREM PROCURAR UMA LAVAGEM DE ROUPA, DEIXAR DE PEGAR CARONA E SE INFORMAREM MELHOR. PRIMEIRAMENTE QUE ESSAS OFICINAS DE ÁUDIO VISUAL E DE TODA ÁREA DA COMUNICAÇÃO, FORAM SUGERIDAS POR ADOLESCENTES NA REUNIÃO DE DEMANDA E NÃO VIRIA SE NÃO FOSSE A INICIATIVA DOS PEQUENOS GAROTOS QUE TENTAM DESENVOLVER UM TRABALHO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO PRA NOSSA CIDADE. SEGUNDO QUE É UMA FALTA DE RESPEITO E DE HIPOCRISIA SE APOSSAREM DE UMAS OFICINAS QUE UNS ADOLESCENTES BATALHARAM E CORRERAM ATRÁS, PRA QUE ELES APRENDESSEM UM POUCO MAIS SOBRE O ASSUNTO. O PROJETO DA MOSTRA DE CINEMA É LINDO E MERECE OS PARABÉNS DE TODOS, MAS DIZER QUE OS TRILHAS POTIGUARES E AS OFICINAS DE ÁUDIO VISUAL VIERAM POR CAUSA DESSA PARCERIA COM A HECCO E POR ISSO OS TRILHAS VAI DESENVOLVER UMAS ATIVIDADES EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO... PELO AMOR DE DEUS NÉ SEU EUGÊNIO E SEU EMANUEL NERI?!!!! AGORA, OS ADOLESCENTE QUE BATALHARAM E SUGERIRAM AS OFICINAS NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO E ÁUDIO VISUAL VÃO FICAR DESPREZADOS, PORQUE AS OFICINAS QUE ELES SUGERIRAM VÃO SER EXCLUSIVAS PARA OS CARONEIROS DA HECCO!!!

    (PARABÉNS SEU EUGÊNIO, POR SE APOSSAR E LEVAR OS CRÉDITOS DOS ADOLESCENTES QUE BATALHARAM POR APENAS UM POUCO DE CONHECIMENTO... PARABÉNS!!!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc estar coberto de rasão !

      Excluir
    2. Emanuel Neri comenta. Está na hora de São Miguel do Gostoso parar com esta ciumeira que existe contra o trabalho de outras pessoas. Este blog deu informações incompletas sobre o projeto Trilhas Potiguares, da UFRN, e o módulo que está sendo feito em relação à Mostra de Cinema de Gostoso. Mas isso foi imediatamente corrigido, inclusive ao reconhecer que a Prefeitura de São Miguel do Gostoso é a patrocinadora da vinda do Trilhas Potiguares à cidade. No caso da Heco Produções, há apenas uma parceria para que um dos módulos do Trilhas seja uma espécie de iniciação a técnicas de fotografia e comunicação. Por que então está polêmica toda em torno desta questão? A Heco tem um grande projeto para São Miguel do Gostoso, que deve ter o apoio de toda a comunidade e da Prefeitura local. Se a Mostra de Cinema da Heco for mesmo realizada, esta cidade muda de patamar cultural. Todos a cidade se beneficiará desta iniciativa, entre eles o turismo e os 50 jovens que serão capacitados para trabalharem no festival. Qual o mal que há nisso? O problema é que há um grupinho na cidade que acha que só ele é dono do pedaço. Qualquer iniciativa de outros grupos - ou de outras ONGs - começa imediatamente a ser bombardeado, como se apenas os projetos deste grupo - ou de uma determinada ONG dirigida por este grupo - funcionasse. Tem que se por fim a esta atitude ridícula, a esta dor de cotovelo e a estas crises de inveja. Isso não leva a absolutamente nada. Trata-se de uma visão do atraso. São Miguel do Gostoso é uma cidade plural e aberta a todos, sejam pessoas que nasceram na cidade, aqueles que vêm de outros Estados e os que vêm do exterior. Aqui se tenta criar um modelo de democracia plural, participativa, diversificada, com espaço para todas as origens, orientações e opiniões. O cineasta Eugênio Puppo, da Heco e organizador da mostra de cinema de São Miguel do Gostoso, é uma pessoa que merece respeito e a admiração da cidade. É de sua autoria o filme "São Miguel do Gostoso", que participou de festivais de cinema no país e no exterior, e sempre foi muito bem recebido pelas mais diferentes plateias. O filme, inclusive, já foi exibido duas vezes em São Miguel do Gostoso e sempre recebeu aplausos da população. Por que então esta tentativa de se "queimar" o trabalho de Eugênio Puppo e da Mostra de Cinema que ele quer fazer na cidade? Só mentes mesquinhas são incapazes de enxergar que a Mostra de Cinema pode trazer grandes benefícios para São Miguel do Gostoso. A Prefeitura tem que ficar bem atenta para evitar que este tipo de "envenenamento" prejudique iniciativas que podem trazer muitos benefícios para a cidade.

