domingo, 6 de janeiro de 2013

Polícia prende assaltantes da casa de argentino; São Miguel do Gostoso se mobiliza contra onda de crime



Por Emanuel Neri
Um ótimo sinal de que a polícia voltou a agir com eficiência em São Miguel do Gostoso. Na noite deste sábado (5/1), um argentino que mora na cidade, Horácio, foi assaltado à mão armada, em sua casa. Passou horas terríveis de medo e tensão.
Os bandidos chegaram com revólveres e levaram dinheiro e objetos pessoais. Os vizinhos perceberam a movimentação na casa de Horácio e acionaram a polícia. Imediatamente a polícia chegou e horas depois os bandidos já estavam presos.
Na mesma noite, um vereador da cidade teve sua moto roubada pelos mesmos bandidos. A polícia também recuperou a moto. Um dos assaltantes chama-se Merinho e é bastante conhecido pelos moradores. Já havia praticado outros crimes na cidade.
O outro assaltante é de Parnamirim, na Grande Natal, e estava foragido do presídio de João Câmara. Os dois foram presos em Lagoa do Sal, quando fugiam depois do assalto à casa de Horácio. Foram levados, na mesma noite, para João Câmara.
Foi aí que começou uma grande tensão. Até às 10hs deste sábado (6/1), não havia delegado da polícia civil na delegacia de João Câmara para determinar a prisão dos dois bandidos. Havia a possibilidade de os dois serem soltos e voltarem à cidade.
Horácio também foi levado para João Câmara, bem como o vereador que também foi vítima de assalto. Os dois viveram fortes tensões, pois temiam represálias dos assaltantes, caso os dois bandidos fossem liberados. Mais uma vez valeu a união.
Ao mesmo tempo em que os assaltantes ameaçavam ser soltos em João Câmara, em São Miguel do Gostoso houve grande mobilização para que os assaltantes fossem mantidos presos. Participaram deste esforço a prefeita e o Comitê de Segurança.
Desde cedo, os membros do Comitê de Segurança da cidade já tinham disparado telefonemas para o comando da polícia relatando o que estava ocorrendo em João Câmara. A prefeita também participou deste esforço, falando com autoridades.
Graças à pressão a partir de São Miguel do Gostoso, as autoridades policiais do Estado enviaram, de Natal, três agentes da Polícia Civil – inclusive delegado – para  que o Boletim de Ocorrência fosse lavrado e os assaltantes recolhidos à prisão.
Somente por volta de meio dia este drama chegou ao fim e as vítimas – e, da mesma forma, São Miguel do Gostoso - ficaram aliviados com a detenção dos assaltantes. O problema é que há problemas sérios na estrutura da polícia civil do RN.
Nos finais de semana, a delegacia da polícia civil de Touros não funciona – por isso os assaltantes foram levados a João Câmara. Ocorre que a delegacia da polícia civil de João Câmara  também não dispunha de policiais capacitados para fazer a detenção.
Se não houvesse o recolhimento dos assaltantes até o meio dia, havia a  possibilidade de eles serem liberados. Foi neste momento que pesou, e muito, a organização e a mobilização de São Miguel do Gostoso contra a onda de crimes.
A prefeita Fátima Dantas tem dado todo o apoio ao Comitê de Segurança da cidade para enfrentar a criminalidade. Somente nos últimos dois meses, mais de 20 pousadas foram arrombadas – a mesma ocorrência foi registrada em residências.
Esta situação, que era dramática para a cidade - pois além dos transtornos da população local também poderia acabar com o turismo -, houve uma enorme mobilização da sociedade local para que houvesse um enfrentamento desta situação.
Primeiramente, o fato foi divulgado na mídia de Natal e sensibilizou as autoridades a cuidarem mais da segurança de São Miguel do Gostoso. O comando local da PM foi trocado e a polícia passou a agir com muito mais eficiência contra o crime.
Até o Ministério da Justiça foi acionado. O fato é que toda esta melhora se deu graças à mobilização da prefeita e dos integrantes do comitê de segurança. Na última semana, a prefeita recebeu as chaves de mais um carro para reforçar o policiamento.
Outras ações estão sendo adotadas para melhorar o policiamento da cidade. Também estão sendo mantidos contatos com autoridades para se reforçar o policiamento e trazer para a cidade uma delegacia da polícia civil, para investigar a criminalidade.
A prisão quase imediata dos assaltantes que invadiram a casa de Horácio e levaram a moto do vereador só pôde ser feita graças ao esforço da polícia e a mobilização da comunidade. Mas é preciso que esta mobilização da cidade seja permanente.
Você que é cidadão e mora em São Miguel do Gostoso tem obrigação de fortalecer esta mobilização para acabar com a onda de criminalidade da cidade. Ao menor sinal de violência, ligue para a polícia e denuncie os suspeitos de assaltos e roubos.
Muito já foi feito para que São Miguel do Gostoso volte a ter a mesma tranquilidade que sempre foi sua característica. E a cidade já está vivendo um clima bem mais seguro. Mas deve-se ficar sempre alerta, organizado e mobilizado contra o crime.

