quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Prefeita de Gostoso reúne secretários e tira dúvidas do setor de turismo; BB vai reabrir posto da cidade



De Emanuel Neri
Foi muito proveitosa a reunião desta terça-feira (22/1), entre a prefeita Fátima Dantas, seu secretariado, e o segmento do turismo. Quem compareceu à reunião  saiu convencido de que a nova gestão é mais transparente e está mudando a cidade.
Durante mais de duas horas, a prefeita e seus secretários apresentaram aos empreendedores de turismo tudo o que está sendo feito para que a prefeitura preste melhores serviços à população e aos turistas. Havia cerca de 80 empreendedores presentes. Todos saíram satisfeitos com a reunião.
A reunião foi dividida em cinco blocos. No primeiro, representante da ABIH (Associação Brasileira da indústria Hoteleira) explicou o que a entidade pode fazer  para consolidar o destino turístico São Miguel do Gostoso (foto). Houve questionamentos à eficiência da ABIH.
Em seguida, a secretária de Turismo, Christiane Alecrim, apresentou os seis pontos que seriam tratados na reunião. Veja estes pontos:
- Serviços bancários e atendimento ao turista.
- Segurança, trânsito na orla e paredões de som.
- Projeto de duplicação da entrada da cidade.
- Vigilância sanitária e combate a endemias.
- Limpeza Urbana
- Estruturação do esquema de tributação e arrecadação
Cada secretário fez uma apresentação sobre o que está sendo feito em sua respectivas áreas de serviço público. As dúvidas dos empresários eram respondidas pelo apresentador de cada segmento. Nenhuma pergunta ficou sem resposta.
Em relação aos serviços bancários, tanto Bradesco como Banco do Brasil prometeram ampliar seus serviços de atendimento ao cliente, inclusive para saques de cartões internacionais de turistas estrangeiros. Houve forte questionamento aos dois bancos.
Em relação ao Bradesco, cobrou-se mais segurança para que se evite clonagem de cartões internacionais. Já o Banco do Brasil foi bastante questionado pelo fato de não ter ainda recuperado seu caixa eletrônico da cidade, explodido por ladrões há mais de seis meses.
O gerente do Banco do Brasil de Touros disse que, até o final de fevereiro, o posto de serviço do banco voltará a funcionar. A prefeita já marcou reunião com a direção do banco para tratar da vinda de uma mini-agência do BB para a cidade.
No caso do tráfego na orla, a Prefeitura acredita que, a partir do Carnaval, já estará fiscalizando este tipo de trânsito. O grupo de escoteiros da cidade está fazendo treinamentos para abordar os motoristas que estejam dirigindo nas praias.
Também estão sendo tomadas novas providências em relação à segurança pública e dos paredões de som que infernizam a vida da população. Os empresários pediram melhor controle do tráfego na cidade, em especial o de motos dirigidas por menores.
A duplicação da entrada da cidade ainda vai demorar um pouco para ser concluída. O projeto anterior, da administração passada, não previu algumas etapas da obra, entre elas a remoção de postos da Cosern. Sem isso, a via não pode receber pavimentação asfáltica.
A vigilância sanitária da cidade está sendo retomada. Pousadas e restaurantes serão fiscalizados e receberão selo de qualidade de alimentos e higiene na manipulação de alimentos. Haverá vacinação de cães e gatos e rigoroso controle de focos de dengue.
A limpeza urbana criará calendário para a coleta de lixo nas ruas da cidade. A coleta de galhos de podas de arvores só será feita às quartas-feiras. Haverá mais rigor com a limpeza de terrenos vazios – proprietários serão notificados e obrigados a limpá-los.
Os responsáveis pelo setor de tributação e arrecadação fizeram um apelo para que todos paguem seus impostos. Todos os alvarás de funcionamento de estabelecimentos comerciais e turísticos serão analisados para checagem de todas as exigências legais.
Foi, sem dúvida, uma demonstração de transparência. A nova administração sinalizou  que apoiará integralmente o turismo, com quem quer trabalhar em parceria, mas quer também que o setor se adapte a regras e normas de qualidade da Prefeitura.
Pontos para a nova administração que está tratando a cidade –e aí incluindo o setor turístico, maior fonte de renda e emprego local – com seriedade e profissionalismo.

