segunda-feira, 6 de maio de 2013

Voltam a acontecer furtos e roubos em São Miguel do Gostoso. Polícia precisa ser mais eficaz na investigação



Por Emanuel Neri
A polícia de São Miguel do Gostoso tem andado muito lentamente na elucidação da série de roubos e furtos que têm ocorrido na cidade. Ao longo dos últimos dois meses, quando estas ocorrências recomeçaram, praticamente nenhum destes casos foi ainda solucionado.
Muita gente sabe quem são os ladrões que andam atormentando a cidade. A polícia também tem o nome deles. É preciso investigar de forma ágil e eficiente para que se faça um flagrante e ponha as mãos nestes marginais, prendendo-os definitivamente.
Neste final de semana novos furtos ocorreram na cidade. Um bar da praia da Ponta do Santo Cristo, o Jack Sparrow, foi invadido, de madrugada do sábado para domingo. Levam uma TV. Há informações de outras ocorrências também na cidade.
Uma delas seria um assalto de um casal de São Paulo, que teria ocorrido em um condomínio residencial da cidade. O noBalacobaco telefonou ontem para a polícia, mas não havia nenhuma confirmação desta ocorrência entre os policiais locais.
Mas o fato é que o destacamento policial da cidade – tanto a militar como a civil – tem deixado a desejar nas ações para pôr fim à retomada da criminalidade. A população reclama de que raramente é atendida pela polícia quando precisa dela.
É comum ver viaturas policiais circulando pela cidade. Isso é bom porque dá mais sensação de segurança à população. Mas é preciso andar mais rapidamente com as investigações para que bandidos sintam-se ameaçados por estarem no alvo da polícia.
Nos últimos dois meses, várias residências da cidade foram vitimas de furtos. Na maioria dos casos, os ladrões entram nas residências, de preferência à noite, quando não há ninguém, e fazem uma “limpeza” em tudo quanto é objeto de valor.  
Um restaurante da cidade também foi vitima desta nova onda de furtos. Todos estes casos estão sendo levados para a polícia, em especial ao agente responsável pelo policiamento civil local, a quem cabe fazer investigação sobre estes crimes.
A população acredita na polícia, mas gostaria que ela agisse com mais eficiência e rapidez. No final do ano passado, houve uma onda destas ocorrências, inclusive com pousadas, e parte delas foi esclarecida. Agora é importante que ocorra o mesmo.
São Miguel do Gostoso quer ser em uma cidade segura. Ninguém quer ficar dentro de casa, com as portas fechadas, temendo, a qualquer momento, ser vítima de ladrões. Quando isso ocorre, parte do patrimônio adquirido com muito sacrifício vai embora.
Além da população, a cidade também quer proteção para os milhares de turistas que visitam São Miguel do Gostoso durante o ano. A insegurança pública representa um altíssimo risco para o turismo local, hoje terceiro maior polo turístico do Estado.
A Prefeitura também precisa fazer sua parte. Até hoje o Comitê de Segurança da cidade não foi oficializado. Também não se aprovou ainda a chamada Lei Delegada, pela qual a Prefeitura pode contratar policiais que estão em períodos de folgas.
O policiamento local precisa ser reforçado. A Lei Delegada poderia suprir a falta de um maior número de policiais na cidade. Assim como a polícia, a Prefeitura também precisa fazer seu dever de casa e aliar-se à população no combate ao crime.
À população também cabe um importante papel no combate à criminalidade. É importante que se registre na polícia, com detalhes, todas as ocorrências criminais, para que os policiais possam proceder às investigações e prender os marginais
Também é de fundamental importância que moradores de São Miguel do Gostoso informem à polícia nomes dos supostos bandidos, dando também informações sobre locais onde produtos de furtos são escondidos, além de denunciar pontos de drogas.
Só com a união de todos – ou seja, da polícia, Prefeitura e moradores  - São Miguel do Gostoso terá  condições de combater a criminalidade com eficiência.