11 comentários:

  1. É muito imporante disponibilizar à população os contatos da PM LOCAL: 9190-7020 (claro) e 8154-8383 (vivo), nesta batalha contra o crime todos devemos agir ativamente para q a paz e o sessego voltem a reinar em nosso município.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para os que ajudaram o Horácio. Vejam como a população pode ser útil e devemos a esses vizinhos esses marginais terem sido presos, além da prefeita. Vamos nos unir, eu quando posso dou uma olhada pela janela para ver se está tudo bem, e já combinei com meus vizinhos de qualquer coisa estranha a gente se telefonar. Vamos ficar de olho nos comparsas do Merinho, que esse safado não era sózinho aqui e deve ter muita gente ligada a ele, aonde ele morava? quem eram seus amigos e muito mais. Vamos saber quem são esses comparsas e aonde moram para ficar de olho. Bando de safados, tem muito olhinho brechando suas safadezas para chamar a policia. Vão para outras bandas porque a chapa aqui tá ficando quente para vocês.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Emanuel. Essa questão de plantão da polícia civil atrapalha em muito o serviço da Polícia Militar de touros e São Miguel, nos dias da semana após as 17:00 horas não existe plantão, nos feriados é pior ainda, no dia 30 de dezembro em plena véspera de final de ano a minha guarnição efetuou a prisão de dois assaltantes por volta das 16:00 horas, como era final de semana não tinha plantão na DP de Touros, fui orientado a ir para a Delegacia de Muriú, chegando lá com acusados e vítima, a DP estava fechada, já passava das 19:00 horas, após muitos telefonemas e já quase 22:00 horas a central de Natal nos orientou a ir para a plantão zona norte, momento que a própria vítima já cansada assim como nós tb, resolveu desistir e voltar para Touros, tendo que os acusados serem liberados. Esse problema já vem se arrastando a muito tempo, o ministério público sabe, o comando sabe, a secretária de segurança sabe e não tomam providências, fica a PM se desgastando e a população prejudicada.
    Luís Carlos PM de Touros

    ResponderExcluir
  4. Isso só vai parar mais, essa onda de assaltos, quando o primeiro LADRÃO for morto - vamos matar logo o primeiro que isso diminui...

    ResponderExcluir
  5. De certo esse Merinho bandido tem quadrilha aqui na cidade. Esses covardes não agem sózinho e fica aliciando menores e povo sem futuro para entrar na gangue deles. Quem sabe está a resposta de muitos roubos nessas gangues.

    ResponderExcluir
  6. A ter que enfim a policia agiu ,pois faz muito tempo que MERINHO junto com seus compassa a terrorizam são Miguel, que alguns anos a traz era uma cidade tranquila,hoje nos pessoas de bem vivemos a merce desses vagabundos.Outra questão quero enfatiza aqui é as pessoas que andam de moto na cidade de capacete,sei que é uma norma de segurança mas acho perigoso pois acontece muitos casos de roubo e por estarem com o capacete não podemos em identificar quem é a pessoa."Acho que o certo é anda na BR."

    ResponderExcluir
  7. Será que esse Merinho era o chefe dos bandidos daqui de Gostoso, temos que ficar atentos se alguém ficou no lugar dele e quando esse bandido vai ser solto e se vai voltar para cá.

    ResponderExcluir
  8. Sou do Rio de Janeiro e fiquei encantado com São Miguel do Gosoto-RN, que tem na tranquilidade e respeito a cultura local do nativo, além das belezas naturais, seu maior potencial. Parabéns pela iniciativa de mobilização, mas algumas ações demandam esferas federais, como: Ofício ao Ministério do Turismo sobre a falta de infra-estrutura de segurança na região. Comunicação a ouvidoria da Policia Civil do RN a ausência de delegados nos finais de semana. Agendamento da Prefeita com o governo do Estado apresentando os indicadores de assalto, principalmente em unidades hoteleiras, que movimenta a economia local.
    Antecipo que a segurança quando afetada, ela aponta sinais primárias que vão avolumando-se, o que requer medidas rápidas e presença do poder público, para que justiça não seje feita pela população na inoperância da ação do estado.

    SDS ROMULO ALVES

    ResponderExcluir
  9. Chefe que nada cara, ele é um viciado em drogas e ladrão de galinhas,se aconpanhou com um cabra de péia pior que ele e agora dançou, seria bom que ficassem muitos anos na cadeia, mas isso é difícil porque ladrão não tira muito tempo preso não, daqui a alguns dias vai está solto para fazer tudo novamente, agora aqui em Gostoso existe muito mais vagabundos perigosos do que ele, e enquanto não mudarem o código penal Brasileiro, digo as leis, nada vai melhorar para que nós tenhamos mais segurança em nosso país.

    ResponderExcluir
  10. Sou Cristiane Freitas ,sou de Guarulhos Sp,estive em Sao Miguel em outubro de 2012,adorei a cidade,as praias,pessoas, mas senti falta de policiamento. Estive em jericoacoara em 2011 e la existe policiamemto ostencivo e tem um porem o acesso a jeri e dificil e existe um bom policiamento, pensem com carinho qr voltar e encomtrar o mesmo sossego. Abracos

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Sr. Emanuel.....Infelizmente ouví dizer que o bandido Merino e seu comparsa matador fugiram.....é caso a ser apurado. Vamos ter novamente esse bandido solto nas ruas ?????

    ResponderExcluir