sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Gostoso começa hoje a bloquear acessos de veículos às praias; colabore com esta campanha



Por Emanuel Neri
Se tudo acontecer como o planejado, São Miguel do Gostoso viverá hoje um dia histórico. É que está previsto para esta sexta-feira (8/2) o início da operação para proibir definitivamente o trânsito de veículos automotivos na orla urbana.
O primeiro passo para esta operação é o bloqueio de todos os acessos da cidade que permitem que os veículos cheguem às praias (veja foto acima). São 16 dessses acessos na cidade. Apenas duas destas vias de acesso ficarão livres – uma na Ponta do Santo cristo e outra no final do bairro do Maceió.
Estes acessos livres servirão para que veículos que chegam a São Miguel do Gostoso – ao sul, vindo do lado de Natal e Touros, e ao norte, de Tourinhos ou outras praias da região– sejam obrigados a entrar (ou sair) da cidade, circulando pelas vias urbanas.
Na noite da quinta-feira (7/2), a prefeita Fátima Dantas informou que o bloqueio dos acessos das praias será feito nesta sexta-feira. A partir de amanhã, sábado (9/2), escoteiros e fiscais da Prefeitura estarão nas praias fiscalizando o trânsito.
Os motoristas que estiverem dirigindo nas praias serão orientados a entrarem na cidade, utilizando um dos dois acessos – o da Ponta do Santo cristo ou o do Maceió. Estes veículos só podem voltar às praias no final do perímetro urbano da cidade.
A proibição do trânsito na orla urbana de São Miguel do Gostoso é uma velha reivindicação da população local. Os veículos dirigem na praia em altíssima velocidade, havendo grande risco de provocarem atropelamento de banhistas.
No caso de quadriciclos, estes veículos são dirigidos por menores, sem nenhuma habilidade para dirigir um veículo daquele porte. Tremenda irresponsabilidade dos pais. Na semana passada, a polícia apreendeu quadriciclos dirigidos por menores, na praia do Maceió.
O mais grave é que muitos destes motoristas – de bugues, caminhonetes e motos – dirigem embriagados. Já houve acidentes graves, com mortes, em praias próximas de São Miguel do Gostoso. Proibir este perigoso trânsito é obrigação do poder público.
Cabe agora à população apoiar esta iniciativa da Prefeitura. É obrigação de todos colaborar com o poder público a livrar a população do risco de atropelamentos nas praias. Cada morador tem que ser um fiscal, reclamando dos motoristas nas praias.
Se os motoristas insistirem em continuar dirigindo na praia, ligue para a polícia pelos celulares 91907020 (Claro) ou 81548383 (Vivo). Os fiscais e escoteiros que estarão na orla também acionarão a polícia, caso os motoristas insistam em dirigir nas praias.
Com a proibição do trânsito na orla urbana, a prefeita Fátima Dantas estará cravando uma importante marca de sua administração. A população agradece por esta grande iniciativa. Ninguém na cidade conseguia ficar tranquilo nas praias com este trânsito.
Uma cidade que quer se desenvolver tem que se adaptar a regras de civilidade. Carros não foram feitos para andar nas praias – têm que trafegar em estradas ou vias urbanas. A legislação brasileira proíbe e pune severamente este tipo de transgressão.
Chegou a hora de toda a população abraçar esta causa e ajudar a Prefeitura a banir de uma vez por todas este risco permanente de acidentes nas praias. Esta é uma bandeira que deve ser levantada por todos - é a bandeira da preservação da vida. Participe desta campanha.
 

16 comentários:

  1. A maior quantidade de veiculos que circulam pela praia são de nativos. As motos então são a maior praga. Acredito que com algumas reuniões se possa explicar que a proibição é correta e deve ser respeitada por todos.
    Jorge Figueiredo

    ResponderExcluir
  2. Emanuel Neri comenta. Foi um sucesso o primeiro dia bloqueio do acesso às praias por veículos motorizados. A Prefeitura pôs troncos velhos de coqueiros nos pontos de acesso às praias. Apenas o da praia do Maceió nao foi fechado. É que havia uma via de escoamento por um terreno vazio no final do bairro do Maceió, mas o proprietário do imóvel não permitiu que os carros passassem por ali. Pura falta de colaboração com a cidade. As pessoas tendem a abraçar causas que são apoiadas pela populção. E a população de São Miguel do Gostoso quer, em sua grande maioria, o fim do perigoso trânsito de veículos nas praias da cidade. Mas o egoismo deste propritário contribui para prejudicar parte do programa estabelecido pela Prefeitura. Com a proibição deste acesso, restou à Prefeitura manter aberto a saída pela Praia do Maceió. Mas a prfeita Fátima Dantas aceitou a sugestao de moradores e vai fechar também o acesso pela praia do Maceió. Os carros que estiverem na cidade, e que quiserem acessar as praias, terão agora que seguir pela estrada de terra até o distrito do Reduto - e só aí pegar uma das vias que dá acesso às praias. Apesar de o acesso do Maceió ficar aberto, a operação para que os carros não trafeguem na praia foi muito positiva. Pouquíssimos carros circularam pelas praias neste sábado de Carnaval. As pessoas puderam passear tranquilas pelas praias. Se o trânsito não tivesse sido proibido, teria sido um inferno. Os escoteiros, ldierados pelo Tiquinho, deram uma grande contribuição para o êxito da operação. Eles paravam os carros que estavam circulando na praia e pediam para não trafegarem ali. Foi um êxito. A grande maioria dos motoristas acatou a orientação dos escoteiros, que também estavam acompanhados de fiscais da Prefeitura, e pegavam os acessos para entrarem nas ruas e vias urbanas da cidade. Parabéns à Prefeitura e a toda a população de São Miguel do Gostoso por ter conquistado este velho sonho. Sem carros nas praias - incluindo bugues, caminhonetes, motos e quadricilos -, São Miguel do Gostoso dá outra dimensão para a sua principal beleza natural, que é a praia.

