sábado, 5 de janeiro de 2013

População se organiza para vigiar e denunciar os "paredões" e o som alto; polícia dá "batida" na Xepa



Por Emanuel Neri
De todo os desafios da nova administração de São Miguel do Gostoso, dois também precisam ser incluídos nas prioridades da prefeita Fátima Dantas. Um deles é o trânsito na orla urbana da cidade, que está cada vez mais intenso – e perigoso.
O outro desafio é criar alguma forma de disciplinar o som altíssimo, na grande maioria em carros usando os chamados “paredões” (foto acima), que infernizam a cidade e deixam o cidadão inconformado com o abuso de quem acha que pode tudo.
Usar som alto, estourando os ouvidos de vizinhos, é um tremendo desrespeito à população. E é crime. Leis brasileiras proíbem este abuso. Por isso a polícia de São Miguel do Gostoso está cada vez mais atenta a pessoas que fazem esta terrível baderna na cidade.
Em comentário publicado no último post deste blog, a respeito da entrega da nova viatura policial à prefeita, um leitor falou de a população se armar de câmeras e celulares para tirar fotos dos carros com “paredões” para pôr na Internet.
Esta idéia já está rolando em Natal e em outras cidades do Rio Grande do Norte. Quem abusar do som alto, vai parar no Twitter, Instagran e Facebook – se for comerciante, o responsável pelo som alto passa a sofrer boicote da população.
Em São Miguel do Gostoso, têm comerciantes – ou seus filhos – que abusam do som alto. Um supermercado da cidade, que faz campanha de rua em carro de som altíssimo, está no foco de muitos clientes, que querem boicotar o estabelecimento.
Já os carros na praia são uma praga do exibicionismo de gente ridícula que quer mostrar seus carrões. Além de exibicionistas, estas pessoas são também irresponsáveis por estarem pondo sob riscos a vida de pessoas que estão na praia.
Da mesma forma que o som alto, o trânsito em praias urbanas também é proibido por lei. A prefeita Fátima Dantas precisa entender que prioridade de uma administração também é estar atento a desrespeitos contra moradores e turistas.
Fazer uma boa administração não é só, por exemplo, melhorar a saúde e a educação e recolher o lixo no dia certo. Boa administração também é zelar pelo bem-estar dos moradores da cidade – e o som alto e o trânsito na praia se incluem nesta questão.
A nova polícia de São Miguel do Gostoso tem estado bem atenta para o excesso de som na cidade. Até mesmo o Gostoso Casa Show, na avenida dos Arrecifes, que abusa do som alto, tem sido alvo de visitas policiais, que vistoriam também outras questões.
Outro ponto onde a polícia tem dado “batidas” é a Praia da Xepa. Quando acaba o baile do Gostoso Casa Show, muitos carros descem para a Xepa e ligam o som de seus  carros em volume altíssimo.  A polícia tem aparecido por ali todas as noites.
Os bailes do Gostoso Casa Show também tem preocupado a polícia. Além do volume alto do som – e de quase sempre terminar por volta da 1 hora da manhã -, há presença de menores no ambiente e de outros tipos de suspeitas de irregularidades.
É claro que tem que haver lugares como o Gostoso Casa Show para a população se divertir. Mas estes estabelecimentos têm que funcionar respeitando as leis, que proíbem som alto funcionando até tarde, além da presença de menores bebendo.
Faz tempo que o Gostoso Casa Show desrespeita os limites de som, prejudicando vizinhos que só podem dormir depois que o barulho ali acaba. Além disso, o estabelecimento é vizinho d igrejas e está a menos de 100 metros do posto de saúde.
Este blog está à disposição da população de São Miguel do Gostoso para denunciar este tipo de abuso – seja o do Gostoso Casa Show, dos “paredões” que infernizam a vida das pessoas e de motoristas que insistem em trafegar na orla urbana da cidade.

11 comentários:

