quarta-feira, 20 de março de 2013

Comitê de Segurança de Gostoso faz bom trabalho no combate à violência; Brasil Mais Seguro estará no RN



Por Emanuel Neri
Entre os muitos trabalhos que são feitos de forma voluntária em São Miguel do Gostoso, o do Comitê de Segurança merece destaque. Criada no ano passado, durante crise de segurança na cidade, este comitê já obteve inúmeras vitórias.
Foi graças à sua atuação que foi trocado o comando do destacamento policial da cidade e aumentado o efetivo policial local. Também se conseguiu uma Ranger zero km para reforçar a frota policial. Tudo isso resultou na redução da criminalidade, que ameaçava o turismo e assustava a população.
Mas o resultado mais importante da atuação deste comitê foi a abertura de diálogo com o Ministério da Justiça para que agisse diretamente no combate à onda de furtos e assaltos que ocorreram no final do ano passado, em casas e pousadas da cidade.
Na época, o Comitê de Segurança elaborou dossiê sobre a questão da segurança – e o risco que isso representava para a população e o turismo local – e foi encaminhado, via deputada Fátima Bezerra (PT-RN), ao ministro José Eduardo Cardozo (foto).
O resultado deste diálogo com o Ministério da Justiça acabou por beneficiar todo o Rio Grande do Norte. Ainda este ano, o RN será beneficiado pelo programa Brasil Mais Seguro, do governo federal, no reforço ao esquema de segurança em todo o Estado.
Esta expansão do Brasil Seguro ao RN já havia sido divulgado por este blog. A novidade agora é que o próprio ministro da Justiça esteve recentemente em Natal para anunciar que o Brasil Mais Seguro será estendido ao RN. Grande vitória do Estado.
A deputada Fátima Bezerra reconhece que a vinda do Brasil Mais Seguro para o RN se deve à ação desenvolvida a partir de São Miguel do Gostoso. “O dossiê de vocês foi decisivo para alertar o governo para a necessidade de reforçar nossa segurança”, diz Fátima.
Isso mostra a força da sociedade organizada. Quando a população quer, consegue seus objetivos. Este Comitê de Segurança já está servindo de modelo para outras cidades, como é o caso de Touros, que se inspirou no comitê local para criar um órgão semelhante.
O Comitê de Segurança desenvolve uma série de outras atividades. Uma delas é dar assessoria à prefeita Fátima Dantas na questão da segurança pública. Por isso, o comitê será oficializado pela prefeitura e terá status de um órgão consultivo.
Nesta semana, o comitê acompanhará a prefeita em uma reunião que ela terá, em Natal, com a cúpula da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Militar. Na terça-feira, haverá nova reunião do comitê com a prefeita e o comando da PM da cidade.
O Comitê de Segurança também está envolvido no projeto para a construção de um Centro de Atendimento ao Cidadão, que contará com posto policial e balcão de informações turísticas. Atualmente este projeto está em fase final de elaboração.
Com o apoio da Prefeitura, o projeto será levado para a Câmara Municipal, para ser aprovado. O posto policial não terá celas para presos. Será apenas uma espécie de guarita, feita de vidro, para que a polícia tenha melhor visibilidade sobre a cidade.
É comum este tipo de posto policial em cidades. O próprio comando da PM no Estado sugeriu a construção deste posto, que terá sistema de rádio para que a polícia possa agir rapidamente em eventuais ocorrências criminais em São Miguel do Gostoso.
Veja, abaixo, links para reportagem do jornal Tribunal do Norte, de Natal, sobre a vinda do Ministro da Justiça a Natal, para anunciar o Brasil Seguro, bem como posts anteriores deste blog sobre ações do Comitê de Segurança da cidade.

21 comentários:

  1. estava mesmo precisando de um reforço,pois a cidade edtá domados por bandidos,até nos distritos a população está sofrendo com a violência,pois até onibus de aluno não escapa.pois é! até onibus de alunos que vem do arizona,vila paraiso,mundo novo,foram surpreendidos com uma bala perdida,já vai fazer umas duas semanas mas ou menos isso.Acredita?nem o alunos estão escapam disso,já estão sofrendo sem aulas e agora com o perigo de sair de casa e ser atengido por uma bala perdida.