      Excluir
    3. Pronto. Agora sobrou pras outras ongs.

      Excluir
    4. Manuel neri, esse problema não teria se as pessoas não chegassem atropelando as coisas. aqui sempre teve coisas acontecendo e nunca teve esse tipo de mal informação e as Ongs nunca foram problema. Aí agora o senhor quer dizer que é as ongs que tão mentindo. Eugenio Puppo que resolva as coisas dele com a prefeitura e com a ufrn não acha? o que tem a ver as ongs com isso?

      Excluir
    5. Lembrando bem, que nada é de graça: Primeiro quem paga as ações dos trilha,e muito bom por sinal, é o povo com seus impostos,e a prefeitura repassa e aceita, parabéns, eugnio ´um profissional que vive de projetos DELE, não vi nenhum projeto dele saindo do bolso dele, ou repassando para alguem. tambem é dono de uma empresa privada capitalista e com cunho empregatício a HECCO não é ou estou mentindo, ele recebe recursos através das leis de incentivo culturais com a lei Rhuane(não se si escreve assim) e outras mais, tem uma forte parceria com todas as entidade do município, como pousadas, restaurantes alternativas não é, devemos esquecer ciumes, mas o Projeto Trilhas POtiguares é uma coisa, e a intenção da HECCO PRODUÇOES é outra, ok.

      Excluir
  13. Acho melhor quando se fala em coisas mais importante do nosso Municipio mesmo.

    ResponderExcluir
  14. vamos nos unir e pedir a populaçao de Sao Miguel para evitar o avanço da dengue peço que as pessoas limpe seus quintais e evitar deixar recipientes com agua parada devemos ter cuidado para essa doença nao cresça dentro do nosso municipio avise ao seu vizinho e ao amigos da escola pois dengue mata e as chuvas que tem ocorridos na cidade pode levar a aumentar os casos por enquanto já temos 7 casos confirmados pela secretaria de saúde por favor nao deixe a dengue nos derrotar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Limpar os seus terrenos e que os vizinhos do lado não joguem lixo no terreno do lado, como garrafas, latas e depois ficam cobrando um absurdo para limpar o terreno por causa da dengue. Eu já fui vitima desse golpe, isso virou uma industria em Gostoso.

      Excluir
  15. é isso aí vamos lutar contra esse mosquito peço as ongs que façam um trabalho educativo na nossa comunidade para ajudar aos agentes de endemias a combater essa doença tao perigosa pedimos aos professores,alunos e a toda comunidade que nao deixem de defender essa causa vamos dizer NAO a dengue.

    ResponderExcluir
  16. Em nenhum momento disse em entrevista à Rádio Gostoso, que o Trilhas Potiguares veio ao município de São Miguel do Gostoso por iniciativa da Heco Produções ou do projeto dos Cursos de formação técnica e audiovisual e da Mostra de cinema de Gostoso. Disse que o Trilhas irá completar 20 anos e que uma demanda específica do nosso projeto foi aceita pela UFRN para os 50 jovens que iremos formar nos cursos, demanda essa, aberta a todos os interessados em participar das aulas. Desde o início deste ano, temos feito reuniões com a UFRN, que indicou o Trilhas Potiguares como uma boa maneira de iniciarmos a parceria entre a universidade e os cursos de formação técnica e audiovisual. Nos pediram uma demanda de conteúdo para os cursos, que foi aceita e desenvolvida pela universidade, e que seria ministrada durante o Trilhas Potiguares e também aberta aos jovens que não estão dentro do grupo dos 50 que selecionamos.
    Portanto, agradeço a UFRN, o projeto Trilhas Potiguares e a Prefeitura pelo apoio no projeto, e parabenizo-os pela iniciativa de trazer o Trilhas Potiguares mais uma vez ao município.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Eugênio me desculpe mas o senhor disse sim. disse que o trilhas vinha especificamente para realizar as formações. Eu ouvi e muita gente de Gostoso ouviu tudo. o sinhor fala pro povo e agora vem dizer pro próprio povo que ouviu que não disse.

