quinta-feira, 25 de julho de 2013

Duas mulheres se unem para administrar São Miguel do Gostoso, mas a oposição questiona este trabalho



Por Emanuel Neri
Duas mulheres dominam hoje o cenário político de São Miguel do Gostoso. Uma é a prefeita Fátima Dantas; a outra é a presidenta da Câmara Municipal, Francisca Pinheiro, mais conhecida por Nenê de Lala. As duas têm características bem próprias.
A prefeita é uma pessoa simpática, afetuosa e comprometida com o futuro do município –é daquele tipo que faz de tudo para não entrar numa briga. A presidenta da Câmara é uma mulher guerreira, batalhadora, capaz de fazer tudo pela cidade e com uma belíssima história de vida.
Estas duas mulheres (foto acima), cada uma com o apoio de auxiliares, conduzem hoje a política de São Miguel do Gostoso. O estilo de trabalho de uma reflete no da outra. Uma ajuda a outra no que deve ser feito - e até por isso gera uma certa ciumeira na oposição.
Este blog recebeu uma série de críticas ao trabalho voluntário que Francisca Pinheiro desenvolve em algumas atividades da prefeitura. Pura bobagem. É como se ela  tivesse que se preocupar só com a Câmara, sem  se envolver com o futuro da cidade.
Francisca Pinheiro participa de mil e uma atividades. Além da presidência da Câmara, colabora com a prefeitura nos serviços de limpeza de áreas públicas e coleta de lixo, faz parte do Comitê de Segurança da cidade e desenvolve outros serviços.
Qual é o problema que há nisso? Nenhum. Se uma pessoa trabalha voluntariamente para contribuir com o futuro do município, isso tem mais é que ser reconhecido. Mas a oposição local vê isso até como ato de improbidade administrativa. É puro delírio.
Fatima Dantas e Francisca Pinheiro estão no caminho certo ao juntar as mãos para trabalharem unidas pela cidade. E muita coisa tem sido feita por elas, mesmo com as dificuldades financeiras do município. A cidade está limpa e mais bem organizada.
É claro que o município tem outros sérios problemas que a oposição pode muito bem questionar. Um deles é a obra na entrada da cidade. É lamentável o que acontece com esta obra, deixada inacabada pela administração anterior e até hoje parada.
São Miguel do Gostoso é um polo turístico - e o primeiro impacto que o visitante tem é com aquela bagunça na entrada da cidade. Aquilo é horrível e prejudica não só o turismo local, como os próprios moradores que têm dificuldade de trafegarem ali.
Outro problema sério é a falta de providências com o trânsito na orla urbana de São Miguel do Gostoso. Nisso aí a prefeita está dormindo no ponto. A Câmara já aprovou projeto, de autoria do vereador Jubenick Pereira (PT). Mas a prefeita fechou os olhos.
Há informações de que a prefeita sequer deu prosseguimento à regulamentação da lei – a sancionando ou vetando -, o que é sua obrigação. Ao não fazer isso, manifesta  profundo desrespeito pela decisão da Câmara e por uma reivindicação justa da população.
O trânsito na praia apavora os moradores de São Miguel do Gostoso. Felizmente ainda não houve um acidente grave, mas isso pode ocorrer a qualquer momento, se não forem tomadas providências. Por que então a prefeita não faz cumprir esta lei?
A prefeita também se descuidou com a recuperação da estrada que liga São Miguel do Gostoso à BR-101, principal acesso a Natal. Esta estrada está uma buraqueira só e representa perigo para quem trafega por ela. Mas nada até agora parece ter sido feito.
Também há problemas na área de segurança. É responsabilidade do governo estadual, mas a prefeitura tem que estar sempre cobrando ações do Estado para que a criminalidade pública não afete a população e deteriore o turismo, principal fonte de renda local.
A prefeitura também tem condições de organizar a cidade e seus empresários, junto com o Comitê de Segurança, que já foi criado, para o enfrentamento da criminalidade. Entre as soluções estão a colocação de cancelas de segurança e câmeras em alguns pontos da cidade. 
Outro foco de reclamação é a falta de água em alguns bairros de São Miguel do Gostoso, em especial no Maceió. Novos poços foram perfurados, mas a água não é de boa qualidade. A prefeitura diz que já elabora projetos para trazer água da adutora da lagoa do Boqueirão.
Como vocês podem ver, há inúmeros pontos que podem ser cobrados pela população e oposição. Mas ficar reclamando do trabalho conjunto entre prefeita e a presidente da Câmara é bobagem de quem não entende absolutamente nada de administração pública.    
  

