quinta-feira, 7 de março de 2013

São Miguel do Gostoso enfrenta sério problema de abastecimento de água; situação do SAAE é "caótica"



Por Emanuel Neri
São Miguel do Gostoso vive um seríssimo problema de abastecimento de água. Falta água quase todos os dias e, mesmo em bairros em que a água ainda chega, a vazão é muito fraca e não consegue subir para as caixas. Este já é um dos problemas mais graves enfrentados pela cidade.
Um dos bairros mais afetados é o Maceió. Para complicar a situação, algumas residências usam bombas de sucção para que a agua chegue apenas para estas casas.Esta água exclusiva só para alguns tem que ser fiscalizada e punida.
Quando isso acontece, quem pôs estas bombas – ligadas diretamente no encanamento de água que vem dos poços tubulares – consegue se abastecer, mas os vizinhos que não têm a mesma bomba ficam sem um pingo de água. 
O problema com o abastecimento de água na cidade tem vários agravantes. Um deles é a péssima gestão da administração anterior no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Outro dado complicador é a seca que vem assolando todo o Nordeste.
Com a seca, o lençol freático da cidade baixa consideravelmente. Se antes a água tinha bom fluxo a 20 metros, por exemplo, hoje este nível baixou, o que dificulta que as bombas captem a água com mais facilidade. Alguns poços já secaram.
Mas o problema mais sério é a administração do SAAE. No pronunciamento que fez na Câmara Municipal, há mais de 15 dias, a prefeita Fátima Dantas disse ter encontrado uma “situação financeira caótica” no SAAE. A prefeita fez um grave diagnóstico.
“É informação pública que o SAAE não sustenta sequer a sua folha de pagamento. Portanto, não tem condições de fazer investimento para melhorar a distribuição de água”, afirmou a prefeita. Mas Fátima diz que tem tentado melhorar a situação.
Segundo a prefeita, sua administração assumiu o compromisso de implementar plano de recuperação desta empresa da administração indireta municipal. “Iremos perfurar mais poços e buscaremos soluções concretas para resolver este terrível problema”.
O problema é que água é gênero de primeira necessidade, como a alimentação. Tem que estar presente nas casas das famílias, todos os dias. Já que a situação é critica, a Prefeitura deveria pensar em medidas de emergência para sanar este problema.
A falta de água poderia ser administrada emergencialmente com carros-pipa, que abastecessem os bairros mais necessitados. Não é difícil fazer isso. Basta abastecer estes carros onde tiver água – lagoa do Boqueirão, por exemplo – e levar água para o povo.
Este problema de água só será solucionado em definitivo quando a adutora que leva água da lagoa do Boqueirão para outras cidades também chegue a São Miguel do Gostoso. A Caern, empresa estadual de água, já anunciou projeto para isso.
Recomenda-se saber em que pé está este projeto. Em sua fala na Câmara, a prefeita também afirmou que busca soluções junto aos governos estadual e federal para enfrentar o gravíssimo problema de desabastecimento de água da cidade.

19 comentários:

  1. A bomba sapo não faz a sucção direto da encanação da rua. Está (bomba sapo) apenas puxa do reservatorio baixo caso a casa tenha e joga para o reservatório da parte alta.
    A bomba que o senhor Eanoel fala é de outro tipo.

    ResponderExcluir
  2. e um absurdo tudo isso, a situação esta feia não temos uma gota de agua.
    FREFEITA FAÇA ALGUMA COISA PELO MENOS!

