sexta-feira, 31 de maio de 2013

Prefeitura de São Miguel do Gostoso cria cursos com o Sebrae para a profissionalização do turismo local


Por Emanuel Neri
A Prefeitura de São Miguel do Gostoso começa a investir na formação profissional do turismo local. Cursos de controle financeiro, de camareira e de formação do setor de reservas serão realizados pelo Sebrae, nos próximos meses.
É muito importante que a Prefeitura, por meio de sua Secretaria de Turismo, se preocupe com a profissionalização da estrutura turística da cidade. Com cerca de 50 pousadas, São Miguel do Gostoso (foto praia do Maceió) já é o terceiro maior polo turístico do Rio Grande do Norte – atrás apenas de Natal e Pipa.
Então é fundamental que a estrutura turística da cidade se prepare para estar cada vez mais profissionalizada. Com boa retaguarda profissional, o turismo local – pousadas, restaurantes, serviços e comércio - se consolidará para continuar crescendo nos próximos anos.
Dos três cursos previstos, o primeiro a ser realizado é o de Controles Financeiros. Ocorrerá entre os dias 17 e 21 de junho, entre 18h30 e 22h, na Biblioteca Nazinha Ferreira, no centro da cidade. O professor, do Sebrae, é especialista em finanças.
Este curso é importante para pousadas, restaurantes, comércio e serviços. Pode-se dizer que o controle financeiro é o cérebro para êxito de qualquer negócio. Com boa retaguarda neste setor, a tendência é o crescimento de qualquer tipo de negócio.
Controle de caixa, fluxo financeiro, aplicação de saldos, contas bancárias – tudo isso será visto neste curso. Um bom controle financeiro de um estabelecimento comercial organiza os negócios. A boa saúde financeira impulsiona qualquer estabelecimento.
Quem quiser se inscrever neste curso pode telefonar para a Prefeitura – 32634181 – e pedir transferência para a Secretaria de Turismo. Pode telefonar também para Ana Carolina Scheel, pelo celular 91631581. A inscrição para este curso custa R$ 60,00.
Os próximos cursos, de camareira e de formação para o setor de reservas, serão realizados a partir de junho. Da mesma forma que o curso de controle financeiro, os de camareira e de controle de reservas também são fundamentais para pousadas.
Mais informações da Prefeitura. A Secretaria de Turismo, também responsável pelo setor de comunicação, acaba de disponibilizar um blog para facilitar a troca de informações com a comunidade, em especial com o setor de turismo da cidade.  
No blog, o leitor – especialmente o turista que visita a cidade - vai ter informações sobre a estrutura turística local. Há um espaço para as chamadas pousadas especiais, ou seja, aquelas que têm empresas constituídas, inclusive com a criação do CNPJ.
Estas pousadas preencheram formulário, com dados de cada estabelecimento, feito pela Secretaria de Turismo. O mesmo foi feito com bares, restaurantes e outros serviços ligados ao turismo. Estes setores também têm espaço especial no blog.
É importante que todo o setor turístico de São Miguel do Gostoso se estruture, criando empresas legais, para que o turismo da cidade tenha uma melhor estrutura. Quem ainda não tomou estas providencias, pode pedir orientação à  Prefeitura.
Por último, mais uma informação da Secretaria de Turismo. A secretária Christiane Alecrim pediu afastamento da Prefeitura. Ela enviou mensagem ao setor turístico comunicando sua decisão, que ocorreu devido a compromissos de ordem pessoal.
Christiane Alecrim teve um bom desempenho à frente da Secretaria de Turismo. Tomou iniciativas para profissionalização do setor, como é o caso do  cadastro da turismo local e a realização de cursos do Sebrae, para amparo profissional ao turismo.
A prefeita Fátima Dantas ainda não decidiu o nome de quem vai substituir Christine Alecrim. Enquanto esta decisão não é anunciada, Ana Carolina Scheel, que é coordenadora da Secretaria de Turismo, está respondendo interinamente pela Pasta.

7 comentários:

  1. O meu comentário não tem a ver com o tema, mas, venho através desse blog perguntar e aqui deixar minha indignação....Sra. Prefeita cadê a água dessa cidade ??? Já estamos em JUNHO e continuamos, aqui no bairro do Maceió sem água durante o dia, só à noite é que temos água da rua. Isso é uma vergonha, falta de respeito. Como pode ???

