domingo, 17 de fevereiro de 2013

Ministra Ideli Salvatti esteve de férias em São Miguel do Gostoso e ouviu pedidos da prefeita para a cidade



Por Emanuel Neri
Foi uma viagem de férias, para descansar da pesada atividade em Brasília, mas a ministra Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, também aproveitou sua passagem por São Miguel do Gostoso para falar sobre política e de sua atuação no governo de Dilma Rousseff.
Na noite da sexta-feira passada, Ideli Salvatti – que é considerada uma das mulheres fortes politicamente do governo Dilma Rousseff – jantou na casa do autor deste blog. Presentes a prefeita Fátima Dantas, a deputada Fátima Bezerra e políticos do PT (veja foto; Ideli veste blusa vermelha).
Junto com familiares, a ministra Ideli Salvatti passou uma semana em São Miguel do Gostoso. Aproveitou para descansar e visitar várias praias locais e de municípios vizinhos. Um dos seus parentes aproveitou os dias na cidade para ter aulas de kitsurf.
Ideli integra o grupo das três ministras mais poderosas do governo de Dilma Rousseff – as outras são Gleisi Hoffmann (Casa Civil), e Miriam Belchior (Planejamento). Uma quarta mulher também tem muito poder – Graça Foster, presidenta da Petrobrás.
A prefeita Fátima Dantas conversou com Ideli sobre a possibilidade de o governo federal financiar projeto de saneamento básico para São Miguel do Gostoso. Ideli pediu para se fazer um projeto e encaminhar para a apreciação do governo.
A ministra também ouviu apelos para que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e os Correios atualizem o nome oficial da cidade – até hoje, estes órgãos ainda registam São Miguel de Touros em vez de São Miguel do Gostoso, que é o certo.
Hildemar Peixoto, que coordena o PT local e é o atual secretário municipal de Agricultura e Pesca, falou sobre a possibilidade de financiamento do governo federal para a extensão da adutora que leva água da Lagoa do Boqueirão até São Miguel do Gostoso.
O secretário municipal também falou  sobre a idéia de São Miguel do Gostoso se transformar em município agroecológico. A produção de produtos hortifrutigranjeiros, de origem orgânica (sem agrotóxicos), abasteceria a rede de restaurantes e residências da cidade.
Enviar projetos

A ministra pediu que todos as reivindicações fossem encaminhadas ao governo por meio de pedidos formais ou projetos. A deputada Fátima Bezerra ficou de fazer a ponte para que estes projetos sejam entregues às respectivas pastas ministeriais.  
Ideli Salvatti se hospedou na Pousada dos Ponteiros e gostou muito de São Miguel do Gostoso. Disse ter ficado impressionada com o turismo local, em especial com a presença de turistas de vários Estados brasileiros e de muitos países estrangeiros.
A ministra também elogiou muito a gastronomia local. “Fiquei impressionada como se come bem nesta cidade. Fui a vários restaurantes e em todos comi muito bem”, afirmou. Os familiares da ministra também elogiaram muito o turismo da cidade.
Foi a primeira vez que Ideli esteve em São Miguel do Gostoso. Disse ter ficado curiosa em conhecer à cidade devido às muitas reportagens que viu sobre o turismo local.
“Isso aqui é uma maravilha. O turismo pode ajudar muito a cidade a se desenvolver”.
No final do jantar da sexta-feira, a prefeita Fátima Dantas presenteou a ministra com uma cédula de Dois Gostosos – a moeda local, criada pelo Banco Popular de São Miguel do Gostoso. Ideli agradeceu e disse que levaria a cédula como lembrança.
Além da prefeita, da deputada Fátima Bezerra e de Hildemar Peixoto, também estavam presentes o vereador Jubenick, primeiro representante do PT eleito em São Miguel do Gostoso. João Eudes, outro líder do PT, também estava presente.
Apesar da visita da ministra ter sido de lazer, foi importante seu contato com a prefeita, a deputada Fátima Bezerra e representantes do PT local. Durante o jantar, foi feito um relato sobre a economia local e das principais necessidades e carências do município.
Nos links abaixo, mais informações sobre a atuação da ministra Ideli Salvatti.

17 comentários:

  1. que bom que a ministra gostou de sao miguel tenho certeza que ela ficou segura na pousada pois lá tem vigia mas nós moradores ainda estamos com medo dos bandidos que andam por aí entrando nas casas durante a madrugada tá na hora de termos mais segurança isso é um direito que temos.

    ResponderExcluir

  2. Este comentário chegou hoje ao noBalacobaco, mas houve problemas na sua publicação. Agora ele está sendo republicado. Espera-se que a polícia tome as devidas provicências para evitar este tipo de bagunça - de alto risco para a população - nas ruas da cidade. Veja a seguir o comentário enviado por um anônimo:
    "hoje mais uma vez os motoqueiros fizeram exibiçoes na rua das ostras dessa vez foi o Adriano marcineiro que anda em alta velocidade na moto e vive empinando pra se mostrar tá na hora da policia falar com esses baderneiros e acabar de vez com essa bagunça".

    ResponderExcluir
  3. Emanuel Neri comenta.
    O jantar da última sexta-feira, em São Miguel do Gostoso, com a ministra de Relações Institucionais do governo federal, Ideli Salvatti, rendeu duas notas na coluna Painel de hoje (segunda-feira), da Folha de S. Paulo. A nota cita a prefeita Fátima Dantas. Registre-se que o Painel é a coluna política mais lida no Brasil.
    Vejam a íntegra da nota:
    Ai, que gostoso!

    "No último dia do feriado de Carnaval, em São Miguel do Gostoso (RN), a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) participou de um jantar em que estavam políticos do PT e a prefeita da cidade, Fátima Dantas (PMDB).

