domingo, 2 de junho de 2013

Prefeitura de São Miguel do Gostoso fecha os olhos para lei da Câmara que proíbe o trânsito nas praias



Por Emanuel Neri
Quem andou pela beira da praia de São Miguel do Gostoso neste feriado de Corpus Christi viu que a Prefeitura local está dormindo no ponto quanto à proibição do trânsito na orla urbana da cidade. E já há uma lei que proíbe este tipo de trânsito.
Faz quase um mês que a Câmara Municipal aprovou projeto, do vereador José Jubenick (PT), proibindo o trânsito na praia. A lei obriga a Prefeitura a tomar providências para bloquear os acessos à praia e sinalizar a proibição com placas. Sem estas medidas, a lei não funciona.
Mas nada disso foi feito. É uma demonstração de que a Prefeitura não está antenada com os anseios da população. Em sua grande maioria, os moradores locais são favoráveis à proibição do trânsito na praia (foto), que pode provocar acidentes graves.
Não se sabe o motivo de a Prefeitura cruzar os braços para a lei aprovada pela Câmara. A vereadora Francisca Pinheiro, presidente da Câmara, disse ontem que vai se reunir nesta semana com a prefeita para “tentar agilizar estas providências”.
É lamentável que a prefeita feche os olhos para uma lei aprovada pela Câmara. É obrigação do Executivo (Prefeita) cumprir leis aprovadas pelo Legislativo (Câmara). Qualquer cidadão pode acionar a prefeita na Justiça exigindo o cumprimento da lei.
Pressionada pela opinião pública, a Prefeitura adotou providências para proibir o trânsito na praia no último Carnaval. Acessos da cidade às praias foram fechados e  grupo de jovens orientava motoristas, que estavam na praia, a voltaram à cidade.
Mas de lá para cá nada mais foi feito. Os bloqueios foram derrubados por motoristas irresponsáveis – de carros e motos - que insistem em trafegar na praia, e a Prefeitura cruzou os braços.  É lamentável que este descuido da prefeita esteja acontecendo.
O trânsito na praia representa altíssimo risco para banhistas, especialmente crianças. Carros, motos e quadriciclos trafegam em alta velocidade e muitos dos motoristas estão embriagados. O risco de atropelamento, inclusive fatal, é altíssimo.
Parece até que é a população que tem que pedir licença aos motoristas para poder frequentar as praias. Sem a proibição, quem está na praia fica morrendo de medo de a qualquer momento ser atropelado. Com isso, ninguém fica tranquilo nas praias.
Mas nada disso parece sensibilizar a prefeita Fátima Dantas. O noBalacobaco tentou falar ontem com ela, mas seu telefone não atendia. Também não atendia telefones dos responsáveis pelas Secretarias de Turismo, Comunicação e Administração.
A proibição do trânsito na praia é uma batalha antiga dos moradores de São Miguel do Gostoso. Desde a primeira administração da cidade, de João Wilson, este pedido vem sendo feito. O prefeito Miguel Teixeira também fechou os olhos para o pedido.
A prefeita Fátima Dantas assumiu prometendo vetar o trânsito na praia – esta, aliás, foi uma das bandeiras de sua campanha. A Câmara Municipal cumpriu seu papel, aprovando a lei. Agora cabe à prefeita cumprir a lei e proibir o trânsito na praia.
Um detalhe. Na noite do sábado, proprietários de uma conhecida pizzaria da cidade trafegavam pela praia do Maceió em um bugue. Estas pessoas bem que podiam dar o exemplo e colaborar para que a cidade pudesse se ver livre deste perigo nas praias.

10 comentários:

  1. caro Emanuel como ficou resolvido a discursão entre o medico e a presiente da câmara? soube que a coisa foi feia, mas pelo que dizem o medico estava com razão pois ele e o responsavél pelo plantão, sabe melhor do que ninguem o que fazer, é verdade que vc a defendeu porque?.

    ResponderExcluir
  2. Agora nos resta saber o que a população fará em relação ao não cumprimento da Prefeitura em relação à lei do transito nas praias. Porque se a população não se manifestar e não protestar terá a culpa tanto quanto a Prefeitura. Se houver uma morte ou alguém ficar aleijado? Quem vai conseguir colocar a cabeça no travesseiro??????

