domingo, 12 de maio de 2013

Em dez anos, 1,69 milhão de famílias deixam o Bolsa Família espontaneamente porque aumentaram renda



Por Emanuel Neri
Esta notícia é para aqueles eternos críticos do Bolsa Família. Nos últimos dez anos, 1,69 milhão de famílias deixaram espontaneamente este programa social do governo federal depois de declarar que têm renda familiar acima de R$ 140 mensais por cada membro da família. 
Como o Bolsa Família tem 13,8 milhões de famílias cadastradas (foto de beneficiados), o número de famílias que abandonou o programa representa 12% do total de beneficiados. O resultado fecha a boca de quem sempre criticou o Bolsa Família.
Desde que o Bolsa Família foi criado, muita gente – principalmente integrantes de partidos de oposição – chamava o programa de “bolsa esmola” e diziam que o plano criaria uma “geração de vagabundos”, que não iam querer trabalhar por causa do benefício recebido.  
Segundo estes dados divulgados pelo jornal O Globo (veja abaixo), o que ocorreu é que as famílias devem ter saído do Bolsa Família pelo fato de obterem uma renda maior, com empregos, ou por diminuírem o número de integrantes, aumentando a renda per capita.
Qualquer que seja o motivo que levou estas famílias a pedirem o afastamento do Bolsa Família, o fato é que este programa social não vicia as famílias a viverem com este benefício, sem se preocuparem com empregos que possam melhorar suas vidas.
O fato revela também a honestidade destas famílias. Tão logo constataram a melhoria de suas rendas, pediram o afastamento do programa. Estes dados foram revelados no último cadastramento do programa, feito por Prefeituras do país.
O Bolsa Família foi criado no primeiro mandado do governo Lula, em 2003, e já é o maior programa do mundo de distribuição de renda. Muitos países se inspiram no Bolsa Família para fazerem programas semelhantes para suas populações carentes.
Além das famílias que voluntariamente saíram do Bolsa Família por melhoraria de renda, o programa também detectou, em sua fiscalização, 483 mil famílias beneficiados cuja renda é maior do que a permitida. Todas estas famílias foram excluídas do programa.
Já estava comprovado que o Bolsa Família é fator determinante para que milhões de brasileiros – mais de 50 milhões de pessoas são beneficiadas – saiam da pobreza extrema em que viviam antes.  Os novos dados revelam mais um salto de qualidade do programa.
O Bolsa Família não vicia as famílias. Tão logo elas conseguem renda suficiente para melhorar suas vidas, tomam a iniciativa de se desligarem do programa. Prova de que as famílias pobres não querem viver eternamente na pobreza que sempre estiveram.
Veja, abaixo, link da reportagem sobre o desligamento espontâneo de famílias do Bolsa Família por aumentarem suas rendas.

19 comentários:

  1. Bolsa Familia e coisa de pobre, agora a moda e Bolsa Crack. Minha pedra minha vida.

    ResponderExcluir
  2. Esse é um Governo de fachada, não vejo nada disso acontecer, continua tudo como antes, diziam que iriam acabar com a fome do povo brasileiro, será mesmo? aliás todos os políticos do nosso país só procuram ver o lado deles, enquanto isso a pobreza e a miséria a cada dia cresce mais ainda, e eles ainda acham o contrário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qual país vc vive amigo? Tem certeza q é no Brasil? A não ser q vc nunca passou fome e sempre esteve ao lado do opressor e por isso não percebeu, mas, quem por vezes não tinha o que comer antes dos governos LULA e Dilma, ha dez anos vem sentindo a diferença em ter um governo q sabe distribuir a riqueza da nação.

      O governo tem mostrado dados/informações q provam na prática a evolução do poder de compra/consumo das familias, a partir dos programas de distribuição de renda implantados pelo governo. Agora mostre vc dados da informação despeitada q vc enuncia em seu comentário, quando diz q a pobreza e a miséria só aumentam. Mostre números.

      Aguardo vc amigo, pq se vc realmente parar para analisar as informações, e for uma pessoal justa, em seu próximo comentário, pelo menos vc será mais correto.

