segunda-feira, 29 de julho de 2013

Correios tinham excelente qualidade, mas hoje este serviço público é péssimo. Faça aqui sua reclamação



Por Emanuel Neri
Os Correios já foram uma empresa exemplar. Durante muitos anos, o brasileiro avaliava como muito eficiente o serviço postal do país. Tratava-se de um serviço público de excelência – bem melhor do que o de bancos e qualquer outro serviço público ou privado no Brasil.
Mas os serviços dos Correios (foto) caíram muito nos últimos anos. Um dos péssimos exemplos prestados por esta estatal está em São Miguel do Gostoso. O serviço postal desta cidade é precaríssimo. Não há sequer carteiro para entregar correspondências.
O pouco que funciona no Correio de São Miguel do Gostoso deve-se ao esforço do único funcionário que existe ali. Mais recentemente, a agência do Correio de Touros cedeu uma funcionária para auxiliá-lo. Mas nada ali funciona de forma razoável.
Diariamente, chegam à agência do Correio de São Miguel do Gostoso entre 400 a 500 cartas – muitas delas são boletos bancários, que não conseguem ser entregues aos destinatários. Quem quiser pegar suas correspondências, tem que ir ao Correio.
O prejuízo deste péssimo serviço cai diretamente no bolso da população. No caso dos boletos bancários, quase sempre a prestação bancária é paga com atraso, o que termina por gerar multas a quem optou por saldar suas prestações via banco.
O mais grave é que os Correios também têm por obrigação prestar outros serviços, como o Banco Postal. Antes, este serviço era feito pelo Bradesco. Funcionava de forma razoável. Depois, o Banco do Brasil ganhou concorrência para este serviço.
Mas aí o serviço do Banco Postal piorou. Muitas agências do Correio não receberam ainda este suporte do Banco do Brasil. Se isso não bastasse, o caos aumenta com o recebimento de  pagamentos de serviços públicos, como luz, água e telefone.
O problema com encomendas e Sedex que chegam a São Miguel do Gostoso também é precário. São sete dias para que pessoas que esperam Sedex procurem o Correio para retirar sua encomenda. Se não for pegar, o Sedex volta para quem o postou.
Já as cartas, se não forem retiradas, voltam para o remetente em 20 dias. Tem mais. Para poder dar o mínimo de organização a seus serviços, o Correio de São Miguel do Gostoso só funciona meio expediente. Pela manhã, a agência atenda ao público.
À tarde, os malotes com correspondência são abertos e as cartas são postas em prateleiras. Quando há tempo, há uma separação de correspondências  por ruas. Mas tudo fica nas prateleiras e escaninhos, esperando que as pessoas peguem suas cartas.
No Brasil, os Correios têm 120 mil empregados. Mas não atende metade de seus serviços. Uma agência como a de São Miguel do Gostoso era para ter no mínimo cinco atendentes – dois carteiros e três atendentes, incluindo um gerente da agência.
É lamentável que a excelência do serviço dos Correios tenha se transformado nesta total precariedade. E isso não acontece apenas com São Miguel do Gostoso. Este serviço público deteriorado acontece na grande maioria das cidades brasileiras.
O cidadão tem direito de reclamar. Mais que isso, pode exigir o ressarcimento pelas multas que ele paga por receber seus boletos bancários atrasados. Basta procurar órgãos de defesa do consumidor e entrar com ações contra este péssimo serviço.
Reclame do péssimo serviço prestado pelos Correios. Nos links abaixo, você poderá enviar sua reclamação diretamente para a direção dos Correios. Veja página do Facebook em que você pode reclamar contra este serviço.   

32 comentários:

  1. EMANUEL FALE TAMBÉM.DO POSTO DE SAÚDE QUE NÃO TEM MAIS MEDICO. O MEDICO A GORA E ERIVAN. ONTEM A NOITE NÃO TEVE HOJE NÃO TEM E AI %%% ATENÇÃO VEREADORES VAMOS FISCALIZAR,####

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VEREADORES ESSA É PARA RIR, AINDA NAO ENTENDI PARA QUE SERVEM. mE EXPLIQUEM QUEM SOUBER.

      Excluir
  2. Ilustre jornalista, vamos por partes: não existe entrega de correspondência (carteiro) porque não existe rota de mapeamento na cidade. Em muitos litorais, houve parceria entre Prefeitura e Correios, que cediam um funcionário para ajudar com o fluxo de correspondência. Aqui, com certeza, a Prefeitura foi procurada, basta ver o comprometimento do Charles, gerente da agência lotado em São Miguel. O que terá havido desta solicitação? Em Brasília, onde se liga para protocolar a reclamação, informar que não mandarão um carteiro, enquanto a cidade não tiver mapeamento com nomes de ruas, palcas, numeração que siga o código brasileiro dos municípios etc. Fácil meter o pau, difícil é cada um fazer sua parte.