      Excluir
    2. todo mundo sabe e todo mundo viu o que o senhor disse na rádio. eu mesmo ouvi sua entrevista. acho uma coisa muito sem importancia pra ser sincero mas se colocou assim. e se agora ta esse fuxico foi por causa das suas palavras. e quem é que não se chateia. pense bem se você não se chatearia. a prefeitura investe e você leva a fama de propósito. a prefeitura só leva cacetada e aí quando faz uma coisinha legal outro vem e passa a mão.

      Excluir
    3. você realmente disse que o Trilhas irá completar 20 anos mas não que uma demanda específica do seu projeto foi aceita pela UFRN. disse que o trilhas potiguares vinha especificamente para realizar formação da mostra. eu inclusive fui um dos selecionados e tava acompanhando a entrevista que Caquinho tava fazendo com vocês.

      Excluir
  17. O ilustre Emanuel Neri está, agora, publicando todas as matérias com informações incompletas ou que figuram para o lado que ele deseja... Engraçado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão. E agora quer figurar que o problema ta nas outras ongues. kkkkkkkkkkk. Emanuel Neri, ilustre jornalista, não entendo qual é a sua.

      Excluir
  18. Emanuel você agora quer desviar a questão para as ongs da cidade? Mas você é incrível!

    ResponderExcluir
  19. Pois eu não sou nenhuma ONG mas as pessoas que me representaram pediram as oficinas para as atividades que eu participo e quando chegou a hora nós ficamos de primeira de fora porque o cara disse que era para outros jovens. Ótimo que era para outros jovens daqui também nossos amigos mas eu reclamei sim. Reclamei porque eu ja tava inscrito e bem antes dessa heco aparecer no trilhas e eu reclamei porque fomos nós que buscamos e foi por isso que veio. Agora outro dia o povo tava aqui nesse blog dizendo que a gente não tinha conhecimento, que ficava calado por causa de bolsa familia e agora que a gente fala aí é porque é invejoso e tal. O jeito então é virar estatua ou então se mudar? Pois Eugenio Puppo, Emanuel Neri e seja quem for eu reclamei e reclamo e vou reclamar sim. Até o pessoal do trilhas procurou a gente pra dizer que tava errado, que só ficou assim porque Eugênio Pupo disse lá que tudo tava combinado com a prefeitura e que a gente tava dentro. Não é culpa de ONG e nem inveja não senhor. Só queriamos as oficinas que pedimos dentro da norma do projeto. Agora você faz um blog irresponsável e fica aqui o povo atirando pra todo lado e depois tu mesmo ainda vem alfinetar uns e outros. Eu mesmo fiquei sabendo na rádio quando Eugênio Pupo disse que o Trilhas vinha em parceria com a heco para realizar "especificamente" as oficinas da mostra e isso quer dizer o quê? Pois e vários outros reclamamos sim e reclamo. Ainda mais que a pro-reitora disse que estava errado e que não era esse o acordo, que não existia acordo nenhum. Então eu também fui atras das oficinas e agora o Emanuel Neri quer desviar a situação. Seria melhor assumirem suas irresponsabilidades. E deixo claro que não foi só nós os adolescentes que reclamamos. A UFRN reclamou, a Prefeitura reclamou. Aí vai querer quebrar o pau do lado do mais fraco?

