segunda-feira, 27 de maio de 2013

AEGostoso tem nova direção; presidente tem planos para consolidar turismo e dinamizar economia local



Por Emanuel Neri
Atenção senhores empresários de São Miguel do Gostoso. Principal associação empresarial da cidade, a AEGostoso já está com nova diretoria. E promete, a partir de junho, adotar ações para dinamizar turismo, serviços e comércio locais.
O novo Presidente da AEGostoso, João Roberto Scomparin (foto), pretende conduzir a entidade com dois olhares simultâneos: um  com o objetivo de dinamizar o empreendedorismo interno e outro com foco no crescimento da demanda externa para consolidar o turismo da cidade.
“Vamos profissionalizar mais ainda nossa estrutura turística para atender com eficiência o turista de outros centros que virá para a cidade”, afirma Scomparin. Para ele, a profissionalização do turismo beneficiará toda a cadeia produtiva da cidade.
A AEGostoso foi fundada em 2006. Em seus primeiros anos, contou com forte parceria d Sebrae na melhoria da estrutura turística local. Foi feito inventário do turismo e uma consultoria para que pousadas melhorassem instalações e serviços.
Em 2010, pelo menos quatro pousadas locais conseguiram o primeiro selo de qualidade do Turismo Melhor do Sebrae. Em 2012, três destas pousadas obtiveram o Selo Ouro do mesmo Turismo Melhor: Ponteiros, Casa de Taipa e Só Alegria.
O turismo de São Miguel do Gostoso não para de crescer. Além do turismo de lazer, nos últimos anos este crescimento foi beneficiado pela prática de esportes náuticos, como o kitesurf e o windsurf. Mais recentemente a energa eólica deu novo impulso ao turismo local.
Levantamento feito pela AEGostoso contabilizou 50 pousadas ou locais em que o turista pode se hospedar, como chalés. Incluindo restaurantes, bares e lugares mais simples, são quase 70 estabelecimentos catalogados como postos de alimentação.
São Miguel do Gostoso já é o terceiro maior polo turístico do Rio Grande do Norte – atrás apenas de Natal e Pipa. Gera mais de mil empregos diretos e outros mil indiretos. Toda a economia local, incluindo o comércio, se beneficia do turismo.
Pois é tudo isso que o novo presidente da AEGostoso quer dinamizar a partir de agora. Scomparin anda com a cabeça carregada de projetos que pretende incrementar para fortalecer o turismo local, com a ajuda de toda a sua diretoria.
A nova direção a AEGostoso quer estabelecer parcerias com a Prefeitura e criar um calendário turístico que inclua eventos e festas na área urbana e distritos, como é o caso de Antônio Conselheiro. Um dos alvos é criar um festival gastronômico na cidade.
O novo presidente da AEGostsoso também quer fazer campanha para que um maior número de estabelecimentos – principalmente restaurantes – adotem cartão de crédito para facilitar aqueles que vêm à cidade sem dinheiro em espécie suficiente.
Outro plano da nova AEGostoso é fazer com que a entidade sirva como uma espécie de “guarda-chuva” para abrigar outras entidades do empreendedorismo local. É o  caso, por exemplo, da Associação de Esportes Náuticos, que está para ser criada.  
A AEGostoso também contará com estrutura de comunicação, incluindo um site em que terá informações sobre a ativiadade turística e a economia da cidade. Outras ferramentas de comunicação serão adotadas para ampliar a interação entre empresários e entidade. 
“Temos muitos planos para profissionalizar nosso turismo e consolidar o destino turístico da nossa cidade”, afirma Scomparin. “Vamos mapear todas as necessidades dos nossos empreendedores. O trabalho dos diretores setoriais será fundamental”.
Veja a composição da nova diretoria da AEGostoso:  João Scomparin (presidente); Leonardo Godoy (vice); Ruy Mazurek (diretor de administração); Emanuel Neri(diretor de Comunicação). Existem ainda cinco diretorias setoriais e o Conselho Fiscal.
São diretores setoriais: Beatriz Scott (Setor de Hospedagem); Luiz Vicente Sobrinho (Comércio Varejista); Rosana Carneiro (Setor de Alimentação); Ismael Souza (Prestadores de Serviços); Sivanaldo Silva, Naldinho (Pesca e Esportes Náuticos).
O Conselho Fiscal titular é composto por Robson Camilo de Souza, Sylvia Costa e Fábio Ribeiro Brito. Os suplentes do Conselho Fiscal são Johnnes Freitas Araújo, Daniela Cravo Lopes e Virna Vianello Schmidt.

2 comentários:

  1. Emanuel tem tanta coisa em gostoso para ser feita use seu blog para coisas mais importantes, como a saúde onde pessoas querem mandar nos medicos, a educação que precisa de ajustes, a segurança que não tem pois existe assaltos cosntatemente saiu até em alguns veiculos de comunicação em natal, por favor o povo de smg quer ver a prfeitura agir não reuniãozinha para escola disso use sua mente para o que realmente interessa.

    ResponderExcluir
  2. Oh povinho...Querem apenas os seus interesses!!!
    Tem coisas mais importantes em são Miguel do Gostoso...Ih,acredito q os próprios comerciantes e empresários dak...ñ conhecem esse tal novo presidente!!! Aff...

    ResponderExcluir