51 comentários:


  1. Eu concordo quando dizem nem nem de lala 'e guerreira mas ela nao foi generosa com muitos eleitores que trabalhou e votou nela porque so arranjou emprego pra familia dela fez muita promessa e deixou muita gente de fora se a eleiçao fosse hoje ela nao seria eleita muita gente que conheço se arrependeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo anônimo em ambas as partes, mais também entendo que o sociedade independe de voto precisa de representantes que respeite a população e demostre esse respeito. e essa variadora nem politica ela sabe ser, ela trata pessoa mal e com grande grosseria. por isso não ganha campanhas consecutivas e sim salteadas. mais para felicidade da população tudo tem o bota fora e dessa vez é de vez fique certa nobre variadora.

      Excluir
    2. NENE NAO FAZ NADA E NADA E NADA COM NADA

      Excluir
  2. Tão fazendo muitas coisas elas,votei nela ms tenho plena certeza que ela não ganha mais na próxima campanha!

    ResponderExcluir
  3. votei em Francisca pinheiro e não me arrependo, e para o anônimo acima que diz que ela só conseguiu emprego para sua família é pura mentira, se fosse assim teria colocado só pessoas de sua confiança para trabalhar na câmara, agora eu pergunto tem alguém de sua família lá?

    continue assim Francisca pinheiro, com garra e determinação, nunca foi visto sessões itinerantes da câmara de gostoso, mas agora há.muita coisa mudou, a organização da câmara mudou. só não ver quem não quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, dona Francisca pinheiro, tem muita garra e determinação; Mas cabe salientar que essas qualidades não ratificam e nem determinam competências e habilidades para ser um bom gestor;
      pelo que já analisei da Nenê de Lala (Assim conhecida), ela tem muita vontade de ser alguém capaz de assegurar os melhores projetos para a cidade, de ser alguém que mude e traga benefícios para mesma... pois bem, só fica na vontade!
      como já citei anteriormente, certas qualidades não definem e nem qualificam alguém para ser um bom gestor publico; não irei citar quais as qualidades que um bom gestor necessita para ser um. Nenê de lala, está longe de ser alguém com competências para ocupar um cargo tão importante para uma cidade. Presidente da câmara? qual é, Gostoso tá é brincado de politica!
      É inerente a falta de conhecimento na presidente...
      Mas ela é uma grande mulher!!
      Não grande politica!

      Excluir
    2. EMANOEL COMO É QUE VOCE POSTA O COMENTARIO DESSE LOUCO.KKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  4. nas proximas saem as duas!!!

    ResponderExcluir
  5. Você votou nela so pra arrumar emprego? E eu que votei nela so porque achei que ia fazer alguma coisa pra cidade, so burro mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. emprego para a familia é mau de mais, depois ve se um monte de gente ptrabalhando na perfeituro, que não entende de nada do que se pergunta, vergonha!

