sábado, 27 de abril de 2013

Projeto "Rota dos Ventos" vai aliar desenvolvimento econômico da energia eólica com crescimento social



Por Emanuel Neri
Você sabia que o Mato Grande, onde está localizado São Miguel do Gostoso, é a região de maior potencial de desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte? Esta região conta com sal, petróleo, agricultura, pesca, turismo, criação de camarão e energia eólica.
Foi para discutir este potencial econômico, especialmente a energia eólica, que uma comissão de técnicos e prefeitos da região se reuniu, na última sexta-feira  (24), em João Câmara. A energia eólica (foto) é o novo fator impulsionador do desenvolvimento local.
Dezenas de empresa estão se instalando na região para explorar a energia dos ventos. Os investimentos são altos. Só em São Miguel do Gostoso estes investimentos superam os R$ 2 bilhões. Eólicas também geram empregos e pagam impostos.
Mas esta nova fase de desenvolvimento tem que vir acompanhada de melhorias para a população. Foi este o foco do seminário, que recebeu o nome de Rota dos Ventos -  BR 406 (*), realizado em João Câmara. Todas as eólicas da região estavam presentes.
O seminário foi uma iniciativa da deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) e do Centro de Estratégia em Recursos Naturais e Energia (Cerne). A ideia é elaborar um projeto que associe a chegada das eólicas com o desenvolvimento social da região.
Vários órgãos do governo federal e estadual, além de universidades e organizações não-governamentais, estavam presentes. O Rota dos Ventos é coordenado por Jean-Paul Prates, que é um dos maiores especialistas em energia renovável no Brasil.
Embora tenha um grande potencial econômico, o Mato Grande ainda é uma das regiões mais pobres do Rio Grande do Norte. Dos dez piores IDHs – índice que mede o desenvolvimento humano – do Estado, pelo menos sete estão nesta região.
São 15 os municípios – cinco deles são litorâneos – que compreendem o Mato Grande. Seu IDH é de 0,599, abaixo da média do Rio Grande do Norte. A população da região é de cerca de 250 mil habitantes. Tem 4.514,3 km2 - representa 8,5% dos 52,79 mil km2 do Estado.
Discutiu-se neste seminário a necessidade de investimentos públicos em saúde, estradas, educação, abastecimento de água, saneamento básico e outras obras de infraestrutura. Mas as empresas de energia eólica têm que colaborar com sua parte.
Estas empresas têm que desenvolver projetos de responsabilidade social. São as chamadas contrapartidas sociais que as empresas devem apresentar. Algumas delas - como CPFL, Serveng e EDP -, já estão com seus planos de projetos sociais adiantados.
É importante que outras empresas de energia eólica sigam o mesmo caminho. Estradas como s de São Miguel do Gostoso a Parazinho e a de Touros a Joao Câmara podem ser feitas em parcerias entre poder público (governos estadual, federal e municipal) com empresas.
O que se tem constatado com a chegada das eólicas é que estas empesas trazem investimentos, mas também geram problemas sociais. Um deles são os chamados “Filhos dos Ventos” – garotas que ficam grávidas de trabalhadores em eólicas.
Quando termina a instalação dos parques eólicos, estes trabalhadores vão embora e as crianças nascidas deste relacionamento ficam sem pai. Este é um problema sério que precisa ser enfrentado não só pelo governo, mas também pelas empresas eólicas.
Este e outros problemas foram discutidos no seminário Rota dos Ventos. A partir de agora, a coordenação do seminário coletará sugestões para elaborar projeto com o  objetivo de aliar desenvolvimento econômico com  social  das eólicas para a região.
Você poderá fazer sugestões para a elaboração deste projeto.  Basta que você acesse o site www.rotadosventos.net e deixe sua sugestão. São três os focos do projeto em que você poderá dar sugestões para serem anexados ao texto final do projeto:
1)Infraestrutura e Investimento.
2)Qualidade de Vida e Cidadania.
3)Planejamento e Gerações Futuras.
Contribua para a elaboração deste projeto. Qualquer sugestão sua será válida para a construção deste importante projeto que poderá representar o fator determinante e motivador para o desenvolvimento econômico e social da região do Mato Grande.
Abaixo, links para maiores informações sobre a chamada região do Mato Grande.
(*)A BR 406, que integra o nome do projeto Rota dos Ventos, é a principal rodovia que corta  a região do Mato Grande, indo de Natal a Macau.

5 comentários:

  1. Esse pessoal é doido de ter relacionamento sexual sem camisinha? Não pensam nas doenças venérias como a Aids? É preciso se fazer uma campanha para prevenir doenças venérias que ficarão por aqui juntas com essas crianças sem pai.

    ResponderExcluir
  2. É bom ficar atento mesmo porque depois que essa Aids pegá no povo vai ser tarde demais.
    Joana

    ResponderExcluir
  3. Certo que é um problema sério, mas a culpa é dessa mulherada que não podem ver nada em pé, é só saberem que tal pessoa tem um certo trabalho ou condições financeiras que muitas ficam se derretendo, aí acontece de ficarem na maioria das vezes com filhos.

    ResponderExcluir
  4. está na hora da secretaria de saude fazer campanha contra a dengue pois as chuvas começaram e já existe muita agua acumulada pelos quintais nao vamos deixar a dengue chegar ao nosso municipio porque já nao temos segurança e se tambem nao tivermos saude aí a coisa vai ser terrivel aqui em sao miguel vamos agir com rapidez como nos velhos tempos Teresa porque voçe sempre foi muita ativa mas estou te achando muito lenta nessa nova admistraçao está na hora de acordar pra realidade do municipio vamos trabalhar porque sei que voce é muito trabalhadora boa sorte.....e sucesso.

    ResponderExcluir
  5. É verdade é melhor prevenir do que deixar o tempo passar, e depois sairá muito mais caro para o Município, Tereza é muito competente e acho que ela já irá tomar as devidas providências.

    ResponderExcluir