    ResponderExcluir
  2. A violencia está um caos cada vez pior. Deixar porta aberta ou janela já é coisa do passado. Estou pensando em colocar grades em toda minha casa.

    ResponderExcluir
  3. Não acredito que mudou tanto. Da semana passada para essa alem de ônibus de aluno ser vitima dos bandidos, uma serie de residência e comércio foi arrombado, como por exemplo, oficina, academia de ginástica, casa como do Andre do spaço mix, casa da Juni ex gerente da Só Alegria que tentarão entra e muitos mais, de ontem para hoje na loja de dona Ivone. A ousadia dos bandidos é tão grande que no dia que tentarão entra na casa de Juni e não conseguirão voltarão no dia seguinte e eu mesmo vi os elementos tentando entra liguei para policia a viatura tava na delegacia e fica uma rua por trás da casa da Juni e a policia por telefone falou tamos indo nem o carro se que ligarão imagine vim. Mais afirmo com certeza se fosse um dono de pousada, um vereador ou a prefeita que ligasse eles chegava muito rápido, mais acontece que a população inclusive os mais pobres também tem direito a segurança, portanto espero sinceramente que isso mude é que de fato tanto turista quanto nativo viva tranqüilo.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o trabalho do Comitê de Segurança de Gostoso melhorou bastante parabéns.

    ResponderExcluir
  5. a falta de segurança está sendo uma realidade em sao miguel do gostoso na noite do dia 21 de março a casa do senhor Leandro Ferreira foi arrombada e os bandidos levaram varios objetos incluindo roupas e relogios e notebook isso aconteceu quando os moradores da casa dormiam e até o momento a policia nao tem pista dos assaltantes nessa mesma noite outros imoveis tambem foram roubados inclusivel algumas pousadas e residencias pedimos a senhora prefeita que dê segurança a os moradores dessa comunidade pois esse é um direito do cidadao que votou e confiou em suas promessas de campanha segurança já.....

    ResponderExcluir
  6. a cidade de sao miguel alem da falta de segurança tambem está deixando a desejar na saude pois durante a semana fui ao posto de saude com minha pressao alta e nao havia medico para fazer o atendimento espero que isso nao mais aconteça pois temos direito a saude.

    ResponderExcluir
  7. Roubarão também na casa do José Trevesa celulares, também o toca cede do caro de Preto, os ladrões voltarão com tudo. Em Touros a viatura faz ronda de quarenta em quarenta minuto a noite toda, o mais tardar as rondas é de hora em hora às vezes até menos que 40 minutos, aqui em São Miguel eles faz ronda quando que sem conta que depois de meia noite vão dormi e as ruas fica entregue as baratas.

    ResponderExcluir
  8. tem que botar grades nas casas urgentemente!!Não tem mais essa história de nativo e turista,papo velho esse !!Vamos nos proteger comcerca elétrica ,etc e denunciar quem são esses pilantras bandidos e chega de apadrinhamento,esse é o grande motivo desses bandidos continuarem as suas trapalhadas!!Pelo amor de Deus,justiça já!!!

    Lucimar

    ResponderExcluir
  9. Muito bem Lucimar. Concordo com você em tudo. Grades eu já coloquei em toda minha casa inclusive nas portas e vou colocar cerca eletrica e uma camera na porta . Muita gente em Gostoso sabe quem está roubando e não denuncia por medo ou porque conhece a familia do ladrão.Isso é um absurdo, tem muita gente sendo cumplice desses vagabundos. E ainda tem gente querendo vender casas e terrenos com os preços lá em cima. Quem quer se mudar para uma cidade violenta e pagar os preços que cobram em Gostoso? Se liguem que Gostoso está ficando com o gosto 'amargo' e não vale mais o preço que estão cobrando.
    Sirley

    ResponderExcluir
  10. os policiais não agem quando ligamos para alerta eles que esta ocorrendo o assalto a uma residencia etc;pois eles tem medo de enfrentar os meliantes,outra coisa quando estão fazendo a ronda na cidade é uma a viatura atras da outra,porque não vai uma por uma rua e a outra em outra rua,e quando vem,vem com Cirene ligada já espantando os vagabundos,se vocês querem pegar venham se fazer barulho para que possam pegalos de surpresa ficar a dicaaaaaaa.

