quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Nova administração de Gostoso coleta o lixo e deixa a cidade mais limpa. Outros problemas são enfrentados



Por Emanuel Neri
Se você tiver um olhar mais atento para as ruas de São Miguel do Gostoso, vai perceber que a cidade está mais limpa desde que Fátima Dantas assumiu a Prefeitura. Ruas são varridas com mais frequência e há coletas de lixo em dias certos (veja ao lado foto aérea da cidade).
Ótima a iniciativa da nova prefeita. Os encarregados da limpeza urbana estão passando de rua em rua e informando o dia certo em que passará a coleta de lixo. Os moradores são orientados a pôr o lixo na rua apenas nos dias da coleta.
José Ari é o responsável pela operação da coleta do lixo. Mas a coordenação geral da limpeza da cidade está a cargo da vereadora Francisca Pinheiro, a Nenê de Lala, que também preside a Câmara. O trabalho da dupla está sendo elogiado por moradores.
O lixo das praias também está sendo recolhido. Quase que diariamente percebe-se que há tratores coletando o lixo das praias. Aqui e acolá ainda há garrafas pets e latas de cerveja. Mas aos poucos a orla urbana vai ficando bem mais limpa que antes.
São Miguel do Gostoso sempre foi uma cidade que primou pela limpeza. As ruas limpas eram motivo de orgulho dos moradores e admiração de quem visitava a cidade. Mas, nos últimos tempos, esta limpeza das ruas deixou muito a desejar.
Ainda falta muita coisa a ser feita para que a cidade volte a ser o que era antes. Alguns terrenos, por exemplo, ainda tem muita sacolas plásticas, de supermercados,– espalhadas. Outros terrenos, com ar de abandono, precisam ser limpos.
No bairro do Maceió, um antigo frigorífico de lagosta, próximo à Praça dos Anjos, está literalmente entregue às baratas – e aos ratos. Quem mora por perto, tem suas casas invadidas por ratos e todos os tipos de insetos.  Precisa de limpeza urgente.
A Secretaria da Saúde informou que já notificou os responsáveis pelo frigorífico para que o imóvel, que está caindo aos pedaços, tenha pelos menos seu interior limpo, para evitar um problema de saúde pública mais grave, que afete toda a população.
Outro ponto positivo é a conclusão do pórtico de entrada da cidade, cuja obra foi iniciada na administração anterior. Foi pintado e as velas de jangada, que ficam no alto do pórtico, foram refeitas e colocadas no local.  Também foi refeito a mensagem de “boas vindas”.
“Venha prá cá, aqui é Gostoso”, diz a mensagem no alto do pórtico.
Têm outros problemas que continuam na cidade. A falta de água tem sido cruel – no bairro do Maceió, faz várias semanas que a água não aparece. O problema foi agravado pela seca no Nordeste – baixou muito o nível do lençol freático da cidade.
Também falta recuperar as barracas que ficam ao longo da praia. Algumas delas estão até mesmo sem cobertura. Falta ainda a Prefeitura colocar depósitos para recolher o lixo. Sem os depósitos, o lixo gerado por banhistas é deixado na praia.
Outra questão que ainda precisa ser administrada, e com urgência, é a proibição do tráfego de veículos na orla urbana. Mas a Prefeitura dá sinais de que quer enfrentar este problema. Marcou reunião do Comitê Orla para o dia 29 de janeiro, às 9hs.
O Comitê Orla é integrado por representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, líderes comunitários, além da do Idema, órgão responsável pelo meio ambiente no Estado, e representantes da  Secretaria do Patrimônio da União.
São Miguel do Gostoso espera que, na reunião do Comitê Orla do dia 29, a Prefeitura anuncie finalmente as medidas para proibir o ameaçador trânsito na orla urbana da cidade. Este tráfego causa sérios danos aos moradores e à fauna e flora da região.

