sexta-feira, 5 de abril de 2013

População de São Miguel do Gostoso quer solução para a série de arrombamentos e furtos na cidade



Por Emanuel Neri
A segurança pública em São Miguel do Gostoso continua preocupando. Este blog não para de receber mensagens de moradores aflitos com a série de arrombamentos e furtos que têm ocorrido em residências da cidade. Até agora nenhum desses ladrões foi preso.
O problema é que o Rio Grande do Norte vive uma das piores administrações dos últimos tempos. A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) sucateou a estrutura pública do Estado. Nada funciona no RN, incluindo aí a educação, a saúde e a segurança pública.
Até hoje São Miguel do Gostoso não conta com um delegado da Polícia Civil, a quem cabe investigar este tipo de ocorrência. A Polícia Militar tem o papel mais preventivo e operativo no policiamento da cidade. Cabe à Polícia Civil a responsabilidade pela investigação do crime.
Sem delegado civil, que possa investigar esta série de furtos e arrombamentos, São Miguel do Gostoso está entregue à própria sorte. Nos últimos tempos, não há uma única semana em que uma casa da cidade não seja arrombada por ladrões, geralmente durante a noite.
Em uma reunião há duas semanas com o secretário de Segurança Pública, a prefeita Fátima Dantas e o Comitê de Segurança receberam a promessa de que a cidade receberia um agente da Polícia Civil para poder comandar as investigações destes crimes.
Caberia a esse agente abrir Boletins de Ocorrência (BOs) e outros procedimentos, como os Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO), para investigar crimes menores, como, por exemplo, motoristas que dirigem embriagados ou sem carteira de habilitação.
Mas até agora este agente ainda não chegou à cidade. Acontece que este agente já está em Touros, auxiliando o delegado local, enquanto São Miguel do Gostoso fica entregue às moscas. Cabe à prefeita agir para que o agente venha para a cidade.
A Prefeitura já se comprometeu a preparar uma sala para que este agente possa trabalhar. A sala ficaria no prédio do atual posto de policiamento. Mas o agente também pede um carro para se deslocar diariamente entre Touros e a cidade.
Na última quarta-feira, houve mais uma reunião entre o Comitê de Segurança local e o comando da Polícia Militar. Infelizmente a prefeita não compareceu – mandou uma secretária para representá-la. E vejam que a reunião foi em São Miguel do Gostoso.
Isso não é um bom sinal. A questão da segurança é seríssima. Se não houver um envolvimento direito da prefeita, muitas das decisões que dependem diretamente dela não podem ser resolvidas. Espera-se que haja mais empenho a partir de agora.
A prefeita tem colaborado com a questão da segurança. Várias ações dela têm ajudado a reforçar a segurança, inclusive o reforço de policiais nos finais de semana. Mas precisa um envolvimento muito maior par que a cidade fique mais segura.
Também cabe à população – principalmente as vítimas de furtos – colaborar mais. É importante que se abra BOs de todas estas ocorrências criminais. Por enquanto, estes BOs têm que ser abertos em Touros, já que não há Policia Civil na cidade.
Este é um problema, pois obriga as vítimas a se deslocarem até Touros. Mas infelizmente ainda tem que ser feito assim. Outra colaboração da população será informar à polícia os nomes dos suspeitos de praticarem estes atos criminosos.
São Miguel do Gotoso está caindo de saber quem são os ladrões que estão praticando estes arrombamentos. É importante que estes nomes cheguem aos policias e que se alerte a polícia sempre que houver qualquer suspeita destas práticas criminosas.
É importante também que a população informe à polícia a suspeita de locais ou casas em que estão sendo guardados objetos que foram furtados das residências. Isso é uma prova do crime e pode ajudar muito no combate a este tipo de criminalidade.
Também cabe à PM local agir com mais eficiência. A população reclama muito da lentidão com que o policiamento local atende a estes casos – e até por isso, apesar das inúmeras ocorrências na cidade, até agora não há um único ladrão preso.
O fato é que só com a união de todos – prefeita, vereadores, população, empresários e principalmente a polícia – São Miguel do Gostoso vai ter condições de derrotar esta séria ameaça que amedronta os moradores e pode comprometer o futuro da cidade.

23 comentários:

  1. Emanuel a coisa aqui está péssima em relaçao a segurança a nossa Gostoso nao é mais a mesma tenho medo até de ir a praia sozinha pra ver aquele luar que só aqui tem estamos assustados já nao estou dormindo bem a noite com medo de acordar com um bandido dentro da minha casa peço a senhora prefeita que tome uma atitude urgente se precisar troque de delegado porque do jeito que está nao dá toda a populaçao está assustada e Fafa nao faz nada até a casa da irmâ dela foi assaltada isso é uma vergonha....

    ResponderExcluir
  2. peço a populaçao que assim como eu exija segurança pra nossa cidade pois é um direito nosso e a nossa prefeita nao tem agido com rapidez nos deixando assustados vamos cobrar a policia militar a quem confiamos que haja com mais rapidez porque os bandidos estao atacando nossas residencias e nos deixando assustados segurança já!

    ResponderExcluir
  3. peço aos donos de pousadas e comerciantes que façam um movimento na cidade pedindo segurança para assim vivermos em paz porque do jeito que está nao dá estamos enfrentando um problema que é de responsabilidade da senhora prefeita e da policia local e a populaçao precisa de resposta urgente.

    ResponderExcluir
  4. Que pena, ver através da internet, que a minha querida cidade está passando por momentos tão complicados. Uma cidade que, antigamente, se podia até dormir de portas abertas e nada acontecia. Hoje, ninguém é louco de fazer mais isso. Uma pena!
    Faço um apelo aos governantes da cidade para tomarem providência e não deixarem os marginais governar no lugar deles. Sei que não é tão fácil, mas tudo é possível.
    Não moro aí desde muitos anos, mas tenho um casal de irmãos, sobrinho e um cunhado que ainda moram na cidade. Temo por eles, pois a vida é algo mais importante que qualquer coisa. Está na hora da prefeitura se mobilizar cumprindo o seu papel. É chegado o momento de começar a trabalhar de verdade. Esse lance de ficar mandando secretária representar a prefeita é um péssimo exemplo. Por favor, São Miguel é tão pequena em relação a outras cidades grandes. Vamos acordar governantes!

    www.joaodoamor.com.br
    Natal - RN - Brasil

    ResponderExcluir
  5. Lembro bem que na epóca do Sargento Sidney as prisoes aconteciam, a gente via a coisa funcionar, acontecer, mas fizeram o favor de tira-lo e agora sao miguel está entregue as moscas.
    Quem é mesmo o responsavel pelo destacamento da pm? ninguem sabe, ninguem viu.

    ResponderExcluir
  6. É preciso que a prefeita fafá e o comite de segurança da nossa cidade lutem para que haja um aumento diário de efetivo policial na nossa cidade. São Miguel não existe só na sexta, sábado e domingo, também existe nos outros dias da semana. Vamos cobrar isso: temos 3 viaturas na cidade, se tivermos mais policiais as 3 viaturas podem fazer ao mesmo tempo o patrulhamento na cidade e assim vai assustar os bandidos. E o que vemos diariamente é só 1 viatura com 2 ou 3 policiais. É muito pouco, não dá pra eles fazer muita coisa. Vamos cobrar por mais efetivo minha gente, talvez assim a coisa melhore 1 pouco. Ass: Mito.

    ResponderExcluir
  7. Mudam as regras um simples boletim de ocorrencia nao pode ser feito em nossa cidade porque nao tem delegado da policia civil,, ai ficam colocando falta na Governadora do Estado, como culpada, assim fica dificil, olha o que falta mesmo e empenho dos nossos polisticos

    ResponderExcluir
  8. isso não pode ficar assim, esse bandidos estão tomando conta de gostoso, queremos segurança senhora prefeita. faça alguma coisa

    ResponderExcluir
  9. Emanuel Neri informa. O comentário abaixo foi enviado por um leitor anônimo. Por constar o nome de um um suposto bandido, o texto foi editado, para evitar citar o nome destas pessoas. Mas o texto não sofrenu nenhum prejuízo no seu conteúdo:
    "A populaçao está com medo desses bandidos mas falta atitude da policia em fazer um trabalho de prevençao. Um conhecido bandido da cidade estava dormindo na praia, há varios dias, e a policia nao foi nemhuma vez lá para fazer uma investigaçao. Ele só foi embora depois do roubo na casa de Leandro. Com bolsas muito pesadas, pegou o onibus das 5hs da manha. Tenho certeza que se ele chegar aqui em gostoso, a policia nao vai nem dá um baculejo nele. Lembrem-se que ele assaltou horacio fugiu da cadeia e ficou aqui até praticar outro roubo porque a policia nao pegou ele e levou de volta a delegacia de ceara mirim de onde ele fugiu? por isso eu acho que falta trabalho da policia e nós é que estamos na mira desses bandidos. Quando a policia v~e um suspeito para ele e faz um baculejo, peça os documentos e veja se tem passagem pela policia, para ver se ele tem pasasgem pela polícia. É que esta cidade se tornou a cidade dos fugitivos e a policia só fica passeando de um lado pra outro, sem fazer nada. Desse jeito nao funciona. A polícia tem que trabalhar pra valer porque nós precisamos de segurança".


    ResponderExcluir
  10. Antes a algum tempo atrás se via policiais andando em plena cidade procurando saber se estava acontecendo algo de errado, hoje o que se ver são eles desfilando nas ruas nos carros do Governo, quando saem ligam as sirenes do carro, e enqunato isso serve de alerta aos ladrões e traficantes da nossa cidade, está tudo errado na forma da polícia trabalhar, ladrões roubam são presos e a pouquíssimo tempo já estão soltos para fazerem tudo novamente, como é o caso desse vagabundo conhecido como Merinho, que continua roubando as vezes que quer, e olha que esse ladrão nem casa ele tem para dormir, até mesmo a família dele não o acolhe por causa dos seus maus procedimentos, aí o trabalhador pai de família que tanto procurar trabalhar paga por toa essa falta de segurança da nossa cidade, e não se ver nenhuma providência ser tomada, agora se pergunta porque quando acontecem esses roubos a polícia não prende esses vagabundos tipo o citado acima?, era só da uma prensa nesses ladrôes safados que eles abririam o jogo, porque quando um rouba todos sabem, pois são amigos e curtem daquilo que é roubado das nossas famílias honestas e trabalhadoras da nossa cidade, o povo de nossa cidade pede urgentemente ao Secretário de Segurança Pública do Estado e ao Poder Público Municipal que se tomem as providências.

    ResponderExcluir
  11. Coloquem a fotografia do bandido no Blog e nas redes sociais , para quando o virmos rondar nossas casas podermos chamar a policia ou tomar outra iniciativa, quem sabe mais drastica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só podiamos conta com o outro delegado, mais ele foi embora

      Excluir
  12. Queremos o sargento sidney de volta. ele mostrava trabalho.

    ResponderExcluir
  13. Emanoel o lado politico da oposição não se conformaram com a derrota estão soltados fogos dizendo que Fafá não é a prefeita faça ai uma matéria sobre oque eles estão fazendo manipulando o povo isso é feio estar na hora de você fazer uma matéria sobre esses acontecimentos pra esclarecer isso pra população né obrigado pela compreensão !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. porque vc não pede para emanoel postar uma matéria de como a população esta insatisfeita com essa gestão e lhe digo que não e so a oposição não viu

      Excluir
    2. Ótimmmmaaaaaaaaaa odéia. Que idéia brilhannnnte. Realmente a populãção está mt mt mt mt mt insatisfeita