31 comentários:

  1. e ainda vão querer que pagaJanine de novo aquelas motos fazendo um barulho desnecessário ,no entanto,isto era a obrigação da polícia estar nas ruas prender esses marginais

    ResponderExcluir
  2. a policia diz que a população deve colaborar pois então nesse ocorrido de sábado no condomínio e no jack sparrow poderia te cido evitado pois como vc mesmo cito acima a policia tem que ser mais rápida e ter mais interesses nesses caso digo que poderia ter sido evitado porque uma amiga minha vinha de natal de 2:20 da madrugada de sábado na hora que tinha 4 suspeito no inicio de gostoso embaixo da placa que diz bem vindo a são miguel do gostoso ela imagino que aquilo era eles se organizando para fazer um assalto então imediatamente ela pediu pra um amigo avisa pra policia e a policia saiu em direção aos suspeito chegando no local os individuo não estava mais custava a policia fazer uma ronda na quelas proximidades poderia ter evitado desculpa mais axo isso uma falta de interesse só jesus

    ResponderExcluir
  3. a policia diz que a população deve colaborar pois então nesse ocorrido de sábado no condomínio e no jack sparrow poderia te cido evitado pois como vc mesmo cito acima a policia tem que ser mais rápida e ter mais interesses nesses caso digo que poderia ter sido evitado porque uma amiga minha vinha de natal de 2:20 da madrugada de sábado na hora que tinha 4 suspeito no inicio de gostoso embaixo da placa que diz bem vindo a são miguel do gostoso ela imagino que aquilo era eles se organizando para fazer um assalto então imediatamente ela pediu pra um amigo avisa pra policia e a policia saiu em direção aos suspeito chegando no local os individuo não estava mais custava a policia fazer uma ronda na quelas proximidades poderia ter evitado desculpa mais axo isso uma falta de interesse só jesus

    ResponderExcluir
  4. Gostoso hoje já tem vários ladrões as soltas em nossa cidade, e pelo que parece alguns roubos acontecidos foram de pessoas de outras cidades, como por exemplo esses no início da nossa cidade, agora basta aqui já tem muitos e agora estão vindo de outras cidades também roubar aqui, será que nós vamos entrar ano e terminar ano e não vemos esses ladrões na cadeia, se esses policiais não são capazes de prender ninguém, existe algo de errado nisso, as drogas é a mesma coisa e também, as providências não são tomadas, é preciso que o Poder Público Municipal veja isso e tome as providências, policiais destacados para as cidades do nosso Estado é para manter a segurança da população, e aqui em Gostoso isso não está acontecendo, se esses policiais não estão correspondendo, que as autoridades solicitem ao Secretário de segurança do nosso estado, outros policiais, quando uma coisa não da certo é preciso fazer mudanças, enquanto isso nós moradores que antes vivíamos num paraíso da tranquilidade, hoje vivemos assustados vendo a hora sermos assaltados também, acho que o poder Público Municipal deve tomar outras providências, e por enquanto todos nós moradores ficarmos bem atentos em nossas residências.

    ResponderExcluir
  5. a policia tem feito rondas mas isso nao é o bastante acho que se sabem quem sao os bandidos devem-se fazer um plano para pega-lo o que fez varios roubos por nome de guel está todos os dias passeando em sao miguel e a policia nao vê ou nao sabe como prende-lo o que falta é policiais com inteligencia ou com boa vontade o que nao pode é ficar só passeando na cabine da camionete ou do gol tem que agir armar tocaias e prender esses bandidos que estao aterrorizando nossa comunidade qualquer suspeito tem que ser investigado estao esperando o que pra mostrar trabalho ?segurança é um direito que temos e nao devemos cruzar os braços devemos cobrar da nossa prefeita medidas rápidas e criativas para acabar com esses assaltos se a policia que está aqui nao faz um bom trabalho deve-se providenciar novos policiais até um dia dá certo espero que o policial civil Coutinho faça um trabalho rápido e eficaz pois estamos confiando nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema não nem a qualidade dos policias e sim a quantidade ou você pensa que a polícia faz milagres com o número reduzidíssimo de policiais. ficam por dia no posto policial, um agente e dois policiais militares, todos seres humanos e cientes de suas limitações. Falta esse povo entender isso e cobrar de quem é de direito, que é o governo do estado e não ficar culpando a polícia e a prefeitura. A polícia faz o que pode dentro das limitações.