      Excluir
  6. Chora perdedores o leite ainda continua derramando do lado da oposição, estão no aperreio, e quanto as criticas feitas a Presidente das Câmara Neném, tudo isso é inveja, continue assim Neném fazendo o seu trabalho, votei em você e votarei novamente nas próximas eleições, vejo muita gente elogiar e seu trabalho, oposição é assim mesmo quando não se faz anda falando, e quando se faz procura destruir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ninguem pode reivindicar seus direitos que ja e oposiçao isso tudo e incopetencia dessas duas mulheres

      Excluir
  7. quem foi ontem na reunião da aegostoso entendeu que o que ta acontecendo não é culpa da prefeita.. . o engenheiro foi la explicar e acho que quem tem um pouco de conciencia entendeu. tem que se informar melhor, emanuel, antes de publicar... voc~e não é da aegostoso?? e eu li no blog da prefeitura as cartas que fala de problemas da cidade que ela ta mandando retomar a obra, e etc. a gente sabe que não ta perfeito, ta muito feio la na entrada mais tao começando adiministração agora e tem que ter um tempo de confiança pra ve se as coisas saem do geito que tem que ser.

    ResponderExcluir
  8. Anonimo acima, o problema é que ja passaram 6 meses de mandato e continua tudo igual. E a perfeitura tem culpa sim! da borrada que está a estrada. Não paga a fiscais, onde estavam eles na hora de vistoriar a obra. Ok o que passou passou, vamo então solucionar o problema, todos juntos faremos a força.

    ResponderExcluir
  9. vamos agora trabalhar pra melhorar a entrada de smg que esta uma calamidade pra que trafega com veiculo a pista ta se chamando de pista do zigzag tá de mas como cera que vai resolver isto pois todos passam por lá todos os dia é não pode fica assim pelo menos se tapasse os buracos fica uma coisa decente vamos agilizar pode publico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Publicidade turistica enganosa pode gerar indenização.Quem conhece o còdigo de defesa do consumidor?

      Excluir
  10. A câmara itinerante ñ esta dando grandes resultados, os vereadores estão colocando uma enxurrada de requerimento, mas na pratica ñ se ver nada. principalmente nas comunidades da zona rural. e a presidente da câmara ñ pode cobrar por que esta exercendo um cargo no administrativo. que vergonha Francisca Pinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuel Neri comenta. A vereadora Francisca Pinheiro tem, sim, feito uma gestão criativa à frente da Câmara Municipal de São Miguel do Gostoso. A itinerância da Câmara, que uma vez por mês se desloca para um distrito, é um exemplo de boa gestão política e administrativa. Quando foi que se fez isso em São Miguel do Gostoso? Nunca! A Câmara itinerante aproxima o Poder Legislativo e o Executivo - a prefeita e seu secretariado acompanha estas sessões -, da população dos distritos. Os vereadores ouvem a população local e fazem requerimentos de interesse de cada distrito - e a Prefeitura faz atendimentos sociais e levantamentos sobre as necessidades dos moradores. Esta é uma forma inteligente de se fazer política. A Câmara Municipal e a Prefeitura estão corretíssimas ao fazer este tipo de extensão administrativa para os distritos mais distantes.

      Excluir
    2. senhor emanoel responda-me, o que essa duas mulheres guerreiras já concretizaram aqui em nossa cidade, se liga

      Excluir
    3. Essas visitas da câmara aos distritos mada mais é estratégia politica, gastos de dinheiro público, é nada resolvido " Tapando o sol com peneira"

      Excluir
  11. Onde está o vereador Beto, que ñ ver isso ou esta vendo e já calaram a boca dele.

    ResponderExcluir
  12. Vamo v agora quando for voutar as seção intinerante... se o q foi pedido foi feito! essa eu quero v..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOLTAR escreve-se com L e ñ com U, volta para a escola e/ou leia mais o dicionario.

      Excluir
    2. concordo amigo e aida digo mais: a concordancia tbm ñ faz parte de boa parte dos textos postados neste blog. Infelizmente "nós" brasileiros pecamos muito na escrita.

      Excluir
    3. tá bom professor de letras.

