quinta-feira, 11 de abril de 2013

Câmara faz audiência para polícia explicar medidas de segurança em Gostoso, mas pouca gente comparece



Por Emanuel Neri
É uma pena que a população de São Miguel do Gostoso adore reclamar, goste de pôr a boca no mundo para se queixar de tudo, mas na hora de discutir efetivamente um sério problema local, desaparece completamente. É um comportamento que não ajuda em nada o futuro da cidade.
Vamos aos fatos. São Miguel do Gostoso tem enfrentado nos últimos tempos uma crise de segurança pública. Furtos e arrombamentos têm ocorrido na cidade, especialmente em residências. Em 2012, isso também havia acontecido em pousadas.
Pois ontem, quinta-feira (11/4), a Câmara Municipal (foto) realizou uma audiência pública para discutir as medidas que estão sendo adotadas para melhorar a segurança local. Além de vereadores e secretários, também participou o comando local da polícia.
Apesar de amplamente divulgado, não mais que 20 pessoas participaram deste debate. O representante da Polícia Civil na cidade, Coutinho, falou de seus planos para combater o crime, o mesmo ocorrendo com o subtenente Édson, da PM.
Parecia até que o tema que estava sendo discutido ali não interessava aos moradores  locais. Foram anunciadas novas medidas para reforçar a segurança, mas a população preferiu ignorar este debate, como se tudo na cidade estivesse muito bem.
É lamentável que a população não manifeste interesse em discutir seus problemas. A Câmara Municipal cumpriu seu papel, convocando esta importante audiência pública. Mas a comunidade local parece não estar ainda habituada a este tipo de debate.
Independentemente da presença de poucos moradores, o comando da polícia informou que o delegado da Policia Civil de Touros, Leonardo Freitas, vai dar expediente na cidade, todas as segundas-feiras. Esta é uma excelente notícia.
O delegado de Touros responde também por investigações da polícia em São Miguel do Gostoso e Rio do Fogo, além de Touros. Sua vinda a São Miguel do Gostoso, todas as semanas, vai reforçar o trabalho que já está sendo feito pelo agente Coutinho.
O subtenente Édson informou que a cidade deverá receber mais quatro policiais para reforçar seu policiamento. Além disso, anunciou que um veículo da polícia, do tipo Frontier, já está em uma oficina, para ser recuperada. A Prefeitura paga o conserto.
Quando este carro estiver recuperado, segundo Édson, sua principal atividade será  fiscalizar veículos e motos que continuam trafegando pela orla urbana de São Miguel do Gostoso. O trânsito na praia é proibido, mas os motoristas desrespeitam esta medida.
Segundo o comandante da PM local, amanhã, sexta-feira, o esquema de policiamento da cidade será reforçado com mais seis policiais. Eles pertencem ao Batalhão de Trânsito e reforçarão a patrulha na praia, em função do Rally que passa pela cidade.
Édson informou que a polícia está investigando os últimas acontecimentos criminais ocorridos nos últimos dias, como o roubo a um restaurante e a uma residência . Há informações de que este grupo reside em Touros e que há um menor entre eles.
Como vocês podem perceber, a polícia, com o apoio da Prefeitura, está atuando  para melhorar a segurança em São Miguel do Gostoso. Pena que a população não se interesse muito por este debate – e para saber o que efetivamente está sendo feito.   

19 comentários:

  1. hahahaha, o pessoal tá com medo de ser preso pelo policial da civíl, quem não deve não teme! até onde eu sei algumas das pessoas assaltadas devia dinheiro de drogas!!!

    ResponderExcluir
  2. Façam denúncias por email comandobravo@hotmail.com e ajude sua cidade, pois segurança pública é dever do Estado e obrigação de todos. Se cada um não fizer sua parte e contribuí com o mínimo possível, nossa cidade em pouco tempo se tornará cada vez pior e mesmo um usuário de drogas não quer que seu filho tenha o mesmo fim.

    ResponderExcluir
  3. Essa falta das pessoas nessa audiência demostra que o povo já está desacreditado com tanta falta de compromisso do poder Público e das forças policiais.

