sábado, 18 de maio de 2013

São Miguel do Gostoso faz Conferência das Cidades e escolhe suas propostas para serem enviadas a Brasília



Por Emanuel Neri
Em menos de uma semana, São Miguel do Gostoso deu duas ótimas demonstrações de organização da sua sociedade civil.  A primeira, no dia 15, foi a manifestação de jovens da cidade contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.  
Na sexta-feira, dia 17/5, foi a vez da V Conferência das Cidades em São Miguel do Gostoso. Representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, iniciativa privada, por meio da AEGostoso, e delegações de quase todos os distritos do município estavam presentes a este importante evento.
A Conferência das Cidades é realizada no Brasil deste 2003 e tem como objetivo selecionar propostas para discutir o futuro da gestão urbana em cada cidade do país. “Quem muda na cidade somos nós. Reforma urbana já”, diz o slogan da V Conferência.
Também sai desta Conferência a estruturação de um Conselho Municipal da Cidade, que tem até 2015 para ser criado. Cabe a este Conselho coordenar a discussão em assembleia sobre as reivindicações que a população quer para cada cidade do país.
Com a criação do Conselho, as verbas federais do Orçamento da União destinadas aos municípios serão centralizadas neste órgão. Isso significa que municípios com Conselhos estruturados têm mais facilidades para receber estas verbas federais.
Este é um processo democrático criado a partir do governo Lula, em 2003, para priorizar os investimentos do Ministério das Cidades de acordo com as necessidades de cada município. Esta Conferencia das Cidades passa por três etapas: municipal, estadual e nacional.
A primeira delas ocorre nos municípios. Depois, os delegados de cada município participam da Conferência Estadual – no caso do Rio Grande do Norte, será realizada em setembro, em Natal. Até o final do ano, ocorre a Conferência Nacional, em Brasília.
Os delegados estaduais participam deste encontro em Brasília. Na reunião de São Miguel do Gostoso, foram escolhidos dois delegados e dois suplentes, que se encarregarão de defender as propostas do encontro local na Conferência estadual.
Pelo menos 20 propostas foram aprovadas na Conferência de São Miguel do Gostoso. Elas passarão por um processo de triagem, pois algumas já estão sendo tocadas pela administração municipal - a partir daí, serão levadas para a Conferência em Natal.
Entre as propostas aprovadas na última sexta-feira, estão a interregionalização  do processo de saúde, saneamento básico e formação de consórcios para tratar o lixo. Aprovou-se ainda revisão do Plano Diretor e acesso em via pavimentada ao munícípio de Parazinho.
A interregionalização da saúde é o estabelecimento de uma estrutura regional para o atendimento da saúde. Por exemplo: seria criado um hospital regional – que pode ser em João Câmara ou Touros – para atendimento de pacientes de toda a região.
O consórcio para tratamento de lixo e saneamento básico poderia também regionalizar esta questão entre vários municípios. Por exemplo: um usina de tratamento de lixo seria criada em um município - poderia ser Ceará Mirim - para atender toda a região.
Foram aprovadas ainda propostas para que haja maior disciplinamento de obras irregulares em São Miguel do Gostoso. Uma das obras citadas pelos participantes é a construção de uma casa às margens da lagoa do Santo Cristo, que já foi embargada pelo Idema.
A Conferência da Cidade em São Miguel do Gostoso foi organizada por Rubens Eduardo, que é assessor especial da Prefeitura. O vice-prefeito, Paulo Roberto (foto), representou a prefeita – Fátima Dantas - ausente para acompanhar caso de saúde na família.
George Câmara, vereador do PC do B em Natal, falou sobre a importância da organização da sociedade em torno das Conferências das Cidades. “Esta conferência é para cuidar das cidades. E cuidar das cidades é também cuidar das pessoas”, disse.
O mais importante foi a participação da sociedade civil organizada. Mais de 100 pessoas participaram do evento, inclusive de distritos mais distantes. Os debates tomaram todo o dia. São poucas as cidades do Brasil com este nível de organização.
São Miguel do Gostoso mais uma vez sai na frente e dá grande demonstração da  capacidade de mobilização da sua sociedade civil. Com este nível de organização, há sinais claros de um futuro melhor e de desenvolvimento planejado e sustentável.

9 comentários:

  1. essa conferencia e so fachada, fiquei horrorizada quando ouvi o vice-prefeito falar que não construiu uma nova creche porque não tenhe terreno.

    ResponderExcluir
  2. o presidente da conferencia assim que terminou sua fala saiu do evento e so voltou para almoçar..