    ResponderExcluir
  20. Sobre a questão levantada por algumas pessoas que disseram terem ouvido a entrevista que demos na rádio 87,9 que “a Heco Produções foi a responsável por trazer o Trilhas Potiguares para o município de São Miguel do Gostoso, nada melhor do que mostrar os fatos com provas e esclarecer de uma vez os pontos levantados por alguns. Em primeiro lugar trata-se de um projeto sério que estamos há quase três anos batalhando com recursos próprios até o momento. Ainda temos muitos desafios pela frente, como fechar todos os patrocínios e apoios que viabilizem o projeto. Com isso, vale comentar ainda que a Prefeitura nos chamou para uma reunião com o pessoal do Trilhas Potiguares na segunda-feira 08/07/2013 as 12hs na Secretaria de Turismo, onde conversamos sobre essas questões levantadas e que foram prontamente resolvidas. Durante todo o momento na entrevista que demos para a rádio 87,9 e mesmo nessa reunião com a Prefeitura que contou com a presença da pró-reitora de extensão e a coordenadora do Trilhas em São Miguel, falamos enquanto representantes desses 50 alunos selecionados, o que em hipótese alguma deve ser confundido com ser o responsável pela vinda do Trilhas Potiguares à São Miguel do Gostoso. Ainda nessa reunião a pró-reitora comentou que sim havia uma parceria com a Heco no sentido de também atender algumas demandas que a Heco propôs para os 50 selecionados dos cursos de formação técnica e audiovisual.
    Para comprovar definitivamente o que de fato ocorreu, segue no próximo comentário a transcrição literal de um trecho da entrevista que Matheus e eu fizemos na rádio 87,9 no sábado 06/07/2013 às 15hs, conforme o vídeo que gravamos com uma câmera. Transcrevi abaixo apenas o trecho que diz respeito à menção ao projeto do Trilhas Potiguares em São Miguel do Gostoso, e quem quiser ver e ouvir este trecho do vídeo ou a íntegra da entrevista pode e deve entrar em contato conosco que mostraremos para quem quiser.
    Eugenio Puppo

    ResponderExcluir
  21. SEGUE ABAIXO A TRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA DO TRECHO DA ENTREVISTA MINHA E DE MATHEUS NA RADIO 87,9 QUE DIZ RESPEITO A QUESTÃO DO TRILHAS POTIGUARES EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO. ESTA TRANSCRIÇÃO ABAIXO FOI EXTRAÍDA DO VÍDEO GRAVADO COM A NOSSA CAMERA. QUEM QUISER ASSISTIR ESTE TRECHO OU MESMO TODA A ENTREVISTA QUE GRAVAMOS ENTRE EM CONTATO QUE MOSTREAMOS PARA QUEM QUISER.

    A PERGUNTA DO APRESENTADOR DA RÁDIO 87,9 ACASSIO MELO: “O trilha Potiguares que começa segunda-feira dia 8 de julho, o que o projeto de vocês tem a ver com isso?”

    A RESPOSTA DE MATHEUS DA HECO PRODUÇÕES: “O trilhas Potiguares é um projeto da UFRN que se não me engano existe acerca de 20 anos em que eles vistam diversas cidades do Rio Grande do Norte e realizam os mais diversoso tipos de ações, desde ações voltadas ao esporte, a saude, ao tratamento da pessoa idosa, e dentro deste amplo aspecto de atividades eles também realizam oficinas e cursos voltados aos jovens destes municípios. E, em conversa com a UFRN este ano, a gente conseguiu que eles elaborassem uma série de cursos totalmente voltadas pra esse nosso projeto que a gente está apresentando aqui, dos Cursos de formação técnica e audiovisual, então começa agora na segunda-feira o primeiro compromisso desses 50 selecionados que irão ter aulas ministrados por alunos e professores da UFRN voltadas a oficinas de técnicas de jornalismo oficinas de fotojornalismo, oficinas de rádio inclusive, inclusive eles vão aprender um pouco sobre produção e locução de rádio, então o nosso projeto começa pra valer na segunda-feira com essas atividades do Trilha Potiguares da UFRN que vai totalmente, na verdade parte das ações do Trilhas desse ano vai ser voltada para o nosso projeto. Então, a partir de segunda-feira, as sete e meia da manhã começam as aulas que vão seguir o seguinte cronograma: Na segunda e na terceira-feira eles tem aulas tanto no periodo da manhã quanto no periodo da tarde, na quarta-feira apenas no período da manhã, na quinta-feira eles não terão aulas, terão o dia livre e na sexta-feira as 19hs vai ser o encerramento do Trilhas e a gente vai exibir alguns filmes para esses alunos. Então quem foi selecionado e está ouvindo a gente aqui na rádio Gostoso é é, e atualizando vocês dos horários do Trilhas Potiguares, vocês terão aulas na segunda e na terça-feira o dia todo, na quarta-feira no período da manhã e sexta-feira no período da noite a partir das 19 horas.
    E isso aí, começamos o projeto agora, a partir do Trilhas Potiguares da UFRN. A gente vai ter uma pausa nos cursos agora no mês de julho e em agosto nós voltamos aí sim com os cursos ligados a área de cinema e audiovisual. Então de agosto a outubro teremos os cursos de cinema e no mês de novembro vamos já começar a produzir e preparar a Mostra de cinema de Gostoso que vai contar inclusive com a ajuda e a organização desses nossos 50 alunos para que ela aconteça e seja aí, esperamos todos um grande sucesso e que ela se mantenha ano a ano aqui no município” (FIM DA RESPOSTA)
    Eugenio Puppo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi mesmo a resposta desse Mateus mas o Eugenio Puppo falou, não que o trilhas vinha por causa dele mas que esse ano vinha especificamente para fazer os cursos do projeto da mostra. Muita gente ouviu. kkkk Sei não viu.

