quinta-feira, 11 de julho de 2013

São Miguel do Gostoso tem atividades esportivas e corrida de jegue nos 20 anos de amancipação política



Por Emanuel Neri
Semana de festas em São Miguel do Gostoso. O aniversário de 20 anos da emancipação política do município será marcado por uma série de atividades esportivas e culturais entre 10 e 16 de julho. Há festa para todos os gostos.
São Miguel do Gostoso se emancipou de Touros em 1993. A emancipação foi liderada pela população local, especialmente por lideranças jovens. No início, o município chamava-se São Miguel de Touros. Em seguida, a população aprovou. em plebiscito, o nome atual do município.
João Wilson Neri foi o primeiro prefeito - ele  foi um dos líderes do movimento separatista que emancipou o município. Governou por oito anos. O segundo prefeito foi Miguel Teixeira, que também administrou por oito anos. Fátima Dantas é a atual prefeita.
O primeiro slogan da cidade foi "Aqui se faz Gostoso" (foto) - uma referência ao esforço da  população para construir um novo município. Foi a partir da emancipação que a cidade deu seu salto para o turismo, tornando-se o terceiro polo turístico do Rio Grande do Norte.
Além de atividades como futebol e vôlei, respectivamente nas praias do Cardeiro e da Xepa, há uma série de outras atividades esportivas. Na noite desta sexta-feira (11/7), haverá uma longa noitada esportiva no ginásio de esporte da cidade.
A programação desta noitada esportiva contou com práticas pouco conhecidas na cidade, como peteca (badminton), tênis de mesa, taekwondo e ginástica olímpica. Dos esportes conhecidos, apenas Futsal. Também houve apresentação de palhaços.
No sábado, haverá uma das competições mais tradicionais em São Miguel do Gostoso: a corrida de jegues. Às 8hs, começa a competição – com a participação de vários concorrentes, com saída do Maceió. Muita gente na cidade acompanha esta disputa.
Ainda no sábado, haverá duas outras atividades interessantes. Uma é a corrida de pedestres, com a competição masculina saindo do Tourinhos, enquanto a feminina sairá das Carnaúbas. O destino final das duas será o centro de São Miguel do Gostoso.
Também no sábado haverá a competição de ciclismo. O percurso, por trilhas, começa na rua dos Dourados, segue até o distrito de Angicos e se encerra na cidade.
No domingo, na praia da Xepa, a partir das 8hs, haverá campeonato estadual de Beach Handebol. O campeonato ocorrerá durante todo o dia. Na segunda, a partir das 8hs, haverá futebol de mini-campo masculino e feminino, no estádio “Vieirão”.
Na terça-feira (dia 16/7), dia da emancipação, será o ponto alto das festividades. Um bolo com 20 metros – referente aos anos de emancipação - será feito em frente à escola “Estadinho”, na avenida dos Arrecifes. O bolo será saboreado pela população.
A emancipação política de São Miguel do Gostoso é um marco do crescimento político e econômico do município. A cidade, que antes era um distrito desprezado por prefeitos de Touros, encontrou a partir daí o rumo do seu desenvolvimento.
Então há motivos de sobra para comemorar os 20 anos de emancipação.

31 comentários:

  1. EITA MUNDO VÉI DE GOSTOSO. ESSE MUNICIPIO CHEGA A 20 ANOS DE CRIAÇÃO COM 03 PREFEITOS: FAFA FOI ELEITA MAS NÃO APITA NADA, JOAO WILSON MANDA E NENEM DE LALA É A REDE DE ARRASTO, É SÓ QUEM APARECE COMO A FAZ TUDO. É SÓ QUEM TEM GENTE COM EMPREGO NA PREFEITURA, TUDO FOI ELA QUE FEZ IM TUDO ELA TA NO MEI. NESSES DIA ELA VAI DIZER QUE FOI ELA QUEM INFICOU O MARCO DA PRAIA DO MARCO. QUEM DESCOBRIU O BRASIL? FOI NENEM DE LALA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazia tempo q ñ lia aqui no balacobaco um comentário descontraído enfatizando as dificuldades do nosso município, parabéns anônimo pelo bom humor ao falar da realidade da nossa cidade. Dei muitas gargalhadas e concordo plenamente.

      Excluir
    2. kakakakaka. essa é boa meu, pense,kakakakakakak

      Excluir
  2. SEM DESTINO. UM HOMEM COM 20 ANOS SEM DESTINO E A SIM NOSSA CIDADE,E A SIM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO.