  1. A questão do som alto e do trânsito de veículos na praia são bastante complicadas. Apesar de ambos terem leis específicas que regem suas condutas, é preciso que o poder público local também se mobilize para fiscalizar e cobrar com mais rigidez esses casos.
    Não basta apenas fazer filmagens ou bater fotos com os celulares, ou então, ligar para a polícia dizendo "tem um carro aqui com som alto... tem carros trafegando nas praias". Se for o caso, a prefeitura através da câmara dos veriadores, criarem uma lei própria do município, onde a violação dessas leis gerem multas pesadas que doam nos bolsos dos que transgridem as leis e perturbam o sossego alheio. " A PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO ALHEIO É CRIME".
    Se a população não se unir e cobrar dos seus governantes, nada poderá ser feito de melhor. Fiquei sabendo que a viatura nova " que por sinal é muito bonita", praticamente não poderá ser usada para fazer a fiscalização nas praias da cidade devido ela não atender a alguns detalhes específicos como por exemplo: ela era pra ter tração nas quatro rodas para rodar nas praias, e não apenas tração em duas rodas.
    Cobrem de seus governantes para que seja feita uma campanhã informativa, onde desde o início da cidade ajam placas informando a respeito do uso do som e do tráfego de veículos nas praias, pessoas percorrendo por todas as ruas, casas, bares e restaurantes da cidade, etc... fazendo entregas de panfletos, e orientando a população local, assim, como os turistas que estão na cidade.
    Aos bares, restaurantes, e casa de show, uma regulamentação quanto ao uso e ao volume do som e principalmente a proibição do uso de som de carros em seus estabelecimentos. " ISSO NÃO É DIFÍCIL DE CONSEGUIR, BASTA TER INTERESSE, BASTA PROCURAR AS PESSOAS CERTAS. NÃO É MESMO?".
    E o principal de tudo: ter pessoas qualificadas para fazer a fiscalização de tudo isto, só a polícia não consegue fiscalizar tudo sozinha.
    A prefeitura tem que se comprometer a ter pessoas ou funcionários preparados e qualificados e com poder para auxiliar a polícia para que sejam cumpridas as leis na cidade.


    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário anterior. Existe um termo de ajuste de conduta que pode ser imposto aos proprietários de estabelecimentos com o ministério público, onde entre outras tem pontos interessantes e importantes como responsabilizar judicialmente não só o proprietário do veículo como também o dono do estabelecimento que permite o uso abusivo dos sons automotivos, também o proprietário deverá colocar placa medindo 1 metro por 50 cm em local visível proibindo o uso de som automotivo naquele local. Existe também a questão de que os prejudicados geralmente não querem se expor, preferindo serem perturbados por seus "conhecidos ou colegas" que denunciá-los, se a população não tomar uma atitude contra esses abusos não haverá solução, existe a lei, existe a polícia, mas é preciso exister as vítiimas para se fazer o serviço. Sem vítima não existe crime.

    ResponderExcluir
  3. Como a viatura nova que chegou não é traçada, seria melhor contratar burros e cavalos para os policiais fazerem as suas buscas, que bacana hem? o tráfico é grande em nossa praia, e o transito de veículo continua cada vez maior, será possível que as coisas não se relizem em nossa cidade, ou é só promessas e comentários, gente o que falta é investir na segurança do nosso Município e da nossa cidade principalmente, em relação ao transito na praia, a administração atual poderia colocar certos funcionários que ganham sem trabalharem para fazer esses trabalhos, agora sem fiscalização tudo vai continuar do mesmo jeito, é preciso que se tomem as providências.

    ResponderExcluir
  4. MUITAS PESSOAS FALAM DO CLUBE DE CLÉSIA QUE O SOM E ALTO ,MAIS NUNCA PRONUNCIARAM SOBRE O ESTABELECIMENTO DE SEBA QUE TAMBÉM POR SUA VEZ O SOM é ALTO, POIS EU JÁ ESTIVE LA E SEI . ACHO QUE é PORQUE EM SEBA SÓ VAI PESSOAS QUE TEM MUITO DINHEIRO E PODEM FAZER O QUE QUISER PORQUE EM GOSTOSO é ASSIM SÓ MANDA QUEM TEM .OUTRA COISA ,SE ENTRA DE MENOR NO CLUBE , A CULPA NÃO é DE CLÉSIA E SIM DOS PAIS QUE DEIXAM SEUS FILHOS SOLTOS NA RUA .

    ResponderExcluir
  5. peço a policia militar que fique atento a motoqueiros que estao diariamente fazendo baderna na rua das ostras eles pinan suas motos e ficam zuando para tirar o sossego dos moradores um deles é o filho do Saú o Joao Paulo que nao respeita os pedetres.isso tem que ser visto pelas autoridades locais pois já faz muito tempo e ninguem faz nada será que vai ser preciso alguem ser atropelado por esse garotos inrresponsaveis para poder a policia agir?

    ResponderExcluir
  6. O GOSOSO CASA SHOW É UM ESPAÇO DE FESTA QUE VEM SENDO MUITO PERSEGUIDO PELOS POUSADEIROS DE GOSTOSO, SE VCS PASSASEM A VENDER SÃO MIGUEL DO GOSTOSO COMO UMA CIDADE NORMAL QUE TEM FESTA E GENTE QUE GOSTA DE SE DIVERTIR NO FIM DE SEMANA OUVINDO MUSICA E DANÇANDO, VCS CERTAMENTE TERIAM MENOS PROBLEMAS, NÃO É JUSTO QUE POR CAUSA DE MEIA DÚZIA DE EMPRESÁRIOS NOSSA CIDADE PARE DE TER ESTES EVENTOS FESTIVOS... É MUITO BOM DIVERTIR-SE E SE VCS NÃO GOSTAM DESTE TIPO DE DIVERSÃO E DO GOSTOSO CASA SHOW NÓS MORADORES DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO GOSTAMOS E MUITO, PARA NÓS MORADORES ESTÁ SENDO UM MARTÍRIO ATURAR ESTE POVO QUERENDO MUDAR NOSSOS HÁBITOS, MAS SAIBAM QUE VCS NÃO VÃO CONSEGUIR ESTA FAÇANHA NUNCA, POIS NÓS MORADORES UNIDOS LUTAREMOS PARA QUE OS NOVOS MORADORES DE GOSTOSO, NÃO DESTRUAM ATÉ O NOSSO MODO DE VIVER!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza muito religioso não gosta do forro e não é só pousadeiro não, voces acha que todos os moradores dessa cidade gosta daquilo? Faça o favor!!