      Abraço

      Excluir
  3. Alguns esclarecimentos importantes mas que o blogueiro "esqueceu" de mencionar:
    O Programa Bolsa Família apesar de ter sido batizado com esse nome já no governo Lula, é resultado da unificação de outros programas sociais criados no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, sob a idealização da então primeira Dama Ruth Cardoso.
    Segundo nos conta Gilberto Brandão, em artigo publicado em http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/a-origem-e-importancia-do-programa-bolsa-familia/49771/, o Bolsa família, "principal ferramenta utilizada atualmente para redistribuição de renda pelo governo Lula é o programa social Bolsa Família, inspirado no programa Bolsa-Escola. Foi criado na cidade paulista de Campinas em 1994, o qual passou a ser implantado também por outros municípios e, que dada à sua funcionalidade e seus resultados positivos, acabou por ser implantado em 2001 pelo governo federal, na gestão de FHC como forma de redistribuição de renda."
    Deve-se lembrar também, que o Prefeito de Campinas em 1994 era José Roberto Magalhães Teixeira, integrante do PSDB.
    Peça fundamental na implantação de importantes programas sociais, a Primeira Dama Ruth Cardoso participava ativamente. Agora, alguém se lembra de alguma contribuição de Dona Marisa, esposa do Lula, ao país? Ah, teve uma, ela teve reconhecida cidadania italiana.
    Finalmente, não podemos nos esquecer ainda, que quem iniciou as críticas ao que hoje é o Bolsa Família foi o próprio Lula. Estão disponíveis na internet vários vídeos dele criticando o modelo, só não vê quem não quer.
    O fato é que o modelo de distribuição de renda iniciado por FHC mostrou-se acertado e o PT, tentando apagar a história, apenas o batizou com outro nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuel Neri comenta. A oposição vive querendo pegar carona no Bolsa Família, que efetivamente foi criado no governo Lula. Na verdade, o Bolsa Escola, criado inicialmente em Campinas (SP) e depois levado para o governo federal, durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso, não era nem um pouco abrangente em termos sociais - seu foco, com muito pouco dinheiro disponível no orçamento da União, era exclusivamente estudantes carentes. Mesmo assim, tinha problemas em seu funcionamento, não abrangendo com eficácia todas as regiões do pais. É importante ressaltar que na raiz de ações de distribuição de renda no país está o programa de Renda Mínima do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), este sim pioneiro e um projeto amplo e focado na melhoria de renda da população brasileira. O Bolsa Familia, criado no governo Lula, é reconhecido no Brasil e internacionalmente, inclusive pela ONU, como o maior programa de distribuição de renda do mundo - por este motivo, muitos países enviam técnicos ao Brasil para entenderem a complexidade do programa e aplicarem plano semlehante no atendimento às sua populações carentes. O Bolsa Família brasileiro, que já recebeu vários prêmios no exterior, não é só distribuição de dinheiro. Ele condiciona a distribuição da bolsa - o parâmetro para entrar no programa é está abaixo de R$ 140 mensais por cada membro da família - à matrícula de crianças e jovens beneficiadas nas escolas, além de outras exigências, entre elas no controle de saúde. O dinheiro do Bolsa Família é recebido pela mãe, que comprovadamente tem mais responsabilidade com a alimentação e a formação educacional dos filhos. O Bolsa Família também realiza, com outros órgãos do governo federal e entidades privadas, cursos para que os beneficiados do programa aprendam uma profissão e ingressem no mercado de trabalho, passando a ter renda capaz de tirar a família da situação de miséria em que vivia. Com isso, estes beneficiados têm condições de sair do Bolsa Família - e foi isso que aconteceu com 1,69 milhão de famílias (objeto do post deste blog, acima) que aumentaram sua renda, melhoraram sua qualidade de vida e que, por este motivo, deixaram o programa de distribuição de renda do governo federal. Por acaso complexidades deste porte estavam previstas no Bolsa Educação do governo FHC?

      Excluir
    2. O programa bolsa familia é uma forma dos politicos conseguirem votos dos pobres porque só quem é ignorante é capaz de votar no PT que só causou decepçao no congresso começando por Jose Dirceu

      Excluir
  4. È verdade Sr. Gustavo o PT apenas copiou, só sabem pegar carona, e tudo continua como antes, o que o povo Brasileiro precisa e de melhor Educação, Saúde e Segurança para todos e não de migalhas que só fazem promover políticos, as custas da classe mais carente do nosso país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Educação...inclusive pra vc. Vc já viu mais educação na rede federal de ensino do q nos dias de hoje amigo? Foi em qual governo? FHC? Ou foi na ditadura? Falar sobre o q não sabe como se soubesse = pouca educação.

