quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Carnaval de Gostoso foi animado e diferente. Pontos para prefeita, que proibiu trânsito em praias urbanas



Por Emanuel Neri
Nem melhor, nem pior; apenas diferente. Esta pode ser a expressão que melhor definiu o Carnaval de São Miguel do Gostoso. Aqui não se faz Carnaval com grandes bandas, caríssimas, mas a festa teve a marca da  improvisação e animação espontânea para quem quis brincar.
O noBalacobaco observou os quatro dias de Carnaval – do sábado à terça – nas ruas da cidade. Blocos e bandinhas saíram às ruas cantando marchinhas e frevos antigos, havia grupos de papangus (foto) – tradicionais mascarados – desfilando nas ruas da cidade.
Família ou grupos de amigos faziam sua festa na porta de suas casas. Bastava ligar o  som, por cerveja ou cachaça nos copos e fazer churrascos no espeto. A festa comeu solta também na praia da Xepa, onde houve sempre animados bailes, à noite.
O turista que veio à cidade saiu gostando muito do Carnaval. Quem quis, saiu atrás de blocos ou bandinhas. Quem não quis, preferiu as praias, os restaurantes – ou preferiu permanecer fazendo sua festa às bordas das piscinas das pousadas.
Com quem o noBalacobaco conversou, todos estavam muito satisfeitos. Era opinião quase unânime que São Miguel do Gostoso faz um Carnaval diferente. Nada a ser comparado com a presença de grandes bandas, mas uma festa igualmente animada.
Mas o ponto mais positivo do Carnaval-2013 de São Miguel do Gostoso foi a proibição do trânsito de veículos motorizados nas praias da cidade. Foi um alívio para quem quis passear pelas praias sem correr o risco de ser atropelado a qualquer momento.
É claro que aqui e acolá ainda eram vistos carros nas praias. São os mal-educados de sempre – ou aqueles exibicionistas que teimam em mostrar seus carrões. São uns babacas, pobres idiotas que não sabem respeitar as leis e regras da cidade.
E a regra da cidade é, a partir de agora, proibir o trânsito nas praias urbanas. A prefeita Fátima Dantas deu um grande salto de qualidade ao adotar esta medida. A população quer ver as praias sem veículos – sejam bugues, motos ou quadriciclos.
Teve ainda registros de motoristas que arrancaram troncos que impediam a passagem, para passarem com seus veículos. Mas a população sabe punir isso. Um exemplo? Motos que atravessaram a banda da Madame Chita, no domingo, foram vaiadas.
Outro ponto negativo foi o do proprietário de um terreno, no bairro do Maceió, que se recusou a permitir que o trânsito desviado das praias tivessem acesso á cidade – ou votasse à praias – via seu imóvel. Era uma emergência, mas ele não aceitou.
É que o acesso oficial às praias será feito em uma fazenda logo na estrada que liga a cidade ao distrito do Reduto. Como este acesso não foi ainda aberto, o trânsito passaria provisoriamente por este terreno do Maceió. Mas o proprietário não quis.
dúvidas sobre o verdadeiro dono deste terreno. Seja quem for, trata-se de pessoa egoista, que só pensa no próprio umbigo – está se lixando para o que a cidade quer. Pessoas como esta não pensam no risco que todos correm com o trânsito na praias.
Felizmente a prefeita Fátima Dantas pensa diferente. Ela já informou que vai mandar abrir, após o Carnaval, o acesso pela fazenda da estrada do Reduto, que foi doado por uma família da cidade. A prefeita precisa também adotar outras medidas.
Uma delas é escolher rapidamente um novo espaço para as festas populares da cidade. A praia da Xepa não pode mais suportar estas festas. O barulho até tarde incomoda as pessoas e causa sério transtorno na região central da cidade.
O ideal seria a prefeita criar um novo espaço para que o Carnaval – e outras festas populares da cidade – sejam realizados neste espaço, de preferência mais afastado da área residencial. É uma velha reivindicação de quem mora próximo à Xepa.
De qualquer jeito, o Carnaval da cidade foi ótimo. Aqui e acolà uma ocorrência mais séria. Um motorista, embriagado, avançou sobre um quiosque na praia do Cardeiro. Outro, também embriagado, jogou o carro sobre pessoas. Ambos foram presos.
Mas o Carnaval foi mesmo muito animado. Quem preferiu permanecer na cidade e não optou por festas em outras cidades - bem como os turistas que vieram de fora – todos gostaram muito do Carnaval. Aqui houve festas para todos os gostoso.
São Miguel do Gostoso está achando o modelo ideal para fazer seu Carnaval, que pode, a partir de agora, ter seu próprio lema: Nem pior nem melhor; apenas diferente.

