segunda-feira, 6 de maio de 2013

Prefeitura e condomínio devem acionar Justiça contra notícia falsa sobre assalto em São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
No último final de semana, uma notícia falsa, lançada por um veículo de comunicação e reproduzida fartamente pelas redes sociais, causou sérios danos à imagem de um estabelecimento hoteleiro de São Miguel do Gostoso. Foram ainda prejudicados o turismo local e a cidade.
A notícia dizia que um casal de paulistas havia sido assaltado no Condomínio Boca dos Ventos. Além do dinheiro roubado, os ladrões teriam tentado estuprar a mulher do casal. O estupro só não se consumou porque um filho do casal acordou chorando. 
Na manhã do domingo, o noBalacobaco recebeu comentário reproduzindo texto publicado em um veículo entitulado “Gazeta do RN”. Este veículo dava detalhes do suposto assalto, citava nomes das vítimas e revelava características dos ladrões.
“Casal paulista vive madrugada de horror em condomínio de São Miguel do Gostoso”, dizia o título da reportagem. Ainda na manhã do domingo, o noBalacobaco telefonou para a polícia. O sub-tenente J. Édson não foi localizado, mas policiais negaram o fato.
Por este motivo, o noBalacobaco não liberou o texto recebido como comentário. Ao longo do dia, outros comentários, com o mesmo teor da notícia anterior, também foram enviados ao blog, que igualmente não quis reproduzir o texto com a notícia.
Ainda no domingo, o noBalacobaco recebeu informações de outras ocorrências, como o furto que aconteceu no bar Jack Sparrow, na Ponta do Santo Cristo. O próprio estabelecimento confirmou o fato. O blog falou deste fato e de outros anteriores.
Mas no post  http://nobalacobaco.blogspot.com.br/2013/05/voltam-acontecer-furtos-e-roubos-em-sao.html , publicado no domingo à noite, este blog já informava que a notícia sobre o suposto assalto não havia sido confirmado pela polícia.
Nesta segunda-feira, o noBalacobaco recebeu informação de Bárbara Lima, responsável pelo condomínio Boca dos Ventos, dizendo que a notícia é “totalmente falsa e caluniosa” e que tem por objetivo prejudicar a imagem daquele estabelecimento hoteleiro.
Responsável pelo policiamento de São Miguel do Gostoso, o sub-tenendte J. Édson também enviou comentário ao blog contestando informações falsas divulgadas em outros veículos de comunicação. “A mentira é arma dos covardes”, afirmou Édson.  
A prefeita de São Miguel do Gostoso, Fátima Dantas, que também tinha sido informada por este blog sobre o suposto assalto, ficou indignada ao saber que a notícia era falsa e acha que o fato tem o objetivo prejudicar a imagem da cidade. "Não vou permitir isso", disse.
Por este motivo, a prefeita colocou o advogado da Prefeitura à disposição do condomínio que foi vítima da notícia falsa. A prefeita também pretende acionar o veículo de comunicação para responsabilizá-lo por sérios danos causados à imagem da cidade.
“Se é uma notícia falsa, o alvo também era prejudicar o turismo de São Miguel do Gostoso”, disse a prefeita. A Prefeitura pretende rastrear a origem da notícia, identificar seus responsáveis e entrar com ação na Justiça por danos à cidade.
Como este blog tem divulgado, São Miguel do Gostoso tem enfrentado problemas de segurança pública. Uma série de furtos tem ocorrido em residências da cidade e até agora a polícia local (foto) não conseguiu prender os responsáveis por estas ocorrências.  
Mas não se pode “plantar” de forma leviana e caluniosa uma notícia que supostamente não aconteceu. Isso é muito grave e causa sérios prejuízos ao turismo e à própria população. Não é a primeira vez que surgem dados falsos como este contra São Miguel do Gostoso.
Há pouco mais de um ano, um veículo de comunicação de Touros divulgou reportagem sobre suposto envolvimento de pousadas locais em prostituição infantil. A notícia era falsa e, na época, a Prefeitura prometeu providências judiciais contra a divulgação daquela informação.
Segundo o relato do condomínio Boca dos Ventos, a notícia falsa sobre o assalto foi reproduzida em vários blogs do Rio Grande do Norte, entre os quais o “Touros em Foco”. A notícia também foi fartamente reproduzida no domingo pelo “Facebook”.  
Pela legislação brasileira, qualquer pessoa, estabelecimento ou órgão público que se sentir prejudicado por notícias falsas, publicadas em veículos de comunicação, pode  acionar judicialmente responsáveis pela informação e exigir indenização pelos danos.
Tanto o condomínio Boca dos Ventos como a Prefeitura de São Miguel do Gostoso estão cobertos de razão ao tentar punir os responsáveis por esta notícia falsa. É obrigação da imprensa apurar e ter responsabilidade sobre as notícias que divulga.
O noBalacobaco costuma apurar com cuidado as notícias que divulga. Mesmo quando há eventuais falhas, este blog se apressa em corrigí-las. O que dá credibilidade a um veículo de comunicação, mesmo na rede social, é a veracidade dos fatos que  divulga.
Veja, abaixo, a íntegra do comunicado do condomínio Boca dos Ventos e do sub-tenente J. Édson sobre a notícia falsa a respeito deste assalto na cidade:

