segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Reunião do Comitê Orla vai definir proibição de trânsito na praia, a partir do Carnaval. Participe



De Emanuel Neri
Quem for a favor da proibição do tráfego de veículos automotivos nas praias urbanas de São Miguel do Gostoso deve comparecer à Câmara Municipal, neste dia 29 de janeiro, terça-feira, a partir das 8h30, para a reunião do Comitê Orla.
A reunião do Comitê Orla está sendo convocada pela prefeita Fátima Dantas. Espera-se que, finalmente, se encontre o caminho para proibir definitivamente o trânsito nas praias da cidade. Estre trânsito representa altíssimo risco de atropelamentos para quem frequenta as praias.
Faz tempo que o Comitê Orla tenta proibir o trânsito nas praias urbanas da cidade. Além do risco de atropelamento, os veículos causam sérios danos à fauna e flora nativa, em especial ninhos e na desova de tartarugas (foto), que estão ao longo das praias.
Na administração anterior, a Câmara Municipal aprovou a proibição deste trânsito, mas o prefeito Miguel Teixeira não criou meios para que este tráfego fosse proibido. Faltou, por exemplo, bloquear as saídas da cidade que dão acesso às praias.
Agora a prefeita Fátima Dantas dá sinais de que quer proibir este trânsito. Mandou colocar faixas nos acessos de carros às praias, orientando motoristas a estacionarem seus veículos e andarem a pé pelas praias da cidade. É uma campanha educativa.
Ao que tudo indica o começo da proibição do trânsito nas praias será no Carnaval. O grupo de escoteiros da cidade foi treinado para orientar os motoristas que estiverem nas praias. Se o motorista insistir em dirigir nas praias, a polícia será acionada.
Francisco dos Anjos Cardoso, o Tiquinho, que dirige o grupo de escoteiros da cidade, fez treinamento em Natal, junto com duas outras integrantes do grupo (Edivânia Silva e Valderina Lima), para saberem como abordar os motoristas que estão nas praias.
O treinamento foi feito com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Cruz Vermelha. A campanha em São Miguel do Gostoso terá vários focos. Um deles serão crianças, que receberão pulseiras e uma espécie de cartilha/folder com informações sobre o perigo que o trânsito representa para as pessoas que estão nas praias.
“Praia Segura” é o nome da campanha. Crianças orientarão os pais a não dirigirem seus veículos nas praias. Além disso, mais de 40 escoteiro, de 11 a 17 anos, estarão nas praias abordando os motoristas e pedindo para que eles não trafeguem na orla.
O destacamento da Polícia Militar da cidade também ajudará nesta tarefa. Será acionado caso motoristas – de motos, carros e quadriciclos – não quiserem retirar seus veículos das praias. Se houver desrespeito, os veículos podem ser apreendidos.
É importante que a população de São Miguel do Gostoso apoie esta campanha. Praia não é lugar para tráfego de veículos, pois representam alto risco de atropelamentos. Carros foram feitos para trafegarem nas estradas ou na vias públicas das cidades.
A ONG Amjus também vai colaborar com a campanha para acabar com o trânsito nas praias urbanas. Nas ruas da cidade, os motoristas também serão orientados a não trafegarem nas praias. Todos receberão folders alertando para o risco de acidentes.
Que bom que a nova administração da cidade esteja alerta para este grande problema. A prefeita Fátima Dantas marcará positivamente sua administração com esta iniciativa. Tirar o trânsito da praia é ter uma cidade mais segura para todos.
Além de representantes da comunidade e de ONGs, o Comitê Orla também é integrado por representantes dos vereadores e da Prefeitura. Também participam o  Idema, órgão do meio ambiente do RN, e a Secretaria do Patrimônio da União.
O Comitê Orla precisa do apoio da população para, junto com Prefeitura e órgãos representativos da cidade, proibir definitivamente o trânsito nas praias de São Miguel do Gostoso. É uma grande vitória de uma cidade que quer crescer com organização.

5 comentários:

  1. Bom dia, ja existe um envolvimento da população e dos poderes executivo e legislativo, ja existe uma lei federal que é a 7661 PNGC, Emanuel a reunião de terça dia 29 é justamente para definir o plano de trabalho, apresentação dos novos componentes e definirmos metas trabalhos para a proibição/ajuste ou outra nominação, ok. Ja existe um trabalho hoje (2013) com faixas, os escoteiros, o seu blog e demais populares, sabemos que não basta. A PMSMG tem a doação do espolio Néri para que seja feito desvios, tem como bloquear as 11 saídas da cidade que dão acesso às praias, enfim temos que fazer a coisa acontecer, sair do papel, por isso contamos com esse veiculo de comunicação para que mais possam si envolver e sermos fiscais. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, não poderei comparecer a reunião mas me coloco à inteira disposição para citar meu nome e da Mi Secreto como apoiadores ferrenhos do NÃO TRÂNSITO NA ORLA URBANA de São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
  3. Convoco à todos como moradora de Gostoso para apoiarmos no que for necessário para que esta ação aconteça e a lei seja respeitad além dos bloqueio as praias. Que ninguém tenha argumentos contra porque estamos protegendo vidas. O que aconteceu em Santa Maria com os jovens poderia ter sido evitado. Agora é tarde, vidas não podem voltar e que isso sirva de exemplo para nós aqui de Gostoso. Gostoso lute pela vida!!! Quem ler este blog e não é daqui faça o mesmo em sua cidade, o Brasil não pode continuar um país sem respeito à vida e sem lei.
    Joseane

    ResponderExcluir
  4. É melhor previnir do que remediar, parabens a todos por essa iniciativa, vamos preservar a vida de todas as pessoas que frequentam as praias de SMG, só assim evitamos de chorar por uma morte prematura de um entequerido.

    Não é só preciso ser a favor, e sim participar dessa campanha, homens e mulheres com seus filhos, a sociedade atraves de suas organizaçoes, a esse blog que sempre foi um batalhador em defesa dos interesses do cidadão, e dá prefeita Fatima que está mostrando vontade política por uma cidade melhor e mais segura.

    Se cada um fizer sua parte, vamos ter um municipio dando exemplo de cidadania para todos os riograndenses do norte.

    Ainda bem que temos várias pessoas destemidas e determinadas, Emanuel é uma delas, Baracho outra e tantas outras, a defender bandeiras: da segurança, contra o barulho, da saúde, do emprego e renda para a populaçao, de uma cidade mais limpa e mais saudável para todos que vivem nesse lugar chamado "GOSTOSO".
    Gilson

    ResponderExcluir
  5. A polícia precisa ficar mais atento, no dia 27/01/2013 por volta das 23:00horas rapazes com uma caixa de som ouviam musicas, dançava e fumava maconha no quiosque da praia da xepa que fica em frente ao piso da antiga quadra na praia de xepa, depois usaram a cobertura do restaurante de Claudio que tava fechado para da continuidade a dança e fuma maconha livre mente, a polia passou por lá viu e nem para uma abordagem eles pararão, alem do som alto, as danças indecentes, no local tinha mães com filhos menores (pelo menos até enquanto eu tava lá não vi a policia aborda nem pedir baixar o som)

    ResponderExcluir