    ResponderExcluir
  2. é a agua... agora vem areia e mais areia quando vem estragando canos e torneiras... não tem como processar a empresa fornecedora, prefirtura?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, hoje é dia 03 de junho de 2013, estou triste e muito triste, pois o meu filho estuda na escola municipal ana ribeiro, nome digno de uma pessoa que representou nosso municipio, professora e emboladora, cantora e mãe, avó parabens pelo nome, tambem uma escola que é referencia no brasil sim referencia, goste ou não goste é referencia. Mas o que e aonde eu quero chegar, é, que esta bélissima escola hoje esta despresada moralmente fisicamente, suja, imunda, aonde nossos filhos vão lá estudar, brincar apreender, socilaizar e tudo de digno que uma criança precisa se auxiliada. Cada a diretora, que bagunça, cade o conselho o CAE, o fundeb, o etc e etc, cade o conselho das crianças cade todo mundo e cade EU, que não tive a coragem de colocar isso que esta acontecendo naquela escola. é uma barbaridade, escola suja imunda e tem mais tem funcionários que não saem do facebook, a limpeza é zero. Que saudades da diretora, que saudades da escola referencia, que hoje é referencia de sujeira. estou dizendo isso do espaço físico, sem gestão. Mas dou os ´parabens aos professores que si esforçam para andar no meio de tantos cocos de pardal, de tanta sujeira, que imundiça. Vá la e comprove. Emanel não sou leitor assíduo deste blogo mas foi o unico mei de eu expressar, si puder coloque no texto principal. de um pai desesperado pela falta de gestão pela imcapaciidade de quem tá na frente desta escola e os demais, e pela falta de coragem minha de não denunciar verbalmente.

    ResponderExcluir
  4. O afastamento da senhora Cristiane alecrim já era esperado pois essa administraçao é feita com muitas pessoas dando opinioes em nenhum momento dona Fatima Dantas decide nada sozinha tudo tem que passar por alguem que ainda nao identifiquei pois tudo que já conversei com ela a resposta é que ;vou anotar aqui depois lhe telefone com a resposta;e essa resposta nao vem nunca isso prova que ela nao tem nenhum poder de decisao ela tem um secretario muito misto com gente de toda parte se fosse miguel era xenofobia como é fafa ainda nao se sabe o nome.

    ResponderExcluir
  5. peço através desse blog ao responsável pelo lixo que façam a coleta com mais eficiençia pois os animais estao tomando conta da rua das outras todos os dias é comum ter cavalos ,burros;e cachorros derrubando o lixo deixando a cidade muito suja pedimos providencia pois temos restaurantes e estamos sendo prejudicados com os insetos por favor cuide do lixo isso é o minimo que voces tem que fazer pois lixo causa doenças e mal cheiro

    ResponderExcluir
  6. Nao se pode comparar a limpeza de agora com a passada, hoje temos um trator da Prefeitura, um caminhao, e o trator de Geraldo, melhorou e muito, ainda tem gente falando ta danado so pode ser puxa saco do ex Prefeito.

    ResponderExcluir
  7. EMANOEL QUANDO VOCÊ FOR PUBLICAR OS COMENTARIOS DO SEU BLOG, POR FAVOR SELECIONE AQUELES QUE NÃO TEM TANTOS ERROS DE PORTUGUÊS. FALO ISSO PORQUE AS PESSOAS ADORAM APONTAR OS ERROS DOS OUTROS COMO FOI O CASO DO COMENTARIO SOBRE A ESCOLA ANA RIBEIRO, CONTUDO A ATUAL GESTÃO ESTA APENAS NO COMEÇO, ADQUIRINDO EXPERIÊNCIA E AOS POUCOS IRÁ SABER O QUE FAZER E QUAIS DECISÕES TOMAR, PODENDO EM CERTOS MOMENTOS COMETER EQUIVOCOS O QUE É NATURAL PARA O SER HUMANO, UMA VEZ QUE NA GESTÃO PASSADA OS PROBLEMAS TAMBEM ESTAVAM PRESENTES. ATÉ AONDE EU TENHO CONHECIMENTO O TRABALHO PEDAGOGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTA MUITO BOM, POIS TENHO FILHOS ESTUDANDO LÁ E NÃO ENXERGO A ESCOLA COMO SE ESTA ESTIVESSE IMUNDA, SUJA, ETC. LEMBRANDO AO LEITOR QUE FEZ ESSE COMENTARIO QUE COMO MÃE TAMBÉM SINTO SAUDADES DA ANTIGA DIRETORA, DOS ANTIGOS PROFESSORES DOS MEUS FILHOS, NO ENTANTO FICO NA TORCIDA PARA QUE DÊ TUDO CERTO COM A ATUAL GESTÃO, COM OS PROFESSORES ATUAIS DOS MEUS FILHOS, E QUANDO ACHO QUE ALGUMA COISA DEVE MELHORAR VOU PESSOALMENTE ATÉ A DIREÇÃO EXPOR MINHAS ANGUSTIAS, EM NENHUM MOMENTO SAIO FALANDO DE ALGUEM OU DE ALGO SEM ANTES BUSCAR ESCLARECIMENTOS E SUGERIR SOLUÇÕES PARA OS POSSIVEIS PROBLEMAS. TORNA-SE MUITO FACIL FALAR, MELHOR AINDA SERIA PROCURAR AS PESSOAS E TENTAR AJUDÁ-LAS.

    ResponderExcluir