    Depois do café, a ministra posou ao lado da prefeita e fez um pedido:

    -Agora, mandem a foto para o Henrique [Henrique Alves (PMDB)], com meu apreço.

    A prefeita respondeu com outra brincadeira. Presenteou Ideli com dois gostosos, a moeda local criada para fazer com que o dinheiro circule só na cidade".

    A outra nota, também do Painel da Folha, fala da provável "dobradinha" na eleição de 2014 na chapa composta por Garibaldi Alves (governador) e a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), que estava presente ao jantar com a ministra em São Miguel do Gostoso. A dobradinha tem o apoio da presidenta Dilma Rousseff.

    ResponderExcluir
  4. È dessa vez que Garibaldi Alves vai perder nas próximas eleições para o Governo do Estado, porque do outro lado temos Vilma Maia, Robson Farias e com o apóio total do Prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves.

    ResponderExcluir
  5. Hoje o PT de Gostoso está bem mais a frente dos outros partidos do nosso Município, e olha que essa turma se dedica e muito nas melhorias do Município, segundo comentários que rolam no Município o PT terá forte candidato a Prefeito já nas proximas eleições em 2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mal conseguiram eleger um vereador.. kkkkkkkkk

      Excluir
    2. Vc é burro ou só mal informado..kkkkkkkk

      Excluir
  6. NA PROXIMA NÃO TEM PARA NINGUÉM VAI DÁ OPOSIÇÃO, BASTA DE TANTAS PROMESSAS SEM SEREM EXECUTADAS, E UMA SÓ FAMÍLIA NO PODER, O POVO QUEREM MUDANÇAS.

    ResponderExcluir
  7. o pt com um líder como senhor Hildemar não vai passar de um vereador ele quase mata seu vizinho por causa de um tijolo que botou de lado de seu terreno imagine um homem desse com poder ia virar uma ditadura porque Emanoel você não é o presidente você tem competência Hildemar é rancoroso Emanoel para presidente do pt eu estou com você Emanoel Neri competência segurança e mais legal Hildemar fica fora né do nosso pt do lula e da Dilma !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuel Neri comenta: o comentário acima é pura provocação. Não sou filiado a nenhum partido político e meu domicílio eleitoral sequer é em São Miguel do Gostoso - voto em São Paulo, onde morei nos últimos 30 anos. Portanto, nã existe a menor possibilidade de eu ser - ou querer ser - presidente do PT em São Miguel do Gostoso. As lideranças políticas que dirigem o partido no município conduzem o PT local com muita habilidade e competência. Então o PT de São Miguel do Gostoso está em ótimas mãos. Em tempo: vários outros comentários com o mesmo teor do texto acima chegaram a este blog. Mas, como se trata de pura povocação, não foram publicados.

      Excluir
    2. Só tenho a dizer aos anônimos acima que lamento muito, mas não entramos em debates de picuinhas, rancores, futricas. Procuramos fazer o bom debate: ideias, experiências, problemas, soluções, necessidades e potencialidades de nosso município e região. Assim é a Política para nós...

      Excluir
  8. Hildemar tá se achando o poderoso, tão dando asa a cobra, depois não chorem pelo leite derramado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra mim o pt pode até ter candidato em 2016, tem muita coisa pra acontecer, vamos ver o que vai dar em 2014, a quem diga que vai todo mundo apoiar dilma, até renato, a dispta no municipio vai ser mesmo por governo aqui no estado, vamos com garidalde, robinson de vice, e rosalba do ouro laod,

      Excluir
  9. Emanuel Neri comenta.
    Em seu primeiro dia de trabalho em Brasília, depois de uma semana de férias em São Miguel do Gostoso, a ministra Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, confirmou que vai fazer a ponte com o governo federal para conseguir liberar verbas para o sanemaneto básico de São Miguel do Gostoso - o pedido foi feito à ministra pela prefeita Fátima Dantas. Quem deu a nota com a confirmaçao da ministra foi a jornalista Laurita Arruda. Veja abaixo:


    "Saneamento para Gostoso

    Postado por lauritaarruda | Detalhes | 19-02-2013 as 08:14



    O paraíso de São Miguel do Gostoso deve colher frutos com a visita da Ministra Ideli Salvati.

    Ontem, em Brasília, ela revelou que prometeu ajudar no saneamento da praia. E vai cumprir…

    Read more at http://lauritaarruda.com.br/saneamento-para-gostoso/110136#2HZ7rjcPYDjKmPyf.99"

    ResponderExcluir
  10. Caro Emanuel, escrevo para registrar e agradecer por sua ela iniciativa de acolher em sua casa (com um belo jantar, diga-se de passagem) a ministra Ideli(PT) e assim promover à prefeita Fafá e ao nosso PT local a possibilidade de sensibilizar tão influente figura do governo Dilma sobre os problemas e soluções de São Miguel do Gostoso (como saneamento, abstecimento d´água, dinamização da economia local via fortalecimento e integração da agricultura, pesca, artesanato e turismo).

    Agradecer muito tb à nossa deputada Fátima Bezerra que de tanto falar de seu amor por Gostoso acabou atraindo a Ideli para passar férias aqui, articulou esse importante encontro e, com habilidade, ainda fez a ministra trabalhar um pouquinho ouvindo nossas demandas.

    Dia 15.02.2013, uma noite pra não se esquecer na história do desenvolvimento de Gostoso...!

    ResponderExcluir
  11. Põ meu, querem você no PT de Gostoso!!!O PMDB também está aberto para sua filiação.

    Abrs

    marcos

    ResponderExcluir