31 comentários:

  1. eu acho que francisca pinheiro nesses dias vai tomar o lugar da prefeita, porque ganhou com um número minimo de votos e conseguiu tomar o lugar de duas pessoas. fafá ñ de asa a cobra porque no final ela vai te morder.

    ResponderExcluir
  2. Deviam de existir multas para quem não limpa os terrenos, isto é, pessoal que os compra para fazer negocio e nunca os limpa. Foi uma ideia, mais verba para a Perfeitura.

    ResponderExcluir
  3. Quem tem terreno e não usa, suja com o quê ? O povo da cidade que é porco joga lixo na rua e voa para os terrenos ou muita gente joga lixo lá para depois ligar para o dono e dizer que precisa limpar, bem espertinhos não? Pois é vergonhoso.
    Anísio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Informo-o com o que mato, onde se escondem diversos animais como cobras, ratos, etc... chega? deviam limpa-los sim ou levar multas

      Excluir
  4. Tenho um terreno aqui em Gostoso, sempre mando limpar mas quando pensa que não já está cheio de lixo novamente, isso porque os moradores que moram bem próximo jogam o lixo dentro desse terreno, podiam colocar dentro do tambor, e se já estivesse cheio deixaria para colocar o lixo no dia que o trator passase, desse jeito os donos de terrenos não podem pagar por uma coisa que eles não devem, certas pessoas tem que se educarem quando o assunto e limpeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mesmo acontece comigo, o que me dá raiva sempre aparece um vizinho para reclamar do lixo e se oferecer para limpar e cobram um absurdo. Quando mando limpar mando vir gente de Touros porque para esses vizinhos e seus familiares que sujam os terrenos de propósito nunca vão ver a cor do meu dinheiro.
      Jonas

      Excluir
  5. parabens a toda equipe de limpeza de sao miguel hoje estou tranquila pois a rua que moro esta´limpa e isso é muito agradável (rua das ostras) que seja pra sempre esse desempenho parabens.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, apenas para confirmar, a data da reunião do Comite Gestor Integrado da Orla de São miguel do Gostoso, será no dia 29 de janeiro as 8:30hs, na Camara Municipal. Ok, e uma das pautas é a questão do transito na praia entre outros assuntos, espero contar com todos que fazem o município, e mais uma vez obrigado Emanuel Néri por divulgar de forma constatante esta reunião.(estamos encaminhando convite alem dos que fazem parte do comite, para o DETRAN, POlicia Ambiental, IBAMA)

    ResponderExcluir
  7. ze ary vc precisa dar um jeito ali naquela rua da oficina do venancio, aquilo e um absurdo, quanto sujeira.

    ResponderExcluir
  8. na rua da oficina do venancio, e um estoque de ferro velho, muita sujeira,e preciso fazer alguma coisa.

    ResponderExcluir
  9. Ze Ari vai matar os vereadores da situação de inveja, dois votos para fafa , e dois emprego, ele coordenador de limpeza e mulher esta na saude, e sera que estes votos sairam mesmo ja que a irmã era edvesaria e ele cabo eleitoral dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Caro amigo ou cara amiga Boa tarde, gostaria que Vc que votou ou não votou por gentileza se indentificase do que tens medo, pois saiba vc que está bém informado da situação pois aco que vc não tem capacidade para assumir nenhum cargo, e muito menos se qualificou como eu Técnica de Enfermagem, ou está com inveja, acho bom vc deixar de falar coisas que não sabe pis aqui em minha casa foram votos não interessa quantos foram só saiba vc parasita que votamos com Nenê de Lala e Fafá isso te garanto. vai cuidar de sua vida enquanto vc olha a dos outros vc esqueçe da sua!!!!!!! vou mandar rastrear vc para sabe quem tu és. agora deixe meu esposo em paz e o meu nome tbm viu corvarde. acho que é coisa de invejosos, ou de PARDAIS kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!1 agora eu falo e me indentifico oK!! passe Bém!!! obgdo por esses elógios. pode continuar adoroooooooooooooo!! uma boa tarde !!