      Excluir
  22. Da IN-VEJA nem Jesus Cristo se livrou.

    Com tanta coisa boa pra gente fazer e comentar sobre o Projeto da Mostra de Cinema de Gostoso por que alguns vão procurar/inventar alguma coisa negativa pra falar? Que necessidade ou interesse teria o Eugênio Puppo em “disputar” a paternidade do Trilhas com a prefeitura ou com um grupo de jovens/adolescentes?
    Quem conhece um pouquinho o Eugênio sabe do caráter, da competência e da sensibilidade do homem e do artista que ali habita. O tipo de atitude ou palavras que alguns, desavisada ou levianamente, tentam imputar ao nosso amigo cineasta no caso em tela, absolutamente não condiz com o histórico e a conduta do cara, não batem com a figura humana nem com o profissional que ele é. Não cola, gente!!!!!!!!!!!!
    Pedi ao Eugênio que me emprestasse e assisti a entrevista gravada na rádio. Em nenhum momento os caras da Heco Produções falaram que o Trilhas era obra deles, ou começou com eles, ou “estavam aqui por que eles trouxeram”. Pelo contrário, em todo momento eles destacaram o histórico anterior do Trilhas no município, enfatizaram a grande importância da prefeitura e de vários outros parceiros, etc, etc.

    Afinal, a quem interessa detonar um projeto cultural desse porte que poderá levar Gostoso a ser uma referência internacional, desta feita não só em belezas naturais mas, essencialmente, em inteligência emocional e talento de seu povo? Pra mim, parece coisa de gente imatura ou mal intencionada. Tolo é quem dá ouvidos a pessoas futriqueiras. Quem muito inventa estórias/intrigas e fala mal dos outros é porque pouco trabalha e não confia no próprio taco. Mais tolo ainda será quem deixar de aproveitar a grande oportunidade dos cursos de cinema e deixar de descobrir e desenvolver seus talentos por causa das opiniões interesseiras, preconceituosas e fantasiosas de alguns.

    Quem quiser entender a importância dos cursos e da preparação de 50 jovens nossos para a realização de uma Mostra de Cinema, que converse com alguns dos jovens que estão fazendo o curso... Impossível não se emocionar com os olhos brilhando daqueles meninos e meninas... falando dos seus sonhos... sentindo a magia da arte na pele. Uma coisa tão longe, agora ao alcance deles... A imensa maioria deles nunca foi num cinema, agora vão aprender a fazer cinema, fazer mostra de cinema, fazer arte e mostrar pro mundo seu lugar nesse mundo, sua cultura, sua forma de vida, sua capacidade, inteligência, criatividade...

    Não só de pão vive o homem... vivemos também de arte, de Beleza! Que beleza oh, que beleza... que beleza, meu irmão, que beleza!

    Hildemar Peixoto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ildemar é claro que vai defender afinal é o grupinho do PT. as oficinas estão cheia mesmo afinal as oficinas dos trilhas potiguares sempre estiveram cheias. até porque os trilhas depois abriu pra muito mais da comunidade. e o que tem a ver os olhos brilharem com as oficinas afinal foi o trilhas portiguares que trouxe. eu participei das oficinas de brinquedo e muitos olhos tavam brilhando também. é claro que a arte é importante mas não justiofica umas coisas.