      Excluir
    2. Discordo no tempo que o delegado era o sargento Sidney e sua equipe que tinha bem menos soldados, prissões eram feitas, traficantes presos, menores infratores detidos; furtos, arrombamentos e assaltos solucionados e agora que ele saiu tudo se transformou em um caos. Então quem é o culpado

      Excluir
  6. bom dia Emanuel parabens pelo blog tem visto sua preocupaçao com a segurança em Sao Miguel e vejo que a coisa aqui está muito lenta voce como morador de uma cidade grande como Sao Paulo sabe da violencia em todo país mas aqui ainda é muito pequeno para tanta violencia e o pior nao se resolve o problema isso é que me deixa intrigado pois moro aqui e tambem em Fortaleza mas percebo uma falta de criatividade muito grande por parte da policia local voce como um homem inteligente e que sempre tem interesse em melhorar a cada dia Sao miguel deve reunir todos os empresarios , comerciantes e populaçao local para exigir providencias na falta de segurança que está atormentando os moradores de sao miguel acho que estou entregando a voce essa responsabilidade porem faço isso porque confio na sua capacidade de jornalista e cidadao Gostosense espero que fale com a senhora Maria de Fatima para que seja tomada uma atitude rápida e tambem o apoio dos vereadores que foram eleitos pelo voto do povo que façam acontecer uma açao rápida para tranquilizar a populaçao.

    ResponderExcluir
  7. de acordo com a reportagem veiculo no portal touros em foco...e gazeta do rn, sobre o assalto no condominio, existe dois malandros com as caracteristicas magro....aparenta ser menor.,..... e cabelo tipo neymar, que moram numa boca de fumo quase vizinho a pousada casa de taipa...a policia sabe que la é uma boca de fumo...e outros e outros assaltos...todos sabem quem é..e por isso fica.... a policia ou autoridades não fazem nada.... agora se um cidadão de bem..pegar um bandido desse e encostar um dedo a policia leva ele preso...... e vai responder a processo...

    ResponderExcluir
  8. visitando esse blog fiquei sabendo da falta de segurança em Sao miguel do Gostoso e já desistir de passar as ferias do meio do ano com minha familia por aí no ano de 2010 fiquei na pousada Ponteiros a beira mar toda a familia gostou muito mas devo mudar os planos pois quero um ligar tranquilo como encontrei a 3 anos atrás vou falar com uma agencia e vê um outro destino desejo a todos os Gostosense paz e tranquilidade e aos governantes providencias para na minha proximas ferias eu voltar a esse lugar maravilhoso porem hoje com tanto problema.boa sorte .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade vc é mesmo turista???

      Excluir
    2. Vá pro Rio de Janeiro, que lá é muito mais seguro.

      Excluir
  9. Basta a policia andas atras dos bandidos sem eles saberem, fica a dica.

    ResponderExcluir
  10. Voces viram como já tem gente dessistindo de tirar férias aqui na nossa cidade???Até quando isto vai durar Sra.Prefeita??
    Se sabem que tem uma boca de fumo ali perto da Casa de Taipa e ate sabem a caracteristica
    fisica do bandido ,,por que não prendem???O que faz esse Sr. Coutinho nas funçoes de Delegado aqui?A população que terá que pagar por isso de novo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é só uma agente e não um super homem, que vai resolver todos os problemas relacionados com a segurança do município. Antes de fazer certas críticas vá na delegacia e converse com ele e procure saber quais as condições que ele tem pra trabalhar. A violência é uma epidemia crônica em nosso país e São Miguel do Gostoso não está fora desse contesto ou vocês acham que um agente da civil e dois policiais militares resolvem todos problemas, então vocês estão alienados. segurança pública e´algo muito mais complexo.

