terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Trânsito na orla urbana de Gostoso será proibido a partir do Carnaval. É opção pela preservação da vida



De Emanuel Neri
Vamos ver se agora sai. Em reunião na manhã desta terça-feira (29/1), o Comitê Orla decidiu que a proibição do trânsito de veículos automotivos -bugues, motos e quadriciclos - na orla urbana de São Miguel do Gostoso começa no próximo Carnaval.
O Comitê Orla é formado pela Prefeitura, Câmara Municipal, líderes comunitários, ONGs, além do Idema, órgão que controla o meio ambiente no Rio Grande do Norte, e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU).Sem trânsito, as praias da cidade (foto) serão bem mais tanquilas para moradores e turistas.
Baseada em lei que já existe no município, o Comitê Orla adotou uma série de medidas para proibir o trânsito na praia. Uma delas será o bloqueio dos 16 pontos da  cidade que dão acesso às praias. Os bloqueios serão feitos com troncos de coqueiros.
Estes troncos serão retirados de coqueiros que já estejam mortos. Mas três destes acessos – nas praias do Maceió, Xepa e Cardeiro – serão móveis, feitos com correntes, para que sejam abertos para coleta de lixo, ambulâncias ou carros da polícia.
Também foi decidido que serão feitos mapas para explicar aos moradores – e aos turistas que visitam a cidade – os pontos de acesso e saída da praia, que só podem ser feitos fora da área urbana. Placas e faixas orientarão sobre o bloqueio das praias.
Inicialmente a orientação dos motoristas que estejam na orla urbana  – em especial os  que chegam à cidade pela praia, principalmente pela Ponta do Santo Cristo, vindos de Natal e Touros – será feita pelo grupo de escoteiros da cidade.
Paralelamente a isso, a Secretaria do Patrimônio da União vai pedir ajuda à Polícia de Trânsito para que auxilie a cidade nesta tarefa. Para a praia fora do perímetro urbano, haverá trilhas para que veículos tracionados, como bugues, possam trafegar.
Esta trilha já foi feita pelo Idema, SPU e por bugueiros que fazem passeios com turistas para praias próximas. A trilha terá uma distância superior a 50 metros da preamar, para evitar que estes veículos passem por cima de ninhos de tartarugas.
O Comitê Orla também decidiu que a Prefeitura abrirá o acesso no terreno doado pela família Neri. Este acesso fica na estrada que liga São Miguel do Gostoso ao distrito do Reduto. Com isso, o trânsito tem alternativas para sair e entrar da orla urbana.
Enquanto este acesso não for feito, a cidade fica com duas entradas e saídas das praias urbanas. Uma é no início da Ponta do Santo Cristo e o outro é no final do bairro do Maceió, por meio de um terreno desocupado.
Nestes dois locais, haverá placas de indicação para entrar e sair da cidade.
Também ficou definido que a Prefeitura convocará bugueiros e agências que alugam  bugues e quadriciclos para reunião, na próxima quinta, dia 31, também na Câmara Municipal. Guarderias de kit e windsurfe também serão convocadas para a reunião.
O Comitê Orla quer que bugueiros, agências e guarderias se envolvam na proibição do trânsito nas praias, orientando seus clientes a não trafegarem na orla urbana. As pousadas também serão orientadas a informar aos hóspedes sobre esta proibição.
Está tudo pronto para que São Miguel do Gostoso implante uma medida que será histórica e importantíssima para a segurança da população e o futuro do turismo. Trânsito na praia representa altíssimo risco de atropelamentos e outros acidentes.
Agora é aguardar que a Prefeitura feche os acesso urbanos às praias e ponha placas sinalizando que, em São Miguel do Gostoso, preserva-se a vida – por isso, a cidade é uma das primeiras do Rio Grande do Norte a proibir o trânsito em sua orla urbana.

9 comentários:

  1. E as Motos na cidade ????

    ResponderExcluir
  2. Oi Emanuel! SPU é Superintendência do Patrimônio da União e não Secretaria. Só uma observação.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a Prefeitura por mais esta vitória!!!!,
    o povo espera uma ação conjunta de todos os membros envolvidos e que finalmente possamos andar em paz com os nossos filhos pelas praias sem enfrentar o risco de ser atropelados por um desses malucos do volante e atenção especial a Tourinhos que num domingo desses estava uma baderna com os motoqueiros fazendo manobras perigosas no meio dos banhistas.


    Joana Batista

    ResponderExcluir
  4. Eita a cada dia que passa parece mesmo é que o povo se decepcionam cada vez mais, são muitas pessoas que simplesmente ganhavam o salário mínimo, e agora perderam seus empregos, quem diria hem, muitos outros com seus cargos comissionados e agora foram para o corte também, e ainda tem por trás os partidos que a elegeram cobrando cargos para seus eleitores, dizem por aí que até o ex-Prefeito Miguel quer emprego para pessoas de sua família, como se não tivesse nenhum empregado até agora, o povo deve ficar atento ao nepotismo porque se antes tinha agora o time completou.

    ResponderExcluir
  5. Amigos me relataram que havia um carro nesse domingo passado fazendo manobras perigosas e dando cavalo de pau na praia de Tourinhos colocando em risco a vida de crianças e adultos. Emanuel, uma pessoa que faz isso só pode ou estar bêbada ou é louca. Que tal com essa nova lei seca a policia parar o carro e verificar se o motorista consumiu bebida alcoólica e com filmagem ou foto provar depois na justiça que o mesmo estava com alcool no sangue e poderá ser preso. Sonho com o dia que teremos teste de bafômetro por aqui. Um bom Carnaval à todos com muito respeito à vida e meu luto pela a imprudência em Santa Maria.

    ResponderExcluir
  6. I havе bеen ѕurfing online more than 4 hоuгs todаy, уet I
    neveг fоund anу interesting artiсle like
    уouгs. It's pretty worth enough for me. In my view, if all site owners and bloggers made good content as you did, the internet will be a lot more useful than ever before.
    My webpage - Www.Sfgate.Com

    ResponderExcluir
  7. AH, QUE ÓTIMO!MAS TAMBÉM DEVERIA HAVER FISCALIZAÇÃO NO QUE DIZ RESPEITO AOS QUE ANDAM EM ALTA VELOCIDADE PELAS RUAS DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO! GABRIEL NERI É UM DOS PIORES!

    ResponderExcluir
  8. alem do Gabriel que nao respeita o transito e só anda em alta velocidade se sentindo o dono do da nossa cidade.senhor emanuel converse com seu sobrinho e peça a ele pra ter educaçao pelo menos na hora de dirigir tem tambem o filho de Saú o Joao Paulo que vive pinando sua moto que ganhou de presente do pai isso tem que acabar pois já está virando uma baderna peço as autoridades locais que tomem as providênçias pois esses individuos estao com muita liberdade

    ResponderExcluir
  9. TUDO ISSO QUE ELES FAZEM É SÓ GABOLIÇE PARA SE MOSTRAREM.

    ResponderExcluir