    ResponderExcluir
  4. Emanuel,a população não adora reclama do que esta acontecendo em são miguel do gostoso,ao contrario, infelizmente esta é a realidade, você diz que a população não se em teresa porque não compareceu quase ninguém na reunião que teve na câmara,agora eu lhe pergunto!passou algum carro anunciando para que a população ficasse sabendo, você pensa que nos temos bola de cristal para adivinhar,antes de criticar procure saber se populaça sabe ou sabe dessas reuniões que tem em são miguel OK.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuel Neri comenta. Atenção setor responsável pela comunicação da Câmara Municipal. O leitor aí de cima está reclamando que faltou divulgação sobre a audiência pública para tratar da segurança pública na cidade, na última quinta-feira. E até lembra que um carro de som deveria ter percorrido as principais ruas da cidade, convocando a população para esta audiência. Por que isso não foi feito? Não adianta ter boas intenções - e a audiência com os representantes policias da cidade foi uma ótima ação - se não é feita uma comunicação eficaz para que a população fique sabendo e compareça ao evento. Estas questões com comunicação, que são fundamentais para a integração entre o poder público e a população, ainda deixam a desejar em São Miguel do Gostoso. E isso ocorre tanto com a Cãmara Municipal como com a Prefeitura. Qualquer boa administração só obtém êxito quando sabe falar com a população. E esta sintonia poder público/população só pode ser feita por intemédio de um bom serviço de comunicação. Se a população não é avisada eficazmente sobre acontecimentos importantes na cidade, como foi a audiência da segurança pública, vai ficar sempre a ver navios.

      Excluir
  5. que pena que esse reforço policial não seja para a população e sim em beneficio do raly RN 1500 apartir de segunda feira volta tudo como é poucos policias andando na viatura e os ladraoes roubando como sempre

    ResponderExcluir
  6. reunião feta de portas fechadas não dando chance para populaçaõ se que encosta muito menos participar

    ResponderExcluir
  7. Emanuel de fato esse comando bravo e de segurança para fazer denuncia ou não?

    ResponderExcluir
  8. mais uma jogada politica dos nery

    ResponderExcluir
  9. Que pena não ter sido divulgada esta reuniao.

    ResponderExcluir
  10. Um vilarejo tao lindo, gostoso de boa energia, largado pela falta de respeito.
    La de longe onde o crime é profissao e o fim é lagrima, o respeito mesmo assim prevalece.
    Em meio a tantas vitimas pelo menos no seu bairro se anda sossegado, e olha que sao milhoes de cidadaos e ninguem se conhece.
    Aqui, onde quase sempre se ouve "bora" "bom dia" "como vai".,..todo mundo se atropela.
    Isso sim é trabalho dificil, mais do que um carro novo ou uma cidade rica, Respeito quem nao tem nao compra na quitanda, nao pega emprestado,, nao toma de canudo. Aprende nascendo. Ou vivendo. Complicado é nunca descobrir que no fim aprendeu sofrendo.

    Que combata o mau, mas de o exemplo do bem.


    ResponderExcluir
  11. Agora, facil é escrever nao é! Isso todo mundo faz; voce tem razao.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, não podia ficar calado diante tant coisas jogada fora, principalmente pelo Sr. Emnuel Neri, pessoa respeita, idosa e idonea, não sou da camar municipal, nem da prefeitura, nem vou me identifica. Poxa esta camara municipal existe desde sua criação, hoje tem blog, jornal, telefone, itinirante etc e etc, nunca houve isso neste municipio (e em poucos dos 5670 no brasil, que nem sabe o que é blog, ou camara itinirante, mas isso não é da minha conta) sabemos a mais de 8 anos que exite reunião nas quintas de manhã, não entendi a questão idiota levantada acima dizendo que tinha que ter um carro anunciando a auiencia na camara, que audiencia? houve uma reunião normal na camara municipal e transparente e de boas vindas ao novo policial, bem vindo, não mi venha sr jornalista dizer que a camra municipal foi desleixada de não avisar, voce mesmo quando esta em seu repouso aqui na sia cidade natal (assim o sr diz), nunca vai na camra municipal, a não ser por interesee própio ou de vez em quando seu e dos seus. Vamos ser participativo, vamos ajudar vamos amar vamos fazer de fato funcionar, desculpe mas nãopude me conter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuel Neri comenta. O leitor acima está equivocado. Quando estou em São Miguel do Gostoso, costumo, sim, comparecer a sessões de interesse público na Câmara Municipal. Se o leitor tem dúvidas, pergunte aos vereadores. Agora é fato que, a Câmara Municipal - como também a Prefeitura local - precisam reforças seu serviço de comunicação com a população, para que todos tomem conhecimento das ações de interesse do município.