28 comentários:

  1. Bom dia, Emanuel, fico satisfeito do seu comentário, sei que este comentário si deu através de muitas informações de todos. Este carnaval foi diferente, foi melhor que os outros carnavais, em tudo. O gasto da prefeitura foi quase zero, o policiamento foi dez parabens a Policia Militar, tambem quero lembrar que a nossa praia estava tambem sendo monitorada pelos Guarda vidas do bombeiro militar, durante todo o carnaval, o Grupo de Escoteiros Lobos do Mar, ASLIRIOS, enfim toda a população, a soma foi positiva, gostaria de agradecer tambem a pousada casa de taipa, ponteiros, trapia, Creparia da ceicinha, Vereadora Josalete, Joelma, Igreja Assembléia de Deus e outros mais que doaram ou cederam algo para que este evento pudesse chegar a este resultado, tambem em especial a Empresa Serveng.
    Rubens Eduardo
    ADL

    ResponderExcluir
  2. o Transito na praia deve ser proibido em toda a orla de São Miguel, de gostoso até o Tourinho. Lugar de carro é na estrada. Não há necessidade de abrir acesso.

    marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo...Pq se abrir acessos vai ter carros pra trafegar...basta um pé pra começarem a bagunça denovo.

      Excluir
  3. Os seus cometários a respeito do carnaval em Gostoso estavam indo muito bem, contudo você foi infeliz ao sugerir que as próximas festas, tradicionais na cidade, sejam realizadas em um outro espaço afastado que não seja a praia, pois quem reivindica isto não são os moradores nativos de Gostoso, mas os donos de pousadas com o intuito de não perder a clientela. Sendo assim eu sugiro que derrubem ou abandonem suas pousadas e construam outras afastadas da área residencial e da praia da xêpa. Tenho certeza que a POPULAÇÃO de gostoso pensa da mesma forma. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro item infeliz foi com relação ao terreno, pois o mesmo é de propriedade particular, portanto cabe ao proprietario querer abrir acesso provisorio ou nao.

      Excluir
    2. Quem é você para dizer o que os nativos pensam? Eu sou nativa e minha familia não concorda com você, então fale sómente por você ou você é porta voz de todos nós? A população de Gostoso tem personalidade e não pensa de uma forma só como você diz. Sabe de quem é a culpa? é dos nativos que venderam suas terras para os donos de pousada com o olho gordo no dinheiro deles. Agora você manda derrubar o que é deles, muito bem tenho uma idéia, de vez em quando tem pousada a venda, que todos os nativos comprem tudo de volta e coloquem tudo abaixo e Gostoso volte a miséria e a fome sem turista e sem pousada porque foi o que passei na minha infancia sem as tal pousadas que você tanto reclama. Mas se você é de uma dessas familias ou tem parentes que nunca vendeu um pedacinho de nossas terras então deve ter dinheiro e comprar tudo de volta, quem sabe até tirar o nome Gostoso e voltar a São Miguel de Touros. Eu não me presto a ser chamada de nativa,coisa mais feia, e me lembra pobreza. Desculpe gente é que fico com muita raiva dessa gente que não quer o progresso de uma cidade e só pensa em festa e barulho e falar dos outros. Você falou muito bem quem não estiver satisfeito que se muda, posso ti dizer uma coisa os pousadeiros não vão se mudar tão cedo.

      Excluir
    3. muito bem falado Anonimo!!!!
      eu também sou daqui e vejo o progresso da cidade com as nova coisas que estao acontecendo,,,deixa eles comprarem de volta esses terrenos valorizadissimos e derrubarem tudo,são muito ignorantes mesmo.