    ResponderExcluir
  11. OLHO A BERTO: SÃO MIGUEL DO GOSTOSO. VAI SE TRANSFORMÁ EM SÃO MIGUEL DO DESGOSTO...MAIS OS SENHORES LEMBRE DISTO, JA JA TEMOS POLITICA,PARA DEPUTADO. E ELES ESTÃO DE VOLTA..ELES EURICO,WALTER,HENRIQUE,GARIBALDE,JOÃO MAIA,E A NOSSA PREFEITA COM OS SEUS A TIRA COLOS...KKKKK.

    ResponderExcluir
  12. mais uma vez a onda de insegurança atormenta a nossa cidade, e a policia e a população nao faz nada, pois nesses ultimos assaltos ai, na casa de leandro e os demais, ja se sabe sim quem foi, pois a familia mora proxima pousada casa de taipa, muitos que estavam na rua viu esse ladrão pulando os muros.... e a tarde o mesmo estava andando de moto como se nada tivesse acontecido...a policia tava na hora gritando pro ladrão parar... e deixou ele fugir.....nesses dias irão invadir a delegacia e mandar os policiais dançarem lekulekuleku......

    ResponderExcluir
  13. tem razão, eu estou quase acreditando. que o senhor Garibalde,João Maia, Walter,e outros são todos mentirosos estou lembrado. quando eles vieram em gostoso no comircio da prefeita FAFÀ e falaram q dinheiro não era problema.não era problema para eles..meus queridos..rararara.

    ResponderExcluir
  14. Esses vagabundos quando querem roubar ninguem da jeito, pode a policia dormir na rua que tudo vai acontecer do mesmo jeito, ladrao so rouba quando pega as pessoas dormindo, ou sem ninguem em casa, agora digo, esta ficando bem facil, de algum deles amanhecer com a boca cheia de formigas no meio da rua, e so armar unas arapucas para algum deles cair, bucados de ladroes sem experiencia nenhuma, se eu pegar um desses no meu quintal ele viaja para cidade pe junto.

    ResponderExcluir
  15. minha gente sabe por que esta acontecendo esses roubos em são miguel;é por que tem muitos adolescentes que estão usando drogas,e como alguns não trabalham roubam para poder compre o seu vicio e quem paga é a população.

    ResponderExcluir
  16. Temos que combater a droga imediatamente. Ela está sendo vendida debaixo de nossos olhos. A droga mata o viciado e ele mata para consumir. Urgente! Antes que a gente perde o controle da droga. Por enquanto vamos trancando nossas casas, colocando grades nas portas e janelas e cerca eletrica e vamos vivendo trancados dentro de casa como os presos. Gostoso pede socorro contra a droga!!!!
    Janaílson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Janailson: Você tem toda razão ao apontar uma das causas motivadoras da violência que imperara não só aqui em Gostoso, mas em todo o mundo: AS DROGAS. Trata-se de um tema por demais complexo e multifatorial. Querer acabar com esta praga social é uma utopia, no entanto podemos promover o enfrentamento deste grave problema através de ações concretas que viabilizem a promoção da vida e a melhoria de sua qualidade. É preciso termos a consciência de que esta tarefa não pode ser afeta a um só segmento,pessoa ou autoridade. É tarefa de todos nós, em especial das famílias e das escolas e igrejas. De minha parte, estou fazendo o que me cabe como cidadão: Através de nossa intermediação, veio de Natal o Professor JOÃO MARIA MENDONÇA especialista em prevenção às drogas de renome nacional que proferiu uma palestra na Jornada Pedagógica ocorrida na Escola Municipal Cel.Zuza Torres e no dia 19 passado por solicitação da Vereadora Izabel de Matos, participou das atividades da Campanha de Fraternidade 2013 com uma produtiva palestra realizada no PETI tendo por público alvo os alunos do noturno da Escola Estadual (estadinho). Encontra-se com Secretário Municipal de Educação PAULO ROBERTO uma sugestão legislativa de nossa iniciativa na qual propomos a formalização da "SEMANA MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO ÀS DROGAS" que se acatada tanto pela Câmara Municipal como pela Prefeita FAFÁ, irá acontecer no âmbito das Secretárias Municipais da Educação, da Saúde e Assistência Social, com várias atividades entre as quais a capacitação do professorado, gincanas, debates, oficinas cujo tema e foco central será a PREVENÇÃO ÀS DROGAS, envolvendo a família,igrejas e os vários segmentos sociais.Vale salientar que o PROERD já se encontra em atividades no Município promovendo um bom trabalho de comprovada eficácia e reconhecimento nacional no campo temático da prevenção às drogas e a violência nas escolas. Na condição de Coordenador Regional do FÓRUM ESTADUAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS,estamos em contato permanente com quem de direito no intento de algo fazer de concreto nesta tarefa que repito É DE TODOS NÓS: OFERECER ÀS NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES OS MEIOS E CONDIÇÕES DE OPTAREM PELA VIDA EM SUA PLENITUDE E ASSIM SEREM FELIZES LONGE DAS DROGAS. OTONIEL BARACHO. COORDENADOR REGIONAL - LITORAL NORTE DO FÓRDROG. Telefone para contato: 9134-7434.
      E-mail: souzabaracho@yahoo.com.br