    ResponderExcluir
  3. Sou totalmente contra a esses comentarios, voces poderiam era se orgulharem de morar aqui em Gostoso, o que foi que aconteceu estao nervosos a mamada ja passou agora existe respeito ao dinheiro publico

    ResponderExcluir
  4. manifestaçao e cortar a estrada a ver se tapam a buraqueira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a entrada da cidade,esta linda,e burracos pra todo lado..cader a nossa prefeita q nao faz,nada..fafá pelo amor de deus, faça algunha coisa,

      Excluir
  5. MUITO BOA A NOITADA DE APRESENTAÇÕES NO GINASIO DE ESPORTES, ESPORTES DIFERENTES FORAM APRESENTADOS, A PETECA COM RAQUETE, O TENIS DE MESA, A GINASTICA E O MELHOR DA NOITE FORAM OS PALHAÇOS SALTADORES, MUITO DIVERTIDO, A SIM NO FINAL TINHA DE TER FUTEBOL CLORO, ATÉ QUE ENFIM ALGO DIFERENTE, PARABENS FLÁVIO, GOSTEI, ATÉ ALGUNS PROFESSORES E OUTROS ADULTOS BRINCARAM TAMBÉM.
    LUIZ

    ResponderExcluir
  6. E BOM FALAR.. E BOM FALAR PARA O POVO A JUVENTUDE,QUE A BANDA FARRA DE RICO. NÃO VENHE MAIS PARA GOSTOSO POR CULPA DO. VEREADOR BETO. BETO POR FAVOR NÃO ATRAPALHE A FESTA DE SUA CIDADE.. CIDADE ESTA QUE VOCÊ FOI ELEITO 2VEZES. E NUNCA A PRESENTOU UM PROGETO< FALANDO EM PROGETO BETO APRESENTE ALGUM QUE VENHA BENEFICIAR >>>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anonimo vc ja se deu ao trabalho de ir a camara algum dia na vida? ou vc nao lembra quem enfretou todo aquele circo armado com os ivestidores da cidade no ramo de energia eolica e o presidente na epoca o renato via apenas o seu umbigo ,o q vc quer e apenas denegrir a imagem de uma pessoa q vc não gota.

      Excluir
  7. este mesmo tal de Beto. quer se candidatar a PREFEITO; VAI SER MUITO BACANA/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de onde vc tirou essas tolices? ou a sua intenção e mesmo ser maldoso com uma pessoa q vc talvez não conheça? Vc ja tentou pesquisar a respeito de progetos na camara faça isso e depois volte a comentar com etica e dignidade, e a respeito da festa vc tirou as imformaçoes apenas de meros boatos como muitas coisas q ja sabemos vem de onde.

      Excluir
    2. nunca vi ninguém fala isso de beto ser prefeito não; agora sobre o primeiro comentario lá de cima de a prefeita ser nene de lala agente iscuta todo dia. ela foi a vereadora menos votada mais a ambisão dela é muinto grande; quanto mais se tivesse muinto voto, tire um fino aí; porque é que voce publica as coisa sobre o vereador beto e não publica do mesmo geito o que o povo tá dizendo da presidente da câmara. e tem mais ela faz uma coisa até ilegal. ela é do legislativo e só vive aparecendo fazendo as coisas que é so poder executivo. presidente da cãmara não era pra té se metendo a executar as coisas do governo fazer não. isso tá errado!!!!!!!!!!!!!! como é que ela vai fiscalizar as coisas que ela mesma tá fazendo. ela manda na limpeza, ela manda nas máquina, nos funcionario tudo, ela quem manda fazer estrada, manda na delegacia. ela é prefeita e secretaria e verreadora ao mesmo tempo é? cade os vereadores da oposição? não tão vendo esse abuso de poder não o povo aqui voto em vpces para isso? por fvor emanoel publique pois isso é um abuso de poder que tá acontecendo na nossa cidade; todo mundo comenta mais nem todo mundo sabe que isso é ilegal. é uma confusão de poder, é até contra a constituição do brasil.

      Excluir
  8. Ai, meu povo como vocês não percebem a manipulação da informação? É espantosamente ridícula a ilusão do povo de Gostoso...

    ResponderExcluir
  9. Ao anônimo acima, acho que você está é com inveja, a Presidente da Câmara neném está coberta de razão, porque foi para isso que o povo a elegeu, se existe alguns que foram eleitos e estão se excluindo dos problemas, ela está fazendo o contrário, e é esse o dever do político que o povo elegeu, continue assim neném porque para poucos você está errada, mas tenho plena certeza que para muitos você está coberta de razão, e continue fazendo esse belo serviço que você vem executando tanto a frente da Presidência da Câmara Municipal, como também atenta aos problemas do Executivo Municipal deste Município de São Miguel do Gostoso, e para isso acreditamos em você neném, mulher guerreira, deixa os bestas falarem, enquanto você continua fazendo o seu papel de uma verdadeira cidadã Gostosense.

    ResponderExcluir
  10. que emacipação é essa meu, depende de um monte de coisas de Touros. Cartório, agencias de banco, CEP...

    ResponderExcluir
  11. na escola ana ribeiro nao tem comando o secretari escolar da noite so trabalha 3 horas o certo e 6 ele chega a hora que quer eu precisei pegar uma transferencia e ele nunca estava la cade a direcao deessa escola que nao ver isso

    ResponderExcluir
  12. na escola ana ribero fica abandonada de manha fui falar com alguem da direcao e nao tinha nem diretora nem vice claroa vice e nora da prefeita nene de lala

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom, antes de mais nada, informar-se para só depois falar. Segunda-feira dia 15 de julho a diretora da escola Ana Ribeiro estava em Natal em um encontro do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, e a vice diretora estava na Escola Olímpia Teixeira onde estão alunos do sexto ao nono ano matriculados no Ana Ribeiro.Seria melhor q cada um de nós sempre buscássemos esclarecimentos antes de sairmos falando besteira.