      Excluir
  10. kkkkkkkkkkk isso mesmo fafa faça isto que você tera o voto da familia o dele e da mulher pense nos cabo eleitorais

    ResponderExcluir
  11. fafa..estou muito sastifesto com seu trabalho,.espero q a senhora,construa, uma sede da prefeitura,um mercado publico,e um matadouro municipal..mas eu tenho certeza q a senhora irá fazer..muito maisss...martelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. certeza da imaginação, já esta tudo errado.

      Excluir
  12. Amigo anonimo vc esqueceu da toda poderosa irmã Rose que é a dona da maior loja de material de construção de são Miguel do Gostoso, que voltou a assumir uma coordenação na secretaria de saude, sem falar que a nora é da Ação social e o filho na outra gestão tinha um carrão agregado a secretaria de saude mais niguem sabia,pois o mesmo não fazia viagem. sera que vai continuar a mamata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma grande injustiça ne,essa família muito bem estruturada com uma mamada tão boa, colega, infelizmente e assim só tenhe oportunidade aqueles que já tenhe uma boa estrutura de vida, esqueceu q moramos no brasil.

      Excluir
  13. Creio um senhor que postou aqui antes falou do problema que está havendo com a mão de obra de Gostoso. Eu tambem estou muito decepcionado e tenho ido buscar mão de obra em Touros e João Câmara. Depois disso nunca mais tive problemas em minhas obras. Lembro que uma grande obra foi feita na Av. dos Arrecifes, o dono alugou 2 casas e colocou uns 12 homens lá de Natal e outras cidades, acabada a obra e todos voltaram para casa. Tenho conversado com muitas pessoas e até restaurantes e pousadas estão buscando mão de obra fora para não terem aborrecimentos. O pessoal daqui precisa se profissionalizar porque as reclamções são muitas. Pontualidade e ética seriam fundamentais.
    Tadeu Mendes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo colega com vc.

      Excluir
    2. Vou fazer um teste e só empregar gente de fora, estou muito triste com o povo daqui, tento ajudar e só recebi problemas em troca. Antigamente eu mesmo dizia que só empregava gente daqui para ajudar a cidade. Alojamento para o pessoal de fora não é problema para mim, quem sabe muitos deles gostam de Gostoso e trazem a familia para morar aqui.
      Laila

      Excluir
  14. é lamentável que a dona Rose dona do canaâ esteja querendo ser a dona de gostoso pois nem daqui ela é e sim de bouquerao e veio pra cá e já está pessando em mandar acho bom ela ficar queta pois o comercio dela está ameaçado pela populaçao pois todos estao com raiva dela pois está querendo mandar na administraçao de Fafa e isso nao pode pois Fafa foi eleita pelo voto de vários gostosenses e nao da familia dela abra o olho senhora prefeita porque o povo já está comentando o poder que ela quer ter e nós nao vamos aceitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ROSE, SIGA EM FRENTE, PONHA MORAL MESMO.E IMPRESSIONANTE COMO AS PESSOAS NA VERDADE NAO SABEM O QUE QUEREM. SE NAO FUNCIONA RECLAMAM SE TENTA BOTAR A COISA PRA FUNCIONAR RECLAMAM TAMBEM. AFINAL O QUE VCS QUEREM... AJUDEM AO INVEZ DE CRITICAR.

      Excluir
  15. gostaria de pedir ao senhor emanuel que conversasse com Fafa e a orientasse sobre pessoas que estao querendo mamipu-lá a fazer algumas coisas que nao sao tao urgente para sao miguel pois tem muita gente que está rodeando a prefeita com interesse proprio e assim prejudicando a administraçao dela é preciso ouvir a voz da experiençia e eu sei o quanto voce emanuel é capaz por isso lhe peço por favor oriente melhor sua cunhada senao a coisa vai ficar com muitos mandantes e vai virar bagunça

    ResponderExcluir
  16. senhor Emanuel Neri,parabens pelo blog;estive conversando com algumas pessoas aqui de sao miguel e fiquei muito preocupado com algums comentarios que estao circulando na cidade sobre a administraçao da senhora Fatima Dantas ela me pareceu uma pessoa muito tranquila mas tambem pude ver que está sendo muito cobrada por algumas pessoas que estao com pressa de ver mudanças em beneficios proprios ela tem que ficar atenta senao vai dá tudo errado e o povo nao está gostando de nada disso.

