sexta-feira, 8 de março de 2013

MST de São Miguel do Gostoso destrói sonda de empresa eólica. População rechaça radicalismos



Por Emanuel Neri
O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) é uma entidade da organização civil e política do Brasil que merece todo o respeito. Graças ao MST (na foto, bandeira do movimento), muitos trabalhadores brasileiros conseguiram evoluir social e economicamente.
Mas respeitar o MST não significa que se tenha que concordar com alguns excessos e flagrantes desrespeitos às leis do país praticados por seus militantes. Os integrantes do MST, como toda a população, têm que respeitar as leis, para serem respeitados. De um modo geral, a sociedade brasileira  rechaça estes radicalismos.
Há quase um mês os integrantes do MST de São Miguel do Gostoso praticaram um ato que merece o repúdio da população e a imediata ação da Justiça. Uma sonda de uma   eólica que está se instalando no município foi queimada e destruída pelo MST.
Isso ocorreu no assentamento localizada na fazenda Carnaúbas, que fica na estrada que liga São Miguel do Gostoso ao distrito do Reduto. Estas terras foram invadidas por trabalhadores sem-terra há mais de um ano. A Justiça já ordenou a desocupação.
Por ordem da Justiça, os trabalhadores desocuparam a terra inicialmente invadida e ocuparam outra área. Nem todos os ocupantes eram sem-terra. O Judiciário determinou multas diárias no caso destes trabalhadores permanecessem ali.
Vejam que dois destes pretensos sem-terra são pessoas de posses e ambos residem em São Miguel do Gostoso. Um deles é proprietário de uma padaria. Outro é uma pessoa muito bem situada na cidade e é parente de líderes políticos locais.
Estes dois senhores estão terminantemente proibidos de pôr os pés neste assentamento. Mas lá continuam cerca de 40 famílias, a maioria delas pessoas que realmente necessitam de terras para trabalhar e conseguirem crescer socialmente.
Mas isso não significa que estes sem-terra tenham que partir para o radicalismo. A sonda – que faz avaliação técnica sobre os terrenos onde serão instalados os aerogeradores das eólicas – é caríssima e isso representou prejuízo à empresa.
Quando o MST invade terras, o foco do movimento passa a ser o Incra, que cuida da reforma agrária no país. Se o movimento for considerado justo, as terras são desapropriadas para que haja efetivamente a ocupação da área pelos sem-terra.
Ocorre que a desapropriação do imóvel só pode ser feita caso o proprietário da terra concorde. Se não concordar, ela não pode ser desapropriada, principalmente se a terra não for latifúndio e não tiver sendo utilizada para atividades produtivas.
O proprietário da terra das Carnaúbas já informou ao Incra que não concorda com a desapropriação, mesmo em caso de indenização. Então cabe ao MST respeitar esta decisão. Seu alvo político não pode, de jeito nenhum, ser a empresa eólica. 
Esta empresa eólica, a Voltália, de origem francesa, não praticou nenhum crime contra os sem-terra. Simplesmente alugou terras para implantar seus parques eólicos e teve autorização do governo federal para explorar este tipo de energia.
A destruição e queima da sonda representou perdas enormes para esta empresa. Quem vai pagar esta conta? Os sem-terra, que não têm de onde retirar dinheiro, ou o governo federal? Se for o governo, é o contribuinte quem vai pagar esta conta.
Além dos prejuízos da Voltália, a destruição da sonda vai atrasar o início da sua produção de energia eólica. Quem vai perder com isso é São Miguel do Gostoso, que deixa de arrecadar impostos com a produção de energia. Enfim, todos vão perder.
Os trabalhadores sem-terra têm que pôr a cabeça no lugar. O radicalismo não leva a nada e, ainda por cima, ganha a antipatia da população. E qualquer movimento social e político tem que ter o apoio da sociedade – sem isso, não poderá crescer.
Com o radicalismo que ocorreu em São Miguel do Gostoso, os sem-terra correm também sério risco de perder o apoio do governo federal e do Incra. O Brasil tem vários casos em que os sem-terra saíram perdendo devido aos seus excessos radicais.