      Excluir
  13. É MUITO BOM TIRARAM A PESCARIA PARA BOTAR A PETECA, QUE COISA MOTIVADA, SO POR QUE A PESCARIA NÃO TINHAM PUBLICO PARA VER QUE COISA FEIA, ORGANIZADORES, SABIAM VOCÊS QUE TINHA MAIS DE QUARENTA PESCADORES PARA PESCAR ESTA MODALIDADE, SIM JÁ TINHA NA PROGRAMAÇÃO POR QUE TIRARAM NÃO FAÇO ESTA COISA MAIS NÃO, DEIXAM DE SER RIDICULOSOS.

    ResponderExcluir
  14. Essas pessoas são muito pessimistas, em tudo são contra, Touros e outras cidades do nosso Estado passaram muitos e muitos anos para poder ter uma agência do Banco do Brasil, Cartórios e etc, não é assim como certas pessoas pensam, daqui a algum tempo que poderá demorar muito ainda a nossa cidade de São Miguel do Gostoso terá tudo isso também, agora levamos uma grande vantagem das demais cidades vizinhas, porque a nossa cidade com o desenvolvimento que chegou cresceu muito rapidamente, agora só nos resta esperar, porque não depende só do poder Público Municipal.

    ResponderExcluir
  15. Os pessimistas que tenham paciência, esperem um pouco porque em breve a nossa Prefeita Fafá fará muitas obras neste Município, aguardem, tudo vai ficar muito lindo, aí vocês vão dizer o que, que não façam nada.

    ResponderExcluir
  16. trabalho fazendo alternativo de Sao Miguel a Natal e estou muito preocupado com a estrada cheia de buracos o meu carro toda semana eu tenho que fazer balanceamento nas rodas gostaria de saber se a prefeitura fará algum paliativo para que nós trabalhadores possa trabalha com dignidade lembro que na gestao passada esse mesmo problema aconteceu e o senhor emanuel que é dono desse blog fazia várias criticas em relaçao as estradas esburacas e agora será que ele chega em Gostoso de aviao?
    porque até agora nao reclamou da mal conservaçao da estrada ou será que é porque a prefeita é cunhada dele?

    ResponderExcluir
  17. otem estava na festa e vi que os policias estavam tudo centado sem fazer nada na barraca de nem nem de lala a festa acontecendo muita gente e o policiamento todos sentados agora eu tiro o chapel pro subtenente que mando todos circular

    ResponderExcluir
  18. Olá Fafá !!! Vamos terminar o calçamento da rua das Ostras? Porque não terminou? Obra inacabada é triste e sem razão.

    ResponderExcluir
  19. A entrada da cidade tá parecendo uma favela.

    ResponderExcluir
  20. BELO TRABALHO: AS VEZES CRITICAMOS ALGUNS´_ SECRETÁRIOS DE FAFÁ ANTES DO TEMPO/ MAIS NUNCA E TARDE PARA PEDIR DESCULPAS/ QUERO PARABENIZAR A SENHORA LURDINHA= SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL PELO TRABALHO REALIZADO~~ NESTES (6)MESES, O BOLO DO ANIVERSARIO DA CIDADE FICOU MUITO GOSTOSO=

    ResponderExcluir
  21. Fafa faça uma parceria com o prefeito de Touros e mande fechar os buracos que estao acabando com meu carro pois eu nao tenho dinheiro suficiente pra toda semana fazer conserto no meu carro pelo desgaste que a estrada que liga touros a Gostoso está fazendo nos carros que trafegam por essa rodovia pedimos urgencia.

    ResponderExcluir
  22. Não é assim em querer colocar a culpa na Prefeita, como nós todos sabemos a estrada que liga Touros a Gostoso está cheia de buracos, mas toda responsabilidade é do DER, Departamento de estradas e rodagens do nosso Estado, sabe-se também que 95% (noventa e cinco por cento), desse trecho da estrada pertence ao Município de Touros, cabe aos Governos Municipais dessas duas cidades solicitarem ao órgão competente o conserto o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  23. Criticar é muito fácil, agora saber como funciona os fatos é outra coisa muito diferente, existe pessoas sem conhecimento que a vida é só criticar, por isso quero deixar uma dica ao poder Público deste Município, hoje nós temos vários canais de informações, cito principalmente este blog e a rádio de São Miguel, seria muito importante que a senhora Prefeita fizesse sempre uma explanação de sua administração, dizendo como recebeu o Município, como está no momento, quais ações já realizadas, o que conseguiu, o que pretende fazer e os futuros projetos de sua administração, só assim o povo tomava melhor conhecimentos dos fatos, e muitos deixariam de acreditar naquelas pessoas pessimistas que só fazem criticar e que não tem competência nenhuma para executar cargo algum neste Município.

    ResponderExcluir
  24. Corrida de jegue pela força aeólica... nada mais interessante?

    ResponderExcluir