    ResponderExcluir
  17. Fafá diga a esse povo que quem manda é voce e parem de ficar lhe rodeando querendo que voce faça tudo em beneficio deles pois voce é que vai se dá mal e isso nao pode.

    ResponderExcluir
  18. Sei que muitos aqui fazem besteiras no trabalho e acabam realmente chateando os fornecedores de empregos, o que não acho Justo é quererem pegar pessoas de fora para trabalhar aqui, não aceito e sei que se isso realmente acontecer irá gerar um grande problema para quem vem de outros lugares se estruturar aqui e ainda não querer dar a oportunidade aos moradores, Muitos reclamam que tem gente que não quer trabalhar, tem gente pra tudo nesse mundo, mais eu faço uma pergunta aos que estão reclamando dos trabalhadores local, VCS estão pagando o que é de direito? Estão tratando os funcionários como gente ou como ignorantes por serem Nativos? É bom rever tudo isso poque aqui tem muitos que vem de longe constroem uma vida aqui pagam uma miséria brigam com o sindicato para não pagarem os direitos dos trabalhadores e ainda tem a cara de pal de falar mal de um funcionário, gente o que é isso ? vão criar vergonha na cara e pagar direito para poder cobrarem alguma coisa, São Miguel mudou não é mais uma vila de pescador que se conformavam com 150,00 ou 250,00 por mês.
    Pensem pois aqui tem muitos donos de Bares, Restaurantes, que já estão ricos mais ainda continuam pagando uma merreca. Grata por tudo Emanuel.

    ResponderExcluir
  19. Ze ary e irmã rose, primeiro ze ary na limpeza e irmã rose na vigilãncia ... muitos Tão agradecidos por a cidade tá limpa , quem ta responsável é ary , se ele votou ou não em fafá ele tá fazendo um bom trabalho , segundo irmã rose é da vigilãncia mudou a feira de um lugar pra outro . e espero que tudo mude mas e mas, como seu emanuel falou, smg antes pra hoje , ta melhor hoje , tá mudando em pouco e espero mudar mas e mas, existi sim muitas pessoas em são miguel pra trabalhar mas poucas pessoas com capacidade ou seja , formados em algo, e fafá quer pessoas experientes, se o povo quer mudança tem que ter gente que vá pra frente e nao que fique parado se não gosta vai lá e reclama, o problema que só deve ser ajeitado é essas motos com cano esporte não aguento mas tanta zuada .

    ResponderExcluir
  20. a prefeita iniciou sua administração muito pessima, sua professora foi a ex prefeita de touros luciana chimbinha.

    ResponderExcluir
  21. Comentários em toda a cidade de São Miguel do Gostoso fica por conta dos restos a pagar deixados pelo Ex-Prefeito Miguel Teixeira, como por exemplo o Centro de saúde inacabado, obra da entrada da cidade, fornecedores e transportes, como se não bastasse o Ex-Prefeito Miguel quis que a atual Prefeita acinasse um ducumento como se tivesse deixado dinheiro em caixa, isso contando com a verba do FPM do dia 10 de Janeiro do corrente exercício, como é que pode todo dinheiro que entra a partir do dia primeiro de Janeiro de 2013 faz parte da atual administração, e não da administração anterior, como podemos ver minha gente, agora ninguém fala nada a respeito disso, mas o mandato do ditador acabou e muito feio deixando um Município no maior abandono.

    ResponderExcluir
  22. As coisas mudam mesmo segundo alguns de seus ex-funcionários que antes os defediam, agora estão falando dele só que agora dizendo a verdade.

    ResponderExcluir