      Excluir
  13. Mulheres de pulso em São Miguel são todas que carregam os meios de hospedagem/gatronomia: camareiras, lavadeiras, faxineiras, cozinheiras, zeladoras, auxiliares, garçonetes... Essas sim são as verdadeiras força de Gostoso. O resto é pago para desenvolver um trabalho de gestão pública a serviço da comunidade. Faz voluntariamente? Ótimo: nada mais do que sua obrigação política.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. porem as camareiras, arrumadeiras, lavadeiras, passadeiras, faxineiras, cozinheiras zeladoras, auxiliares garçonetes..... assim como os professoras, medicas, ASGs, secretarias... do municipio, são todas pagas para desenvolverem o seeu trabalho, seja pela prefeitura municipal ou pelas pousadas e restaurantes. E todas, sem exceção, independente do q faça, são mulheres de pulso. Nenhuma faz o seu trabalho voluntariamente.

      Excluir
    2. Essa Estória da presidente da câmara fazer serviços voluntário na prefeitura, tem que ser muito mané pra acreditar nisso, ela está querendo se promover politicamente pra ver se consegue ser eleita nas próximas eleições, já que nessa ele foi puxada.

      Excluir
  14. O senhor não permite nenhuma crítica em seu blogue, né? Interessante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuel Neri comenta. O noBalacobaco aceita, sim, críticas - inclusive ao autor deste blog. Só não aceita ofensas e agressões contra ninguém. O problema é que setores da oposição de São Miguel do Gostoso têm hábitos primitivos. Entende que ofensa e agressão é fazer oposição. E o pior é que sempre se esconde por trás do anonimato. É cômodo, mas é também covardia, se escudar por trás do anonimato, não ter coragem de mostrar a cara, e sair atirando ofensas e fazendo agressões a quem não gosta. Esta não é uma atitude correta de fazer oposição. O papel da oposição comporta críticas e questionamentos - seja a governos ou a qualquer outro setor da sociedade -, mas não permite ofensas e agressões irresponsáveis que têm como único objetivo atacar a moral das pessoas. Mudem o tom das ofensas e agressões que vocês terão espaço neste blog - como, aliás, muitos dos leitores conseguem veicular aqui suas mensagens e comentários.

      Excluir
    2. é só o sr. não permitir comentários anônimos!!

      Excluir
  15. Simples de resolver: por que o senhor não passa a permitir somente críticas assinadas?

    Porque a retaliação seria enorme e nos diversos segmentos e atividades, por isso mesmo as pessoas se vêem obrigadas ao anonimato... É uma pena!

    ResponderExcluir
  16. Senhor Emanuel infelizmente o senhor está por fora de quem é Francisca Pinheiro ela prometeu ajudar muita gente depois que ganhou nao deu nem satisfaçao ao eleitor tem muita gente que até hoje está esperando eu tenho certeza que ela nao ganha nunca mais porque na minha casa eram 8 votos e ela perdeu todos porque nao cumpriu o que prometeu e o senhor ainda diz que ela é uma guerreira acho que é preciso conhecer melhor essa mulher ela tem muite conversa e pouca açao.

    ResponderExcluir
  17. Muito bem lembrado pelo anônimo lá em cima! O Jubenik é o líder verdadeiramente do povo e jovem que Gostoso precisa. Esse sim é lutador, abnegado e inovador. É o Novo que vem por aí. É o nosso futuro melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que seja mesmo. Apoio ele tem MUITO!

      Excluir
  18. SERÁ O QUE EU TÔ PENSANDO AQUI COM MEUS BOTÕES EM 2014? SERÁ QUE ELES VÃO TER CORAGEM DE QUEIMA-LO TÃO CEDO? VAMOS VER OS PROXIMOS DESDOBRAMENTOS. É UMA SABIA!

    ResponderExcluir
  19. Alguns comentáris são surreais! Como a ilegalidade vira regra nessa cidade! Voto não se compra! Como as pessoas tem coragem de publicamente cobrarem emprego na prefeitura por ter votado em fulano ou ciclano? Funcionários da prefeitura devem ser concursados! Todos nós, cidadãos brasileiros temos direito a concorrer a uma vaga!