    ResponderExcluir
  3. O Governo Federal está sucateando os Correios para depois privatiza-lo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. talvez fosse uam saida mesmo, privatizar os correios seria uma boa,

      Excluir
    2. Acreditar que tudo q acontece de ruim na Brasil é só responsabilidade do Governo Federal é no minimo ser muito mal intencionado.

      Excluir
    3. Não é que tudo que aconteça de ruim seja culpa do Governo Federal, mas o Correios é uma Empresa Pública FEDERAL. Então, se ele está sendo sucateado, de quem é a culpa? Vá se informar antes de criticar!

      Excluir
  4. Deixem de onda o correio não está funcionando devidamente por falta de responsabilidade, todo mundo aqui conhece o nome das ruas da nossa cidade, o fracasso desse serviços dos correios está em todas as cidades do nosso país, não é só aqui em São Miguel do Gostoso que está acontecendo isso não, agora dizer que os serviços prestados dos correios as cidades é de péssima qualidade é uma verdade, pois sou de Natal, e na minha residência tenho recebido correspondências mensalmente com vários dias de atraso, e a reclamação é total sob esses serviços.

    ResponderExcluir
  5. em gostoso nada está funcionando saude, educaçao. segurança nem serviços bancarios tudo está uma vergonha como é que podem chamar gostoso de cidade se nada aqui se funciona gente vamos lutar por uma cidade mais digna nós merecemos respeito e os governantes nao estao fazendo nada que vergonha.tem gente ganha só pra ser bajulador da prefeita isso é ridiculo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junte-se a nova força jovem em Gostoso. Estamos unidos ampliando forças... Sua presença seria fundamental.

      Excluir
  6. Deixe de falar mentiras seu anônimo, nós temos queche do Bando do Brasil, queche do Bradesco, correio que se faz saques e recebimento e pagamentos e ainda a lotérica, acho que certas pessoas estão cegas, por certo as Escolas estão fechadas, não existe policiamento na cidade, e o centro de saúde também, tá bom de você fazer um exame de vista porque suas críticas o povo desconhece.

    ResponderExcluir
  7. EU ME PERGUNTO, É COMO É QUE FALAM QUE O GOSTOSO TEM ESTRUTURA! GOSTOSO TEM SIM! UMA PRAIA MAGNIFICA, BOM VENTO PARA OS ESPORTES,BONS RESTAURANTES E BOAS POUSADAS. TIREM ISTO E VEJAM O QUE RESTA, NADA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E adivinha quem deu valor a tudo isso? Quem criou a estritura básica para que SMG se tornasse um pólo turístico em franca expansão? Você tem 4 opções: 1) Gestão Pública? 2) Nativos? 3) Estrangeiros e Forasteiros? 4) AEGostoso?

      Excluir
    2. isto é uma questão de concurso.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. e você se considera também um nada. baixe uma portaria seu MANTEGA da economia.

      Excluir
  8. Ela ajuda o bajulador com o dinheiro do povo pobre de Gostoso. Porque com o dinheiro dela ela não abre nem a mão para nada.

    ResponderExcluir
  9. Temos queche do Banco do Brasil, do Bradesco, correio e lotérica, ainda temos policiais em nossa cidade, assim como também, Educação e Saúde, ainda tem gente que diz que não temos nada dar para entender, Hoje a nossa cidade de São Miguel do Gostoso é uma das cidades que mais tem crescido no nosso Estado, essas pessoas que acham que aqui não tem nada só podem está cegas ou malucas.

    ResponderExcluir
  10. concordo essa foi boakkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Pagamos ao governo Federal, Estadual e ao Municipio 38% de tudo que trabalhamos com nosso suor. O problema não é só a administração de Gostoso e sim do Estado Rn e de Brasilia. Se forem culpar Fáfá culpem também Rosalba e Dilma. De cada R$ 100,00 que ganhamos com nosso suor R$ 38,00 vão ´para elas. E como está sendo gasto nosso dinheiro do suor? O dinheiro nós temos certeza que saiu do nosso bolso. Mas o que foi feito dele? Não vem dizer que não tem dinheiro para isso ou aquilo porque país que o povo paga quase metade do que ganha está com tudo muito bem.