      Excluir
  5. Eu já sou diferente, não me interessa quem criou ou não a Bolsa Familia ou outra coisa o que realmente me interessa é o dia de hoje e o que está por vir. O governo Federal deveria ser indiciado pelo genocídio de nossos animais que estão morrendo de fome e sede e nada é feito. Eu se fosse o Presidente desse país não conseguiria colocar a minha cabeça no travesseiro e dormir sabendo que muitos animais estão agonizando para morrer. Um absurdo. A Insegurança se alastra no país e temos medo de sair de casa e não voltar, temos medo de ficar doentes e cairmos em um hospital que é uma calamidade e uma falta de respeito com um ser humano, escolas nem pensar quem lê e se informa fica revoltado. Não me importa qual é o Partido e quem está no poder desta Pobre Rica Nação e sim o que está acontecendo. Pagamos imposto de Suécia para viver em Zambia. Estou triste e decepcionada. BASTA!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc fosse presidente? Vc iria fazer o que? Uma mágica. Ninguém resolve os problemas de uma nação de 500 anos em 10 anos não amiga. O q dá pra fazer, é iniciar uma mudança e isso o governo federal tem feito. Os resultados tb não são rápidos igual preparar um copo de leite com leite em pó não, são décadas para podermos observar os resultados mais estruturantes acontecerem de fato.

      Mas fiquei curioso para saber: vamos imaginar...pronto vc é Dilma, agora vc vai arrumar o Brasil...??? E ai???

      Se fosse fácil qualquer um teria feito. Inclusive vc.

      Excluir
  6. Quem muda a cidade somo nós. Reforma Urbana Já.
    Este é o tema principal, da V Conferencia das cidades, que se realizará dia 17 de Maio as 8hs no Centro de Multiplo Uso, venha participar, exerça sua função de cidadão, no primeiro momento teremos a apresentação do tema e a divisão das oficinas e a tarde as oficinas discussão apresentação a plenária e aprovação das propostas, você é o nosso convidado.
    Rubens Eduardo

    ResponderExcluir
  7. É conferência pra tudo que é lado, mas no fundo não acontece nada de concreto que venha beneficiar pelo menos aos mais pobres deste país, por isso não vou perder tempo de sair da minha casa para escutar só muita conversa e nada mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com este espírito de porco, é melhor vc ficar em casa com esta linda boca escancarada, cheia de dente (se ainda tiver), esperando a morte chegar. Se achar q vai demorar muito, se inforque ou tome veneno.

      Vc está reclamando pq vai acontecer uma conferência e vc está sendo convidado? Desculpa, mas vc é um doente. Isso é um absurdo, uma aberração. Vc tem q ser analisado pra saber q espécie de ser humano é vc.

      Desculpa, mas não consegui me controlar.

      Excluir
  8. Olha vivo totalmente feliz e cheio de saúde, a morte espera por todos, e talvez você não tenha isso, mas a verdade deve ser dita, doa e quem doer, agora existe pessoas que são bem interessadas nessas conferencias só para ver se beneficiam de alguma coisa, quer saber quem realmente são as pessoas é só dar poder a elas, como aconteceu com um prédio abandonado próximo ao cemitério novo, o cidadão pegou o dinheiro gastou e não concluiu o prédio que até hoje vive inacabado e abandonado, e olha que não foi nenhum político da nossa cidade, foi um cidadão desses bem interessados e sem confiança.

    ResponderExcluir
  9. Não é preciso agredir as pessoas com palavras de baixo calão, seu mal educado, todo mundo tem seu ponto de vista, suas opiniões, afinal toda população foi convidada, acho que bonito é você, camaleão se controla ou muda de cor.

    ResponderExcluir
  10. gente esse e um momento que toda população tem que estar presente, pois podemos reivindicar nossos direitos.. vamos todos la ....

    ResponderExcluir
  11. Os boatos que surgiram que o bolsa familia ía acabar causou tumulto em varias cidades do Brasil isso prova que essas pessoas que sao beneficiadas por bolsa familia nao estao disposta a trabalhar vao sempre depender da merreca que a presidenta Dilma dá de esmola a esses cidadaos o melhor era dá educaçao de qualidade e cursos para que essas pessoas fossem ter suas profissoes em vez de ficar esperando por dinheiro de governo o bolsa familia deixou as pessoas muito preguiçosas e sem alto estima mas em se tratando de Brasil é normal que os politicos queiram que o povo sejam sem nenhuma formaçao e que dependam deles para obterem votos em troca de bolsa familia isso é o nosso BRASIL sem saúde ,educaçao e miséria nunca chegaremos a sermos um pais de primeiro mundo e a culpa é do povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dilma vai ganhar de novo e vc vai morrer dos bofes...kkkk
      Pergunta a uma amiga sua q recebe bolsa família, a quem vc neste comentário chama de preguiçosa e sem alto estima, o que ela acha do programa.

      Excluir
  12. Para quem não gosta de trabalhar esse programa do bolsa família é uma joia, infelizmente muita gente se contentam com esses benefícios do governo, agora dizer que os beneficiados vivem desse bolsa família é vergonhoso, pois é muito pouco, agora trabalhar sim o pouco que qualquer pessoa fizer vive melhor, o Governo poderia melhorar a Saúde e Educação do povo Brasileiro, e não se beneficiando da pobreza do povo mais carente.

    ResponderExcluir