      Excluir
    4. Emanuel Neri comenta. A respeite de comentário de anônimo, que critica a alternativa de sse ter um lugar mais afastado para as festas da cidade, é importante lembrar:
      1)No final da gestão de José Renato na Cãmara Municipal de São Miguel do Gostoso, no ano passado, foi aprovado projeto com este objetivo. A atitude de Renato, bastante louvável, era para que a cidade tivesse um lugar mais adequado para as suas festas.
      2)Não é de hoje que os moradores da praia da Xepa e proximidades reclamam do barulho das festas locais. Os pousadeiros também reclamam, mas não há nada de errado nisso. As festas tem que ser realizadas em um local mais distante, que não incomodem tanto os vizinhos. É importantíssimo que a nova administração da cidade abarece este projeto e busque um novo local para a realização das festas.
      3)Este leitor pede o fechamento das pousadas. Absurdo, não? Vários outros leitores já contestaram, abaixo, esta maluquice. O que seria de São Miguel do Gostoso sem o turismo? Voltaria o desemprego de antes, a falta de alternativa de crescimento, uma cidade sem rumo e sem futuro. Este tipo de leitor é daqueles que odeiam o desenvolvimento. Fazem parte daquele bloco do "quanto pior, melhor". Felizmente este grupo hoje é minoria. A população consciente quer o desenvolvimento com responsabilidade, que trga oportunidades para todos. Infelizmente ainda tem gente que prefere viver olhando para o passado,sem se preocupar com o fuuro - dele e da população da cidade.

      Excluir
    5. Caro emanoel, não tenho nada contra os donos de pousadas e acredito que melhoram muito no crescimento de Gostoso como um todo pois vem uma grande quantidade de turista para a nossa cidade que trazem coisas boas e tambem ruins, mais cabe a nós moradores de Gostoso ficarmos só com as boas. mais discordo de quem queira tentar tirar as festa tradicionais da praia da chepa pois, São Miguel é muito elogiado pelas prais que tem. Não conheço no litoral norte nem uma praia que tenha um espaço tão bom quanto São Miguel para realizações de eventos. Se tirarmos o carnaval, são joão, festa de emacipação e a festa do padroeiro vamos colocar a onde, pois não temos espaço dentro da cidade e alem do mais estamos crescendo muito rapido e vai surgindo pousadas por todos os lados e ai não da para levar as festas la para as bandas da fazenda nogueira não. Para um ano de 365 dias 8 ou 10 dias de festa não da para matar niguem. Pensem nisso as pessoas que são contra as festa na praia da chepa, não pense só em voces pense nos outros, os que se divertem os que vão trabalhar para melhorar a renda.

      Excluir
    6. exatamente essas festas ja acontecia a muito tempo na praia da xepa porque agora tem que ser em outros lugar se for para o maceió tem pousadas se for pra santo cristo tem pousada se for pro cardeiro tem pousada onde vai ser então quero dizer que isso è normal acontecer festa em um determinado local seja em são miguel , touros macau natal sempre vai morar alguém na rua da festa no bairro da festa no quarterão da festa
      é uma vez por ano ou seja duas no máximo trés então pessoas que moram nesses determinados locais tem que compreender que isso é normal sabendo que não é todos os dias agora me diga leitores de quem é a falta de compressão??
      e sendo que não são todos os moradores da xêpa que querem essa mudança pelo contrario pode pedir uma pesquisa se os interessados desejar que a festa seja em outro local que te digo com certeza que 80% não quer essa mudança la emonoel mora pessoas que lucram com as festividades asim como outros são emcomodado ou deixa de lucrar mais te digo que o grupo que sobrevive com a movimentação da praia da xêpa e maior viu e pede que aconteça uma festa para vender mais justamente por que são poucas as festas que acontece la etão não se pode mudar uma festa por causa de 2 pessoas isso é insignificante

      Excluir
    7. Acho que essas festas vao acabar acontecendo la Cavaco,voces sabem onde fica?depois da Umburana. Kkkkkkkkkk. La nao moara ninguem kkkkkkkk. 365 dias tem o ano, agora contem quatos dias de festas tem? Ridiculo!!!!!!!!