      Excluir
  17. sou da comunidade da Baixinha e nao me conformo com a escolha que Fafa fez na secretaria de educaçao acho que ela ainda nao viu a besteira que fez paulo está só se queimando porque quem brigava por ele agora tem desprezo por ele e isso vai queimar Fafa.

    ResponderExcluir
  18. O noBalacobaco recebeu o comentário abaixo para publicação. Devido a algumas insinuações maldosas, teve parte do texto excluído. Veja abaixo o comentario, sem os trechos mais pesados:
    "OLHO ABERTO: O INVESTIGADOR DOS POBRES OLHO A BERTO..FOI ATRAS DE NOVIDADES PARA O POVO DE GOSTOSO E DESCOBRIU ALGO IMPORTANTE; O SECRETARIO DE ADMINISTRAÇÃO E DOS RECURSOS HUMANOS DA PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE, NO RN, ADVINHA QUEM É. PENSOU CERTO, ELE MESMO, MIGUEL RODRIGUES TEXEIRA. SEGUNDO INFORMAÇÕES DE EMPREGADOS DO MESMO EM GOSTOSO, O MESMO ESTÁ JUNTANDO (...) PARA GASTAR NA CAMPANHA EM GOSTOSO CONTRA A FAFÁ.

    ResponderExcluir
  19. minha gente não adianta mais fazer palestra contra as drogas ,os adolescente de hoje não estão nem ai,sabe o que tem que acontecer é os policiais agirem para acabar com as bocas de fumo de são miguel, não adianta eles dizerem que não sabem que são as pessoas que vendem por que a população sabe imagine eles,tome uma atitude por que os jovens estão se acabando nas drogas,prefeita peso pelo amor de DEUS,traga policiais que queiram acabar com esses traficantes de são miguel. Nao vou culpar só os policiais também os pais tem culpa por deixarem seus filhos soltos todas as noites na rua sem procura saber o que estão fazendo ou com que estão andando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema não é os policiais saberem onde estão as bocas de fumo ou mesmo quem vende. O problema é investigar aonde são as bocas de fumo e quem está vendendo. Essa investigação compete a POLÍCIA CIVIL, e não a POLÍCIA MILITAR.
      Além do mais, minha querida ou querido, é muito fácil a população saber quem vende: eles não estão fardados não é mesmo? Vc já notou issso? Quando a polícia vem chegando, todo mundo fica quietinho como se nada tivesse acontecendo. Isso acontece porque eles estão caracterizados, fardadados, dentro de uma viatura, e etc... Já que vc quer tanto fazer o bem a sociedade, porque vc mesma não faz uma investigação sobre quem vende, aonde são as bocas de fumo, e leva pra Touros pra o delegado analizar e tomar suas providências. Fica mais fácil pra todo mundo e é melhor do que ficar criticando sem ter conhecimento de causa. Valeu!

      Excluir