      Excluir
  7. O QUE DEVERIA SER FEITO EM RELAÇÃO AO TRÂNSITO NA PRAIA , SERIA UMA COISA BEM SIMPLES QUE EU VÍ EM UMA CIDADE , A PREFEITURA COLOCOU CORRENTES FIXAS EM TODAS AS SAÍDAS DAS PRAIAS AONDE NEM SAI E NEM ENTRA VEÍCULOS, E AOS QUE TENTASSEM QUEBRAR ESSAS CORRENTES AÍ VIRIA UMA PUNIÇÃO RIGOROSA DA PREFEITURA , ESSA SERIA UMA BOA IDEIA SOMANDO COM OUTRAS QUE A POPULAÇÃO TEM EM MENTE E TAMBÉM PLACAS EM UMA PONTA E OUTRA AVISANDO SOBRE AS CORRENTES DAÍ OS MOTORISTAS DE CARRO OU QUADRICICÚLO E ETC. QUE VINHESSEM PELA PRAIA, SABENDO DISSO SUBERIÃO PELA RUA PRINCIPAL

    ResponderExcluir
  8. ANTES DE FALAR ALGUMA COISA, É PRECISO SABER QUE QUEM MANDA É A LEI. SE ESSES NOVOS MORADORES DE GOSTOSO QUISEREM MUDAR NOSSOS HÁBITOS COMO AS FESTAS TERÃO QUE ESTAR AMPARADOS PELA LEI. O RESTO ELES TEM QUE FICAR QUIETO. VAMOS NOS DEFENDER DELES E SABER AS LEIS PORQUE SE NÃO SABEMOS DAS LEIS COMO VAMOS DISCUTIR COM ELES. QUEM TÁ DO LADO DA LEI TÁ COM A RAZÃO. E NÓS DE GOSTOSO VAMOS ESTAR DO LADO DA LEI E SEGUIR NOSSAS VIDAS COMO SEMPRE FIZEMOS. QUEM RECLAMAR ALGUMA COISA VAMOS MOSTRAR QUE ESTAMOS DO LADO DA LEI E PRONTO.
    JANIEVERSOM

    ResponderExcluir
  9. Eu estou Revoltado com essa nova modalidade marginal ao meu ver!Hoje muitas pessoas ignorantes abusam da comunidade e de pessoas que moram na praça uv 03 2ª Etp no conjunto ceara fica em Forataleza Ceará.
    Lamentavél fato presenciado com desrespeito aos moradores da praça UV-03 pessoas ridiculas sem Escrúpulo !Abusando de forma idiota conportamento de retardado colocando sons com alturas inrelevantes abusivas e desnecessaria em frente a casas de pessoas idosas e casas com recém nascido ,causando transtornos tirando a liberdade e privacidade dos moradores querendo descansar em suas casas em pleno Domingo e aparece um bando de idiotas !Só pessoas estranhas que chegam colocando sons com maior altura em frente das casas sem nêm se quer perguntar se pode colocar pelo menos o carro a frente de sua residências e garagem!

    E ainda fala que terá novamente mais 03 domingos!Por favor!Alguém que tenha conhecimento de leis por favor preciso de orientações para poder tomar providências e evitar que acontece neste domingo 27/01/2003.E pior apoiado por um vereador candidatado pelo conjunto ceará!Ai que da mais raiva.

    ResponderExcluir
  10. moro numa rua que tem excesso de poluição sonora , desde carros com sons muito alto tocando funk com letras que incitam sexo e outras vulgaridades e ainda tem um bar na esquina como se não bastasse com um cantor ao vivo finais de semana que vai as vezes ate as 04:00 da manhã ..não tem condições mal da pra se falar dentro de casa ,televisão , esquece não conseguimos ligar porque nem no ultimo volume conseguimos assistir parace lugar de louco ...não sei mais o que fazer ja liguei para 190 eles passam pra uma gravação que informa que o serviço não é de emergencia e poe um monte de numeros de telefones para voce procurar o orgão competente .neste caso o que fazer ??????ta ficando impossivél ...por favor ajudem me a resolver , acho que esta lei não esta resolvendo nada ...e cada dia mais existem mais abusos e nós cidadão de bem ficamos a merce destes idiotas sem limites

    ResponderExcluir