segunda-feira, 15 de abril de 2013

Motoqueiros, incluindo menores, dirigem em alta velocidade, pondo em risco a vida da população



Por Emanuel Neri
A exemplo de todas as cidades que crescem, São Miguel do Gostoso também tem seus problemas decorrentes deste crescimento. Geralmente há aumento da criminalidade, abusos com ruídos e barulho, falhas no processo educacional e de saúde e problemas no trânsito.
Todos estes problemas devem ser enfrentados pelo poder público, o que significa governos federal, estadual e municipal.Mas muitos deles, cuja origem está ligada a costumes e hábitos culturais, precisam ser trabalhados com mais cuidado.
Este é o caso, por exemplo, do barulho abusivo provocado por veículos com caixas de som e em casas de shows, bem como a questão do hábito de se dirigir na cidade em altíssima velocidade, sem respeitar regras de trânsito – seja por carros ou motos.
Neste post, vou abordar mais diretamente o enorme desrespeito que existe nas ruas de São Miguel do Gostoso com adultos e jovens – muitos deles menores – dirigindo motos. Grande parte deles não têm sequer carteira de habilitação para poder dirigir.
Este é um problema muito sério da cidade. Estas pessoas aproveitam as ruas da cidade como pistas de motocross – aquele esporte praticado por motos em pistas com obstáculos. No caso de São Miguel do Gostoso, os obstáculos são as lombadas de ruas.
Grande parte destes motoristas de motos ultrapassam estas lombadas, que estão espalhadas em todas as ruas da cidade, em altíssima velocidade. A moto voa alguns metros e pousa em seguida no leito da rua. O perigo de acidentes é altíssimo.
Outros motoqueiros empinam suas motos (foto acima), também em alta velocidade, sem se preocupar com adultos e crianças que estão passando pelas ruas. O pior é que a quase totalidade deles não usa sequer capacete para se protegerem, em caso de quedas.
Tanto o motoqueiro como pessoas que estão passando pelas ruas – ou sentadas diante de suas casas – podem se acidentar gravemente. Já houve sérios acidentes na cidade, felizmente sem casos fatais. Se não houver providências, isso podrá ocorrer.
O pior é que muitos destes jovens são menores, alguns deles quase crianças. De forma irresponsável, os pais permitem que os filhos dirijam em alta velocidade nas ruas, pondo em risco a vida das pessoas. As leis de trânsito punem severamente isso.
Se um menor estiver dirigindo uma moto – ou um carro – e provocar um acidente, a responsabilidade é do pai, que permitiu que ele dirigisse. Se houver mortes, o pai é processado por homicídio culposo – em que a pessoa culpada não teve intenção de matar.
Há também inúmeras penas para os pais cujos filhos provocam acidentes de trânsito, mesmo quando o acidente não provoca mortes. As punições também são severas para adultos que dirigem sem carteira de habilitação, mesmo que não haja acidentes.
Outra irregularidade nas ruas da cidade são as motos que trafegam com alteração nos canos de escape. Os motoqueiros retiram o cano de escape de forma que a moto faça mais barulhos. A população também sofre com este barulho ensurdecedor.
Também é comum ver motos fazendo “cavalos de pau” em plena rua ou em estradas  que ligam a cidade aos distritos. Tais manobras também são perigosíssimas para os motoqueiros e para as pessoas que estão nas ruas ou nas portas de suas casas.
A pergunta que se faz é o motivo de a Prefeitura de São Miguel do Gostoso ainda não ter feito uma campanha para abolir este trânsito maluco das ruas da cidade. Da mesma forma, pergunta-se à polícia por que ela não proíbe este tráfego nas ruas.
Também cabe uma pergunta à Câmara Municipal pelo fato de não ter ainda se manifestado sobre a questão. Embora haja leis federais para o trânsito, também cabe ao legislativo municipal criar regras para afastar este risco das ruas da cidade.
Se São Miguel do Gostoso é uma cidade que quer crescer de forma saudável e equilibrada, tem que combater este risco imediatamente. A exemplo do trânsito nas praias, também tem que se disciplinar este perigoso trânsito nas ruas da cidade.
É uma questão que mexe com hábitos e costumes da população – e talvez muitos não concordem. Mas muita gente, principalmente os pais, não têm sequer conhecimento do altíssimo risco que estão correndo ao deixarem seus filhos trafegarem de motos.
É preciso aplicar as leis de trânsito em São Miguel do Gostoso. A cidade não pode  continuar na bagunça de trânsito que está, com o “passa-passa” de motos, em altíssima velocidade, voando sobre lombadas, e pondo em risco a vida das pessoas.
Espera-se que a polícia, com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal, tome providencias urgentes par acabar com estes abusos. A segurança física da população é dever do poder público. Do jeito que está, as motos representam alto risco para a vida.
Abaixo, link para que o leitor tenha melhor conhecimento sobre o Cógido nacional de Trãnsito:

11 comentários:

  1. Vale lembrar que para à polícia combater este abuso feito pelos moradores da cidade, é preciso no mínimo duas coisas: 1ª que haja um policiamento específico na cidade, ou seja, policiais do batalhão de trânsito em natal, para que eles possam de fato aplicar as multas necessárias aos que estão infringindo as leis. Isso foi observado nesse último final de semana no evento do raly, onde os policiais prenderam algumas motos por estarem sem placas, canos adulterados e menores pilotando. 2º que a população, principalmente os pais, contribuam na educação de seus filhos os impedindo de pilotar ou dirigir veículos sem terem habilitação, e aqueles que já são de maior, saberem que existem leis e que elas tem que ser cumpridas e não apenas servirem de um simples faz de contas como muitos pensam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de dizer ao cidadao dessa citaçao que onde nao houver policiamento de transito a policia militar pode agir sem nenhum problema é só querer pois a lei permite.

      Excluir
  2. Caro Emanuel Neri, Acho certíssimo a sua iniciativa de colocar essa matéria no seu blog.
    Vou ver se consigo orientar meus amigos a irem na Câmara Municipal para colocarmos isso em prática!!!

    ResponderExcluir
  3. Estão esperando uma morte para agir ? Os pais deveriam se envergonhar em não ter dado educação e colocar no mundo alguém que pode ou não se preocupa em causar a morte de uma criança, uma grávida ou um idoso. Vergonhoso.
    Darlene

    ResponderExcluir
  4. caro amigo..emanuel neri..venho aqui lhe pergunta,cader o plano diretor dessa cidade..que naõ faz nada,por exemplo..a mulher do finado jair de paula, esta fazendo um murro em frente a casa dela,q esse muro ultrapassou limites, fora de alinhamento,isso e uma vergonha pra nós,ninguem faz nada..e os filhos dela ainda fica dizendo por ai.q nao tem quem derrube esse muro,nem a prefeita e nem a policia encosta neum dedo nesse murro..pra derruba q o bicho vai pegar..espero q fafá nossa prefeita, faça algunha coisa..

    ResponderExcluir
  5. esta cidade está a crescer desordenadamente, onde só contam amigos, conhecidos, e familiares. Nojo!!!

    ResponderExcluir
  6. Seu imbecil,quem quer trabalhar levanta da cadeira e trabalha,quem não quer faz comentários abusivos como o seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo..se vc ficou irritado,e pq vc esta fazendo coisa erradas, a prefeitura tem relamente de fazer algunha coisa..ok. essa cidade com certeza nao tem plano diretor..pq se tivesse,nao ia ficar assim..seu imbecil.

      Excluir
  7. É realmente lamentável o que vemos nas ruas de São Miguel. Os motociclistas não respeitam a orientação de reduzir a velocidade para passar sobre as lombadas. Em frente ao Espaço TEAR presenciamos isso todos os dias. Nesse local há um grande fluxo de crianças e adolescentes, que cursam e frequentam as aulas oferecidas pelo CDHEC. Infelizmente, ainda não há autoridade suficiente que possa coibir isso na cidade. Lamentável!

    ResponderExcluir
  8. A PREFEITA É QUE NÃO TÁ NEM AÍ... QUEM É O PREFEITO E O MARIDO DELA... ACORDEM E VEJAM QUEM DA REALMENTE EXPEDIENTE NA PREFEITURA...

    ResponderExcluir
  9. na minha opniao os trabalhadores que tem motos para se locomover para o trabalho nao pode prender sua moto por que para tira uma habilitacao por aqui e carissimo aqui deveria ja ter uma alto escola mais nao igual aquela que rinaldo toma conta que so enrolagem tragam uma alta escola para ca

    ResponderExcluir