      Excluir
  4. CARNAVAL EM SMG

    Parabens a todos que contribuiram para o carnaval de SMS, tanto o poder público como o privado, uma festa diferente, sem querer competir com ninguem. É o zelo pela coisa pública, ou seja, parabenizar a gestora municipal em saber distinguir os deveres e compromisso e dar prioridades as politicas com a saúde, educação e social, a cidade está mais limpa e mais bonita, com isso trás orgulho para a sua população.
    Parabens a segurança pública pela uma açao ostensiva e competente, deu mais tranquilidade a populaçao, fui domingo a praia do Tourinho, e lá estavam os briosos soldados fazendo o seu dever.
    Trânsito, que bela atitude da prefeita e apoio da sociedade organizada, ainda vi um carro e moto pela praia, mais ação isolada, essa campanha deve continuar a perdurar por todos os 365 dias do ano.
    Por fim, Gostoso está dando exemplo de cidade que cuida do bem de seus cidadões e de quem os visita e esse exemplo deve ser seguida por outras cidades praianas. Em fim Gostoso optou nesse carnaval pela qualidade em vez da quantidade.

    Gilson

    ResponderExcluir
  5. Vamos votar para construir um local de eventos,um estadio,etc onde se possa fazer uma festa a altura de São Miguel e esses que pedem para derrubarem as pousadas ficarão bem frustrados porém ficará bem melhor,já está decretado que quem manda na cidade são os pousadeiros ,de onde vem a fonte de renda da cidade,então vamos cuidar da nossa cidade e continuar ganhando pontos positivos como cualquer cidade civilizada.

    Eulalia Santa Cruz

    ResponderExcluir
  6. GOSTOSO ARRASOU NO CARNAVAL. VOU VOLTAR!!!!!!!!!
    JANE

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Rubens!
    Ficamos gratificados em poder colaborar que o carnaval de São Miguel proporcionasse alegria e divertimento para toda a população de são Miguel do gostoso. Um carnaval voltado para a família gostosense. Resgatando nossas tradições culturais.
    Continuem com o excelente trabalho, e contem conosco para ajudar a solidificar e divulgar São Miguel do Gostoso como um polo turístico de lazer e diversão diferenciados.
    Creperia Cardeiro.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns a população ordeira e pacata de São Miguel do Gostoso. Havia de minha parte, uma certa preocupação em relação às crianças pequenas que estavam na área do show com pais ou parentes, caso houvesse alguma confusão. Felizmente deu tudo certo - com exceção de alguns imbecis, inclusive de fora -, e terminamos o carnaval sem maiores problemas. Obrigado aos PM's que vieram trabalhar em São Miguel pela dedicação, o cuidado com o respeito aos foliões. Apesar de poucos, pareciam muitos, pois pouco descansaram.
    Sub Ten PM J. Edson, Cmt Do Destacameno

    ResponderExcluir
  9. Já cansa a conversa de alguns frustados acerca dos donos de pousadas. Estou à vontade pois não tenho nenhuma pousada, mas esquecem-se da quantidade de empregos que a construção de pousadas gerou? Não veem a mudança de nivel de vida que passou a existir? Sempre os mesmos que devem viver de cesta básica, não querem trabalhar e passam a vida a dizer mal de quem veio para cá morar.à 10 anos uma casa na Av. dos Arrecifes comprava-se por 10/12 mil reais.
    Agora 100 mil e mais. Porque querem vender? Porque venderam? É tudo mau menos o dinheiro dos malvados gringos. Casas de materiais de construção quantas abriram nestes anos?
    Antes de abrirem a cloaca para falarem disparates pensem.
    Jorge Figueiredo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bem Jorge Figueiredo!!,
      este papo já cansou mesmo,eles que comprem de volta as casas e construções e derrubem tudo para ver como a cidade fica e eles continuam vendendo mas amaldiçoando o dinheiro do pessoal de fora.

      Mauricéia

      Excluir
    2. NAO VOU AQUI CRITICAR ESTAS PESSOAS POIS REALMENTE TROUXERAM DESENVOLVIMENTO E TRABALHO AOS NOSSOS MORADORES MAIS TAMBEM TÃO QUERENDO INTERFERIR EM TUDO! VOCES NÃO PODEM QUERER MANDAR EM TUDO POIS JA FAZEM ISSO O TEMPO TODO! VAMOS RESPEITAR PELO MENOS AS FESTAS TRADICIONAIS DE NOSSA COMUNIDADE QUE CONTINUEM SENDO ONDE SÃO!! VAMOS CONSULTAR A POPULAÇÃO E VER ONDE DEVE OU NÃO SENDO REALIZADA ESTAS FESTAS? POIS SE É ASSIM PARA PREFEITO ONDE O POVO ESCOLHE QUEM DEVE ADMINISTRAR O MUNICIPIO ENTAO VAMOS FAZER O MESMO EM RELAÇÃO AS FESTAS!!!