      Excluir
    2. É meu caro, eu acho que voce si acha o meio de comunicação, não quero réplica ou tréplica, seja mais consciente dos seus atos ok, a fato que tambem devemos aceitar que estamos errados, principalmente quem vive desse tipo de comunicação. seja mais humilde admita que tambem é falho, olhe para sua casa e veja si tem calçada ou não então admita e escreva si quizer o importante que voce saiba que sabemos. para mim fica dificil até me mostrar, neste seu e unicamente su blog, e em falar de tudo, coma vai a fundação néri, será que o interesse da mesma é igual o projegue......

      Excluir
  13. foi falta de comunicaçao sim. pois nao se sabia dessa reuniao principalmente quem nao tem acesso a internet toda a populaçao está esperando uma urgencia pra pegar esses bandidos e a comunidade está unida o que ouve foi que a camara nao avisou em carro de som pois só avisa quando vem algum politico de fora fazer promessas que nao cumpri para o nosso municipio mas eu estou esperando pra ver se esses roubos vao acabar pois estao vendo que tem muita conversa e pouca açao ontem dia 12 outra casa foi arrombada proximo a casa de taipa e os bandidos enterram o roubo nos tabuleiros e dono da casa segui o rastro e encontrou os objetos enterrado na areia cadê a policia? o roubo foi as 10 da noite imagine quando chega a madrugada aí a coisa piora porque a policia vai dormir e deixa a populaçao a ver navios isso nao pode mais acontecer a policia tem que passar a noite fazendo ronda senao nunca vai pegar esses bandidos e a comunidade ficará desprotegida;

    ResponderExcluir
  14. acho que os vereadores nao queriam que o carro de som avisasse a populaçao pra nao ficar com a camara cheia porque falam muito e agem pouco e o povo já ta ficando sem esperança agora quando o assunto é bandido tem que agir rápido senao eles vencem a policia e a coisa vai continuar do jeito que está.

    ResponderExcluir
  15. Taí: mais uma prova de que nós da cidade não significamos nada para nossa administração. Nesse final de semana houve a passagem do raly em nossa cidade e a prefeitura trouxe policiais até do trânsito para ajudar no evento. Que bom, eles apreenderam algumas motos, aplicaram multas, e etc..., mas, porque isso não acontece sempre? Quer dizer que nós moradores que estamos aqui todos os dias não precisamos de reforço também? Isso é uma vergonha. Temos um número reduzido de policias que trabalham no dia a dia em nossa cidade, mas, quando tem um evento desse nível, a cidade fica cheia de policiais para manter a ordem e não prejudicar os participantes do evento. Como pode isso? Isso tá errado. Não sou contra haver policiamento extra para esse tipo de evento, apenas sou contra essa maquiagem que é feita, onde os moradores da cidade sofrem com a onda de assaltos e fica tudo por isso mesmo, e os que vem de fora recebem um tratamento todo especial. Por que não trazem essa mesma quantidade de policiais para trabalhar em nossa cidade todos os dias? Seria muito bom. Mas como já disse, ficamos em segundo plano.

    ResponderExcluir
  16. caro Emanuel,uma das coisas que gostoso precisa é uma radio pois através dela saberíamos o que se passa na cidade,que tal se toda semana tivesse uma pessoa do poder publico como vereador,prefeita,assistente social,delegado,e outras pessoas que fazem parte do poder publico da cidade,assim a população poderia fazer perguntas e tirar suas duvidas e saber o que esta sendo feito para melhorar a nossa cidade,pois o entrevistado poderia apresentar o ou os projetos que pretendem faze,para que gostoso ficasse cada vez mais gostoso,e não o que esta hoje,por que já não mais gostoso como era alguns anos atras.Obrigada pelo espaço cedido.

    ResponderExcluir