    ResponderExcluir
  3. Emanuel, quem é o dono do terreno (não precisa dizer, todos sabem) mas fique tranquilo, pois o que você é essa pessoa não tira, pelo contrário acrescenta. Parabéns mais uma vez pela sua sinceridade e transparência de não medir esforços para este município possa ser e continuar desenvolvendo de forma sustentável. Tambem gostaria de parabenizar a Prefeita Fafá sua equipe , a sociedade civil, empresários munícipes, escoteiro enfim todos, em especial do POder Executivo o nosso Secretário de Administração Azenate, parabens meu irmão, esse sim faz acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. presisa sim dizer e reamente escclarecer esse comentario abaixo pois ele faz uma revelação que não e do conhecimento de todos ou pelo menos não era do meu.afinal esse tal terreno e realmente de joão wilso?

      Excluir
  4. eu não entendi por onde os carros acessavam a praia hoje domingo pois vi muitos carros passando na praia do Maceió e se eles só podiam entrar pelo Reduto,o que eles estavam fazendo ali?.Vamos denunciar gente!!!,amanhã segunda eu não posso ir a praia para fiscalizar mas vamos ajudar a denunciar os que estão fora da lei!!!!

    Mauricéia

    ResponderExcluir
  5. O terreno é de Fafá já que o que dizem é que o terreno é do seu marido e como ela é casada é dela também. Vai Fafá libera esse seu terreno para melhorar o transito de Gostoso.
    Wanelson

    ResponderExcluir
  6. Parabéns à todos pelo trabalho de proibição de veículos nas praias. Aproveito a oportunidade para parabenizar também a polícia. Por muitas vezes que estive caminhando pelas ruas de São Miguel vi os policiais colocando limites nas pessoas com seus paredões de som.

    ResponderExcluir
  7. Mas tem algo que não entendo. Qual sucesso? Só vejo carros a passar à minha porta. Durante o almoço contei , entre carros e quadriciculos, 14 aqui em Maceio a circularem pela praia. Parece que algo não está a funcionar.
    Jorge Figueiredo

    ResponderExcluir
  8. Não está a funcionar claro!!! Mais uma medida que não passou do 2º dia infelizmente. Conto como foi...
    Mais uma vez quando me preparava para entrar na água passou um Troller cinza com um turista, bem por cima das linhas do meu kite. Tudo bem...
    Mais tarde enquanto almoçava no SHEIKS, com uma vista maravilhosa sobre a praia do Cardeiro, vieram dois 4x4 e um deles estacionou quase em cima das Velas de windsurf do Kauli e o outro conseguiu estacionar na praia em frente ao SHEIKS, tapando de imediato a praia, acabou assim aquele panorama lindo (tem de fato uma faixa feita pela perfeitura mas a malta não sabe ler, nem gosta de respeitar,MULTEM!!!).
    Durante o almoço vi vários buggys a passar na zona restrita(SEM SER OS BUGGYS DAS ESCOLAS QUE SÃO DEVIDAMENTE AUTORIZADOS). Nessa altura entendi que nada tinha mudado, triste mas vamos continuar a desfrutar desta praia maravilhosa, com ou sem transito!!!
    Uma sugestão aos proprietários de pontos na praia, avisem os condutores que não podem estacionar na praia em frente à vista dos vossos clientes. Porque mostrar que têm bom carros, mostrem na cidade deles, aqui preferimos ver a praia.

    ResponderExcluir
  9. senhor emanuel a varios dias tenho feito apelo a policia militar de sao miguel do gostoso atraves do seu blog para que fiscalize os motoqueiros que andam em alta velocidade e nao tem habilitaçao porem nada foi feito pois eles continuam fazendo de nossas ruas uma pista de motocros hoje dia 15 de fevereiro por volta das 9;30 da manha uma criança de 8 anos foi atropelada enfrente a creche por um desses motoqueiro que passam o dia fazendo baderna nas ruas de sao miguel a populaçao que estava presente na hora do acidente ligou para a policia mas nao havia nenhuma viatura na cidade pois havia ido abastecer em natal até tentaram segurar o rapaz mas o mesmo fugiu sem prestar socorro a criança mas logo esse individuo foi identificado ele é neto de Nedivam que é proprietaria de uma padaria na avenida dos arrecifes e se chama elielton ele já foi visto varias vezes em alta velocidade pelas ruas da cidade e só tem 17 anos gostaria que com esse acontecimento a policia tomasse as providençias que a tanto tempo eu desejo pois se continuar assim teremos muitas mortes por atropelamento em nossa cidade.esse caso nao pode ficar imune pois uma criança foi atropelada por um irresponsavel e precisa ser punido peço a senhora prefeita que nao deixe que esses garotos façam de sao miguel um lugar sem lei.