      Excluir
  11. Nota de esclarecimento: Condomínio Boca dos Ventos

    Após grande repercussão da matéria publicada no Jornal Gazeta do RN e republicada e diversos outros blogs e sites do RN, inclusive o Touros em Foco, por se tratar de uma cidade vizinha a Touros (25km), empresários e responsáveis pelo condomínio, lançaram nota sobre a matéria:
    E-mail enviado as redações (editado)
    Bom dia!
    Caros, sou moradora e gerente do condomínio Boca dos Ventos em São Miguel do Gostoso - RN, do qual foi postado no blog http://gazeta-do-rn.webnode.com uma notícia totalmente falsa e caluniosa, sem provas e sem veracidade de um assalto que ocorreu aqui no condomínio na última sexta feira, dia 03/05/13, a um casal e dois filhos. Peço a gentileza de retirar essa notícia que é uma calúnia. Não sei quem lhes passou essa falsa informação, mas espero que seu profissionalismo esteja a altura de retirar essa difamação caluniadora.
    Não estou aqui para julgar, mas fomos atingidos em menos de 24 horas de uma forma inacreditável, fomos bombardeados por vários telefonemas perguntando o que havia acontecido, inclusive moradores questionando o fator segurança. Sendo que, o fator segurança é nossa prioridade, pois temos vigia diurno e noturno 24 horas por dia 7 dias por semana. Por favor, peço que averigúem a informação e a retifiquem com o local correto e real onde o casal foi assaltado, se foi. Porque se isso realmente aconteceu, não foi aqui no condomínio e pelas informações que temos da Prefeitura de São Miguel do Gostoso e do Posto Policial nenhum assalto ocorreu a um casal com dois filhos.


    Bárbara Lima

    ResponderExcluir
  12. Não aconteceu assalto algum em São Miguel do Gostoso nos últimos dias. Ninguém procurou a.polícia, nem aqui, nem em lugar algum. As mentiras divulgadas irresponsavelmente, estão apenas amedrontando possíveis visitantes da cidade. Caso alguém tebha alguma dúvida, procure os donos da pousada onde dizem ter ocorrido o crime. As críticas serão aceitas quando feitas com responsabilidade. A mentira é a arma dos covardes.

    ResponderExcluir
  13. O pior que essa boca de fumo perto da Casa de Taipa deve estar cheia de menores consumindo todo tipo de drogas. Dá medo de passar por lá e fico muito triste em saber que tem gente de menor lá e não se faz nada. Que vergonha minha gente, tudo que investimos nessa cidade está indo agua abaixo.

    ResponderExcluir
  14. GILSON
    Se a noticia era falsa, é porque tem alguem por tras querendo prejudicar, a cidade de São Miguel do Gostoso, o Setor Hoteleiro, os seus cidadãos, enfim deve ter alguma coisa muito bem orquestrada, que inclui até meios de comunicação.
    É precisso urgentemente apurar os fatos, e processar os irresponsáveis, a final a quem interessa o não desenvolvmento social e econônico de SMG, não vamos esquecer que tem que enquadrar os foras das leis, todavia não podemos ser passivo a esse tipo de vandalismo muito bem articulado contra uma cidade que em pouco tempo é destaque regional, estadual e nacional.
    Vamos pesquisar esse fato, compete a todos, sociedade civil e prefeitura apurar os fatos.

    ResponderExcluir
  15. ESSA BOCA PERTO DA CASA DE TAIPA ESTÁ CRECENDO E VAI ME DIZER QUE A POLICIA NÃO SABE? A CIDADE INTEIRA SABE MAS QUEM TEM QUE FAZER ALGUMA COISA PARECE NAÕ SABER. QUE POUCA VERGONHA.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você que afirma saber, procure a delegacia e faça uma denúncia pessoalmente e tenho certeza que os policiais irão de imediato, mas antes estude um pouco mais e escreva sem errar tanto, pois esto é uma pouca vergonha.

