quinta-feira, 7 de março de 2013

Deputado racista e homofóbico pode dirigir Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Minorias protestam



Por Emanuel Neri
Vocês já imaginaram um dos principais órgãos de defesa dos direitos humanos do Brasil ser comandado por um deputado radicalmente racista e homófobico?
Pois é isso o que pode acontecer com a escolha do pastor e deputado Marcos Feliciano (PSC-SP) para presidir a Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara dos Deputados. Esta comissão analisa denúncias de violação de direitos humanos, incluindo questões de negros e gays, que ele tanto combate.
Em tempo: Feliciano acabou sendo eleito, na manhã da quinta-feira (7/3), para presidir a CDH. O deputado Henrique Alves (PMDB-RN), presidente da Cãmara, mandou fechar os corredores da Casa para que os ativistas de direitos humanos não pudessem protestar.
Em função de um estranho sistema de rodízio de partidos no comando de comissões da Câmara dos Deputados e de pressões do PMDB, coube ao conservador PSC (Partido Social Cristão) indicar o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa.
Foi o suficiente para uma intensa campanha nas redes sociais contra a escolha deste intolerante deputado para comandar a Comissão. Os grupos de direitos humanos no Brasil não aceitam a indicação de quem é contra os direitos das minorias.
São muitas as manifestações de preconceito e racismo de Feliciano. Em uma delas, ele atracou os negros e sua origem africana. "Africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé", disse.Dá para imaginar um deputado com este grau de racismo dirigindo a CDH?
Apesar dos protestos, o PSC não arredou o pé e indicou o seu pastor conservador para o cargo. Os protestos cresceram mais ainda e ontem (6/3), quando a indicação teria que ser votada por todos os integrantes da comissão, a briga recrudesceu.
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, suspendeu os trabalhos e marcou nova votação para esta quinta-feira (7/3). De um lado, estão deputados do PT e do PSOL, apoiados por ativistas de direitos humanos. Do outro lado, está o PSC.
Quem está por trás da indicação de Feliciano para a CDH da Câmara é o deputado Eduardo Cunha (RJ), novo líder do PMDB na Cãmara. Cunha substituiu na liderança do PMDB o deputado Henrique Alves (PMDB-RN), que foi eleito presidente da Cãmara dos Deputados.
Nesta quinta-feira (7/3), no mesmo dia em que o deputado foi confirmado na CDH, surgiu uma grave denúncia contra ele. Feliciano está sendo processado pelo STF por estelionato. Ele não compareceu a um evento para o qual já havia recebido dinheiro por sua apresentação.
Outra acusação racista do deputado: “Sobre o continente africano repousa a maldição do paganismo, ocultismo, misérias, doenças oriundas de lá, como ebola, Aids e fome”.
É possível aceitar que um deputado com este elevado grau de racismo presida a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados?
Como este deputado conduziria decisões de questões importantes que chegam à Comissão envolvendo graves denúncias de racismo e de preconceitos contra homossexuais, mulheres, índios e outras minorias? Certamente seria um desastre para os direitos humanos.
Vejam o grau de intolerância deste deputado sobre a relação entre pessoas do mesmo sexo: “O amor entre pessoas do mesmo sexo leva ao ódio, ao crime e à rejeição”.
Este mesmo deputado é um dos líderes, na Câmara dos Deputados, do movimento para derrubar decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou legítima a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Decisões do STF, tribunal constitucional, são soberanas.
A indicação do deputado Marco Feliciano par a Comissão de Direitos Humanos incendiou a Câmara e é assunto de todos os principais veículos de comunicação do Brasil. Nas redes sociais, há intenso debate e manifestos contra o deputado.
Veja, abaixo, artigo assinado pelo deputado Marco Feliciano na Folha de S. Paulo de ontem defendendo suas posições. O deputado Jean Wyllis (PSOL-RJ), que é gay assumido, rebate os argumentos do pastor e deputado.