      Excluir
    2. Olhem uma coisa. Eu fui um dos jovens que reclamei porque estava ficando de fora das oficinas de comunicação. Reclamei porque nossa turma tinha pedido as oficinas e ficamos de fora. Não existe esse papo inveja. Só queria participar das oficinas normalmente e participamos. As pessoas gostam mesmo de ficar piorando as coisas, é gente que não tem o que fazer, é jornalista, é autoridade. Se tem esse negocio que uma quis se aproveitar do outro seja heco seja prefeitura, que resolvam aí ficam botando os adolescentes só porque queriam participar das oficinas. Seu Hildemar e Seu Heco, seu projeto é muito mais interessante do que ficar botando culpa em quem não tem desse chafurdo. Eu acho que até ficar pensando que isso ou aquilo é inveja é coisinha de comadre. Caramba. Não troco minha pouca idade por certos intelectuais. Meus pêsames!

      Excluir
    3. A diferença entre vc e o Hildemar não é só a idade (que vc diz que tem pouca) começa pela coragem de mostrar a cara: ele tem, vc não. E coisa de comadre é coisa séria: amizade, solidariedade, tradição, cultura de nossos pais... tão pouca idade e tanto preconceito, hein! Idade pouca mas ideias velhas... cuidado para não apodrecer sem nem amadurecer, que coisa triste! Reclame, opine, critique, aproveite as oficinas da Heco para crescer, mas tenha a coragem dos novos, das verdadeiras mentes de pouca idade: venha pra rua, mostre a sua cara, se assuma!!!!!!!!!!!!
      João Eudes

      Excluir
    4. Sera que essas palavras são de João Eudes? Ou foi hildemar que escreveu e ele assinou? kkkkkkkk

      Excluir
    5. Meu caro anônimo, seu comentário é motivo de satisfação para nós. É o reconhecimento de que somos um grupo de verdade. Com valores, ideias e um discurso em comum. Temos uma identidade política, ideológica e solidária. Temos um Projeto de Desenvolvimento Solidário e Sustentável para São Miguel do Gostoso e trabalhamos todos os dias pela concretização desse projeto, faz muito tempo, não é de hoje. Qualquer um de nós que falar, escrever ou agir vai ter um padrão, uma identidade de conteúdo, fundamentação e experienciação. Obrigado pelo reconhecimento!

      Excluir
  23. Sei não viu. Enquanto tá o povo da prefeitura trabalhando sem nem olhar o que esse povo tá escrevendo aqui. Enquanto os jovens tão lá participando das oficinas tanto os que pediram como os que não pediram e sem nem ta ligando para o que o povo pensa, fica esse que não tem o que fazer aqui nesse debate que não leva a nada só alfinetando uns e outros. e culpando uns e outros porque acha que é isso ou acha o que é aquilo. Fico só rindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCE REALMENTE ACHA QUE TA ACIMA DOS OUTROS NÉ. QUANTA PREPOTÊNCIA. SEI EXATAMENTE QUEM VOCE É. CUIDADO PRA NÃO CAIR DO CAVALO. QUANTO MAIS ALTO O ORGULHO MAIOR A QUEDA. QUEM RIR POR ÚLTIMO RIR MELHOR, VIU.

      Excluir
  24. olha só o que emanuel neri diz na matéria: O Trilhas Potiguares – até 13 de julho – atuará em parceria com a Heco Produções, do cineasta Eugênio Puppo. Aí diz patrocinado pela prefeitura. aó o pessoal dos trilhas potiguares mesmo diz pra gente que não que vem em parceria com a prefeitura e pronto. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    bianca

    ResponderExcluir
  25. Tá muito confuso isso.