19 comentários:

  1. Isso mesmo, as empresas aeólicas estão posicionando equipamentos e investimentos de milhões de reais, e falamos de quantias superiores a um bilhão de reais, o povo não vê retorno algum. Existe fome num lugar onde o vento e a ganância dominam. A questão não é a criação de postos de trabalho, a questão é a distribuição de renda... Políticos fiquem espertos, pois o MST não costuma deixar quieto.

    ResponderExcluir
  2. Compreendemos e entendemos mas isso é puro vandalismo.... existem outros meios de buscar atenção....vandalismo não leva a nada ou melhor leva sim a cadeia...viuu

    ResponderExcluir
  3. Vandalismo mesmo, a maioria desses sem terras não precisam de terra para trabalharem, eles só visam ganhar seus lotes e depois venderem a outras pessoas, e agora que esses projetos da energia eólica estão se instalando em nosso Município, eles querem se apossarem das terras alheias de qualquer jeito, só que essas empresas não irão tratar de assuntos nenhum com esse tipo de gente, e sim aos donos dessas terras que os mesmo tem toda a documentação desde muitos anos atrás.

    ResponderExcluir
  4. Agora seria importante que eles pagassem pelo ato de vandalismo que fizeram, porque se não vão continuar fazendo disso a pior, bando de bagunceiros que querem tomar as terras do povo.

    ResponderExcluir
  5. Atitudes como essa só acontecem porque o MST conta com a cumplicidade do Governo Federal. Há 10 anos essa quadrilha invade, destrói e mata por todos os cantos do país sem que haja qualquer ação enérgica para cometer os crimes praticados sob a bandeira da reforma agrária. Agora, quando invadiram o Instituto Lula, em São Paulo, rapidinho foi lá algum assecla petista intermediar a desocupação. O mais interessante é que a legislação veda desapropriações em terras que tenham sido invadidas, o que gera efeito diametralmente oposto ao que seria, em tese, o objetivo da invasão, que é o assentamento de famílias rurais. Mas isso não interessa a eles, afinal, como dito na própria matéria, alguns partícipes nem precisam ser assentados, estão lá simplesmente para conseguir um pedaço de terra na marra e depois vender.

    ResponderExcluir
  6. O que houve foi puro vandalismo a empresa eólica chegou ao nosso municipio empregando varios individuos o que melhorou a economia da cidade o problema é que naquele assentamento a varias pessoas que nao sao sem terras pois até Senhor que é dono de padaria tem um lote lá. fora outros que estao guardando o lote de quem tem casa comercio e etc o que eu nao entendo é que onde está o poder publico que nao resolve essa bagunça pelo que vejo ainda vai acontecer muita baderna naquele assentamento de quem nao precisa de terra. está na hora do PT tomar uma providencia .

    ResponderExcluir
  7. O governo do estado receberá uma verba de um milhao para cada praia do litoral para melhorar a segurança essa informaçao foi dada pelo secretario de segurança Aldair hoje no jornal RN TV está na hora do senhor Paulo Roberto que é aliado da Governadora Rosalba pedir parte dessa verba para construir o posto policial nas proximidades da praia do cardeiro pois até agora ele ainda nao conseguiu nada para o nosso municipio pois está se sentindo o todo poderoso na secretaria de educaçao prem ele está fazendo com que varias pessoas que faziam parte do seu grupo se avastarem dele pois já se percebe o tamanho da sua prepotencia e o comentario é um só (imagine se um dia ele chegar a ser prefeito vai pisar até no santo padroeiro) o povo tá de olho e nao estao satisfeito com tanta arrogançia. Fafa que se cuide pois ele vai atrapalhar a popularidade dela que já está em baixa

    ResponderExcluir
  8. E AMIGO APOSTA EM PAULO.. E UM RISCO..O MESMO QUE A POSTA NO VASCO...KKKK NUNCA DA CERTO...