    ResponderExcluir
  3. caro emanuel os acontecimentos tem lhe mostrados a mal administraçao que dona Fafa tem feito pois se é lei nao ter transito na praia porque tem? se o senhor que é cunhado dela nao consegue falar com ela ao telefone imagine nós moradores daqui estou lhe dizendo que a coisa nao tá brincadeira pois essa tal secretaria de turismo só vem aqui uma vez por outra e o secretario de administraçao nao tá nem aí pra sao miguel a cidade está muito mal organizada parece que todos estao pisando em ovos e já se passaram 6 meses e nada está organizado o transito no praria nunca vai acabar porque nao há fiscalizaçao tem muita gente com cargos só pelo salário e trabalhar que é bom ninguem trabalha todos estao pesando só em ter status cabe ao senhor que me parece ser preocupado com nossa comunidade fazer alguma coisa porque eu já fui 3 vezes a prefeitura falar com dona Fafa e ela nunca está pois os problemas sao muitos por aqui e do jeito que tá ela só ficará 4 anos isso se a populaçao nao fizer uma manisfestaçao pedindo a saida dela porque ta tudo muito mal por aqui e isso é muito vergonhoso.

    ResponderExcluir
  4. bom dia emanuel neri o problema do transito nao é só na praia é toda a cidade de Sao miguel .Na noite do dia 31 de maio um grupo de motoqueiros provocou um acidente na entrada da cidade onde um evangelico que vinha para a igreja sofreu uma colisao com esses baderneiros a vitima teve parte dos dedos machucados eu gostaria de saber se a policia vai esperar acontecer óbito para acabar com esses fora da lei que fazem das ruas de Sao miguel um pista de motocroos a cada dia ficamos indignados com tanta liberdade para esses jovens irresponsaveis nós queremos providencias porque desse jeito nao dá pra continuar.

    ResponderExcluir
  5. Oi emanuel parabens pelo blog estou feliz com esse meio de comunicaçao tao democratico acho que era o que estava faltando estou na cidade a 8 meses tenho um pequeno restaurante e estou muito triste com tanto lixo e desorganizaçao na cidade tudo está perdido nao se tem um turismo de qualidade em uma cidade tao linda falta médicos no posto falta água acho que essa administraçao ainda está engateando porque tudo tá muito solto por aqui .soube que voce é jornalista e pensei porque voce nao faz uma reportagem sobre as principais reclamaçoes do povo desse lugar e entrega a senhora Maria de fatima acho que é uma forma de ajudá-la a entender melhor as nossas prioridades.

    ResponderExcluir
  6. O que acontece aqui em sao miguel é muita reuniao e pouco compromisso vivemos numa cidade sem leis a maior prova é o transito na praia e os motoqueiros loucos que tomam conta da cidade tudo porque nao há fiscalizaçao nem puniçao e ficam achando ruim quando o povo reclama se é lei façam cumprir nós moradores queremos providencias e vamos para de faz de conta porque o povo tá ficando com raiva.

    ResponderExcluir
  7. a prefeitura não esta nem ai em cumprir com leis, nem de atender as reivindicações da população.
    péssima administração.

    ResponderExcluir
  8. o que se ver e que não adianta a câmara criar lei so para ficar no papel, pois a lei e para ser cumprida.. senhora perfeita

    ResponderExcluir
  9. Toda culpa do transito nas praias da nossa cidade é do poder Público Municipal, a Câmara só restava aprovar a Lei, como foi aprovada agora só cabe a Prefeitura Municipal tomar as devidas providências, ou está esperando por quem?, os baderneiros andam em suas motos empenando pelas ruas da nossa cidade todos os dias atropelando as pessoas e nada é feito para proibir, acho que está faltando é interesse do poder Público Municipal, cadê o Secretario de Administração que não se movimenta, não faz nada está de braços cruzados porque agora só tem o salário de Secretario, Senhora Prefeita tome as providências, reúna seus Secretários, Auxiliares e prestadores de serviços e determinem o que eles tem que fazer, é preciso que eles levantem a sua bandeira, e aqueles que não queiram levantar que eles peguem o beco, o que se ver é muita gente beneficiada e ainda assim revoltadas com a Sra. Prefeita, política é assim mesmo se perde dez, mas se ganha vinte ou trinta, é só querer, faça seu grupo político com pessoas com quem você possa confiar, mas para isso é preciso determinação e coragem de agir, estamos só com cinco meses de Administração nada está perdido existe muito tempo pela frente, mas está na hora de mudar muita coisa, confio na pessoa da Prefeita Fafá que ela possa fazer uma boa administração, apesar de ter pego a Prefeitura com muitas dívidas deixadas pela administração passada, causando um prejuízo enorme a sua gestão.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria que o blog disponibilizasse um link para a lei que proibiu o trânsito na praia.

    ResponderExcluir