      Excluir
  10. Vejam o Fantástico e o Jornal RN para ver como se critica os paredões de som e os carros circulando nas praias,e a multa que levam, tem uma cidade em São Paulo que tem tolerancia zero para som alto e até apreedem o veículo, isso não é só aqui em Gostoso e sim em todo Brasil. Quanto as pousadas bem feito para esse povo de olho gordo que vendeu suas terras. Quanto a interfirir em tudo é só piada porque como alguém já falou não tem nem 500 moradores de fora em Gostoso e como sabemos quem manda é a maioria que tem o voto. Cadê o povo para fazer valer sua vontade? Se fossem todos que quizessem as festas e barulho duvido que já não teriam ido falar com a prefeita e resolver a situação rapidinho. Com certeza a população aprova tudo que tem sido feito e vale lembrar que quem cala consente. São poucos que reclamam e que vai vencer no final é a maioria mesmo que sendo calada.

    ResponderExcluir
  11. Para o anónimo das 14:20, deixe-me só fazer um pequeno comentário.
    Escreveu " VAMOS CONSULTAR A POPULAÇÃO E VER ONDE DEVE OU NÃO SENDO REALIZADA ESTAS FESTAS?"
    Mas que eu saiba a população já foi consultada, e foi uma consulta para os próximos 4 anos.Em 2016 vai haver nova consulta.Até lá é esta administração que decide o que se deve fazer ou não. A isto chama-se democracia.
    Jorge Figueiredo

    ResponderExcluir
  12. Que história é essa de nem pior nem melhor, apenas diferente, diferente mesmo comparando-se com outros de outras cidades do nosso Estado, precisa-se mesmo é melhorar e muito, pois nossa cidade tem grande estrutura para se fazer um grande carnaval, e quem ganharia com isso seria o nosso povo, empresários, comerciantes e todas as pessoas que colocassem suas barracas durante o período carnavalesco, só assim entraria muito mais dinheiro em nossa cidade.

    ResponderExcluir
  13. concordo plenamente você resumiu tudo
    mais infelizmente a nossa prefeita não pensa nos pequenos

    ResponderExcluir
  14. Carnaval- Nem mais Nem menos" Mais ou menos e bosta de burro que nem e quadrada nem e redondo!" Pra mim o carnaval foi 10!!!!!! So nao concordo com essa idiotici de mudar as festas tradionais da praia da Xepa.

    ResponderExcluir
  15. É VERGONHO ENTRA ANO E SAI ANO E NÃO SE TEM INVESTIMENTO NO CARNAVAL DA NOSSA CIDADE DO GOSTOSO, QUEM NÃO LEMBRA DURANTE AS COMEMORAÇÕES DA VITÓRIA DA PREFEITA ELA PROMETEU EM PALANQUE EM FRENTE A SUA CASA QUE TERIA TRIO ELÉTRICO NAS RUAS DA NOSSA CIDADE, MAS ISSO NÃO ACONTECEU, É MUITO FÁCIL FAZER PROMESSAS, MAS QUANDO CHEGA A HORA DE AGIR TUDO FICA DIFÍCIL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ?????

      Trio elétrico?

      Nunca ouvi a prefeita promoter isso...

      Só pode ser ideia imbecil do nosso prefeito renato..

      É 55!!!

      kkkkkkkkkkkkk

      Chora pardal

      Excluir
  16. Olha imbecil só pode ser quem muitas vezes faz vistas grossas a alguns fatos prometidos pela classe política, não sou pardal e muito menos votei em Renato, citei só o que foi prometido e não aconteceu, muita gente sabe disso porque escutaram ,e a você anônimo faltou você tirar a cêra do ouvido ou estava embriagado ou embriagada.

    ResponderExcluir
  17. PÉSSIMO CARNAVAL ESSE DE GOSTOSO, UMA CIDADE QUE TEM GRANDE ESTRUTURA PARA FAZER UM GRANDE CARNAVAL A ANOS CONTINUA DO MESMO JEITO, EM OUTRAS CIDADES COM BEM MENOS ESTRUTURA O PODER PÚBLICO MUNICIPAL INVESTE, MAS INFELIZMENTE AQUI É O CONTRÁRIO.

    ResponderExcluir