    ResponderExcluir
  3. Essa falta dágua jé vem desde o início da administração passada e nenhuma providência foi tomada, e agora se alastou de vez, está um caso sério e que o poder Público tem que tomar as providências e já, não dizer que vai fazer alguma coisa e o tempo começa a passar e tudo continuando na mesma, acho também que falta planejamento principalmente nos locais que perfuram esses poços, como por exemplo em terrenos muitos secos, seria importante serem construídos em terrenos onde antes formavam lagoas, ou lagadissos, só assim seria importante pelo menos a Prefeitura tentar mudar esses locais de escavação de poços, fica aqui a minha opinião e quem sabe, seja uma saída para acabar com essa falta dágua.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o comentário acima.
    Água é uma necessidade vital........como pode que fique uma boa parte da população sem água !!!!! Uma falta de respeito com relação aos direitos humanos. A Sra. Prefeita tem água na sua casa ???? Aliás, já não a vemos mais na cidade. Está em sua residência em Natal ???? Nós a elegemos confiando e acreditando que ela seria eficiente. Infelizmente continuamos na mesma ....políticos nesse país são todos iguais....que triste !!!
    Nenhum esclarecimento público a prefeitura dá a população...se não é este blog agora a falar...tudo ficaria como se nada estivesse acontecendo.
    Exercer nossos direitos é isso que devemos fazer....Denunciar este caso ao Ministério Público e órgãos ligados aos direitos humanos, quem sabe assim a prefeitura faça algo.
    Já não aguentamos mais essa situação....com a falta dágua...falta inclusive higiene...é caso também de saúde pública.
    ÁGUA...........SEM ELA NÃO VIVEMOS !!!!!!!!!!!!!!
    Estamos fartos de só ouvir que as bombas estão quebradas...queremos solução !!!!! Não interessa mais saber que a outra administração mão fez nada....temos que ver é o agora...quem está agora na administração é que cabe resolver.
    Espero que haja um pronunciamento por parte da prefeitura....respeito por nós cidadãos que elegemos todos que hoje estão no comando desta cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU A NÃO ACHO A IDEIA DOS CARROS PIPA UMA BOA POIS TEM UM ALTO CUSTO E AS CASAS TABEM NÃO TEM LUGAR PARA GUARDAR ESSA AGUA Q É DE COMSUMO DIARIO.

      Excluir
  5. a prefeita está em sao miguel todos os dias acho que o individuo da citaçao acima é que nao está na cidade e fica escrevendo bobagens .

    ResponderExcluir
  6. a situação do saae é assim porque nada foi feito...e os poucos funcionarios quando iam fazer o gestão passada mandava parar..pois tem inumeras pessoas que não pagam suas contas de agua.,..e quando se ameaçava corta o prefeito mandava perdoar...ai aconteceu isso...o saae faliuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  7. MAIS O SAAE ARRECADA TÃO POUCO ASSIM? OU É A FOLHA Q QUE É MUITO ALTA? OU É MAL ADMINISTRADO? AFINAL QUEM É O DIRETOR DO SAAE DE S.M.G ? POIS É UM ORGÃO PUBLICO NÃO É MESMO.

    ResponderExcluir

  8. O blog recebeu o comentário abaixo. Por fazer acusação direta a um conhecido comericante do ramo da construção civil da cidade, o texto será publicado com restrição. Será excluído o trecho que cita o nome deste comerciante. Cabe à Prefeitura identificar os devedores do SAAE e cobrar estas dívidas, inclusive com o uso de ação judicial. Vamos ao comentário, com as restrições:

    SR EMAONEL NERI VOU CITAR ALGUNS FATORES QUE LEVOU A ESSA SITUAÇÃO:1 A INADIPLENCIA DOS COMSUMIDORES (E NÃO E ESSES Q HOJE SOFREM COM A FALTA D'AGUA ,SÃO ALGUNS Q HOJE SÃO RICOS E NUNCA SE QUER PAGOU AGUA DE DIVERSAS CASAS Q TEM )UM GRANDE EXEMPLO DISSO É O SR ..., POIS O TAMANHO DA DIVIDA DEIXADA POR ELE NO SAAE DAVA PARA COMPRAR VARIAS OUTRAS BOMBAS. EMANOEL ESPERO Q VC PUBLIQUE ESSE MEU COMENTARIO OU VC PODE COMFIRMA O MEU COMENTARIO(DENUCIA)OS MAIORES DEVEDORES DO SAAE SÃO OS Q MAIS TEM E O OME CITADO(... ) É O MAIOR.