      Excluir
  16. Comentário de leitor que teve palavra excluída por dar nome a um suposto ladrão que atormenta a cidade:
    "Gostaria de perguntar ao senhor edson que é policial da comunidade porque está tao dificil prender o tao temido bandido da Tabua pois ele já praticou varios assaltos e a policia já encontrou um objeto de roubo na casa dele e porque ainda nao prendeu?será que ele é mais esperto que a policia que faz treinamento e muitos cursos ?tá na hora de armar uma emboscada para pegar esse bandido porque ele está se achando o herói se prende-lo a populaçao agradece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A população espera resposta da Policia ou temos que que procurar os nativos para resolver o problema.

      Excluir
  17. Uma senhora por nome giselda foi assaltada por volta das 13:30 na rua do mini-campo o que eu considerei um absurdo e pergunto as autoridades voces vao tomar ulguma atitude ou tudo vai ficar pior.?porque as coisas estao sempre sem soluçao principalmente na area da segurança :-) todos os cidadaos bem tem direito a segurança nos pagamos nossos impostos pra isso e aqui nao temos.

    ResponderExcluir
  18. Essa polícia não está com nada, podem observar eles estão mais preocupados em namorar do que intimidarem essa cambada de ladrões safados que temos hoje aqui em nossa cidade, ora se existe provas de quem são essas pessoas, porque eles não os interrogam, dizem que foi encontrado objeto roubado na casa de um deles, e eles não fizeram nada, assim fica difícil para nós moradores que sonhamos com mais segurança, peço ao Governo Municipal que se existe falhas ou corpo mole desses policiais destacados em nossa cidade, que procurem o Secretario Estadual de Segurança Pública, e solicitem outros, porque da forma que esses policiais trabalham não nos servem, porque a cada dia os roubos só aumentam, e os bandidos vivem as soltas nas ruas da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  19. A segurança de sao miguel parece está mesmo sem jeito porque até agora a policia ainda nao prendeu nenhum bandido e os assaltos continuam será que já nao está na hora de mostrar serviço?ou vai continuar sem soluçao e a populaçao com medo isso tem que ser resolvido peço a senhora prefeita que tome providençias rápidas pois a populaçao agradece

    ResponderExcluir
  20. Tudo isso só não acontece na nossa cidade não gente, é no Brasil inteiro, tai a menor idade reinando pelo mal as vistas de todos os políticos do nosso país, e ainda se gloriam porque são de menores e não são presos, a culpa de tudo isso é do Governo Federal da nossa presidenta Dilma junto a outros políticos, que poderiam com certeza minimizar a maior idade para 14 ou 15 anos, só que para isso os gastos do Governo Brasileiro aumentaria muito mais na recuperação desses menores, agora deixam os menores se acabando no mundo do crime e das drogas, enquanto a nossa população paga um preço muito alto devido a falta de compreensão da redução da menor idade em nosso país, o povo está clamando pela redução da menor idade, só quem não ver são os políticos do nosso país, que tem seguranças em suas mansões e que fazem a segurança deles por onde andam, todos vivendo na maior mordomia as custas do dinheiro Público.

    ResponderExcluir
  21. É preciso que o pessoal que critica a polícia estude , leia a constituição federal,se atualize mais sobre as leis brasileiras e procurem entender as funções e limitações das polícias no Brasil porque este excelente blog começa a se tornar uma "fofoca de comadres na beira da calçada" de um povo leigo e sem conhecimento sobre o assunto. infelizmente o povo ver a polícia militar como o primeiro recurso na solução de um problema seja ele qual for.se a educação falha,liga p polícia.se o pais não educam seus filhos, liga p polícia. se a igreja falha, liga p polícia. isso só leva a crer que a polícia militar ainda como instituição tem muita credibilidade perante a sociedade. Sd Ricardo-Destacamento de Sao Miguel do Gostoso

    ResponderExcluir
  22. a segurança e uma vergonha, sr. emanuel vc não vai fazer nada?

    ResponderExcluir
  23. apoio o sr. ricardo o que ele falou e totalmente correto.

    ResponderExcluir