quinta-feira, 25 de abril de 2013

Mostra de Cinema vai movimentar São Miguel do Gostoso; filme sobre cidade é neste sábado, na Xepa



Por Emanuel Neri
Se tudo der certo, São Miguel do Gostoso entrará para o circuito de festivais de cinema a partir de novembro deste ano. É que deve ser realizada nesta época, na cidade, a 1ª Mostra de Cinema de Gostoso, sob a coordenação da Heco Produções, de São Paulo.
A Heco Produções é a responsável pelo filme São Miguel do Gostoso, que será reprisado neste sábado, a partir das 20hs, na Praia da Xepa. O filme é dirigido pelo cineasta paulista Eugênio Puppo, que também coordenará a Mostra de Cinema.
Tão importante quanto a Mostra de Cinema são os cursos de formação técnica e audiovisual de jovens de São Miguel do Gostoso e região. O objetivo é capacitar 60 jovens para gerir eventos, bem como o aprendizado da cultura cinematográfica.
Estes jovens realizarão dez filmes curtas-metragens que serão apresentados na Mostra de Cinema. Também haverá cursos de línguas, como inglês e espanhol. Com esta formação, os jovens locais terão mais capacidade para o mercado de trabalho.
Estes jovens também produzirão vinhetas sobre a diversidade econômica e ambiental da região, com temas sobre energia, pesca, agricultura familiar, reciclagem de lixo, comércio e turismo. As vinhetas serão exibidas antes do início das sessões da Mostra.
Esta Mostra de Cinema já conta com incentivo da Lei Rouanet, que abate do Imposto de Renda de empresas gastos com o patrocínio do evento. É importante que as empresas da região, principalmente as do setor eólico, colaborem com a mostra.
Além de inserir São Miguel do Gostoso no mapa dos festivais de cinema do Brasil, a Mostra da Heco também terá importante papel social e cultural ao treinar jovens  para o aprendizado de línguas estrangeiras e técnicas em audiovisual para o cinema.
A 1ª Mostra de Cinema de Gostoso, que terá duração de dez dias, também movimentará o turismo e o comércio local. Diretores e atores de filmes que serão exibidos na Mostra virão à cidade par acompanhar as exibições de suas produções.
Nos primeiros anos, a Mostra se limitará a exibir filmes brasileiros. Mas, a partir da sua quarta edição, também haverá a participação de filmes estrangeiros. O festival movimentará toda a cidade e terá vários locais para exibição de filmes e de eventos.
O principal palco será ao ar livre, na Praia da Xepa. Mas também haverá exibições na sede da Iasnin (Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri), no centro da cidade. Espaço cedido por empresário servirá de área de convivência e gastronomia.
Este espaço, um grande terreno no final do bairro do Maceió, contará com tendas onde os restaurantes locais servirão comida e bebida. Será uma ótima oportunidade para a cidade mostrar aos visitantes a excelente qualidade da sua gastronomia.
No momento, a Heco está em fase de capacitação de recursos de empresas, cujos valores serão deduzidos do Imposto de Renda (Lei Rouanet). A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Sebrae também colaboraram com a realização da Mostra.
O governo do Rio Grande do Norte e a Prefeitura de São Miguel do Gostoso apoiarão a Mostra. O governo estadual prometeu se empenhar para liberar recursos da Lei Câmara Cascudo, versão local da Lei Rouanet. A Prefeitura ajuda na infraestrutura.
É importante que a população de São Miguel do Gostoso se mobilize para que esta Mostra seja mesmo realizada. E o pontapé inicial deste apoio será a presença de todos na exibição, a partir das 20h deste sábado, do filme São Miguel do Gostoso. 
Eugênio Puppo, diretor do filme sobre a cidade – que participou do Festival É Tudo Verdade, ano passado, no circuito de cinemas do Rio e São Paulo – estará presente à Praia da Xepa, na exibição de seu filme. Ele deve falar sobre a 1ª Mostra de Cinema.
Veja, abaixo, links com mais informações sobre a Heco Produções, organizadora da 1ª Mostra de Cinema de Gostoso:

8 comentários:

  1. gostaria que vc emanoel esclarecesse uma duvida q tenho, este cinema de sábado e o filme de gostoso ou um documentário de gostoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuel Neri responde: Existe apenas um filme sobre Sao Miguel do Gostoso, que passará neste sábado, a partir das 20hs, na Praia da Xepa. Este filme - que é um documentário - já foi exibido no ano passsado, no mesmo local.

      Excluir
  2. Gostaria de pedir a Diretora do Olimpia Teixeira,a Senhora Simone que por favor no dia em resolverem não dar aula, por favor e por educação, já que ela é uma das responsavel pela a educação AVISE!!!

    Pois segunda feira disseram que a parada era,terça,quarta e quinta e na sexta teria aula normal, se é que pode se chamar de normal, onde o 3 ano só tem aula 3 dias na semana, pois falta professores na segunda e na sexta.
    Eu não sou do 3 ano, mais vou perdir por favor que a diretora e o secretarioa de educação, resolva esse problema da falta de professor antes do final do ano. Não temos aula de Quimica,Fisica, Matematica e Ingles.
    Essa falta de respeito com os alunos me deixa muito evoltado, chegar na escola e encontrar só o porteiro e os alunos esperando por pessoas que se diz educadores. Me desculpe Emanoel mais estou muito chateado, é muita falta de respeito e de educação com os alunos. Obrigado eplo espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A CULPA É DA NOSSA GOVERNADORA ROSALBA DO DEM DE PAULO ROBERTO SECRETARIO DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO QUE NÃO CHAMA OS CONCURSADOS, PELO QUE ESTOU VENDO SIMONE ESTÁ FAZENDO UM ESFORÇO GRANDE PARA MANTER AQUELA ESCOLA FUNCIONANDO, É SÓ ENTRAR LÁ HOJE QUE JÁ DÁ PRA VER A DIFERENÇA...

      Excluir
    2. o que mudou? kkkkk. mudou pra pior. qui fauta de respeito com os alunados. a cupa da falta de professor e da deretora sim k nao vai atrais

      Excluir
  3. Caro aluno a culpa da falta de professores nao 'e da diretora e sim da governadora que nao chama os concursados.

    ResponderExcluir
  4. A falta de professores nao é só em Sao Miguel do Gostoso é em todo o RN inclusive na capital o problema é que 400 professores deixaram de se apresentar a secretaria de educaçao do estado e isso deixou as escolas sem professores que passaram no ultimo concurso é pena que as pessoas nao tenham acesso as noticias do RN e ficam falando que a culpa é da diretora. Está marcado pra sair uma nova lista de professores nos proximos dias vamos torcer para que vem alguns para Sao Miguel estamos aguardando.

    ResponderExcluir
  5. Agora me diga, como um aluno da rede pública estadual vai conseguir passar numa UFRN; UERN, nos IFs da vida? Não tem como. É o descaso do Poder Público Estadual. É vergonhosa a Administração da Rosa.

    ResponderExcluir