    ResponderExcluir
  20. Alguns comentáris são surreais! Como a ilegalidade vira regra nessa cidade! Voto não se compra! Como as pessoas tem coragem de publicamente cobrarem emprego na prefeitura por ter votado em fulano ou ciclano? Funcionários da prefeitura devem ser concursados! Todos nós, cidadãos brasileiros temos direito a concorrer a uma vaga!

    ResponderExcluir
  21. Jogadorzinho esse citado, ainda tem gente querendo encher a bola dele, caiam na real, muitos querem da o pulo maior que suas pernas e finda não se levantando mais.

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de trazer a população o ultimo IDH - Indice de desenvolvimento humano, apurado pela ONU. Mas vale dizer que é com base em informações de 2010, não da atual gestaão.Vale pra saber qnto temoos ainda que melhorar.
    Estamos na posição 113, em melhor situação, em qualidade de vida, de nosso vizinho TOuros.
    http://www.atlasbrasil.org.br/2013/ranking

    ResponderExcluir
  23. somente tenho a dizer que os vereadores que hoje ocupam a câmara não estão cumprindo seu papel, dentre eles a fiscalização das obras na cidade, por exemplo: a conclusão do posto, a entrada da obra da cidade entre outras, quem está tendo essa iniciativa e a população, foram eleitos e são pagos com nosso dinheiro para isso, que vergonha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você foi a quantas sessões da Câmara este ano? Como vc sabe q nossos queridos vereadores não estão fiscalizando? Vc acompanha o blog da câmara ou lê o informativo de Nenem de Lala? Faça sua parte como cidadão, vá à câmara!

      Excluir
  24. só tem caboclo e elas não são excessão.

    ResponderExcluir
  25. populaçao está sem agua nas torneiras e pede providencia aos senhores que sao responssaveis pela agua potavel e tambem pedem medicos no posto de saude e providencia para dormirem tranquilo pois todo dia uma casa é arrobada em Gostoso vamos exigir da nossa prefeita eleita pelo voto do povo.

    ResponderExcluir
  26. Acho que está demorando e muito o reparo do trecho do KM-0 que liga a BR-101 do Município de Touros a São Miguel do Gostoso, as duas Prefeitas precisam tomar as providências para que o DER-Departamento Estradas e Rodagens tomem as providências, pois nem de bicicletas está prestando para andar.

    ResponderExcluir
  27. Existe pessoas que reclamam da atual Administração com todo direito, mas existe outros que são bastante beneficiados e vivem falando mal, são pessoas com vários empregos na família todos contratados, carros alugados e outros benefícios, gente caiam na real, vejamos quantas famílias precisam de um simples emprego e não conseguem, enquanto outras conseguem tantos e não sabem nem agradecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse exemplo é o seu caso ó diretor de financias perdidas, seu puxa saco, tenho certeza que você não tenhe competência profissional, mais gosta de mostra incompetência de puxa o saco.
      realmente a desigualdade social é notável em todo o país ou você não assiste jornal.
      Além do mais as pessoas devem estar capacitadas para o mercado de trabalho, que no caso você ainda estar longe desse ingresso.

      Excluir
    2. TUDO E TODO MUNDO É OPOSIÇAO
      SE FALA É OPOSIÇAO
      SE RIR É OPOSIÇAO
      SE PENSA É OPOSIÇAO
      E O QUE NAO É OPÓSIÇAO NESSA CIDADE EM.

      Excluir
  28. quem estar postando aqui é Anatólio vc criticou o arráia pé de ferro falando que tinhamos abandonado os músicos de são miguel mas saiba vc que a empresária e vocalista da banda é de são miguel !Mas a banda forró chegado não é não o que vc tem a postar sobre o anversario da cidade que as bandas eram da cidade seja mas social seu socialismo estar muito baixo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso imagina se ele(a)postace a pura realidade que estar acontecendo em nossa cidade ficaria mas vergonhoso ainda!

      Excluir