    ResponderExcluir
  3. O vice prefeito falou a verdade, a prefeitura municipal de gostoso não tem terrenos para construir, isso é verdade e todos sabem, um dos motivos são terrenos ou loteamentos irregulares e hoje em gostoso todos são irregulares, quando si diz que esta regular falta algo, por exemplo temo um unicio loteamento regular e tudo ok, é o Loteamento santo cristo I e II, mas faltou o licenciamento ambiental que é pelo IDEMA, mas é o unico. Quando existe um lotemaento legal, fica 35% de sua área para construção de vias (ruas) área verde e lazer. (é só para seu conhecimento), Não fique horrorizada colabore, e tenho certeza que voce colaborou pois estava na V conferencia. E aproveitando eo espaço, a V conferencia existiu, foi discutida e apresentadda a toda sociedade ali presente, ok. e almoçar temos que almoçar não é conmpanheira. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. com esse secretario Paulo Roberto é normal a coisa nao andar porque é um individuo sem poder de decisao estou só esperando um greve de professores para ver a atitude dele diante do sindicato pois na gestao passada ele era o primeiro da fila nas greves e dizia que a prefeitura tinha dinheiro pra dá aumento vamos ver agora senhor Paulo Roberto!

    ResponderExcluir
  5. A você seu inteligente Paulo é apenas o Secretário de Educação, ele é apenas mais um empregado do Município, poderes de decisões fica para a Prefeita, que tanta inveja de sua parte, os capacitados sempre são os escolhidos para assumirem os melhores cargos, agora você que não tem capacidade nenhuma vai enxugar gelo ou esgotar o mar com um cesto kákákákákákákákákáká, pense num trabalho proveitoso.
    Marcos.

    ResponderExcluir
  6. boa noite..o palestrante da V conferencia das cidades..o SENHOR GEORGE CÂMARA FALOU EM ALTO E BOM SOM.PARA FAZER BONS PROGETOS, TEMOS Q OUVIR A POPULAÇÃO E NÃO SÓ A PANELINHA DA PREFEITA...A PRENDE FAFÁ( E FALANDO EM PAULO ROBERTO ELE NÃO PODE SER SECRETARIO DE EDUCAÇÃO POIS TEM CARGO ELETIVO ESTAR NA CONSTITUIÇÃO. A TENÇÃO MINISTERIO PUBLICO.)

    ResponderExcluir
  7. SENHORAS E SENHORES.GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA/QUEM SOUBER POR FAVOR RESPONDA/ O QUE É QUE A SECRETÁRIA DE TURISMO FEZ NESTES 5 MESES DE TRABALHO/ ------------------RESPONDA---------------------------------

    ResponderExcluir
  8. OLHO ABERTO: ESTÁ ROLANDO UM COMENTARIO< NAS RODAS DE CONVERSAS DA CIDADE.QUE A PRESIDENTE DA CÂMARA FRANCISCA PINHEIRO; MAIS CONHECIDA COMO NENE DE LALA****PERDEU AS ESTRIBEIRAS COM UM MEDICO DO CENTRO DE SAÚDE DO PARAISO DO GOSTOSO** A TAL VEREADORA FALOU PARA O MEDICO QUE ELA ERA AUTORIDADE*** UMA VERDADEIRA BALBUDIA SOCIAL JUNTANDO GENTE NA PORTA DO POSTO* FOI UM VERDADEIRO ROLER COM A CARA DE GOSTOSO***O TAL MEDICO QUE E MUITO COMPETENTE FALOU QUE A AUTORIDADE NO CENTRO DE SAÚDE SERIA ELE***E NÃO A POLITICA DESESPERADA*** SEGUNDO PESSOAS PRESENTES NO LOCAL A TAL VEREADORA ESTÁ ERRADA* POR NÃO RESPEITAR O MEDICO E SEUS PACIÊNTES E OS ACOMPANHANTES* QUE ALI ESTAVAM**** O PLANTÃO OLHO A BERTO**ESTÁ COM AS UREIA AREGALADA POR MAIS INFORMAÇÕES****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuel Neri comenta. O noBalacobaco conversou com a vereadora Francisca Pinheiro. Segundo a vereadora, o que houve foi um mal entendido entre ela e um médico. A vereadora estava com uma irmã no Posto de Saúde, com crise renal, e pediu que o atendimento fosse feito com mais rapidez. Houve uma rápida discussão entre os dois, mas nada como o leitor anônimo escreve acima. As pessoas tendem a exagerar determinados acontecimentos na cidade, em especial quando um dos envolvidos é uma autoridade. A vereadora Francisca Pinheiro é uma pessoa querida e respeitada na cidade. É normal que as pessoas fiquem tensas em casos de doença, especialmene quando envolve familiares, mas jamais a vereadora faltaria com respeito a um profissional de saúde.

      Excluir