    ResponderExcluir
  9. Eita a inveja Deus condena, o que o Sr. Paulo Roberto tem a ver com a construção desse posto policial, ele não é o Prefeito da cidade, faça seu trabalho de cabeça erguida com sua inteligência Paulo, que com certeza os frutos um dia virão, você merece muito mais que isso, mais infelizmente ainda existe pessoas sem prestígio que procuram denegrir a imagem de outras pessoas, falsidade, inveja, arrogancia não existe no dicionário das pessdoas conpetentes, e sim no dessas pessoas que morrem de inveja e só sabem falar mal do próximo.

    ResponderExcluir
  10. é uma pena que as pessoas sejam tao bitoladas e nao vejam que O Paulo Roberto tem um forte desejo em ser prefeito desse municipio e está fazendo de tudo pra atrapalhar a administraçao de Fafa tá na hora dos amigos verdadeiros de Fafa orienta-la pois ela é muito ingenua e pode cair no golpe do leao .outra coisa se o Paulo é do DEM ele tem livre acesso a governadora e isso faz com que ele consiga verbas para o municipio ou ele está só investindo pra proxima campanha e já fazendo o povo se revoltar contra Fafa pois tem muita gente com raiva dela por causa dele tá na hora de dizer um basta a esse Paulo Roberto

    ResponderExcluir
  11. Paulo nunca teve e agora que não tenhe mesmo liderança.. ele e a prefeita já eram.
    kkkk

    ResponderExcluir
  12. É muita hipocrisia de sua parte sr.ou sra. anônimo, pelos seus comentários você mostrou que realmente não entende de nada mesmo, que inveja é essa sua, vai arrumar uma lavagem de roupa ou de louça, porque essa pessoa a quem tanto você procura inflamar, é um cidadão de bem, em nossa sociedade, Professor, Vice Prefeito e atualmente Secretáio de Educação do nosso Município, agora sabe o que eu estou achando, eu acho que a Prefeita vai tirar ele e colocar você, espera deitado idiota kákákákákáká, ou então quem vai ser o próximo candidato e Prefeito é você.

    ResponderExcluir
  13. Não votei em Paulo nem na Prefeita mas acho que o Paulo é um cidadão de bem e merece todo respeito do nosso povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. so sendo o sem conhecimento para esta falando essas besteiras.
      continue assim que nossa cidade ira pra frente, povo inútil. fafa e Paulo fazendo tudo errado e vcs ainda concordam..

      Excluir
  14. Olha ninguém veio para agradar a todos, tem que ter os contras assim como você, se console ou chore mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deixe de ser inútil, você so pode ter um cargozinho ne pra ta falando besteira

      Excluir
  15. eu até concordo que o Paulo seja uma pessoa do bem mas só quando nao tinha cargo de secretario porque agora tá pisando em todo mundo e se sentindo o tal.. é bom lembrar que vai ser só 4 anos porque do jeito que tá nao haverá reileiçao só quero deixar bem claro que Fafa deve com urgencia substitui-lo caso contrario vai sair e nao deixará saudades.

    ResponderExcluir
  16. Tá com ciúme, assume cargo de Secretário Municipal de Educação quem tem conpetência, e não vive se importando com a vida dos outros, e você tem algum trabalho a fazer vai enxugar gelo imbecil kákákákákákákákákákákákákákákákákáká tem gente com inveja, olha Paulo Roberto é uma das pessoas mais capacitadas para um dia também administrar o nosso Município.

    ResponderExcluir
  17. ou voce é muita boba ou nao conhece a realidade do nosso municipio pra defender um secretario que está fazendo tudo errado acho que Paulo pensa que a educaçao é só blablabla ele nao sabe nem o que está fazendo parece perdido na maionese tá na hora de acordar para fazer a coisa certa basta de tanta besteira aja como educadir e nao como politico faça a nossa educaçao render e deixe de ser vingativo .

    ResponderExcluir