    ResponderExcluir
  12. ATENÇÃO VEREADORES %%%% TEM UMA MAQUINA DA PREFEITURA, CAVANDO UM BURACO PARA COLOCAR UMA PICINA, NA CASA DE UM EUROPEU.RICO QUE MORA EM GOSTOSO#### E QUANDO NOS MORADORES FILHO DESTA TERRA,PRECISAMOS COLOCAR UMA CARRADA DE AREIA OU PICARRO. A MAQUINA NUNCA TEM TEMPO..ESTA NA HORA DE FAZER ALGUMA COISA%%% A CAMPANHA DE DEPUTADO VEM AI

    ResponderExcluir
  13. a falta de segurança está atormentando os moradores de Gostoso todos os dias uma casa é arrombada ontem foi a vez do supermercado sao miguel que teve o forro cortado isso é um absurdo precisamos de segurança e saude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E cadê a polícia a que se refere o anônimo lá em cima? Eu não vi...

      Excluir
  14. muito bem, o correio já foi um serviços de grande responsabilidade com a população brasileira, mais que pena que não chegou para a população da cidade de São Miguel do Gostoso. cartas e todas outras correspondências não chega nas residências da cidade. sem fala que o horário de funcionamento sei lá como é brasil tudo bem.

    ResponderExcluir
  15. Que mentira. As ruas da cidade não possuem nome oficial. Os Correios é uma das instituições mais antigas e confiáveis do país. Outra coisa, a cidade não consta no mapa! São Miguel do Gostoso é São Miguel de Touros... Porque toda a documentação para uso internacional das empresas aeólicas é usado São Miguel de Touros? por acaso tem alguém interessado em pegar de volta essas terras?

    ResponderExcluir
  16. Emanuel Neri comenta. Esta semana foi revelada uma notícia muito importante para o Brasil. O IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) dos últimos 20 anos passou da classificação "muito baixa"para "alta". Trata-se de uma evolução muito significativa. E este crescimento ocorreu principalmente nos oito anos em que o presidente Lula governou o Brasil. Com este resultado, o Brasil de um modo geral passou a ter um IDHM "alto", com alguns municípios já tendo o o IDHM "muito alto", principalmente nas regiōes Sul e Sudeste do país. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é uma referência usada pela ONU para medir o grau de desenvolvimento humano dos países. O IDHM mede o desenvolvimento dos municípios. Em termos de município, o IDHM mais alto é São Caetano do Sul, em Sao Paulo; o mais baixo é um município do Pará. Entre as unidades da Federação, a de IDH mais alto é Brasília. O Rio Grande do Norte é o décimo quinto colocado entre todos os Estados, o que o coloca à frente de todos os Estados do Nordeste e de praticamente todos do Norte. São Miguel do Gostoso também ficou razoavelmente bem colocado no IDHM do Rio Grande do Norte, o que é um avanço extraordinário levando-se em consideração que o IDHM local era um dos mais baixos do Estado. Quem quiser mais dados sobre o IDHM de todos os municípios brasileiros basta procurar na Internet o Atlas do Desenvolvimento, publicado pelo IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas) do Governo Federal. Este blog retomará este assunto mais adiante.

    ResponderExcluir
  17. O que "mulesta" é queche?

    ResponderExcluir
  18. ATUALIZE ESSE "BLOG"... POIS JA ESTOU CHEIO DESSA PALHACADA DE FICAR MAIS DE 5 DIAS COM O MESMO ASSUNTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk!! Não sou fã de tudo q se põe aqui. Mas essa foi demais. É so nao o ler amigo.

      Excluir
  19. Kkkkkkkkkkkk me acabo de ri com esse comentarios. Comedia. Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  20. Gente, fiquei pasma com esse anônimo acima. Que educação!!!!!

    ResponderExcluir
  21. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, HUMMMMMMMMMM, KKKKKKKKKKKKKK, EMANUEL NERI SOCORRA LOGO O ANONIMO AÍ EM CIMA, KKKKKKKKKK.

    ResponderExcluir
  22. Tenho comprado muito através do Ebay mas os serviços dos correos são péssimos e mutios vezes eles desaparecem com a encomenda e a gente não tem com quem reclamar mesmo tendo o numero de rastreio. Acho que é simplesmente furto, alguém gosta da encomenda e simplesmente embolsa. Não tem outra explicação. Qualquer iniciativa para contactar os correio são inflrutíferas. O site é tao complicado e as informações impossíveis de conseguir. e se falta apenas uma delas não se consegue enviar a mensagem. Evidente que isso é feito para dificultar. É inaceitável que um serviço público que já foi excelencia no país seja hoje este lamentável serviço. Caro, ineficiente e irresponsável.

    ResponderExcluir