    ResponderExcluir
  26. Vendo esse bate-bola aqui fiquei curioso e fui ver o que tava acontecendo. tem uma turminha que faz um cinema na praça aqui com apoio de uma ong. que sem nem interesse em fazer cinema mas só querem trabalhar com os outros jovens. fiquei sabendo que essa turminha nem pediu oficina, nem tem nada a ver com trilhas potiguares e nem tá nem aí pra mostra de cinema, não sabe nem falar sobre isso. tive batendo um lero com 3 pessoas da prefeitura e não tão tavam nem sabendo disso, uma foi que ainda riu balancou a cabeça e disse "rapaz vi falar". vi que também tem uma turminha de um jornal que pediu umas oficinas (esse tem um pouco a ver) mas tão lá participando das oficinas e não tao nem aí. a mostra de cinema eu não sei mas deve tá andando. então inveja de quem? kkkkkkkkk o povinho. aí fica uns que não tem nada ver (como eu. hehe) se importando com isso. aí fica galera fazendo o filme na praça, os outros fazendo jornal, os outros revistas, e os bestas que com certeza como sempre não tem nada a ver com o assunto é que fica aqui fazendo polemica e os outros bestas indo na onda.

    Alex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tem um besta aqui. VOCÊ, Alex. Ou seja lá qual for seu nome, seu metido autoassumido

      Excluir
  27. O povo dos trilhas disse que não tinha nada combinado com a ufrn porisso ficaro com raiva desconfiado. Jéssica

    ResponderExcluir
  28. Ah. E inda tem resenha que ele ainda ta querendo botar a culpa em funcionario da prefeitura. Ai complica mais. Kkkkkk

    ResponderExcluir
  29. Hildemar você devia procurar conhecer melhor os fatos rapaz. Não tive nada a ver com os trilhas potiguares mas seu amigo Eugenio Puppo deixou nossos colegas em mal lensois. O pessoal articula tudo como tava planejado depois vem o cara aí com outra proposta dizendo que tinha parceria com a Universidade, nossos colegas vão e dispensam o pessoal que tava inscrito, depois vem a universidade e diz que isso não existe, até fica pensando que nossos colegas quem tão tentando passar a mentira. Hildemar e Emanuel Neri procurem conhecer a historia completa e nao só de uma pessoa. Hildemar se ponha na pele dos seus colegas. RODRIGO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Rodrigo, obrigado por suas explicações. Vc tem razão: precisamos nos ouvir!

      Coloco-me à sua disposição e de seus colegas para ouvir e ajudar a esclarecer esse infeliz mal entendido e, principalmente, evitar que outros aconteçam. Tenho certeza que Emanuel e Eugênio têm a mesma disposição para dialogar e esclarecer.

      Se vcs acharem por bem, poderíamos marcar uma conversa, uma pequena reunião onde se possa ouvir todos os lados dessa questão. Tenho acompanhado o processo do Curso de Cinema e sou um entusiasta desse Projeto pelo seu potencial de resgate e valorização da nossa cultura popular regional e pelas oportunidades geradas aos nossos jovens talentos. Não podemos perder oportunidades como essas parcerias (Prefeitura-HECO e Prefeitura-Trilhas) e outros importantes projetos por falta de comunicação entre nós!

      Aguardo seu contato para marcarmos a reunião: 9110-2640 ou 8115-8736. Um abraço,

      Hildemar

      Excluir
    2. Rapaz você sabe bem onde tão todos envolvidos. Não tenho nada ver com essa historia e tambem nem um interesse. So conheci os fatos. Fica a dica. Sigão se quiser.

      Excluir
    3. Ah, tá! Desculpa aí! Pensei que vc tava querendo ajudar a resolver o mal entendido e contribuir com a coletividade dialogando com todos os lados, todas as verdades dessa história.

      Caso alguém se disponha a tal diálogo, estamos à disposição nos contatos já informados.

      Hildemar

      Excluir
    4. Verdades e mentiras.

      Excluir
  30. Sr. Emanuel, o todo é feito das partes. A informação só é entendida quando se tem a visão de todos. É natural haver o mal entendido entre as pessoas mas também não é difícil o entendimento. O Sr. Eugênio Puppo não poderia anunciar parcerias sem se certificar de que elas realmente existem. Evitaria esses constrangimentos. Naturalmente as pessoas que se sentiram enganadas no mal entendido vão ficar magoadas e isso é normal. Talvez o Sr. Eugênio Puppo também se sinta magoado por não se ter feito entendido. Sr. Emanuel, talvez o senhor possa ajudar a esclarecer as coisas. E os projetos continuarem como sempre foram lindos em São Miguel do Gostoso.

    Elivânia

    ResponderExcluir
  31. Assista: Dogville (2003) e saberá o futuro.

    ResponderExcluir