29 comentários:

  1. ola! bom dia Emanoel, eu e toda população queremos que vc postasse uma matéria sobre a situação que se encontra a nossa educação, pois nossos filhos estão sendo prejudicado por falta de responsabilidade e compromisso desse secretario de educação.

    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  2. a nossa educação que nos últimos anos era prioridade, agora e a ultima opção, isso e um absurdo uma falta de respeito com a população. como vamos formar cidadãos críticos nessa situação.
    SEM PREVISÃO DE QUANDO INICIARAR AS AULAS....

    ResponderExcluir
  3. essa matéria será de grande importância para toda população. vamos la Emanoel e preciso passar essa informação para todos nos.

    ResponderExcluir
  4. O mundo é plural, e por ser assim temos que aceitar, com respeito, posicionamentos contrários aos nossos. Não precisa concordar, mas deve-se ter em mente que toda unanimidade é burra. O que muita gente quer hoje no Brasil é, sob a bandeira da igualdade, imprimir uma "ditadura das minorias". E o que vai acontecer quando a minoria se tornar maioria? Faremos o caminho inverso? Certo ou errado, o posicionamento do deputado tem que ser respeito e debatido, mas jamais atacado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que ironia né jeremias, pois o dito cujo deputado a quem vc está defedendo não faz outra coisa a não ser atacar as minorias, é muito ingraçado né?

      Excluir
    2. "ingraçado" é ver uma pessoa criticar um comentário que não teve sequer a capacidade de interpretá-lo. Em momento algum eu defendi o posicionamento do deputado. Apenas disse que não se deve partir para o ataque pois, ao contrário disso, o debate respeitoso é sempre melhor. Atos extremados nunca resolveram nada.

      Excluir
    3. Emanuel Neri comenta: divergir é uma coisa, faz parte do jogo democrático. Outra coisa é fazer manifestações de cunho racista, que é absolutamente condenável e alvo de punição severa pelas leis brasileiras. Este deputado, que foi confirmado para a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, é racista e declaradamente homofóbico. Sua eleição faz parte de uma manobra articulada pelo novo lider do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha, com o aval do presidente da Casa, o potiguar Henrique Eduardo Alves, também do PMDB. Sim, foi Henrique Alves quem mandou fechar os corredores da Câmara e impedir, com seguranças, que os ativistas de direitos humanos se manfestassem contra esta nefasta escolha. Mais: deputados do PMDB, PSDB (sim,senhor, o PSDB que posa por aí de democrata)cederam seus lugares na Comissão para que o PSC, partido do deputado Feliciano, assumissem seus lugares e referendassem a escolha deste deputado que é declaradamente racista. Em tempo: deputados do PT, PSOL e PSB se ausentaram da Comissão, para não legitimarem esta escolha. Mais o Brasil não pode assistir calado a tudo isso. Neste sábado (9/3), haverá manifestações de repúdio à escolha de Feliciano em várias capitais, todas as 14hs. a de Sao Paulo será na esquina da avenida Paulista com rua da Consolação; a de Natal, será na Praça Cívica, em Petrópolis. Os ativistas de direitos humanos pedem que sejam realizados atos de protestos em todas as cidades. Quem tiver o mínimo de respeito pelos direitos humanos tem que comparecer a estas manifestações, para manifestar sua indignação por este fundamentalismo religioso que ameaça o Estado laico e a democracia brasileira.

      Excluir
    4. "'Mais' o Brasil não pode assistir calado a tudo isso." Mais? Mas que falha hein! kkkkk Como um jornalista que se gaba tanto de seu currículo se permite um erro tão grosseiro, digno de quem está aprendendo as primeiras letras, ou de quem sequer as aprendeu corretamente. Bem, se o PT, PSOL e PSB queriam realmente impedir a escolha de Feliciano, deveriam ter feito as articulações necessárias a isso, e não simplesmente terem se ausentado da comissão transmitindo um comportamento digno de Pilatos. Assim, tais partidos tiraram o deles "da reta" e foram para a imprensa apenas fazer barulho, mas ação concreta que é bom, nada! Além disso, o PMDB é o principal aliado do PT, o que implica em dizer que o PT tem, sim, responsabilidade nas articulações que colocaram Feliciano na presidência da Comissão.