      Excluir
  14. E olha que querem fazer o povo de besta, até mesmo os cabeças, digo os candidatos falam isso para as pessoas, gente tomem vergonha na cara não queiram iludir o povo com suas mentiras, isso só demostra a falta de compreensão e inteligências desses candidatos que foram derrotados, pois os mesmos não tem as mínimas condições de exercerem um cargo de tão grande importância, e agora levam a vida mentindo para as pessoas que votaram nele, dizendo que vão assumir a Prefeitura, endoidaram de vez, haja desespero, só tem uma coisa que eles um dia irão assimir foi a derrota nas eleições passadas e nada mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. so uma pessoa sem visão e sem conhecimentos perde o seu tempo defendendo "políticos" por favor vamos abrir os olhos ne pessoal.

      Excluir
  15. Aqui fala se de segurança e não de politica.

    ResponderExcluir
  16. Quando vejo tanta notícia ruim falando de São Miguel, lembro que sempre passo as minhas férias junto com minha família na cidade, passeando pelas praias, vendo o pôr do sol e etc..., mas, tô vendo que isso não está mais sendo possível devido tamanha criminalidade que está crescendo. Vários amigos já me pergutaram sobre bons lugares para passar férias no RN e sinceramente não tenho nem coragem de indigar São Miguel porque a violência tá muito grande. Cadê os governantes da cidade que não atentaram pra isso ainda? A cidade tá crescendo e não tem uma estrutura física pra isso. As pessoas só pensam no progresso, mas esquecem que tudo tem um preço. Pressionem junto ao Governo Estadual para aumentar o efetivo policial da cidade, transformar este destacamento num pelotão. Quem sabe assim as coisas não melhorem um pouco. Foi-se o tempo em que dois policiais eram suficientes para manter a ordem na cidade. Precisamos de aumento no efetivo já! É uma questão de urgência para nossa cidade porque os bandidos estão tomando de conta de tudo. Ass. Mito

    ResponderExcluir
  17. Realmente pelo que falam aqui parece isso mesmo, o que não é a realidade. São Miguel continua a ser uma cidade super tranquila. Assaltos acontecem em todo o lado, e não se esqueçam aqui é BRASIL!!!

    ResponderExcluir
  18. Certas pessoas só procuram falar sobre coisas ruins que acontecem no dia a dia em nossa cidade, hoje em dia não existe mais cidades que não aconteçam o que acontece aqui em São Miguel do Gostoso, por onde se passa os boatos sempre são os mesmos em todas as cidades do nosso país, eu vejo um exagero muito grande de certas pessoas quanto a nossa cidade, pois na verdade Gostoso ainda continua sendo um paraíso para aqueles que gostam da tranquilidade, não se tornemos só pessimistas, vejamos o outro lado da moeda, se hoje Gostoso é uma das cidades de pequeno porte que mais cresce em nosso Estado, é porque existe vários fatores favoráveis e aceitos por muita gente que aqui chegaram e gostaram e por maior quantidade dos nativos que adoram essa querida terra.

    ResponderExcluir
  19. ANDEI PESQUISANDO NA INTERNET SOBRE A VIOLENCIA EM GOSTOSO E FIQUEI MUITO SURPRESO E TRISTE COM TUDO DE MAL QUE ESTÁ ACONTECENDO AI. SOU DE SÃO PAULO E PRETENDIA PASSAR UNS DIAS AI NA CIDADE...MAS PELO JEITO ELA ESTA SENDO GOVERNADA PELOS BANDIDOS. UMA PENA...MORADORES E COMERCIANTES EXIJAM SEUS DIREITOS, SEGURANÇA JÁ... ONDE ESTÃO AS AUTORIDADES DO MUNICIPIO E OS IMPOSTOS QUE VCS PAGAM?
    UM LUGAR DESSES NÃO PODE SER ABANDONADO ASSIM...OS TURISTAS VÃO SUMIR!!! ..VOU ESCOLHER OUTRO LUGAR PARA CONHECER.

    ResponderExcluir