    ResponderExcluir
  9. EMANOEL EU NÃO ENTENDO PQ VC NÃO POSTOU O MEU COMENTARIO ANTERIOR? POIS FALAVA APENAS SOBRE O Q VC FALOU A RESPEITO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA DO SAAE.E TENHO A CERTESA DE Q NÃO OFENDI A NIGUEM TÃO POUCO USEI PALAVRÕES.APENAS FOI ESPOSTO UMA SITUAÇÃO (VERDADEIRA)E QUESTIONEI OUTRA .SEM MAIS OBG.

    ResponderExcluir
  10. É impressionante como os que tem mais condições financeiras deixam de cumprir com suas obrigações e os que tem menos condições que pagam suas contas e ainda sofrem as consequências....como é o caso aqui da falta dágua.
    Mais um motivo para que a população leve esse caso adiante.

    ResponderExcluir
  11. Impressionante como em questões tão importantes e vitais como é essa da água as pessoas não se pronunciam.......vejo sempre esse blog e a quantidade de comentários que fazem em outros assuntos é bem maior.
    Que pena......

    ResponderExcluir
  12. A questão da água está mesmo muito complicada em nossa cidade, e não se ver as autoridades agirem, sabemos no SAAE, existe mesmo é uma desorganização muito grande, a respeito das finanças como está a situação que o povo não sabe de nada, o quanto se arrecada o quanto se gasta, tudo na maior escuridão e falta de planejamento do poder Público, que poderia muito bem procurar escavar poços em outras áreas, onde com certeza daria água para suprir as necessidades da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  13. Falavam em adutora vindo da lagoa de Boqueirão, e agora? que a lagoa está secando o nível dágua está muito baixo, e com certeza o IDEMA irá tomar as providências cortando os abastecimentos já existentes, tem que se tomar as providências senhora Prefeita, o povo está sofrendo com essa falta dágua, só se esculta comentários que vão fazer isso ou aquilo e nada é feito como se sabe tudo isso já vem acontecendo desde a administração passada do senhor Miguel Teixeira, que também deixou um rombo grande como restos a pagar e obras inacabadas, fazendo com que as atual administração fique no prejuízo, eita "nem trabalho nem compromisso" esse pode muito bem dizer que foi o tema dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu amigo acima, a água vem do manancial da lagoa do boqueirão, e não da lagoa propriamente dita. ok,

      Excluir
  14. Companheiros isso é o reflexo de vários fatores, entre eles: grande estiagem, o reservatório freático que já é pobre, o SAAE que precisa se modernizar, a explosão demográfica de Gostoso nos últimos anos e pra finalizar o grande número de pousadas e residencias utilizando bombas para abastecer suas casas. Vocês já observaram que quando é um dia chuvoso a água nas torneiras fica forte? Sabe por que? por que nesse caso as bombas das pousadas ficam desligadas e o nível do lençol freático não baixa. Ha uns anos o IDEMA realizou um estudo e foi provado que o subsolo de Gostoso é pobre em reservas de água e a única solução para isso é seria a adutora boqueirão.
    José de Anchieta

    ResponderExcluir
  15. A lagoa de Boqueirão a cada dia que se passa o nível dágua baixa muito mais, e segundo comentários no Município de Touros e até aqui mesmo, se não voltar ao normal o IDEMA irá proibir a saída dágua da lagoa, e até mesmo já cortar o gasto dágua em algumas irrigações existentes, acho que o melhor é investir em poços aqui mesmo, em terrenos mais apropriados para o abastecimentos da população, porque na Região do Mato Grande existe outras cidades que não estão passando por essa dificuldade, como também no sertão do nosso Estado, e só aqui em Gostoso está acontecendo isso, o Poder Público Municipal precisa investir fazendo novas perfurações de poços com mais profundidade em outras áreas, só com promessas não se resolve nada, o importante é agir e fazer bem feito, para solucionar esse grande problema que está assolando os nosso moradores.

    ResponderExcluir
  16. aki no masseio nun tem aguas faifa toimen as povideças muler

    ResponderExcluir
  17. E continuamos sem água......estamos em abril ! Já sãopelo menos 04 meses sem água. Nenhuma providência EFETIVA foi tomada. Cadê a àgua sra. Prefeita ????????
    Isso é um absurdo.

    ResponderExcluir