quarta-feira, 1 de maio de 2013

Vereadores de Sao Miguel do Gostoso aprovam lei que proíbe trânsito na praia. Foi uma vitória da vida


Por Emanuel Neri
Depois de uma longa batalha, a proibição do transito nas praias urbanas de São Miguel do Gostoso foi finalmente aprovada ontem (2/5) pela Câmara Municipal do município. Foi uma grande vitória da população que sempre defendeu o fim do trânsito que ameaçava as vidas de quem frequentava as praias da cidade.
O projeto, de autoria do vereador Jose Jubenick (PT), recebeu emendas e um parecer jurídico da Secretaria do Patrimônio da União. A nova lei vai complementar, nos limites do município, a Lei do Gerenciamento Costeiro, valida para todo o território nacional.
Na utlima terça-feira, o projeto de Jubenick recebeu aval positivo do Comitê Orla de São Miguel do Gostoso, que trata das questões relacionadas ao litoral do município. No mesmo dia, o projeto foi aprovado por comissão especial da Camara de Vereadores.
Esta lei vai ser um alivio para a população de São Miguel do Gostoso. Com medo de serem atropelados por carros (foto) que trafegam em alta velocidade na orla urbana, os moradores da cidade temiam ir à praia, principalmente se estivessem com crianças.
Faz tempo que a população da cidade reivindica da Prefeitura medidas para proibir o trânsito nas praias. Na administração anterior, foram feitos vários pedidos ao prefeito Miguel Teixeira, que jamais tomou iniciativa de atender a este pedido da população.
Na atual administração, a prefeita Fatima Dantas começou a adotar medidas para proibir o trânsito na praia. No ultimo Carnaval, foram bloqueados os acessos da cidade que levam às praias. Mas faltava lei municipal para autorizar a proibição e punir infratores.
Além do risco que o trânsito representa para frequentadores das praias, há ainda a destruição da flora e fauna locais. Ninhos de tartarugas são uma das muitas vítimas deste trânsito maluco. A vegetação nativa também é destruída por este trânsito irresponsável.
Agora, com a lei propsota pelo vereador Jubenick, este problema será resolvido. A maioria dos vereadores de São Miguel do Gostoso votou favoravelmente, a começar por Francisca Pinheiro, a Nenê de Lala, presidenta da Câmara. O apoio ao projeto foi quase unânime.
Com a aprovação,  a Prefeitura agora vai regulamentar a lei, criando multas e outras punições para quem desrespeitar a determinação legal. Tambem vai pôr placas nas praias, orientando os motoristas a retirarem seus veículos da orla urbana da cidade.
Vao ser criados acessos para os motoristas que estão na praia poderem chegar à cidade. Na Ponta do Santo Cristo, deve haver mais de um acesso. Um deles serah entre o bar Doctor Wind e a pousada Mi Secreto. Outro acesso vai ser depois do bairro do Maceio.
Este acesso depois do bairro do Maceio vai ser feito por uma faixa de terra doada pela família Neri, na Fazenda São João  – são dez metros de largura por 500 de extensão. Esta faixa foi aberta pela Prefeitura para que o trânsito flua por ali.
A população de São Miguel do Gostoso tem que comemorar a aprovação desta lei. Trata-se de uma velha reivindicação que, finalmente, foi aprovada. Com a nova lei, a população pode frequentar a praia, com crianças, sem medo de atropelamentos por carros.
A aprovação da lei que proíbe o trânsito nas praias urbanas de São Miguel do Gostoso é uma vitória da vida. Mais uma vez São Miguel do Gostoso sai na frente e dá o exemplo para que outras praias, que sofrem o mesmo problema com trânsito, sigam o mesmo caminho.

11 comentários:

  1. QUE ÓTIMONOTÍCIA PRA POPULAÇÃO DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO , ACABAR COM ESSE PESADELO QUE É ESSE TRÂNSITO NA PRAIA, SÓ ESPERO QUE NÃO FIQUE SÓ NO PAPEL . FALANDO EM TRÂNSITO QUERO TAMBÉM RESSALTAR E COBRAR DOS VEREADORES SOBRE O TRÂNSITO DE MOTOS NA RUA ,VAMOS AGIR EM QUANTO É TEMPO ANTES QUE ACONTEÇA UMA MORTE POR ATROPELAMENTO , PORQUE SÓ O QUE SE VER É UM BANDO DE MALUCOS EMPINANDO MOTOS E DANDO CAVALO DE PAL EM TEMPO DE BATER EM UMA CRIANÇA OU IDOSOS , VAMOS DAR UM BASTA NISSO E PEÇO QUE CRIEM UMA LEI PRA ESSES INFRATORES . VAMOS TRABALHAR E CRIAR PROJETOS VEREADORES POIS ESSE É O TRABALHO DE VCS .

    ResponderExcluir
  2. Pelo amor de Deus, precisamos de segurança para nossas crianças irem à praia, não deixo meus filhos irem sózinhos porque sabemos como são as crianças e espero que essa lei venha antes de uma morte trágica em uma de nossas praias Por favor não esqueçam de tourinhos também eu mesmo presenciei quase um atropelamento que com certeza a criança iria morrer. Foi um Deus nos acuda.