Nota de esclarecimento: Condomínio Boca dos Ventos

Após grande repercussão da matéria publicada no Jornal Gazeta do RN e republicada e diversos outros blogs e sites do RN, inclusive o Touros em Foco, por se tratar de uma cidade vizinha a Touros (25km), empresários e responsáveis pelo condomínio, lançaram nota sobre a matéria:
E-mail enviado as redações (editado)
Bom dia!
Caros, sou moradora e gerente do condomínio Boca dos Ventos em São Miguel do Gostoso - RN, do qual foi postado no blog http://gazeta-do-rn.webnode.com uma notícia totalmente falsa e caluniosa, sem provas e sem veracidade de um assalto que ocorreu aqui no condomínio na última sexta feira, dia 03/05/13, a um casal e dois filhos. Peço a gentileza de retirar essa notícia que é uma calúnia. Não sei quem lhes passou essa falsa informação, mas espero que seu profissionalismo esteja a altura de retirar essa difamação caluniadora.
Não estou aqui para julgar, mas fomos atingidos em menos de 24 horas de uma forma inacreditável, fomos bombardeados por vários telefonemas perguntando o que havia acontecido, inclusive moradores questionando o fator segurança. Sendo que, o fator segurança é nossa prioridade, pois temos vigia diurno e noturno 24 horas por dia 7 dias por semana. Por favor, peço que averigúem a informação e a retifiquem com o local correto e real onde o casal foi assaltado, se foi. Porque se isso realmente aconteceu, não foi aqui no condomínio e pelas informações que temos da Prefeitura de São Miguel do Gostoso e do Posto Policial nenhum assalto ocorreu a um casal com dois filhos.
Bárbara Lima”
J. Edson ST PM6 de maio de 2013 16:18
Não aconteceu assalto algum em São Miguel do Gostoso nos últimos dias. Ninguém procurou a polícia, nem aqui, nem em lugar algum. As mentiras divulgadas irresponsavelmente, estão apenas amedrontando possíveis visitantes da cidade. Caso alguém tenha alguma dúvida, procure os donos da pousada onde dizem ter ocorrido o crime. As críticas serão aceitas quando feitas com responsabilidade. A mentira é a arma dos covardes”.

11 comentários:

  1. esta um caos esta cidade, praticamente abandonada.
    Bandidos soltos e causando.. o lixo "voando" pela cidade... rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Já não sei mais o que é verdade e o que é mentira aqui nesse blog.

    Uns dizem que teve assalto, outros dizem que não. Uns dizem que aquele muro vai ser derrubado outros dizem que não.

    E os dias passam, e os mal feitos crescendo na cidade...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Anônimo do comentário anterior quando fala "E os dias passam, e os mal feitos crescendo na cidade... Principalmente no que concerne as estes motoqueiros que se acham os donos do mundo, os senhores da razão, que andam em suas motonetas fazendo piruetas, maluquices, empinando, enfim... até quando isso vai acontecer? Todo mundo sabe quem são esses arruaceiros, filhinhos mimados.... Alôôô Autoridades competentes, façam alguma coisa....

    ResponderExcluir
  4. Filhinhos mimados não ! Mal educados, sem respeito pelo próximo, sem respeito pela vida do outro. Não quero meus filhos perto deles porque temo pela má influencia que eles podem passar. Adolecentes assim entram nas drogas facilmente porque não temem à ninguém. Muito triste tudo isso.
    Joana

    ResponderExcluir
  5. Real a denúncia dos amigos. Sabemos quem são os "meninos mimados". Aí vem a pergunta....onde está o conselho tutelar? nós temos o mal de jogar o fardo para a Polícia Militar. Mas sabiam que toda ocorrência com menores é obrigatório a participação do CONSELHO? Por que eles só ficam esquentando as cadeiras com suas bundas e não estão nem aí pra nada? Não venha me falar de dificuldades, tenho certeza que se quiser se faz. E a PM está pronta pra apoiar qualquer solicitação de apoio por parte do conselho.
    Luís Henrique

    ResponderExcluir
  6. O tempo passa... O tempo vooa... E a malandragem e o descaso nessa cidade continua numa BOA!!! Venha pra ca, aqui se faz Gostoso... rrrsssssss A qui se faz mesmo...

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o Amigo Luís Henrique, tem que existir uma parceria entre o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de São Miguel do Gostoso/RN com a Polícia Militar e as Autoridade competentes. É inadmissível que esses que menores continuem cometendo esses atos. Ontem mesmo por volta das 17h30min na Rua das Ostra, nas proximidades da Creche Municipal tinha um grupinho destes adolescentes fazendo manobras, empinando e ainda rindo da situação. Gente será que vai ser preciso um delinquente desse atropelar alguém para que alguma providência seja tomada? Alô Autoridades competentes façam alguma coisa, não nos envergonhe, não importa de quem sejam filhos, seja de A, B, C ou D, enfim, não importa, queremos providências já.

    ResponderExcluir
  8. o ponto de encontro desses motoqueiros é na casa do senhor saul era bom que a comunidade deixasse de comprar no restaurante dele como forma de boicote pela irresponsabilidade dos filhos acho que se eles fazem essas bagunça é porque tem o apoio dos pais e quanto ao conselho tutelar eu nao vejo ninguem fazer nada parece que estao interessado só no salario de conselheiro e trabalhar que eles nao trabalham e tem um tal Marcinho que nao vai nem lá pois é metido a treinador de futebol isso é uma barbaridade e só acontece aqui em sao miguel senhores conselheiros honre os votos que voces receberam do povo e mostrem trabalho.quem eu vejo lá é Alaíde mas os outros nunca vi

    ResponderExcluir
  9. Eu concordo com o boicote ao restaurante do Saul.
    João

    ResponderExcluir
  10. Ei ei ei autoridades de são miguel do gosto cade vcs será que você s não tão vendo esses mal feito que tão fazendo em são miguel do gosto muros irregular tá demais!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Esse Saul vive metido em confusão. Eita. Se ele tem alguma coisa na vida graças á nós de Gostoso. quem não se lembra como tudo começou e quando.

    ResponderExcluir