    ResponderExcluir
  10. A proibição tem que continuar. Porém tem veículos que devem ser autorizados e identificados para circular de forma segura na orla como é o caso dos buguies das escolas de Kite e Wind, porém o amigo ânonimo esqueceu os garotos que voluntariamente fazem o monitoramento e proteção das tartarugss marinhas que é um fato real aqui em Gostoso, será que foi pq essa atividade ñ visa lucro financeiro? O sr. Anchieta e o Paulinho da MGNET diariamente precisam percorrer da ponta do Stº Cristo ao reduto fazendo o que ninguém quer fazer pq ñ tem REAL$$$$$$ na jogada, será que eles tem que fazer isso a pé? Acredito que a prefeitura deve autorizar por escrito essas pessoas para terem o acesso permitido. e cumprir o que prometeu aos meninos de apoiar o trabalho deles no que for possível.

    ResponderExcluir
  11. É isso mesmo anônimo. Quando vai acontecer uma eclosão(nascimento de filhotes)é aquela festa, fotos e mais fotos,sorrisos, agradecimentos, PROMESSAS E MAIS PROMESSAS, depois desaparece todo mundo. Soube que a então candidata na época da campanha e agora Prefeita prometeu ajudar o projeto de proteção as tartarugas em Gostoso. "PROMESSAS". Quando vocês virem o Paulo ou o Anchieta em sua motos passando na praia é pq eles não tem outro tipo de transporte e na areia só se pilota moto se for em velocidade se não cai. O que eles querem não é salário não, é só um apoio logístico, veículo para andar na areia e combustível pode ser um começo. Que tal Emanuel uma campanha para recolher doações para se adquirir um quadricíclo que seria devidamente caracterizado e utilizado só e exclusivamente neste trabalho voluntário? A tartaruga é um atrativo turístico e podemos explorar isso organizando visitas(controladas) as eclosões. Será que os pousadeiros não topariam a empreitada, afinal eles acham bom quando são convidados pelos meninos para levar seus hospedesRRR$$$$$ para assistirem as eclosões.

    ResponderExcluir
  12. Gostei do desabafo do amigo anônimo, agradeço pelo apoio, quanto as promessas vamos esperar mais um pouco, ainda tá cedo, são dois meses só, acredito que FAFÁ não vai esquecer da gente e quanto a campanha para a compra do quadricíclo, me desculpe amigo mas eu pessoalmente não concordo, Iria aparecer muita gente botando o dedo onde não cabe.
    por enquanto nós vamos levando do geito que a gente pode.
    Sargento Anchieta

    ResponderExcluir
  13. Do ponto de vista jurídico, O ATO É TOTALMENTE IMPERFEITO!!
    SRA. PREITA, JA DEVERIA SABER DISSO!!

    SEM CONTAR QUE PERDERÃO MUITOS VISITANTES E RECEITA, OU SEJA DINHEIRO, MAS SÓ QUEM SENTIRÁ SÃO AQUELES QUE NÃO VIVEM DE VERBAS DA PREFEITURA!

    ISSO É UMA CILADA!!
    PQ A PREFEITA NAO INVESTE NA CONSCIENTIZAÇÃO DAQUELES QUE UTILIZAM OU CHEGAM PARA VISITAR GALINHOS? ESPALHA PLACAS, ORIENTANDO QUE EXISTEM BANHISTAS NA ORLA, QUE ACENDAM OS FARÓIS, LIMITEM A VELOCIDADE EM NO MÁXIMO 30 KM/hr, COMO FIZERAM EM JERICOACOARA-CE. UM BELO EXEMPLO!
    EU ATÉ ME ARRISCO A RESPONDER, PORQUE POLÍTICO ALGUM TEM INTERESSE EM FAZER INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO, SEJA QUAL FOR!!

    ResponderExcluir
  14. Emanuel Neri comenta. É um absurdo o que o leitor comenta aí em cima. O que é proibido - e isso está absolutamente explícito na legislação - é o tráfego de veículos na praia. O carro foi feito para trafegar em estradas e ruas, não na beira da praia. O trânsito na orla representa altíssimo risco para quem frenquenta a praia. Já houve muitos acidentes fatais em todo o Nordeste, entre eles muitos no Rio Grande do Norte - não faz muito tempo, uma criança foi atropelada e morreu em Caiçara do Norte, próxima a São Miguel do Gostoso. O que é cidadão aí de cima está querendo? Uma cidade sem lei, onde vence quem tem pdoer e carrão para andar na beira da praia? Antes de falar bobagem, recomendo ao leitor aí de cima se informar melhor sobre a legislação do país, que precisa ser respeitada. A prefeita fez muito bem em bloquear os acesssos de carros às praias de Sao Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir