sábado, 9 de fevereiro de 2013

Sai incentivo fiscal para festival de cinema em Gostoso; Mostra pode ser realizada ainda em 2013



Por Emanuel Neri
Foi dado um grande passo para São Miguel do Gostoso ter mesmo sua Mostra de Cinema, talvez ainda em 2013. O Ministério da Cultura acaba de aprovar a utilização de incentivos fiscais (imposto de renda) para o setor privado patrocinar este festival. Ótima notícia para a cultura local.
Este festival será realizado juntamente com cursos de formação profissional, com especailização em produção áudio-visual e cursos de idiomas para jovens. Sua organização é da Heco Produções, do cineasta paulista Eugênio Puppo, autor de documentário sobre São Miguel do Gostoso (acima, foto da marca do filme).
Incentivo fiscal para projetos culturais fazem parte da chamada Lei Rouanet. Quem recebe o aval do Ministério da Cultura, como foi o caso do festival, pode fazer captação de recursos juntos à iniciativa privada para financiamento do projeto.
As empresas que fazem doação com base na lei Rouanet podem deduzir o dinheiro doado no Imposto de Renda devido por estas empresas. Trata-se de uma forma de o governo federal incentivar projetos culturais, como é o caso da Mostra de Gostoso.
Inicialmente a Mostra de Cinema de Gostoso será feita com documentários tanto do Brasil como do exterior. Depois, o festival poderá ser ampliado, exibindo filmes de diferentes conteúdos e origens, dirigidos por cineastas brasileiros e estrangeiros.
Não tenham dúvidas de que se trata de um grande acontecimento cultural para São Miguel do Gostoso.  Além de trazer conhecimento e cultura apara a população local,
um festival deste porte movimenta a rede hoteleira e de restaurantes da cidade.
Um festival como este entrará para o calendário cultural do Rio Grande do Norte e do Nordeste, atraindo também a atenção de outras regiões do país. A mídia nacional também dará destaque a este evento, acompanhando jornalisticamente o evento.
É hora de a Prefeitura e a comunidade de São Miguel do Gostoso abraçarem este festival, que será uma marca da cidade. A iniciativa privada – pousadas, comércio e empresas de energia eólica que operam no município – também podem colaborar.
Por causa do incentivo fiscal (desconto no Imposto de Renda) da Lei Rouanet, o patrocínio do festival sairá praticamente a custo zero para as empresas que colaborarem financeiramente com o evento. É importante a adesão das empresas.
Todas as empresas que estão explorando energia eólica na região têm obrigação de terem contrapartidas sociais nos municípios em que atuam. A Mostra de Cinema de Gostoso é, portanto, uma grande oportunidade para as eólicas ajudarem a cidade.
Embora desenvolva projetos em São Miguel do Gostoso, como o documentário sobre a cidade, a Heco Produções é de São Paulo. Quem quiser informações sobre este  patrocínio pode telefonar para 11—38710019 ou pelo e-mail matheus@heco.com.br.
Veja, nos links abaixo, mais informações sobre o documentário São Miguel do Gostoso, inclusive críticas publicadas na imprensa, posts do anteriores do noBalacobaco  e o site da Heco Produções.

12 comentários:

  1. Grande notícia!!!! Parabéns Eugênio, tua sensibilidade artística e teu compromisso social vão ajudar muito Nossa Terra e Nossa Gente gostosense, potiguar e semi-árida. Vc é uma grande figura, merece todo o nosso crédito. Estamos muito felizes porque sabemos que essa tua conquista se somará num efeito cascata às grandes conquistas coletivas (sociais, ambientais, econômicas e culturais) que Gostoso tanto precisa e busca. Obrigado por ser mais um a olhar com afeto e competência por esse nosso cantinho de mundo!
    Hildemar

    ResponderExcluir
  2. Aqui do Rio de Janeiro fico acompanhando pelo Nobalocobaco os movimentos de crescimento sustentável de SMG. É muito gostoso saber que a cultura formata base para o referido acima, principalmente onde existe uma história nativa e que a comunidade prerroga a mesma na concepção de seu lazer. Renunciar os valores culturais nativo de uma comunidade, como seus festejos, tradições religiosas, costumes sociais é um fator de alto risco no processo de sustentabilidade, mas avançar e eventos culturais em que haja espaço para estes fatores serem apresentados e visualizados pelos seus próprios atores reais, faz uma caldo cultural de grande valia. Percebo que os festivais de cinema que vem ocorrendo em outras localidades no Brasil, do porte de SMG, além do cunho cultural, tem um viés de atrativo para turista, o que é muito positivo, mas sinto uma carência na presença da cultura local, nos curtas, longas e que espelhem e retratem a realidade da comunidade, o que funcionaria como uma reflexão social, ambiental e política da própria. Como sugestão, admiro muito o trabalho que é realizado em SMG com a juventude, onde o festival pode oferecer oficinas para a mesma conseguir produzir curtas, como também nas parcerias de projetos sociais com as eólicas, formatar um projeto que gire em torno da formação de profissionais para atender no evento e também produzir material de sustentabilidade no cunho de crescimento de SMG, inserindo a grande riqueza que é a produção energética oriundo dos ventos, acima de tudo, do vento gostoso de SMG. Parabéns, sinto no ar um salutar modelo de crescimento sustentável de uma localidade, levando em conta as experiências acertadas de outras e também os erros. SMG vivendo este momento, urge realizar seu CONGRESSO MUNICIPAL PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL, onde, com a participação popular e de todos atores envolvidos no crescimento da comunidade, desenhar um plano estratégico para tal.

    SDS ROMULO ALVES

    ResponderExcluir
  3. Emanel, sei que este comentário não é dessa noticia, mas fique pasmado quando vi a ruma de gente e serviços contratados pela camara municipal de vereadores. Primeiro foi contratado 02 carros para transporte de vereadores (aonde ja si viu isso total 50.000 ao ano, quem paga? dá para compra 2 carros ao ano e contartar dois motoristas é muito mais viável não é????) uma pessoa para fazer a folha de pagamento 9.900,00 no ano , 01 controlador, uma secretatia, um controlador interno (fantasma), um tesoureiro, um fazedora de ata aonde ja si viu isso, emanel mi desculpe, é só acessar o diario oficial FEMURN, que vergonha sra presidente, sem falar em escritorio de advogacia 35000 ao ano, escritorio de contabilidade mais 35000ao ano, presidenta vai devagar, ou vai dizer que tudo isso esta acontecendo e voce não sabe de nada, emanel si não quize publicar não publique, mas visite a pagna da FEMUR ai sim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuel Neri comenta. O noBalacobaco ouvir a vereadora Francisca Pinheiro, a Nenê de Lala, presidente da Cãmara Municipal de São Miguel do Gostoso, sobre a notícia acima. Segundo a vereadora, tudo o que foi contratado pela nova gestão da Câmara Municipal está de acordo com o que é permitido por lei. Segundo ela, há "muito exagero" nas acusações e que não há funcionários fantasmas entre os auxiliares da Câmara. "Nada do que foi contratado está fora do que é previsto em lei", afirmou a vereadora. Nenê informou que voltará a falar com o blog sobre as questões levantadas por leitores.

      Excluir
    2. Seio que esta previsto na lei, mas vamos fazer o seginte, veja se na quinta feira esta todos os funcionários da camara no seu local, veja se os dois carros contartatod pela veraeadora esta na camara prestando serviço aos vereadores (e sendo pago por todos nois contribuintes) seio dona nene que a senhora esta coberta de razão, mas vamos ver a carga horária destes fantasmas, vamos ver estes carros si tão aqui ou em que lugar eu não seiio, srs leitors oces sabem muito bem o que eu falo. o que a lei ampara é uma coisa e o que si pode fazer é outra, gente carnaval é só 4 ou 5 dias, não 365 dias, nada que esta nene venha falar justifica o que ela pregou. e ela não tem que justificar pra mim ou pra outro e sim pra sua concsciencia (si tiver) cgu, ogu tcu e outos mais. obrigado, não comentarei mais sobre isso, pois a lei a ampara.Mas vamos fiscalizar todos estes fantasmas repito existe fantasma sim, manda ela dizer quem são os funcionários, quer que eu diga esta no femurn mas vou dizer. cicero junio (este trabalha )1.400 clenice (tambem trabalha e merece) 720,00 magad esposa de sérgio 720,00, joão eudes rep do sintraf 1400., leopoldo (este não vou nem falar, que dá vergonha esse nen pisa aqui)1.400 ainda falta mais, isso ai em cima é amparado por lei, olha a vontade é de escrer mui mesmo mas vou para por aqui, acredito no seu blog, isso foi apenas o começo, vamo até a camar todas as quinta e vamo ver se todos tão la funionáriosssssssssss e carros.

      Excluir
    3. sei não viu, eu vou até a femurn para saber sobre isso que tá acontecendo, si houve comentário alguem foi deixado de fora e sabe que isso tudo ai acontecendo, ok, vamos a luta vamos fiscalizar. por falar em fiscalizar queria saber sobre hildemar jubnick e zé eudes, os tres hoje fazem parte do grupo que eles sempre meteram a lenha, só uma pergunta qual é de vcs sociedade civil hora representado ou poder público executivo e elgislativo, pode um vereador ser presidente de um sindicato de agricultores pode um tesoureiro ser representante do sintraf? é uma pergunta não si ofendam, sejam transparentes, hoje soma 1400 do tesourwiro 2500 do vereador e 2500 do secretario de agricultura e pesca ildemarm sendo 6400 dos cofres públicos da sociedade civil , mas tem mais gente para contratar do grupo da sociedade civil. emael dá para rir.

      Excluir
    4. Uma coisa é ser legal, outra coisa bem diferente é se é legitimo. A contratação desse monte de funcionário e carros pode até ser legal, mas nao é legitimo. Onde já se viu um município como SMG, pequeno, com grandes problemas estruturais, sem esquecer a seca que assola todo o nordeste e a ordem é economizar, essa presidente da câmara ficar gastando como se nao tivesse controle do dinheiro publico. Isso é uma vergonha!!!

      Excluir
    5. OK, VAMOS DEBATER!
      NÓS DO PT NÃO NOS FURTAMOS A COMBATER O BOM COMBATE E A DEBATER O BOM DEBATE!

      1. Primeiro é preciso deixar claro que nós defendemos o seu direito, eleitor, de fiscalizar e cobrar transparência de nós e de todo e qualquer cidadão que abraça a atividade política e assume cargo público. Portanto, não se preocupe, não nos sentimos ofendidos com suas perguntas. Cabe-nos, tão somente, esclarecer suas dúvidas e até agradecer pois são eventos como esse que fazem a gente se motivar para a política e crescer como pessoa e como servidor público;
      2. Também esclarecer que Jubenick (vereador) e João Eudes (assessor da presidência, e não tesoureiro, como diz o anônimo) não representam o SINTRAF na câmara de vereadores. Isso não existe!! Eles representam os votos de 402 eleitores (cerca de 7% dos votos válidos deste município) que confiaram em Jubenick para ser o seu legítimo e legal representante direto no âmbito da nossa democracia local. Por favor, como pessoa bem informada que vc demonstra ser, seja honesto e não deturpe as coisas nem as palavras...
      3. Pra seu governo, não existe qualquer impedimento (nem legal, nem muito menos de legitimidade) para Jubenick e João Eudes continuarem exercendo suas funções de representantes sindicais da agricultura familiar paralelamente às novas funções na Câmara. Vc bem deve saber disso! O que vc e todos devem fiscalizar é se eles vão dar conta das duas atividades. Vamos dar-lhes tempo para trabalhar e aí podermos avaliá-los? Se não derem conta, cobre! Mas se trabalharem bem, por favor, seja justo e, assim como os critica agora, os elogie publicamente;
      4. Com relação às nossas posições políticas no “tabuleiro” local, aproveitamos sua provocação para reafirmar nossa aliança, nosso apoio e nossa confiança nas eleições e nas atuais administrações da prefeita Fafá e da presidenta Neném de Lala. Ajudamos a elegê-las e estamos contribuindo com suas gestões nos espaços/funções que nos foram confiados. Acreditamos no potencial inovador e democratizante dessas gestões e vamos empenhar todas as nossas qualidades e esforços para que, juntos, consigamos melhorar significativamente as condições de vida e de trabalho das famílias de Gostoso. Assim como nossa aliança no plano nacional (PT/PMDB/PCdoB/PSB), nos governos Lula e Dilma, tem feito em todo o Brasil!
      5. Por último, caro anônimo, esperamos que vc aja com a mesma transparência que cobra dos outros e vá à Câmara (como vc sugere) e participe, e debata, e critique, e sugira, e cobre, etc. Inclusive, se vc acha que tem servidor ganhando mais do que merece e/ou sendo fantasma... proteste, cobre, denuncie...! Agora, por favor, seja digno, mostre a cara e prove o que denuncia!!!!!!!!

      VIVA A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA DIRETA!!!

      Hildemar, João Eudes, Jubenick e Simone

      Excluir
    6. 6brigado pelo esclarecimento, mas nao fique magoado. Parabens e viva a democracia.............

      Excluir
  4. Emanuel,

    A Prefeitura de São Miguel do Gostoso, através de Fafá, e a AMJUS, concederam neste início de janeiro de 2013 as Cartas de Anuência, também chamada de Cartas de Apoio, à Heco Produções, necessárias para a Heco Produções, já que não é de sede local, concorrer a aprovação do Incentivo Fiscal. Do mesmo modo a UFRN, como parceira no projeto para a realização dos cursos técnicos, também precisou das mesmas cartas, e recebeu através da Professora Izabel Nascimento, para poder dá início às articulações e construção das propostas dos cursos.

    Acho que é uma informação importante de conter no seu texto (não de ser publicado aqui nos comentários, pois creio que um possível patrocinador é mais provável que se detenha na leitura do seu texto e não dos comentários, que surgem muitos). Muitos possíveis patrocinadores muito interessa saber se há uma apoio/adesão da comunidade.

    ResponderExcluir
  5. Temos uma prefeita formada em Turismo e Gastronomia. Fafá está indo pelo caminho certo, trazendo eventos e com isso turistas que trarão divisas para nossa cidade. Fora da temporade de férias e do vento do kite e do wind precisamos atrair turistas e visitantes e é com eventos que isso acontece. Emprego para todos o ano inteiro e dinheiro entrando. E ainda tem gente que não gosta dos turistas, pousadeiros, donos de restaurantes. Esses com certeza são ricos ou aposentados e não recebem nem ninguém de sua familia dinheiro vindo do turismo.
    Jackson

    ResponderExcluir
  6. amigo jackson voce está enganado quando diz que nós nao gostamos dos donos de pousada ou dos turista o problema é que os donos de pousada querem mudar nossos hábitos e nossa cultura e isso nao pode eles é que tem que se acostumar com nossos costumes se nao estao satisfeitos voltem para seus lugares de origem e tudo ficará bem o importante é que saibam que cultura de um povo nao se muda já dizia o grande sociólogo Caio Prado Junior portanto vamos respeitar nossos nativos

    ResponderExcluir