9 comentários:

  1. Ótima notícia! Parabéns a nova administração da cidade!

    ResponderExcluir
  2. Agora é torce para que aconteça, são pontos fundamentais para um início de uma gestão, a nossa cidade estava no abandono deixada pela administração passada que se dizia do Trabalho e Compromisso, mas não foi isso, como todo mundo sabe o queche do Bando do Brasil está a quase um ano sem funcionar, a cidade estava suja pois a limpeza estava precária, a saúde abandonada, como também deixou a duplicação da entrada da cidade e a Unidade Mista de Saúde sem ser concluídos, e outros restos a pagar, com todas essas pendências deixadas pela a administração passada, a Prefeita Fafá pegou uma barra pesada pela frente, e agora tendo que arcar com despesas da gestão passada, dinheiro esse que agora serveria para muitas melhorias e compromissos dela com o povo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Fafá. Agora sim a gente vai ver as coisas acontecer na nossa linda cidade que tava abandonada. To muito feliz porque nossa prefeita esta mostrando desde o início da adiministrassão que veio pra fazer a diferença com muita fé em Deus.

    ResponderExcluir
  4. Tá mais do que na hora dos senhores empresários pagarem seus impostos. Já que nem todos os fazem corretamente. Existem pousadas aqui que podem ser fechadas devido o não pagamento dos impostos. Mas querem cobrar, cobrar... não é mesmo? VER-GO-NHA senhores. Isso é uma VER-GO-NHA!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Quem não lembra quando o ex-Prefeito Miguel assumiu, rasgou por onde andava que tinha ficado contas á pagar, folha de funcionários é uma coisa porque o Município é quem fica devendo, agora deixar obras inacabadas á pagar é brincadeira, quem te viu quem te ver, e agora anda bem caladinho, fala alguma coisa homem.

    ResponderExcluir
  6. GENTE VAMOS RESOLVER UM PROBLEMA BEM MAIS CRÍTICO QUE É O PROBLEMA DA ÁGUA AQUI EM NOSSA CIDADE, HOJE NÃO TINHA UMA GOTA ÁGUA SE QUER CAINDO NA TORNEIRA , ISSO SEM FALAR QUE A CAIXA JÁ ESTÁ SECA , AÍ EU PERGUNTO VAMOS FAZER O QUÊ ?? FAFÁ TOME PROVIDENCIAS RÁPIDO SOBRE ESTE ASSUNTO.

    ResponderExcluir
  7. fiquei feliz em saber que o caixa eletronico do BB vai reabrir porque em dia de pagamento da prefeitura é um sufoco muitas vezes temos que ir a Touros e isso é muito complicado faz agente perder tempo.

    ResponderExcluir
  8. gostaria que o grupo de endemias visitassem as casas que estao fechada pois com certeza tem foco de dengue existe uma casa proxima a casa de melque na lateral da chica pitanga que pertence a Tatiane que está fechada a varios meses e está servindo de ponto de uso de drogas peço a policia que passe sempre por lá pois durante o dia tem usuários usando o espaço para se drogar e isso é perigoso existe muito lixo e até resto de moveis na frente da casa é preciso que haja uma limpeza por toda área para evitar doenças. desde de já agradeço as autoridades competentes.

    ResponderExcluir
  9. o problema da água é lamentável exista pessoas que estao colocando bomba na propria rede do SAAE isso é contra a lei mas estao fazendo isso tem certeza que há bombas queimadas pór isso essa falta de agua tambem é bom a senhora prefeita observar se o senhor Marcos de luis Dodõ está trabalhando pois ele tem sido visto por varias vezes passeando na cidade e deixa tudo por conta do outro funcionario o almir e nao cumpre seu horario de expediente deixando o SAAE entregue as baratas tem que pegar no pé desse diretor do SAAE antes de saber o motivo da falta dágua pois muita gente tá colocando a culpa na prefeita e nao sabem que o responsável pelo SAAE é o Marcos de luis dodô e cabe a ele parar de preguiça e trabalhar e mostrar responsabilidade pois quem já trabalhou com ele conhece a vida mansa que ele quer ter isso nao pode continuar pois estará prejudicando a populaçao e funcionario que nao trabalha deve ser extinto pois tem muita gente sofrendo com esse calor e nao tem agua para o banho.

    ResponderExcluir