sábado, 2 de fevereiro de 2013

Banco do Brasil vai reabrir serviço de caixa eletrônico em Gostoso e estuda a possibilidade de abrir agência



De Emanuel Neri
O Banco do Brasil vai, finalmente, reabrir seu caixa eletrônico no centro de São Miguel do Gostoso. Vai também estudar a possibilidade de implantar, a partir de 2014, uma mini-agência na cidade, para oferecer serviços básicos deste banco.
Na última quinta-feira (31/1), a prefeita Fátima Dantas se reuniu, acompanhada de empresários do turismo local, com a direção do Banco do Brasil, em Natal. Paulo Marconi da Silva, superintendente Regional de Varejo, prometeu analisar os pedidos da prefeita de instalação de uma agência na cidade.
O caixa eletrônico do BB local foi explodido, em ação criminosa, em junho do ano passado. De lá para cá, nenhuma ação da direção do BB foi feita para que a agência fosse reativada. Este descaso do BB trouxe muitos problemas para o turismo e a economia da cidade.
Toda a folha de pagamento da Prefeitura é feita pelo BB. Além disso, o banco também paga salários de aposentados e os programas sociais do governo federal. Sem o serviço do caixa eletrônico, estes pagamentos só podiam ser feitos na agência de Touros.
Isso significa que boa parte destas pessoas tinha que se deslocar 25 km até Touros para poder receber seus pagamentos. Quem não ia para Touros, retirava dinheiro em caixas de supermercados da cidade. Foi um tremendo descaso com o cliente local.
Foram sete meses sem que a cidade tivesse caixa eletrônico do BB. Só agora, diante de pressões da nova administração municipal, o banco resolveu restaurar o prédio do caixa eletrônico e instalar novos equipamentos para que se possa sacar dinheiro.
Além da prefeita, empresários do setor de turismo também participaram da reunião com a direção do BB. O turismo local também enfrentava problemas sem o funcionamento do caixas eletrônico. Saques também eram feitos em Touros.
Os empresários do turismo apresentaram números sobre a importância do setor turístico na economia de São Miguel do Gostoso, com 50 pousadas, cerca de 70 restaurantes ou pontos em que se pode comer e geração de 700 empregos direitos.
A receita do setor de turismo – incluindo os serviços de guarderias e escolinhas de kit e windsurfe - gera em torno de R$ 10 milhões por ano. O turismo também impulsiona a economia paralela, como comércio, passeios de bugues e serviços de transfer.
Outra nova fonte de renda da cidade são os parques eólicos que estão se instalando no município. A cidade também abriga pessoal de eólicas de regiões próximas, pelo fato de dispor de ótima infra-estrutura de hospedagem e de alimentação.
São Miguel do Gostoso é o terceiro polo turístico potiguar, atrás apenas de Natal e Pipa. A direção do BB ficou impressionada com o peso do turismo de São Miguel do Gostoso. Estes números podem convencer o banco a abrir uma agência na cidade.
De qualquer jeito, mesmo que ainda demore a implantação de uma agência do BB na cidade, os caixas eletrônicos serão reabertos ainda neste mês de fevereiro.
A prefeita informou que também está mantendo contatos com a direção da Caixa Econômica Federal para tentar viabilizar a vinda de uma agência deste banco para a cidade.

3 comentários:

  1. Importante destacar que o pagamento do funcionalismo publico é todo executado pelo BB, podendo a prefeitura transferi-los para outro banco como no caso da caixa economica.O turismo gera uma grande renda, mas só em periodos de alta estação e o funcionalismo publico é fonte de renda o ano inteiro

    ResponderExcluir
  2. Bco do Brasil

    Está provado que se não tiver pressão e organizaçâo da sociedade nao existe avanço e melhoria para SMG.
    Para o bco do brasil é muito cômodo ficar apenas funcionando em Touros, menor custo, e a população que se desloca-se até o municipio vizinho.
    Na hora em que prefeita juntamente com o setor de turismo ameaçou migrar para outros bcos, rapidamente veio a solução, ou seja aonde estava a acomodação?
    Desse modo, é importante que as conquistas venham de forma organizada, persistente e determinada. Só assim, teremos mais conquista para o bem de todos. Exemplo é a solução para o problema da água para SMG, só com a construção de uma adutora vindo da lagoa do Boqueirão, é uma obra que deve ser feito pelo governo estadual, tendo em vista que o municipio ñ tem orçamento para tanto, todavia se a sociedade estiver organizada mais a câmara de vereadores mais a prefeitura pode viabizar uma emenda estadual ou federal com esse objetivo.
    Por isso esse blog, importante veiculo de comunicação e comprometido com varias bandeiras em prol de uma sociedade mais segura e desenvolvida é que desafio a desencadear uma campanha que a Agua é para todos, infelizmente, hoje, só é para alguns, como já li em materias anteriores.
    Gilson

    ResponderExcluir
  3. O queche do Banco do Brasil da nossa cidade já faz bem um ano que não funciona, e o dinheiro deixa de circular porque muita gente se deslocar para outras cidades, deixando o comércio local no prejuízo.

    ResponderExcluir