      Excluir
  5. As pessoas muitas vezes querem culpar outra, sem tomar conhecimento dos fatos, olha Secretario nunhum determina o que se deve ser feito ou não, pois quem manda é a Prefeita, nunca votei no Paulo apesar de achar ele uma pessoa muito conpetente, só que está iniciando num cargo muito complicado que é o de Secretario de Educação, se eu fosse ele pulava fora antes que se queimasse muito mais.

    ResponderExcluir
  6. que bom que vc sabe que ele esta queimado, pois isto e um absurdo o que esta acontecendo, os nossos filhos ira perder muito tempo de aula por falta de compromisso de todos que estão no poder.


    ResponderExcluir
  7. Não entendo como elegem uma cara desse para dirigir a Comissão de Diteitos Humanos o cara é racista e homofóbico mesmo, por isso o preconceito nunca vai acabar, veja ele disso que, Africanos descedem de ancestral amaldiçoado por Noé, infelizmente é um absurdo o povo irem as urnas e elegerem clapsula desse.

    ResponderExcluir
  8. senhor emanuel como moradora de sao miguel a 6 anos estou bastante preocupada com a escola que meu filho estuda pois ainda nao começou as aulas do ano letivo e isso se deve ao estado que se encontra a escola Olimpia teixeira que por sinal eu soube que esse nome foi dado em homenagem a sua vó.essa escola que está em pessimo estado conservaçao e isso aconteceu pelo desprezo de diretores que por lá passaram e nao fizeram nada para haver uma melhoria na escola só se preocupavam em ter estatus como a maioria de pessoas que tem cargos comissionados em nossa cidade e quem está sendo prejudicado é nossos jovens alunos.peço um esclarecimento urgente para os alunos dessa escola que estao sem aula e tambem quero deixar nesse blog minha total preocupaçao em relaçao o novo secretario de educaçao que é muito arrogante e prepotente estive com ele algumas vezes e concluir o tamanho da ambiçao que ele tem em ter poder venho através desse blog alertar a senhora Maria de Fatima que fique atenta pois ele vai querer criar varios problemas pra ela e tira-la da politica pois o desejo dele ser um dia o prefeito é muito maior que a amizade que ela pensa que ele tem por ela vamos ficar atentos .

    ResponderExcluir
  9. Minha senhora não estou aqui para defender ninguém, mas para desmentir alguns anônimos que procuram denegrir a imagem de certas pessoas que assumiram cargos públicos, no caso do Secretário de Educação, se as aulas ainda não começaram o culpado não é ele, e sim o pode Público representado pela Sra. Prefeita, e se ele foi escolhido para assumir esse cargo porque ele é capaz, tem conpetência para isso, agora dizer que o Secretário vai querer criar poblemas para Prefeita é brincadeira, a senhora Prefeita só deve mesmo é agradecer a ele, por ter lhe apoiado, que foi com esse apóio que ela se elegeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta meio contraditorio ne? vc diz k a culpa é da prefeita e agora elogia o secretario escolhido por ela. kkkkkkkk

      Excluir
  10. Fico impressionada como o povo dessa cidade é sem informaçao como alguem pode dizer que Fafa só foi eleita por causa do Paulo Roberto isso é uma piada acho que esqueceram do quanta Fafa é querida na cidade e que o Paulo só ficou com alguns eleitores porque o resto que ele pensava ser amigo dele foram os primeiros a chama-los de traidor e quanto as aulas que nao começaram a culpa é dele sim pois o secretario é ele ou ele é de faz de conta?quanto a politica, quem ajudou Fafa foi miguel Teixeira e o PT acho que essa pessoa é uma babona do Paulo gostaria que ela procurasse se informar melhor sobre a popularidade dele hoje em nosso municipio pois teria uma grande surpresa.

