quarta-feira, 15 de maio de 2013

Jovens de São Miguel do Gostoso se mobilizam contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes



Por Emanuel Neri
São Miguel do Gostoso muitas vezes surpreende pelo nível de organização de sua sociedade civil. A passeata de jovens na manhã desta quarta-feira (15/5), contra o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, foi um exemplo deste tipo de organização da sociedade.
Logo cedo, às 7hs, os primeiros jovens começaram a chegar à Praça dos Anjos, no bairro do Maceió. Muitos deles, inclusive crianças, vestiam camisetas alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
Às 8hs, com centenas de jovens presentes - também estavam presentes professores, pais e pessoas da comunidade - começou a manifestação.
A passeata percorreu a avenida dos Arrecifes, principal via da cidade, e terminou depois das 10hs, no ginásio de esportes da cidade. Ali houve apresentações de uma banda de música a PM e do grupo de teatro Nós da Rua, que é ligada ao Espaço Tear.
A animação foi constante durante toda a manifestação. Muitos dos jovens levavam cartazes contra o abuso sexual. Um desses cartazes dizia: “Faça Bonito. Pense bem antes de estragar uma vida”. Muita gente saia às ruas para ver a manifestação.
O dia oficial do combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes é 18 de maio. Mas a Secretaria Municipal de Educação antecipou a manifestação porque na sexta (18), haverá em São Miguel do Gostoso a 5ª Conferência das Cidades.
Pontos para São Miguel do Gostoso ao pôr crianças e adolescentes nas ruas para conscientizar a população no combate ao abuso e exploração sexual. Nem todas as cidades, mesmo as que têm maior nível de organização social, conseguem fazer isso.
O combate ao abuso e exploração sexual de jovens é uma luta que deve mobilizar toda a população brasileira. Violência sexual, em qualquer situação, é aviltante para qualquer pessoa. Contra crianças, isso é muito mais grave, por se tratar de menores de idade.
Cidades turísticas geralmente são alvo deste tipo de violência. Por isso é importante o envolvimento de pousadas e restaurantes nesta luta. Muitas ONGs e pousadas de São Miguel do Gostoso colaboraram com a manifestação contra este tipo de abuso.
São Miguel do Gostoso já foi vítima de violência sexual contra uma adolescente. No início deste ano, garota de 12 anos foi estuprada e morta por um monstro, conhecido pro Ceará, que morava na cidade. O crime causou forte impacto na comunidade.
É obrigação de todos se envolver nesta luta. Na manifestação de hoje, os próprios jovens cantavam e gritavam palavras de ordem contra este tipo de violência. Um deles dizia: “Denuncie. É anônimo”. Qualquer pessoa pode denunciar estes abusos.
Para fazer qualquer denúncia contra violência sexual, o governo disponibilizou um Disque Denúncia que pode ser facilmente acessado por qualquer pessoa. Basta discar o número 100, pelo telefone fixo ou celular, e denunciar. Não precisa se identificar.
Esta ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer parte do território nacional. Tão logo é feita a denúncia, as autoridades começam um processo de investigação junto com a polícia. Comprovada a denúncia, acusados deste crime são presos e punidos.  
Você tem um papel importante no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Se souber de algum caso que envolva este tipo de prática, disque para o número 100. Você estará colaborando para acabar com este tipo de violência.     

7 comentários:

  1. muito importante essa mobilização, parabéns a todos que participaram....



    parabéns..

    ResponderExcluir
  2. parabéns a todos que contribuíram para a realização desse evento...

    ResponderExcluir
  3. parabéns a população de Gostoso que botou a cara na rua e abraçou essa luta. Parabéns aos alunos, professores e escolas que também estavam presentes na caminhada mostrando que Gostoso tem organização e cidadãos.

    ResponderExcluir
  4. ACHO IMPORTANTE ESSE TIPO DE MOVIMENTO NA CIDADE ONDE SE VÊ COMO NORMAL GAROTAS MENORES DE IDADE MORADORAS DA CIDADE SE ENVOLVEREM COM PESSOAS CASADAS OU NÃO, DE PODER FINANCEIRO MAIOR QUE O SEU. MUITAS SÃO MENINAS QUE NAO ESTUDAM,TRABALHAM OU TEM ALGUM TIPO DE OCUPAÇÃO.DEVE SALIENTAR QUE ISSO TAMBÉM É UM TIPO DE EXPLORAÇÃO SEXUAL POIS, ESSAS DETERMINADAS PESSOAS DÃO DINHEIRO,PRESENTES E ETC EM TROCA DE SEXO FÁCIL.E O MAIS GRAVE É QUE A FAMÍLIA DESSAS MENINAS SABEM E A CIDADE TAMBÉM MAS ACHAM ISSO NORMAL E ACEITAM EM VIRTUDE DE SUA INGNORÂNCIA E POBREZA.

    ResponderExcluir
  5. O problema da exploração sexual no nosso município, na maioria das vezes, esta em a família ser conivente com esses absurdos, ou seja, muitos aceitam que as filhas menores de idade se relacionem com homens mais velhos em troca de presentes e principalmente de dinheiro. Dessa forma fica difícil combater esse crime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nas não podemos desistir.... e difícil mas não impossível...

      Excluir
  6. os pais tem que vigiar seus filhos pois Gostoso nao é mais o mesmo aqui tá cheio de gente de fora com má intençoes os pais nao devem esperar por conselho tutelar nem pela policia pois a responsabilidade com os filhos é exclusiva dos pais tem que saber onde estao ;com quem estao e o que estao fazendo pra depois nao ficar reclamando da insegurança façam sua parte

    ResponderExcluir