    ResponderExcluir
  3. A rua da creche ,e alvo desses motoqueiros pois um deles e filho de sau e o outro e tulio filho de kiko so falta a policia agir e alem. Desses 2 tem erielton e jose luis que ficam enfrente ao projovem fazendo baderna nas motos cade a policia que sabem quem sao os infratores e nao faz nada

    ResponderExcluir
  4. Policia aqui em Gostoso serve apenas para passear em carro novo e e apagar o fogo das meninas. Kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Emanuel Neri comenta. O projeto que proibe o transito na orla urbana de Sao Miguel do Gostoso foi aprovado pela Camara Municipal. Parabens ao Jubenick, autor do projeto, e a todos os vereadores que contribuiram para acabar com este altissimoo risco de atropelamento nas praias. Sao Miguel do Gostoso agradece e, com cereteza, reconhecerá esta grande vitoria. Agora é torcer para que a Prefeitura implante imediatamente as determinaçōes do projeto. Esta é uma grande conquista da populaçao de Sao Miguel do Gostoso. Outras lutas virao e os vereadores saberao entender os anseios da populaçao.

    ResponderExcluir
  6. quer ser falar nessa proibição desse transito na praia homi!!!!! e nada eh feitoo.. ah admistraçãozinha sem futuro!! eu cm cidadao natural e morador de smg tou mt decepicionado!!!!!

    ResponderExcluir
  7. o que esses vereadores tinham que fazer.. era criar um projeto em incentivo ao esporte para os jovens da nossa cidade de smg, para tirar essa mulekada do caminho das drogas.... estive na praia da xêpa um final de semana desses e me deparei com um lindo torneio de FUTEVOLEI, achei a coisa mais linda, aqueles jovens tendo aquele momento de lazer e distração.. aí era um ótimo incentivo pra aquele pessoal!!!


    o FUTEVOLEI vem se expandindo a cada vez mais no RN e no brasil inteiro, e o potencialismo dos atletas de são miguel do gostoso é excelente e de alta qualidade, falta apenas apoio do poder publico para q as coisas aconteçam, e daí assim criar quem sabe uma comissão e botar a rapaziada pra treinar!!! e até mesmo no futuro disputar campeonatos regionais representando a nossa e bela cidade de SÃO MIGUEL DO GOSTOSO !! "FICA A DICA"

    ResponderExcluir
  8. Não só a Rua da Creche, mas diversas outras ruas e Avenidas são alvos das badernas das motos, e nada é feito, nenhuma providência é tomada, vão esperar acontecer algum atropelamento com vítima fatal para se tomar alguma providência? Cadê as autoridades competentes?

    ResponderExcluir
  9. Até que em fim aconteceu algo de bom, só assim poderemos levar as crianças para a praia na maior tranquilidade, pois há muito tempo já se deveria terem tomado essa providência de proibir o transito na praia, a lei foi aprovada pela Câmara Municipal, agora fica por conta da Prefeitura Municipal fazer esse trabalho da proibição, agora só nos resta esperar e torcer que tudo não fique só no papel, boa decisão, e que tudo der certo.

    ResponderExcluir
  10. Sobre os comentário do anônimo acima, de se investir na prática esportiva em nossa cidade, isso é muito importante, não só no futvolei, mas em outros esporte também, cito o Futebol, hoje aqui em nossa cidade nós temos bons campos de futebol todos gramados e com boa estrutura, só falta investimento, e isso não sairia caro para o Município não, acho que o poder Público Municipal deveria olhar com bons olhos e investir no Futebol, digo Futebol porque tanto nos grandes centros, como também nas pequenas cidades Brasileiras é o esporte mais preferido, e aqui em São Miguel do Gostoso é uma cidade com grande número de jovens, jovens que por falta de um incentivo maior muitas vezes entram em outros caminhos e findam não bem vistos pela a nossa sociedade, em muitas cidades do nosso país quando se tem um investimento do poder Público nas praticas esportivas, quando se ver interesse todos querem ajudar, cito os comerciantes, empresários, visitantes que chegam e todo o povo em geral, porque isso fica uma marca muito grande em uma cidade organizada com o incentivo ao esporte, como é do conhecimento de todos aqui em nossa cidade existe pessoas que tem se dedicado muito em levar a Futebol a frente, começando pelas escolinhas como é o caso de Marcinho que tanto tem se empenhado em tirar essa criançada das ruas, e para isso até hoje só pode contar com a ajuda da nossa Ana Raboud, que tanto tem feito o possível por essa escolinha dentro de suas condições, mas é muito pouco, por isso deixo aqui o meu recado a Sra. Prefeita e demais autoridades do nosso Município, o investimento no esporte tira muitos jovens do caminho do erro, e fica na memória de todos nós quando presenciamos jovens cheios de saúde e verdadeiramente felizes.

    ResponderExcluir
  11. vamos ver se essa proibição vai funcionar porque os filhos de douglas e de saú pinta e borda e nem a prefeitura e a poliçia faz nada fica a dica.

    ResponderExcluir