domingo, 7 de abril de 2013

Mais de 200 mil leitores já acessaram notícias do noBalacobaco. Prova de que está no caminho certo



Por Emanuel Neri
O noBalacobaco está em festa. No último final de semana este blog alcançou a impressionante marca de 200 mil acessos. Trata-se de uma performance muito positiva, levando-se em conta que o noBalacobaco tem menos de dois anos.
O noBalacobaco foi criado em julho de 2011 para tratar de assuntos gerais. Qualquer tema que for de interesse da sociedade tem espaço garantido neste blog. Mas São Miguel do Gostoso tem um foco mais do que especial nos temas tratados neste blog.
Ao longo de quase dois anos, este blog tratou de vários temas ligados a São Miguel do Gostoso. Segurança pública, turismo, saúde, educação, trânsito na praia, som abusivo em casas de shows – enfim, qualquer tema de interesse da cidade está aqui.
Mas neste blog também são tratados temas nacionais, como eleições, conquistas  sociais, mudanças na economia, esporte, cultura – ou seja, os temas do país também estão presentes em noBalacobaco. Este blog levanta bandeiras que considera justas.
Uma delas é a luta contra preconceito e racismo e a defesa de um meio ambiente equilibrado e sustentável. Há outros valores defendidos, como justiça social, defesa de minorias, tolerância religiosa, liberdade e reponsabilidade com atos e pessoas.
Este blog defende princípios da cidadania e o direito à diversidade.
O noBalacobaco seguirá nesta linha de ação, mesmo que nem sempre agrade a parte dos seus leitores. Mas o fato é que o noBalacobaco desperta interesses e provoca discussões e mudanças. Tem atitude. E por isso já supera os 200 mil acessos.  
A notícia que mais chamou a atenção do leitor do noBalacobaco foi a que comparava o turismo da Chapada Diamantina, na Bahia, com o de São Miguel do Gostoso. Foram 15.508 acessos. O segundo, com 2749 acessos, tratava da renda dos brasileiros.
Este post dizia que a renda per capita do brasileiro chegara em 2012 a 13 mil dólares, comm previsão de dobrar dentro de 10 ou 15 anos, comparando-se ao da Europa. Este texto foi bastante usado para fazer exercícios e redações escolares.
A última eleição para a Prefeitura de São Miguel do Gostoso também despertou  interesse do leitor. O post que anunciou o apoio do PT à candidata e hoje prefeita Fátima Dantas, teve quase mil acessos. Outros temas eleitorais foram muito lidos.
Um crime de estupro, com morte, que ocorreu em São Miguel do Gostoso, causou enorme impacto na cidade e teve mais de 800 acessos. De um modo geral os temas ligados à cidade têm sempre alto índice de leitura dos leitores do noBalacobaco.
No último mês de março, por exemplo, a notícia mais lida foi a que falava que  reformas em uma escola estadual iria provocar atraso no reinício das aulas, inclusive de estudantes do ensino municipal. Todos os posts geram centenas de comentários.
O comentário é uma forma de o leitor interagir não só com o blog, mas também com outros leitores. São excluídos comentários que contenham agressões verbais e ofensas a outras pessoas, bem como denúncias. Há milhares de comentários no blog.
O noBalacobaco é lido no Brasil e no exterior. Dos mais de 200 mil acessos, cerca de 180 mil são no Brasil. Depois, vêm leitores dos Estados Unidos, com quase oito mil, Alemanha (mais de três mil), Portugal (cerca de 2.500) e Itália (mais de dois mil).
Com enorme diversidade temática, o noBalacobaco entende que está no caminho certo – e até agora tem tido ótima acolhida dos seus leitores.
Veja, abaixo, link deste blog quando foram alcançados 100 mil acessos.

5 comentários:

  1. Emanuel, parabéns pelo Balacobaco! Eu o acompanho praticamente desde seu início. Por hábito e costume tornou-se uma leitura diária quase que obrigatória.

    ResponderExcluir
  2. Eu também dou parabéns ao Balacobaco. Acho que Gostoso ganhou muito com este canal de comunicação aonde descutimos os problemas de nossa cidade. 200 mil acessos para uma população de 10 mil não é pouca coisa não.
    Jonas

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo Balacobaco que já faz história em nosso Municipio.
    Anabela

    ResponderExcluir
  4. Esse blog fala muito do outros olhe p si mesmo luiz_¡_____ok

    ResponderExcluir
  5. Um leitor encaminhou o comentário abaixo. Mas, por um problema técnico, não pôde ser reproduzido. Será reproduzido abaixo:
    "Parabéns ao noBalacobaco por ser o único canal de informação que temos em nosso município. Isso demonstra a seriedade do bloguista em divulgar fatos e acontecimentos na luta pela busca de melhorias a toda a nossa população, ao mesmo tempo em que dá total igualdade a todos de poderem opinar com suas idéias"

    ResponderExcluir