    ResponderExcluir
  11. o senhor secretario de educaçao é mesmo um arrogante eu pude comprovar isso de bem perto ppois é muito mal humorado e está se achando o dono da prefeitura só está dando emprego a quem é do grupo dele esquecendo o grupo de Fafa isso nao é justo pois a prefeita é ela e ele é só vice deve assumir seu lugar de VICE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FAFA so ganhou a campanha por que Miguel Teixeira lhe apoiou, o homem de grande popularidade e bom coração..

      Excluir
    2. parabéns prefeita por tudo que vc vem fazendo "NADA QUE PRESTE" VC lembrou dos eleitores do grande prefeito que gostoso teve que foi Miguel Teixeira, antes da eleição e agora esqueceu, quatro anos rapidinho passa.

      Excluir
    3. fafa nem se tocou que ele já não era tanta coisa e agora deixando Paulo fazer o que quer, não nada mais..

      Excluir
    4. tenhe gente muito idiota que abra a boca pra falar que fafa so ganhou porque Paulo estava com ela, kkkk se ela fosse ganhar por ele ela tinha que esperar muito.

      Excluir
    5. ela ganhou porque Miguel Teixeira e o cara

      Excluir
    6. se não fosse Miguel ela jamais tinha ganhado

      Excluir
    7. Emanoel porfavor poste alguma matéria sobre esse absurdo do atraso do inicio das aulas.
      nos precisamos saber de alguma coisa

      Excluir
    8. esse secretario não sabe de nada, so sabe dar emprego aos babaos dele.

      Excluir
    9. fafa já era queimada agora que esta mesmo.
      se prepare fafa que quatro anos rapidinho passa

      Excluir
    10. fafa esqueceu que ganhou a campanha porque 90% DOS SEUS VOTOS FORAM VOTOS CERTOS DE MIGUEL TEIXEIRA, e não esta agradecendo aos seus eleitores. continue assim que vc vai longe

      Excluir
    11. e isso mesmo ela esta esquecendo que Paulo não e liderança nenhuma aqui em gostoso.

      Excluir
  12. há varios anos Paulo Roberto tenta ser prefeito dessa cidade e nao consegui e agora que teve o apoio do senhor miguel teixeira e da nossa querida Fafa etsá se achando um grande vitorioso mas é bom lembra-lo que ele nao tem mais liderança nem está sabendo ter pois está exigindo muito e se sentindo o dono da verdade eu estive em uma reuniao com os diretores e coodenadores e observei a prepotencia dele parecia que era o presidente dos Estados Unidos acho bom ele pisar no chao pois logo logo a populaçao vai explodir e ele nao será mais nada acho que ele está com muita sede de vingançia e está humilhando todos os funcionarios que eram amigos de Miguel e isso o povo tá vendo e é bom lembrar que com o povo ninguem pode só Deus.fica o recado.

    ResponderExcluir
  13. senhor emanuel sei da sua dedicaçao a Sao Miguel do Gostoso por ser sua cidade natal mas tenho certeza que o senhor ainda nao viu o que o gerente da pousada só alegria seu Romano fez enfrente a pousada dele e pior no terreno da uniao uma quadra de volei de praia para os hospedes jogarem e queria proibir o jogo de futebol que já existe a varios anos todas as tardes proximo do condominio de sua familia e eu fiquei indignada com tanta posse no tereno que nao é dele essa quadra de volei impede o acesso das pessoas passarem na frente da pousada que fica em terreno que nao pertence a ele gostaria como moradora que o senhor quando aqui viesse fizesse uma visita ao local para ver de perto tamanha ousadia acho que está na hora de cortar as asas dessas pessoas que chegam aqui tomando conta da nossa liberdade desde de ja´agradeço a sua colaboraçao .

    ResponderExcluir